Ferramentas de Inbound Marketing [6 tipos + 15 plataformas]
- Ferramentas de Inbound Marketing são softwares e aplicativos que você pode usar para otimizar seu marketing de atração e conquistar muitos leads e clientes;
- As principais plataformas que você pode utilizar são blogs, redes sociais, e-mails marketing, landing pages e CRMs;
- Já as melhores ferramentas de Inbound Marketing do mercado são RD Station, LAHAR, MailChimp, HubSpot, Semrush, Google Analytics, entre outras.
Você sabia que uma pesquisa realizada pela iMedia Connection mostrou que 60% dos consumidores apresentam uma visão mais positiva de uma marca depois de consumir um conteúdo feito por ela? De modo geral, é para isso que servem as ferramentas de Inbound Marketing: para atrair, converter e encantar os clientes por meio de informação de qualidade.
No caso, o Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, se diferencia do Outbound Marketing por trazer os consumidores até a empresa, em vez de buscá-los por meio de anúncios. Para colocar essa estratégia em prática, você pode usar um blog, publicações em redes sociais, e-books, e-mails marketing, entre outros formatos de conteúdo.
Mas, afinal, quais são as principais ferramentas de Inbound Marketing? E as melhores plataformas? É sobre isso que vamos falar hoje. Boa leitura!
Quais são as principais ferramentas de Inbound Marketing?
Ferramentas de Inbound Marketing são recursos que te ajudam a conquistar o principal objetivo do marketing digital: fazer com que seus leads avancem no funil de vendas. Vamos conhecer alguns exemplos para turbinar sua divulgação! Confira:
💡 Saiba mais: Quais as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing?
1. Blog
O blog é uma das primeiras ferramentas de Inbound Marketing que vêm à mente quando pensamos no assunto. Isso porque ele está muito alinhado com o marketing de conteúdo — um dos principais elementos do marketing digital.
O blog te ajuda a aparecer no topo dos resultados do Google quando um usuário pesquisa por termos relacionados ao seu negócio. Chamamos essa estratégia de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca).
Assim, você ganha visibilidade na internet e consegue aumentar o tráfego do seu blog. Isso significa receber mais visitantes interessados nos seus produtos e serviços, ou seja, pessoas com grande potencial para se tornarem clientes.
💡 Saiba mais: 10 melhores dicas de SEO para blog
2. Redes sociais
As redes sociais também são ferramentas essenciais de Inbound Marketing. Elas te ajudam a alcançar mais pessoas, tornar sua marca mais conhecida e gerar oportunidades de venda.
Ao contrário do blog, por exemplo, as redes sociais são uma ferramenta mais próxima do público, justamente pela sua possibilidade de rápida interação e resposta, além de permitir contatos mais frequentes do que o e-mail, por exemplo.
3. E-mail marketing
O e-mail marketing também se destaca entre os recursos de Inbound Marketing, porque proporciona uma interação muito interessante para sua estratégia. Isso porque ele te permite chegar à caixa de entrada de várias pessoas com mensagens segmentadas e até personalizadas.
O e-mail, além de aumentar o reconhecimento da sua marca, é uma poderosa ferramenta para fazer com que seu público avance no funil de vendas — modelo estratégia que mapeia a jornada do cliente e ajuda a conquistá-lo em cada etapa do processo.
💡 Saiba mais: 7 exemplos de e-mail marketing para você se inspirar
4. Landing pages
As landing pages, ou páginas de captura, são páginas personalizadas com alguma finalidade específica que podem existir dentro do seu site, ou em um subdomínio do seu site com o seu CRM. Normalmente, elas são desenvolvidas para captar leads (potenciais clientes que fornecem algum tipo de contato).
Quando você produz um material rico como um e-book, um webinar, um infográfico, dentre outros formatos, é razoável pedir alguma informação de contato do lead para liberar o acesso ao download. Esse processo de troca é feito por meio de uma landing page — e é a partir dele que se formam as listas de leads.
5. CRM
Se você quer usar as melhores ferramentas de inbound marketing, precisa saber o que é CRM. A sigla significa Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com Clientes, em tradução livre.
Trata-se de um software que armazena dados de clientes e registra todas as interações realizadas entre consumidor e empresa. Ele também permite conferir o desempenho das suas landing pages e das suas campanhas de e-mail marketing, facilitando a gestão dos leads.
Além disso, é no CRM que você verifica o estágio em que cada contato se encontra no funil de vendas. Dessa forma, é possível adaptar a comunicação a cada etapa e aumentar a taxa de conversão.
6. SEO
Já vimos que o SEO é uma estratégia essencial para posicionar bem os conteúdos publicados no seu blog. Da mesma forma, essa tática pode ser usada para ranquear textos do seu site, vídeos, páginas de vendas e muito mais.
Para isso, é preciso otimizar o conteúdo seguindo uma série de boas práticas que vão desde o formato da página até o uso de palavras-chave específicas. Dessa forma, você consegue subir nas posições da página de resultados do Google e alcançar mais pessoas de forma orgânica (sem mídia paga).
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15 plataformas de Inbound Marketing
Mas, afinal, como utilizar todas essas ferramentas de Inbound Marketing que citamos em todo seu potencial?
Sabemos que gerenciar tudo isso pode ser muito trabalhoso. Por isso, confira agora as melhores plataformas de Inbound Marketing do mercado que te ajudam a aplicar todas as estratégias que já citamos por aqui.
1. RD Station
O RD Station é o sistema de automação de marketing, vendas e CRM mais utilizado no Brasil atualmente. Você pode tanto contratar os serviços separadamente, quanto juntos e integrados em uma mesma plataforma.
Os planos do RD Station Marketing custam a partir de R$ 19 mensais, incluindo mil contatos, envio ilimitado de email, landing pages e pop-ups, importação de contatos e botão de WhatsApp. Tem também a opção de testar a ferramentas 10 dias grátis. Enquanto isso, o RD Station CRM possui versão gratuita para organização de contatos e funil de vendas.
2. LAHAR
A LAHAR, assim como a HubSpot, oferece um sistema completo de automação de marketing. Ele conta com funcionalidades que incluem desde atração, passando por conversão e relacionamento, chegando em vendas e análise dos clientes atuais.
Os planos custam a partir de R$ 265 mensais para 5 mil contatos, incluindo formulários, landing pages, monitoramento de palavras-chaves para SEO, gestão e relacionamento com leads e relatórios. O plano mais básico não inclui automação de marketing.
3. HubSpot
A HubSpot é uma das plataformas de automação de marketing mais conhecidas no mundo, que inclui soluções de vendas, CRM, automação de e-mails, cursos e muito mais.
Os planos são customizados com base na quantidade de leads e custam a partir de US$ 45 por mês, para mil leads, incluindo e-mail marketing, formulários, landing pages e chat ao vivo.
💡 Saiba mais: O que é ferramenta de automação e quais sãos as melhores?
4. Mailchimp
O Mailchimp é uma ótima opção para quem está começando a usar ferramentas de Inbound Marketing. Isso porque ele é reconhecido internacionalmente, é super fácil de usar e permite que você encontre diversos tutoriais na internet, além de oferecer um plano gratuito.
Sim, é realmente uma versão grátis e não apenas um teste. O único porém é que, no plano gratuito, uma tarja do Mailchimp é adicionada ao final do e-mail.
5. Semrush
A Semrush é uma plataforma de gestão de visibilidade online. Ou seja, é uma aliada essencial nas suas estratégias de SEO.
Por meio da plataforma, você pode acompanhar a quantidade de palavras-chave posicionadas, as alterações de ranking, as intenções de busca, a qualidade de links direcionados para o seu site e muito mais.
Atualmente, a Semrush é uma das principais ferramentas de Inbound Marketing para quem quer conquistar tráfego orgânico e vender mais pela internet. Atualmente, existe uma versão gratuita, mas os planos pagos custam a partir de US$ 119.95 mensais.
6. Ahrefs
A Ahrefs segue o mesmo princípio da Semrush, sendo uma ferramenta parceira das suas estratégias de SEO. Nela, você tem um painel de controle central com as principais métricas e insights, análise de concorrência, explorador de palavras-chave, auditoria de sites, rastreador de classificação e explorador de conteúdo.
Os planos custam a partir de US$ 99 por mês no plano mensal, com sete dias de teste gratuito.
7. Planejador de palavras-chave do Google
O Planejador de palavras-chave do Google é uma ferramenta desenvolvida pelo Google que proporciona um estudo aprofundado de palavras-chave a serem anunciadas no Google Ads.
No entanto, muitas pessoas acabam usando essa ferramenta em sua estratégia de conteúdo, pois é uma ótima forma de descobrir novos tópicos do interesse do seu público. Lá, você pode fazer uma pesquisa baseada em regiões, palavras-chave principais e até em sites de concorrentes — tudo de forma gratuita.
8. Google Analytics
Assim como o Planejador de palavras-chave do Google, o Google Analytics é também totalmente gratuito e oferecido pela gigante das buscas. Essa ferramenta é bastante robusta e permite acompanhar quaisquer indicadores referentes ao seu site.
Você pode criar relatórios para acompanhar o tráfego, receita gerada, visitas e taxa de rejeição de páginas específicas, além de ver a origem do tráfego, analisar conversões por meio de links rastreados e muito mais.
9. Hotjar
A Hotjar é uma ferramenta para quem já está mais avançado nas estratégias de Inbound Marketing. Ele te ajuda a analisar o comportamento dos usuários nas suas páginas, principalmente por mapas de calor.
No caso, um mapa de calor é uma imagem ou até mesmo um vídeo do seu site que mostra, em tons mais quentes, os locais onde os usuários clicam mais e, em tons mais frios, os locais da página com os quais eles menos interagem. A Hotjar oferece um plano gratuito e os planos pagos custam a partir de US$ 39 ao mês.
10. Asana
Se você tem uma equipe interna ou time de marketing, o Asana é uma excelente plataforma para te ajudar na organização e no acompanhamento de projetos. Ela se baseia na metodologia Kanban e, por isso, funciona em quadros e cards que podem ser movidos entre colunas.
Existe um plano gratuito com funcionalidades limitadas, com limite de 15 usuários e 3 projetos. Os planos pagos suportam usuários e projetos ilimitados e custam a partir de US$ 10,99 por mês.
11. Trello
O Trello é uma plataforma que segue a mesma lógica do Asana. No entanto, o Asana é mais corporativo, enquanto o Trello é mais flexível nesse sentido, servindo até para projetos individuais.
O plano gratuito do Trello não conta com limite de usuários, mas sim de quadros de projetos, que são no máximo cinco. Os planos pagos são bastante personalizados e custam a partir de US$ 5 mensais por usuário.
12. Pipedrive
O Pipedrive é um CRM de vendas e software de gestão de funil. Ele conta com funcionalidades parecidas com a HubSpot e a Lahar que citamos no início dessa lista. No entanto, enquanto esses dois são mais focados em marketing, o Pipedrive é mais focado no apoio às equipes comerciais.
Não existe plano gratuito e os pagos custam a partir de US$ 12,50 mensais por usuário.
13. Mailify
A Mailify é uma ferramenta de e-mail marketing, SMS Marketing e automação para pequenas e médias empresas. Dentre as funcionalidades encontramos formulários, landing pages, disparo de e-mails, SMS, automação, CRM, Inteligência Artificial e e-mail transacionais.
O site oferece um teste grátis de 7 dias, mas, para ter acesso aos preços de planos pagos, é necessário criar uma conta.
14. Unbounce
A Unbonce é uma plataforma focada na criação de landing pages para potencializar o marketing de resultados. Nas funcionalidades da Unbounce, você encontra templates, integrações nativas, construtor personalizado de landing pages, pop-ups, copywriting inteligente e muito mais.
Não existe plano gratuito, sendo que os pagos custam a partir de US$ 90 por mês.
15. Buffer
Para finalizar a nossa lista de plataformas que vão te dar suporte na aplicação de ferramentas de Inbound Marketing, temos o Buffer. Trata-se de uma ferramenta para te ajudar a agir mais estrategicamente nas redes sociais, avaliando o desempenho em painéis intuitivos e agendando publicações.
Outras funcionalidades permitem que você responda comentários diretamente pela plataforma, além de acompanhar as principais métricas das suas redes. Existe um plano gratuito com funcionalidades limitadas e um pago a partir de US$ 5 por mês, por rede social.
Tudo entendido sobre as ferramentas de Inbound Marketing?
Como você viu, as ferramentas de Inbound Marketing no mercado são muitas e podem te ajudar bastante a consolidar uma presença digital, além de conquistar mais leads e clientes. No entanto, sabemos que as informações que passamos aqui podem ser muitas e podem te sobrecarregar.
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