O que é faturamento de uma empresa e como calcular?

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Faturamento é a soma dos valores das vendas de produtos ou serviços durante um período determinado, sem considerar os custos. A fórmula é “Faturamento = quantidade de itens vendidos x preço de venda”. Exemplo, se uma loja virtual vendeu 200 produtos em um mês a R$ 50 cada, o faturamento mensal foi de R$ 10 mil. 


Você avalia a saúde financeira do seu negócio? A principal ação a ser tomada é analisar os indicadores financeiros da sua empresa, como o faturamento. Desse modo, é possível ter uma visão ampla do que está acontecendo.

Mas afinal, o que é faturamento? De forma resumida, é o valor total obtido com as atividades comerciais de uma empresa em determinado período de tempo. A métrica também determina algumas classificações legais do negócio, como o regime tributário e o porte da empresa.

Então, quer se aprofundar mais no tema e aprender como melhorar o faturamento do seu negócio? Continue com a leitura deste conteúdo e saiba tudo! Vamos lá?

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O que é faturamento?

Faturamento é a soma dos valores das vendas de produtos ou serviços de uma empresa durante um período determinado. Ou seja, é o valor total adquirido com as atividades comerciais do negócio.

Sendo assim, esse indicador financeiro está relacionado ao volume de vendas e os preços cobrados dos produtos ou serviços oferecidos.

Aqui, é importante mencionar que faturamento não é sinônimo de lucro. Isto é, a métrica considera somente os valores recebidos e não as despesas e custos da empresa.

Para que serve o faturamento?

O faturamento é uma importante métrica para acompanhar o desempenho das vendas de um negócio, ter uma gestão financeira eficaz e calcular as tributações que devem ser pagas.

Além disso, ele serve para:

  • Mensurar outros indicadores importantes para a saúde financeira do negócio, como o fluxo de caixa e o lucro;
  • Definir o porte da empresa (MEI, microempresa, empresa de pequeno, médio ou grande porte);
  • Classificar o negócio no regime tributário correto e, assim, calcular os impostos que devem ser quitados junto ao governo.

💡 Saiba mais:

Diferenças entre faturamento, lucro e receita

É muito comum existir confusões entre os conceitos de faturamento, lucro e receita. Para que os termos fiquem claros para você, separamos as principais diferenças entre cada indicador. Acompanhe a seguir:

Faturamento x lucro

O faturamento, como já sabemos, indica a somatória de valores adquiridos a partir das vendas de uma empresa.

Já o lucro diz respeito ao valor restante desse total após subtrair todos os custos fixos e variáveis da empresa, como custos com o canal de venda, contas, folhas de pagamento etc.

💡Saiba mais: Como fazer uma redução de custos?

Faturamento x receita

A diferença entre faturamento e receita é bem sútil. Enquanto o primeiro é uma previsão de dinheiro que entrará no caixa da empresa, a receita diz respeito aos valores que já foram recebidos e estão disponíveis para o uso.

Como o faturamento determina o regime de tributação de uma empresa?

O faturamento impacta diretamente nos cálculos dos impostos e o regime de tributação em que um negócio se encaixa.

Para saber qual é o indicado para a sua empresa, é preciso considerar o seu faturamento, o porte da empresa e o tipo de atividade exercida. Entenda a seguir:

  • Simples Nacional: regime simplificado para micro e pequenas empresas, com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. As alíquotas variam entre 4,5% e 16,93%, dependendo do faturamento e da atividade econômica exercida;
  • Lucro presumido: tipo de imposto para empresas que faturam até R$ 78 milhões por ano. Os impostos são calculados com base em taxas prefixadas pela legislação, de acordo com a atividade desempenhada.
  • Lucro real: tributação aplicada para empresas com faturamento anual acima de R$ 78 milhões. O cálculo das tributações é baseado no lucro líquido do negócio.

💡 Saiba mais: O que é payback e como calculá-lo?

Como calcular o faturamento ?

Se você tem uma loja virtual, precisa utilizar ferramentas de análise de dados para acompanhar a evolução do seu faturamento e de outras métricas financeiras. Em uma boa plataforma de e-commerce, você pode acompanhar essas informações no próprio painel administrativo.

Na Nuvemshop, por exemplo, você tem um painel completo para acompanhar todos os pedidos da sua loja virtual, fazer a gestão de vendas e calcular seu faturamento. Mas, muito além disso, tem uma Loja de Aplicativos com diversas opções de apps de análise de dados para monitorar seus KPIs.

Uma das opções é o Prax Analytics, um aplicativo que oferece controle total sobre dados de vendas, marketing, financeiro e comportamento dos clientes. Com ele, você pode acompanhar o ROI da sua loja, monitorar métricas como LTV, CAC e recompra, e ainda mensurar sua lucratividade em qualquer período desejado.

Outro app interessante é o Insight, da SVM Consultorias e Sistemas, que traz uma plataforma completa e intuitiva que permite a visualização dos dados da sua loja de maneira simples e eficiente.  Com ele, você consegue visualizar o faturamento, cadastro de novos clientes, ticket médio, produtos mais vendidos, horários em que os clientes mais compram e muito mais.

Assim, fica fácil entender como saber o faturamento da sua empresa sem precisar fazer cálculos.

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Quais são os tipos de faturamento?

Existem dois tipos de faturamento: bruto e líquido. Entenda as diferenças entre cada um:

Faturamento bruto

É a soma de todos os valores adquiridos das vendas dos produtos e serviços de uma empresa durante um período de tempo.

Como calcular o faturamento bruto?

A fórmula para calcular o faturamento bruto é bem simples. Basta multiplicar o número total de produtos ou serviços vendidos pelo preço cobrado por cada um durante o período analisado. Veja:

Faturamento bruto = Número total de produtos vendidos x preço da mercadoria

Vamos supor que você venda comida pela internet e comercializou em um mês 200 pratos de R$ 22 cada. Então, o seu faturamento bruto em 30 dias foi de R$ 4.400. Veja o raciocínio:

Faturamento bruto = 200 x 22 (4.400)

Faturamento líquido

Já o faturamento líquido se refere ao valor do faturamento bruto menos os impostos que são taxados sob o negócio e as deduções de vendas. Isto é, compras ou contratos cancelados e as devoluções de produtos.

Como calcular o faturamento líquido?

O faturamento líquido, como comentamos, é a subtração dos impostos e deduções de vendas do valor do total bruto. Confira a fórmula:

Faturamento líquido = Faturamento bruto – impostos – dedução de vendas

Para o cálculo, é preciso conhecer o regime tributário do seu negócio e os impostos que são taxados sobre as atividades.

Vamos supor que, no exemplo de venda de comidas pela internet citado anteriormente, a empresa se encaixa no Simples Nacional com uma alíquota de tributação de 7%. Nesse mesmo sentido, apresentou o valor de R$ 1.000 em dedução de vendas. Nesse caso, o faturamento líquido seria de: R$ 3.092. Confira a fórmula:

Faturamento líquido = 4.400 – 7% – 1000 (3.092)

Como aumentar o faturamento de uma empresa?

Agora que você já sabe o que é faturamento, como funciona e para que serve, veja algumas dicas para melhorar o indicador no seu negócio. Confira:

Tenha uma boa gestão financeira

Para aumentar o faturamento do seu negócio é preciso ter uma gestão financeira eficiente. Por isso, é importante contar com um sistema para esse objetivo, como o ERP.

Com a ferramenta, você pode automatizar os processos administrativos da sua operação e acompanhar os indicadores-chave de desempenho, como faturamento, lucratividade, volume de vendas, capital de giro, margem de lucro e ticket médio.

Tudo isso proporciona acesso a informações em tempo real e auxilia na tomada de decisão dos gestores.

💡 Saiba mais: O que é contabilidade financeira e como fazer?

Precifique corretamente os seus produtos

Saber como precificar os seus produtos é essencial para melhorar o faturamento e o lucro da sua empresa.

Aqui, leve em conta a margem de lucro esperada, a percepção de valor dos seus clientes e os preços da sua concorrência.

💡Saiba mais: O que é precificação de produtos e como determinar os valores dos serviços?

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Crie estratégias de marketing

Investir em estratégias de marketing digital é uma ótima forma para ganhar mais visibilidade para a sua marca e atrair clientes. Tudo isso resulta no aumento do faturamento.

Por isso, não deixe de criar campanhas de e-mail marketing para alcançar o seu público. Abra um perfil nas redes sociais e comece a vender os seus produtos por lá, investindo também em anúncios pagos.

💡Saiba mais: Como vender pelas redes sociais?

Fidelize seus clientes

Invista na fidelização dos seus clientes para garantir um faturamento previsível para a sua empresa.

Ofereça um pós-venda de qualidade e crie novas oportunidades de negócio. Nesse sentido, vale a pena propor programas de fidelidade, por exemplo.

Além de aumentar o faturamento, você também terá menos custos. Afinal, gerar uma recompra é muito mais barato do que atrair um novo cliente.

Pronto para aumentar o faturamento da sua empresa?

Esperamos que este artigo tenha tirado suas principais dúvidas sobre o que é faturamento. Como vimos, essa é uma métrica importante para acompanhar o crescimento de uma empresa.

Para melhorar o faturamento da sua empresa, você pode usar uma plataforma de e-commerce que inclui recursos de gestão financeira, como a Nuvemshop. Então, aproveite e crie sua loja virtual grátis e aproveite de todos os benefícios. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre faturamento

Faturamento é a soma dos valores das vendas de produtos ou serviços de uma empresa durante um período determinado. Ou seja, é o valor total adquirido com as atividades comerciais do negócio.

O faturamento é uma importante métrica para acompanhar o desempenho das vendas de um negócio, ter uma gestão financeira eficaz e calcular as tributações que devem ser pagas.

Tenha uma boa gestão financeira, precifique corretamente os seus produtos, crie estratégias de marketing e fidelize seus clientes.

O faturamento bruto se calcula multiplicando a quantidade de produtos total pelo seu preço por venda. No caso do líquido, são subtraídos impostos e deduções das vendas.

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