Quais são as 11 melhores ferramentas de automação de marketing?
- Ferramentas de automação de marketing são softwares que automatizam processos de marketing de forma personalizada e escalável;
- Elas incluem funcionalidades como gestão de leads, e-mail marketing, criação de landing pages e gerenciamento de redes sociais;
- Escolher a ferramenta certa envolve avaliar funcionalidades específicas, facilidade de uso, suporte, integrações, relatórios e custo-benefício.
O cotidiano das estratégias de marketing pode ser bem minucioso e, por vezes, repetitivo. Mas, acredite, boa parte dessas atividades podem ser automatizadas. Isso não significa robotizar o atendimento ao cliente ou o relacionamento com o público. Pelo contrário, possibilita torná-lo mais personalizado e presente, tudo graças às ferramentas de automação.
Quer saber quais são os melhores recursos do mercado, como funcionam e como integrá-los à rotina do seu negócio? Então, separe o bloco de notas e siga com a leitura! 🧐
O que é ferramenta de automação de marketing?
Ferramentas de automação são softwares criados com o intuito de automatizar as ações e os processos de marketing de uma empresa de forma personalizada e escalonada.
Gerar resultados é o objetivo de qualquer estratégia de marketing. Mas são muitos os processos e acompanhamentos que devem ser realizados para garantir que estejam sendo alcançadas as metas. Para auxiliar nisso é que entram em cena as ferramentas de automação de marketing.
Existem diversos softwares de automação, que servem para objetivos específicos. Por exemplo:
- Gerenciar e nutrir leads;
- Criar anúncios pagos;
- Enviar e-mail marketing;
- Criar landing pages;
- Postar publicações nas redes sociais.
Antes de escolher a melhor ferramenta de automação de marketing para a sua empresa é fundamental atentar-se às funcionalidades. Isso porque, ao escolher a plataforma que melhor se encaixa à sua estratégia, a chance de conseguir atingir os objetivos e aumentar as vendas fica muito maior.
💡 Saiba mais: Automação de marketing: o que é e principais características
Quais são as 11 melhores ferramentas de automação de marketing?
Quando o assunto é otimizar processos, as ferramentas de automação de marketing oferecem diversas soluções para tornar a rotina de trabalho mais prática e efetiva. Portanto, confira na lista abaixo, as principais ferramentas para o seu negócio:
1. Nuvem Marketing
A Nuvem Marketing é uma plataforma de e-mail marketing e automação de marketing que se destaca como um recurso poderoso para otimizar a eficiência de estratégias de marketing e vendas em e-commerces.
Entre as suas principais funcionalidades, podemos destacar:
- Automatização de campanhas;
- Criação de campanhas com inteligência artificial;
- Remarketing e recuperação de carrinhos;
- Envio de cupons e cashback;
- Painel de controle intuitivo;
- Centralização de contatos e produtos;
- Testes A/B e envios inteligentes;
- Análise com mapas de calor;
- Segmentação de clientes com base no comportamento de compra.
Dessa forma, fica mais fácil converter visitantes em clientes, aumentar a taxa de recompra, recuperar carrinhos abandonados e criar campanhas de e-mail de forma mais rápida com o apoio da inteligência artificial para criar conteúdo visual e de texto para seus e-mails.
Quem é lojista Nuvemshop pode usar a ferramenta com plano gratuito para até 500 contatos. Caso precise alcançar mais clientes, é possível fazer um teste de 15 dias grátis em qualquer uma das opções de planos pagos.
⚙️ Baixe o aplicativo: Nuvem Marketing
2. ActiveCampaign
A ActiveCampaign é uma plataforma de automação de marketing inteligente que permite escalar experiências do cliente por meio de personalizações, segmentações e integrações. A ferramenta é intuitiva e oferece facilidades como:
- Conteúdo condicional que permite mostrar ou esconder seções do e-mail de acordo com o perfil do lead;
- Envio preditivo que por meio da inteligência artificial faz o disparo de e-mail no horário mais provável de abertura de cada contato;
- Pontuação de leads sofisticada, com possibilidades de condições baseadas em conta ou contato;
- CRM, automação de marketing e e-mails em um único acesso, tudo na mesma plataforma;
- Integrações nativas com mais de 900 aplicativos, incluindo Facebook Lead Ads e Google Ads.
Além disso, a ActiveCampaign oferece um período para teste gratuito de 14 dias. Há quatro planos disponíveis, Starter (inicia em R$ 70), Plus, Pro e Enterprise (inicia em R$ 658).
💡 Saiba mais: Como fazer a integração da ActiveCampaign à sua loja Nuvemshop?
⚙️ Baixe o aplicativo: ActiveCampaign by Klinko
3. HubSpot
Um dos nomes mais populares entre profissionais do marketing digital, a HubSpot é um serviço que pode potencializar os processos do seu negócio. Dentre suas principais funcionalidades, podemos citar:
- Gestão de conteúdos (blogs, landing pages, redes sociais etc);
- Estatísticas como taxas de conversão;
- Gerenciamento de leads;
- Divulgação de mensagens e disparos programados em redes sociais.
O HubSpot oferece planos que custam de R$ 45 a R$ 3.200 ao mês. Os preços variam de acordo com a necessidade do seu negócio.
⚙️ Baixe o aplicativo: HubSpot by HAL
4. MailChimp
O MailChimp é um dos principais serviços usados em estratégias de e-mail marketing. Com uma plataforma robusta e completa, você tem acesso a facilidades como:
- Realizar teste A/B para campanhas de e-mail marketing;
- Criar anúncios pagos;
- Gerar relatórios de desempenho e métricas para acompanhamento dos resultados;
- Ter acesso a uma ferramenta de CRM (Gerenciador de Relacionamento com o Cliente);
- Editar imagens para campanhas de e-mail marketing;
- Integrar outras plataformas de marketing e gestão;
- Receber orientações de otimização das campanhas.
A ferramenta oferece uma opção de plano gratuito e versões pagas que custam entre R$ 55 e R$ 1.670 ao mês.
⚙️ Baixe o aplicativo: Mailchimp para Nuvemshop
5. RD Station
A RD Station é uma plataforma referência em marketing digital. Conta com integração direta para lojistas que usem a plataforma da Nuvemshop. Com foco em potencializar estratégias de e-mail marketing, o serviço oferece:
- Agendamento de publicação nas redes sociais da sua empresa;
- Criação de landing pages;
- Gestão de fluxos de nutrição;
- Agendamento e disparo de e-mails;
- Análise dos leads.
A RD Station possui soluções gratuitas e pagas, que custam entre R$ 19 e R$ 2.309 ao mês.
👉 Confira: Como instalar o aplicativo RD Station Marketing na sua loja Nuvemshop?
6. Autopilot
O Autopilot busca entregar uma experiência de automação prática e inteligente. Com um fluxo focado em estratégias de inbound marketing, o serviço integra as seguintes funções:
- Automação das estratégias de e-mail marketing e nutrição de leads;
- Criação do funil de vendas;
- Monitorar a jornada dos leads pelo;
- Disparo de e-mails personalizados.
É possível usar a ferramenta com o plano gratuito ou com as versões pagas que custam U$ 29 à U$ 299 ao mês.
💡 Saiba mais: O que é growth marketing e como crescer com o método?
7. edrone
A edrone é uma plataforma de automação de marketing e CRM voltada exclusivamente para lojas virtuais.
A ferramenta conta com mais de 40 funcionalidades para captação e retenção de clientes. Dentre elas:
- Análise RFM;
- Recuperação de carrinhos abandonados;
- Recomendações de produtos baseadas em IA;
- Estratégia de cross selling e up selling;
- Destaque para produtos visualizados;
- Segmentação personalizada de e-mail marketing;
- Pontuação de leads.
Para contratar, basta criar uma conta na edrone e escolher o melhor plano para a sua operação. Depois, integrar facilmente o aplicativo à sua loja Nuvemshop.
⚙️ Baixe o aplicativo: edrone
8. Leadlovers
O Leadlover é um serviço com foco no relacionamento entre marca e cliente. Com funcionalidades focadas em estratégias para aumentar as vendas, a ferramenta oferece:
- Hospedagem de domínios ilimitados;
- Criação de páginas personalizadas;
- Integração com plataformas de marketing de afiliados.
O serviço oferece teste gratuito por 30 dias e planos que custam entre R$ 197 e R$ 379 ao mês.
💡 Saiba mais: O que é marketing de relacionamento e como aplicar na sua empresa?
9. AdRoll
O AdRoll é uma ferramenta focada na gestão de anúncios no Facebook e no Twitter.
Suas principais funcionalidades são:
- Redirecionamento entre canais;
- Segmentação de anúncios;
- Customização da jornada de compra;
- Relatórios de conversão.
O serviço tem um plano gratuito e duas opções pagas, uma custando U$ 19 ao mês e a outra deve ser cotada com um representante da empresa.
💡Saiba mais: Frases de marketing digital: exemplos para se inspirar
10. SharpSpring
A SharSpring é uma ferramenta que busca reunir tudo o que é necessário para a gestão de uma estratégia de marketing. Dentre seus diversos recursos, podemos destacar os seguintes:
- Sistema de CRM próprio;
- Estatísticas de campanhas online e offline;
- Integração com Google Ads;
- Automação de campanhas de e-mail marketing;
- Criação de landing pages.
Para contratar, basta entrar em contato com o serviço de atendimento para fazer um orçamento.
💡 Saiba mais: Estratégias de CRM para e-commerce
11. Fleeg
Fechando a lista, temos o Fleeg, um serviço com foco no engajamento de leads. A ferramenta simplifica os processos de marketing por meio de recursos como:
- Automação de e-mail marketing;
- Criação de landing pages;
- Integração com sites;
- CRM próprio integrado;
- Integração com ferramentas de vendas e mensuração.
Os planos custam de R$ 99 a R$ 319 ao mês, além da opção para grandes empresas mediante a análise do time comercial da empresa.
💡 Saiba mais: Como fazer e-mail marketing?
Como escolher a melhor ferramenta de automação?
Vistas as significativas vantagens oferecidas pela automação de marketing, é importante entender, agora, como escolher a ferramenta que melhor atende às necessidades da sua empresa. Conheça 7 dicas para auxiliá-lo a tomar essa decisão e acertar na escolha:
1. Conheça as funcionalidades oferecidas
Como falamos anteriormente, o mais importante em uma ferramenta de automação de marketing é que ela atenda às especificidades e estratégias do seu negócio.
Por isso, o primeiro passo é avaliar as funcionalidades oferecidas pelas plataformas de modo a identificar aquela que mais se encaixa com seus objetivos.
2. Verifique a facilidade
Não adianta a ferramenta apresentar todas as finalidades necessárias, mas ser quase impossível colocá-las em prática por causa da complexidade.
A plataforma deve ser usual e de fácil acesso. O idioma é um dos itens a ser avaliado nesta etapa. Atrapalha a velocidade se você precisar de apoio sempre que for utilizar algum recurso, por exemplo. O que nos leva ao próximo item.
3. Avalie como é o suporte
Por mais que a ferramenta seja fácil de manusear ou intuitiva, em algum momento será necessário recorrer ao suporte.
Você não vai querer ver sua estratégia de marketing parada por falta dele. Sendo assim, é bom verificar como funciona essa assistência antes de contratar o serviço.
4. Entenda as possibilidades de personalização
Para algumas instituições é fundamental poder customizar e personalizar uma campanha, e confirmar essa possibilidade no sistema vai evitar dores de cabeça após a contratação.
Verifique se é possível configurar processos, inserir marcas, segmentar, entre outras opções.
💡 Saiba mais: Segmentação de mercado: o que é e quais as vantagens? [guia]
5. Considere as integrações com outras ferramentas
As ferramentas de automação de marketing dificilmente operam sozinhas. É necessária a interligação com o CRM da empresa ou, até mesmo, com outras ferramentas, como redes sociais, e-mails etc.
Portanto, verifique essas opções para ter certeza que a ferramenta será funcional depois.
6. Explore os relatórios disponíveis
Acompanhar e mensurar são palavras de ordem no mundo do marketing. Por isso, além de operacionalizar as tarefas, é imprescindível que depois o gestor possa ter acesso aos resultados alcançados e saber onde é melhor fazer ajustes.
Para isso, ele precisa ter relatórios que ofereçam a visão das campanhas realizadas.
7. Analise o custo-benefício
Tão importante quanto quaisquer das dicas acima é a análise do valor pago pelo serviço. Entenda os benefícios oferecidos, qual ferramenta trará o melhor resultado para suas estratégias, se a relação de custo-benefício é interessante e se é viável para o negócio. Até mesmo para que possa optar por planos mais acessíveis dentro da mesma ferramenta.
Quais as principais funcionalidades a avaliar?
Embora cada negócio e estratégia tenham suas particularidades, algumas funcionalidades precisam ser avaliadas na hora de considerar as ferramentas disponíveis. Conheça as principais delas e como podem fazer diferença no seu dia a dia:
1. Programação de disparo de e-mails
Dessa forma é possível configurar o envio de campanhas de e-mail marketing de acordo com a base de contatos e segmentações e conforme seu momento de nutrição, além de poder acompanhar os resultados por meio de relatórios.
2. Criação de landing pages
Uma maneira muito utilizada de captura de leads é a criação de landing pages, nas quais os usuários preenchem seus contatos, geralmente para campanhas exclusivas. Esteja atento à utilização dessas páginas pelos usuários em vários dispositivos.
3. Segmentação de listas
Nem todos os seus clientes estão na mesma etapa no funil de vendas e é essencial que a mensagem seja personalizada de acordo com sua fase de nutrição. Por isso, é muito importante segmentar seus contatos de acordo com os interesses de cada um.
4. Criação de formulários
Além da captura de leads, os formulários podem ser importantes aliados no relacionamento com seus clientes para solicitar feedbacks, conhecer melhor suas necessidades e gerar mais oportunidades.
💡 Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente?
5. Lead Tracking e Lead Scoring
Esses são recursos de rastreamento da oportunidade desde a captura até a conversão e seu processo de qualificação de leads. Assim, você conhece melhor seu cliente e consegue fazer ações mais assertivas e efetivas.
Quais são os benefícios das ferramentas de automação?
Entre os principais benefícios das ferramentas de automação estão o aumento da eficácia e da produtividade. Só que eles não param por aí. Por meio dessas ferramentas, é possível, ainda:
- Agir de forma personalizada com os públicos;
- Melhorar o relacionamento;
- Priorizar atividades;
- Organizar as tarefas;
- Reduzir trabalhos manuais;
- Aumentar a geração de leads;
- Acompanhar o processo de nutrição de leads;
- Diminuir o ciclo de vendas;
- Otimizar o fluxo de oportunidades;
- Reduzir os custos;
- Aumentar as vendas.
Já sabe quais são as melhores ferramentas de automação de marketing?
O mercado oferece uma quantidade significativa de ferramentas de automação de marketing. Elas são muito importantes para que suas campanhas se tornem cada vez mais assertivas e com melhores resultados.
No entanto, para isso, é imprescindível escolher uma plataforma que esteja em sintonia com seus objetivos e que ofereça as funcionalidades necessárias ao bom andamento de suas ações. Esteja atento a isso e você não terá mais dúvidas.
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