12 melhores ferramentas de CRM do mercado
- CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. É uma estratégia de negócios focada em construir e manter relacionamentos duradouros com os clientes;
- As ferramentas de CRM oferecem benefícios que podem ajudar as empresas a alcançar seus objetivos de negócios. Ao escolher a ferramenta certa e implementá-la de forma eficaz, os negócios podem melhorar a produtividade, aumentar as vendas, fortalecer o relacionamento com o cliente e tomar decisões mais inteligentes;
- Algumas das melhores ferramentas de CRM são: Pipedrive, Hubspot CRM, Agendor e Salesforce.
Você já parou para pensar qual é a coisa mais importante para o seu negócio? Sem dúvidas, devemos te falar que é a sua base de leads, isto é, potenciais clientes. Nesse sentido, as ferramentas de CRM surgiram para otimizar os processos do time comercial e facilitar o gerenciamento das integrações dos seus consumidores com a empresa.
Afinal, quando você tem pessoas interessadas no seu negócio, você tem chances de convertê-las em vendas. E, quando você tem clientes satisfeitos, é possível fidelizá-los para que eles continuem comprando de você e indiquem o seu produto ou serviço.
Então, se você quer saber quais são as melhores ferramentas de CRM para as necessidades do seu negócio, separe papel e caneta e vamos lá!
O que é CRM?
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente, no português. Ele é um sistema que permite registrar e organizar todas as interações que um consumidor tem com o vendedor de uma empresa em toda a jornada de compra.
Com um sistema CRM, a sua empresa consegue automatizar processos e otimizar a rotina dos vendedores, aumentando a produtividade do time. Além disso, dependendo da ferramenta de CRM que você contratar, é possível acompanhar os dados em tempo real, rever histórico de conversas e planejar uma abordagem de vendas ainda mais efetiva.
💡 Saiba mais: Quais são as vantagens do CRM?
A maioria das ferramentas de CRM disponíveis no mercado disponibilizam integrações com plataformas de automação de marketing. Com isso, você também consegue acessar quais conteúdos o público se interessou mais e o quão qualificado ele está para já receber um contato.
Com todas as informações sobre seus leads, que são os potenciais clientes do seu negócio, em um lugar só, fica mais fácil criar estratégias de marketing mais assertivas e acompanhar o progresso deles em seu funil de vendas.
💡 Saiba mais: CRM para ecommerce: o que é e como usar em seu negócio?
Vantagens do uso de uma ferramenta CRM
As ferramentas de CRM oferecem benefícios que podem ajudar as empresas a alcançar seus objetivos de negócios. Ao escolher a ferramenta certa e implementá-la de forma eficaz, os negócios podem melhorar a produtividade, aumentar as vendas, fortalecer o relacionamento com o cliente e tomar decisões mais inteligentes. Além disso, confira outra vantagens:
- Melhor compreensão do cliente: As ferramentas CRM permitem que as empresas coletem e armazenem informações detalhadas sobre os clientes, incluindo histórico de compras, preferências, comportamentos e interações anteriores. Isso ajuda a entender melhor as necessidades e expectativas dos consumidores;
- Melhoria do atendimento ao cliente: As ferramentas CRM ajudam as empresas a fornecer um melhor atendimento ao cliente, permitindo um acesso mais rápido e eficiente às informações do público,;
- Aumento da eficiência de vendas e marketing: As ferramentas CRM permitem às equipes de vendas e marketing gerenciar leads, acompanhar o progresso das vendas, identificar oportunidades de venda cruzada e upselling, além de automatizar tarefas repetitivas;
- Retenção e fidelização de clientes: Ao entender melhor as necessidades do público e oferecer um atendimento personalizado, as empresas podem aumentar a lealdade e a satisfação do cliente, o que leva a uma maior retenção de consumidores.
Melhores ferramentas de CRM
Ter o melhor preço nem sempre é o que vai levar a sua empresa a fechar mais vendas. Saber como abordar o cliente da forma correta em cada momento da jornada de compra pode ser um grande diferencial competitivo.
Pensando nisso, listamos as principais ferramentas de CRM que podem te ajudar a ter mais controle sobre o seu processo de vendas, além de automatizar a rotina do seu time e aumentar a produtividade dos vendedores. Confira a seguir:
- Pipedrive;
- Hubspot CRM;
- Agendor;
- Salesforce;
- RD Station CRM;
- Zoho CRM;
- Ploomes;
- PipeRun;
- Bigin;
- HoopCRM;
- Brevo;
- Moskit.
Se você se interessou por alguma dessas opções, veja mais detalhes abaixo, além de conferir a lista completa:
1. Pipedrive
O Pipedrive é a primeira plataforma de CRM feita por vendedores e para vendedores. O objetivo da ferramenta é aumentar a produtividade do seu time comercial, otimizando tarefas, medindo resultados e acompanhando o lead em toda a sua jornada de compra.
Presente em mais de 10 países e utilizado por mais de 95 mil empresas, as principais funcionalidade do Pipedrive são:
- Gerenciamento do funil de vendas;
- Chatbot e formulários personalizados para captação de leads;
- Rastreamento de ligações, e-mails e histórico de conversas;
- Automatização de tarefas;
- Relatórios personalizados de acordo com as metas do seu negócio;
- Privacidade e segurança nos dados;
- Integração com mais de 100 ferramentas de marketing;
- Acesso via mobile ou desktop.
A plataforma é paga e tem disponível quatro planos anuais: essencial (US$ 12.50 p/ usuário), avançado (US$ 24.90 p/ usuário), profissional (US$ 49.90 p/ usuário) e corporativo (US$ 99.00 p/ usuário). Caso você opte pelo Pipedrive, é possível realizar um teste grátis de 14 dias no plano escolhido.
2. Hubspot CRM
Quando o assunto é Inbound Marketing, a Hubspot é uma empresa referência. Além da sua plataforma de automação, ela também oferece um sistema de CRM gratuito.
- Painel de relatórios;
- Gerenciamento dos leads e do pipeline de vendas;
- Rastreamento de negócios;
- Base de dados dos clientes e prospects;
- Controle do desempenho de cada ação em relação às metas estabelecidas.
Se você tem uma loja virtual Nuvemshop, é só baixar um aplicativo para integrar seu e-commerce com a HubSpot. Os preços dos planos profissionais começam em apenas US$ 29 ao mês:
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3. Agendor
O Agendor é uma ferramenta de CRM que ajuda a otimizar a rotina do seu time de vendas, além de gerar insights para que tenha mais confiança sobre o seu processo comercial e consiga tomar decisões mais assertivas.
Com a ferramenta você pode:
- Criar e gerenciar seus funis de venda;
- Monitorar os KPIs de vendas;
- Saber quais tarefas priorizar no dia a dia;
- Integrar as áreas de marketing e vendas;
- Eliminar o trabalho manual em planilhas e documentos.
A plataforma oferece sete dias para teste grátis e, após o período de teste, você pode continuar utilizando a ferramenta gratuita (com recursos limitados) ou migrar para o plano PRO mensal a partir de R$ 196 para até quatro usuários.
4. Salesforce
Apesar de ser uma das maiores plataformas de CRM no mundo, a Salesforce tem uma interface intuitiva e simples de usar.
Usada por grandes empresas, a ferramenta também possui planos para pequenas empresas e busca facilitar a gestão de contatos dos times de marketing e vendas. Confira alguns recursos disponíveis:
- Administração de contatos;
- Gerenciamento de oportunidades;
- Acompanhamento de vendas em tempo real;
- Relatório de relatórios customizáveis;
- Notificações sobre os leads que estão mais maduros e preparados para fechar a venda.
Você encontra o plano mensal a partir de R$ 175 até R$ 2.100, dependendo das funcionalidades que você precisa,
5. RD Station CRM
Desenvolvido pela Resultados Digitais, o RD Station CRM tem uma interface simples e intuitiva para o time de vendas otimizar sua rotina.
Com a ferramenta, é possível organizar os diferentes processos da sua equipe de marketing e vendas para otimizar o dia a dia e ter mais visibilidade das atividades. Confira alguns recursos:
- Acompanhamento do funil de vendas;
- Lembrete de tarefas e follow-up;
- Integração com a agenda dos vendedores;
- Disparo de e-mail marketing;
- Histórico de interações;
- Integração com WhatsApp para vender pelo aplicativo;
- Relatório de resultados;
- Suporte via chat.
O RD Station CRM tem uma versão gratuita que já é bastante completa e permite, praticamente, todos os pontos citados acima. Porém, também há uma versão Basic (R$ 44 p/ usuário) e outra Pro (R$ 62 p/ usuário) para planos anuais.
Para usar o RD Station na sua loja virtual Nuvemshop, é só instalar o aplicativo RD Station by Klinko. Você ainda tem um desconto especial e paga apenas R$ 39,90 ao mês:
⚙️ Baixe o aplicativo: RD Station by Klinko
6. Zoho CRM
O Zoho CRM é um dos sistemas de CRM referência em experiência do usuário e, inclusive, já recebeu diversos prêmios por isso.
A ferramenta possui um leque de funcionalidades bem amplo e os principais são:
- Automação da força de vendas;
- Gerenciamento de contas;
- Gestão de leads;
- Prognósticos de vendas;
- Biblioteca de documentos;
- Funções avançadas de e-mail;
- CRM para redes sociais.
- Rastreamento de vendas;
- Suporte mobile.
O Zoho CRM tem planos mensais a partir de US$ 12 e também avaliação gratuita para você testar a plataforma.
📹 Veja também: Como criar um endereço de e-mail profissional no Zoho Mail para sua loja virtual
7. Ploomes
A Ploomes é um serviço de CRM para empresas que contam com um processo de vendas mais complexo, técnico e longo.
Suas funcionalidades tem como objetivo dar mais autonomia para o time comercial, visibilidade das interações com os clientes, além de otimizar a rotina dos vendedores para aumentar a produtividade.
O plano básico começa em R$ 195 para 3 usuários e você pode ir adicionando funções complementares que são pagas separadamente. Você também pode testar a plataforma por 14 dias grátis e ter acesso a diversos serviços extras, como treinamentos e suporte.
8. PipeRum
O PipeRum também é um sistema CRM 100% brasileiro e tem funções que permitem interações com os usuários desde a captação até o pós-venda.
Com a ferramenta é possível ter mais visibilidade do seu funil de vendas e, a partir disso, traçar estratégias mais assertivas para abordar os leads e gerar vendas. Além disso, há recursos como:
- Integração com diversas ferramentas de marketing digital;
- Templates para criar e-mails e enviar comunicações;
- Assinatura eletrônica e envio de propostas e contratos comerciais;
- Criação de múltiplos funis.
O plano mensal é dividido em duas categorias: Aceleração (R$ 199,80 p/ 2 usuários) e o Corporativo (R$ 339,80 p/ 2 usuários). A ferramenta também disponibiliza um teste grátis e uma demonstração da plataforma.
9. Bigin
Com o Bigin da Zoho, é possível deixar as planilhas de lado e concentrar todas as informações da empresa, como tarefas, produtos, clientes e prospects em um só lugar. Em menos de 30 minutos, o usuário consegue configurar a ferramenta e os recursos necessários para gerenciar o relacionamento com os clientes e automatizar os processos da equipe de vendas.
Este CRM com foco em pequenas e médias empresas tem uma interface simples e amigável, além dos seguintes recursos disponíveis:
- Comunicação multicanal, com integração de e-mails, telefonia, formulários da web e até o Twitter;
- Múltiplos pipelines com vários estágios totalmente customizados;
- Dashboards personalizados para tomada de decisões;
- Integração com outras ferramentas como Google Workspace, Microsoft 365, Zoom Meeting, MailChimp e outros apps da Zoho;
- Mais fluxos de trabalho para automatizar todos os processos da sua equipe de vendas;
- Totalmente móvel: você pode acessar as informações onde e quando quiser;
- Ótimo custo-benefício, com versão básica e gratuita por tempo ilimitado, além de opções com mais funcionalidades, com valores a partir de $7 mensais por usuário. Ainda existe o teste grátis de 15 dias para conhecer melhor a ferramenta antes da compra.
10. HoopCRM
O HoopCRM é um aplicativo que permite identificar visitantes em suas lojas físicas e digitais, mapear seus interesses e criar ações de contato personalizadas. Ele oferece diversos benefícios, como a captura de leads qualificados, entrega de comportamento do cliente à equipe de vendas e segmentação de público para anúncios mais efetivos.
Com ele, é possível segmentar seu público de forma inteligente, oferecendo um atendimento personalizado para a sua audiência. O aplicativo também oferece ferramentas de gestão comercial, como acompanhamento de fluxo de clientes e a criação de funis de vendas.
💡 Saiba mais: O que é um sistema de informação gerencial e para que serve?
11. Brevo
Brevo é uma plataforma de CRM flexível que ajuda você a construir experiências brilhantes para o cliente por meio de e-mail, SMS, WhatsApp, web push, chat e carteira móvel. Com ele, você pode importar automaticamente informações de usuários, criar sequências de e-mails e SMS, enviar e-mail marketing e acompanhar todos os dados sobre o relacionamento com os clientes.
Você pode integrar sua loja virtual Nuvemshop com o Brevo e aproveitar o plano gratuito com até 300 e-mails por dia e contatos ilimitados. Se preferir um plano pago, você tem 50% de desconto nos 3 primeiros meses. Aproveite:
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12. Moskit
O Moskit CRM é uma opção acessível de CRM focado em PMEs. Entre suas funções, estão a gestão de negócios e contatos, gestão de produtos, automação de WhatsApp e uso de inteligência artificial para a criação de e-mails.
Os planos do Moskit CRM começam em R$ 75 por usuário ao mês, na versão mais básica, e chegam a R$ 152 ao mês para uma versáo mais avançada.
Pronto para usar as ferramentas de CRM?
Agora que você já sabe quais são as principais ferramentas de CRM, chegou a hora de entender qual faz mais sentido com os objetivos do seu negócio. Esperamos que nossas dicas te ajudem a escolher a melhor solução para a sua empresa, além de aumentar suas vendas daqui para frente.
Se você ainda não tem uma loja virtual, mas está pensando em vender na internet, te convidamos a testar criar uma loja grátis na Nuvemshop. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙