Guia do Facebook Business: como criar e usar sua conta
- Facebook Business é como chamamos o perfil profissional do Facebook, criado a partir do Gerenciador de Negócios da Meta;
- As vantagens de usar o Facebook Business incluem melhor gerenciamento de anúncios, acesso a análises detalhadas, criação de públicos-alvo personalizados e integração com o Instagram;
- Se você quer aproveitar o Facebook Business, crie uma loja virtual na Nuvemshop e conecte seu e-commerce ao Facebook. Assim, você poderá marcar produtos, fazer anúncios e vender mais!
O Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo, é também uma excelente ferramenta de vendas. Isso porque é possível administrar a página do seu negócio no Facebook Business, a versão comercial da plataforma.
Com as funcionalidades oferecidas pelo recurso, você consegue gerenciar todas as suas campanhas e estratégias de marketing em um só lugar. Além disso, é possível acompanhar os desempenhos de anúncios feitos na rede social a partir da geração de relatórios personalizados.
Então, quer saber o que é Facebook Business e como criar uma página comercial na plataforma? Neste artigo, te ensinamos tudo. Saiba para que serve a versão comercial do Facebook e os benefícios de usá-la. Boa leitura!
💡 Saiba mais: Facebook: tudo sobre a rede social
O que é Facebook Business?
Facebook Business é o perfil profissional do Facebook, criado a partir do Gerenciador de Negócios da Meta. Ele é recomendado para quem tem uma empresa ou quer divulgar a sua marca na rede social.
Com a plataforma, é possível administrar anúncios e diferentes perfis no Facebook e no Instagram, gerar relatórios personalizados e conferir e responder mensagens do público nas suas páginas.
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Dessa forma, não é necessário ficar entrando e saindo de diferentes perfis e plataformas para que o trabalho seja executado.
Além disso, se a sua conta comercial do Facebook estiver vinculada ao Instagram— empresa que pertence ao Facebook, é possível gerenciar o seu perfil pelo Facebook Business.
Como usar o Facebook Business?
O Facebook Business é uma ferramenta disponibilizada gratuitamente para qualquer pessoa que se cadastrar na plataforma.
Para começar a utilizá-lo, acesse a página do Facebook Business Suite. Lá, estarão disponíveis diversas ferramentas, conheça algumas delas:
Gerenciador de Negócios
O Gerenciador de Negócios permite gerenciar e controlar diferentes contas do Facebook, Instagram, lista de público ou catálogo em apenas um local. Nele, é possível atribuir diferentes níveis de acessos para os colaboradores, determinar funções específicas e também as formas de pagamento dos anúncios.
Gerenciador de Anúncios
Essa é a ferramenta que permite criar e gerenciar os anúncios no Facebook. É possível desenvolver várias campanhas ao mesmo tempo, verificar o desempenho de cada um deles e atribuir diferentes modalidades de orçamento. Além disso, a plataforma permite explorar vários tipos de formato de publicação nas campanhas.
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Business Suite
Este é o local de gerenciamento de todas as contas em um só local. Aqui, é possível ter uma visão geral do perfil, acessar diferentes caixas de entrada, agendar publicações e muito mais.
Gerenciador de Eventos
O Gerenciador de Eventos é uma ferramenta que mostra os aplicativos associados à sua conta e como está a atividade executada por cada um deles. É possível verificar os eventos que aconteceram, as tarefas que eles estão realizando e muito mais.
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Quais são as vantagens do Facebook Business para o seu negócio?
O Facebook Business apresenta uma série de benefícios para os negócios que decidem utilizá-lo! Confira alguns deles:
1. Fortalecimento da presença online
O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo. Manter uma presença online por meio dele é muito importante, uma vez que significa se aproximar de milhões de usuários. Com a rede social, é possível que o seu produto chegue a pessoas que jamais o veriam em outros locais.
Com o Facebook Business, é possível deixar registrado informações básicas sobre o seu negócio caso algum usuário queira entrar em contato. Mantenha suas informações de telefone, e-mail e qualquer outro meio de comunicação sempre atualizadas.
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2. Aumento de vendas
O uso do Facebook Business fornece às empresas as ferramentas necessárias para alcançar um público qualificado, construir relacionamentos com os clientes e aumentar as vendas no e-commerce. Ao aproveitar esses recursos de maneira eficaz, as empresas podem obter um impulso significativo nas receitas online.
Para você ter uma ideia, lojistas da Nuvemshop podem integrar a sua loja virtual ao Facebook facilmente. Isso pode ser feito por meio de uma integração nativa e também pelo Pixel do Facebook, uma extensão da rede social que permite que você analise dados sobre anúncios e conversões com mais facilidade.
Depois de fazer a integração, você poderá impulsionar suas vendas por meio do e-commerce do Facebook, criar anúncios a partir do seu catálogo de produtos com o Facebook Ads e criar um botão “Comprar agora” na sua página, levando seus clientes diretamente para o seu site de vendas. Assim, os consumidores terão acesso a inúmeros recursos na sua loja virtual, como cupons de desconto, diversas opções de formas de pagamento e promoções exclusivas.
3. Maior credibilidade
A presença online é fundamental para que os usuários se lembrem do seu negócio e desenvolvam uma interação com a marca. Com o Facebook Business é possível fazer isso de forma mais profissional, garantindo maior credibilidade ao seu negócio.
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4. Aumento do tráfego do site
O crescimento orgânico é uma das melhores formas de crescimento para sites. Trata-se de um formato de baixo investimento e com um retorno possível bastante alto.
Divulgar um conteúdo do blog, por exemplo, no Facebook, aumenta as chances de ranqueamento daquela página. Afinal, mais pessoas vão visitá-lo, demonstrando aos buscadores que aquele é um conteúdo de valor.
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5. Melhora no atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é um fator muito importante para as empresas atualmente. Muito além do SAC ou FAQ, esse tipo de serviço é prestado diariamente também pelas redes sociais, visto que muitos consumidores utilizam essa ferramenta para se comunicar diretamente com as empresas.
Nesse sentido, para além do gerenciamento de publicações, anúncios e relatórios de audiência, o Facebook Business também permite responder mensagens enviadas por usuários da plataforma. Assim, ao usá-lo, é possível prestar um atendimento mais ágil, buscando sempre o sucesso do cliente.
6. Redução de custos no marketing
A estratégia de visita orgânica não é a única que apresenta um baixo valor de investimento. As redes sociais, se excluirmos a parte de anúncios pagos, também são uma fonte interessante de clientes quando trabalhadas da maneira correta.
O uso do Facebook Business por si é gratuito. Portanto, caso você não tenha verba para investir em anúncios, ele ainda será bastante útil.
💡 Saiba mais: Passo a passo para criar uma call to action (CTA) no Facebook
7. Acesso a relatórios de audiência
A análise de métricas e indicadores é um fator importante em qualquer área de uma empresa. Nas estratégias de redes sociais, esse fator é um fator que nunca deve ser deixado de lado.
Utilizando o Facebook Business é possível ter acesso a muitas informações importantes pelo Facebook Insights.
Com ela é possível verificar o horário em que o público mais interage com a sua página, como anda o engajamento e as métricas de desempenho.
Todas as informações são dispostas de forma intuitiva, explicando o que representam e indicam.
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8. Segmentação de campanhas para públicos específicos
Uma grande vantagem dos anúncios pagos gerenciados pelo Facebook Business são as possibilidades de segmentação que ele apresenta.
Além de vários tipos possíveis de anúncio e formas de organizar o orçamento, também é possível fazer uma seleção de quem será impactado por aquela divulgação.
Existem dois grupos principais:
- Segmentação por público-alvo: nesse cenário é possível escolher quem serão as pessoas impactadas pelo anúncio que você está veiculando. É possível optar por páginas que as pessoas curtem, seus hábitos, interesses, profissão, pessoas que já interagiram com a sua página e muito mais.
- Segmentações por conteúdo: nesse caso o anúncio será direcionado para pessoas que interagiram com temas ou conteúdos específicos.
💡 Saiba mais: Como anunciar no Facebook?
Como criar uma conta comercial no Facebook Business?
Agora que você já sabe o que é Facebook Business e suas vantagens, vamos conferir como criar uma conta. Veja:
- Acesse o site do Business Facebook e clique em “Criar uma conta empresarial”:
- Depois, digite o nome da sua empresa e clique em “Avançar”:
- Agora, insira suas informações de contato e clique em “Criar”:
- Feito isso, confirme as informações e pronto!
💡 Saiba mais: O que é o e-commerce do Facebook e como integrar com sua loja virtual?
Principais configurações do Facebook Business
Por fim, vamos conferir as principais ferramentas que a plataforma oferece. Para iniciar as configurações do seu negócio, clique em “Configurações” no canto inferior esquerdo da tela:
Depois, basta clicar em “Mais configurações do negócio”:
Adicionar pessoas
Para inserir novos administradores em sua conta, basta clicar em “Pessoas” > “Adicionar Pessoas”. Depois, insira os e-mails dos novos usuários, atribua a função empresarial e clique em “Avançar”:
Por fim, configure as preferências, clique em “Enviar convites” e pronto!
Inserir contas de anúncios
Você também pode adicionar páginas e contas de anúncios, basta clicar em “Contas” > “Páginas” > “Adicionar uma página”:
Para contas, clique em “Contas” > “Contas de anúncios” > “Adicionar”:
Vincular ao Instagram e WhatsApp
Além disso, você também pode adicionar sua conta do Instagram e o seu WhatsApp Business. Para isso, clique em “Contas” > “Conta do Instagram” > “Adicionar”. Depois, clique em “Conta do WhatsApp” > “Adicionar”:
💡 Saiba mais: Como ativar o botão comprar agora no Facebook?
Entendeu o que é Facebook Business?
Neste artigo, te contamos o que é Facebook Business, como criar uma conta comercial e os benefícios de usar essa ferramenta para a sua estratégia nas redes sociais. Esperamos que você tenha tirado as suas dúvidas e que esteja pronto para começar a usar a plataforma.
Assim como o Facebook Business, a Nuvemshop também oferece uma série de funcionalidades essenciais aos empreendedores, inclusive integração com ferramentas de anúncio. Descubra como a nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a decolar. Crie uma loja virtual grátis agora mesmo! É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙