O que são ferramentas de venda e quais as principais? [lista]

Ferramentas ao lado de carrinho de compras simbolizam as ferramentas de vendas mais usadas pelos empreendedores
Pontos principais do artigo:
  • Ferramentas de vendas são recursos e aplicativos projetados para ajudar à profissionais a gerenciar e otimizar o processo de comercialização de um produto ou serviço;
  • Elas são essenciais para maximizar o desempenho da equipe, melhorar a eficiência dos processos e alcançar melhores resultados de vendas;
  • Uma forma de facilitar o acompanhamento de sua receita é por meio de uma Planilha de controle de vendas. Baixe grátis o modelo da Nuvemshop!

Vender na era digital é muito mais complexo e requer o apoio da tecnologia para agilizar o trabalho. Felizmente, existem várias ferramentas de vendas online para otimizar o processo comercial da prospecção de clientes ao pós-venda.

Você pode usar um software para acompanhar a jornada do cliente, encontrar potenciais compradores, organizar sua lista de contatos, monitorar as metas de vendas e muito mais. Com a ajuda desses recursos, fica muito mais fácil fechar negócios e aumentar seu faturamento.

📹 Veja também: Ferramentas que você precisa para começar o seu e-commerce

 

O que são ferramentas de vendas?

Ferramentas de vendas são softwares, plataformas e aplicativos que você pode usar para otimizar seu processo comercial. Na era digital, as empresas precisam adotar tecnologias para automatizar tarefas e agilizar processos, principalmente em uma área dinâmica como a de vendas.

Afinal, é preciso prospectar clientes, qualificar leads (potenciais clientes que cedem algum tipo de contato), enviar propostas, fazer follow up e ainda se dedicar ao pós-venda após o fechamento. Em cada etapa de venda, a equipe responsável utiliza diversos recursos e tecnologias para agilizar o trabalho.

Para atender a essa demanda, existe um mercado repleto de ferramentas de vendas online gratuitas e pagas. São softwares de gestão de pedidos, captação de leads, gestão do relacionamento com o cliente, atendimento ao cliente, análise de dados e várias outras funções.

Qual é a importância das ferramentas de vendas?

Ao incorporar esses recursos ao dia a dia da sua área comercial, você consegue executar tarefas mais rapidamente, ter uma visão analítica da área e — claro — melhorar o desempenho das vendas.

Além do aumento de produtividade, já que as tarefas repetitivas passam a ser automatizadas, há uma melhoria significativa no atendimento ao cliente. Afinal, ele passa a ser mais eficiente e personalizado, com a visualização de cada oportunidade mapeada e baseada em dados para dar continuidade ao processo de conversão.

Dito isso, as empresas conseguem converter mais leads em clientes.

💡 Saiba maisComo ter sucesso em vendas?

32 ferramentas de vendas

Agora que você entende a importância de usar ferramentas de vendas para agilizar seu processo comercial, vamos aos links mais importantes da internet. Para facilitar, dividimos os softwares em diferentes categorias de acordo com sua utilidade. Confira a seguir:

Ferramentas de vendas online

Vamos começar pelas ferramentas que permitem vender online e construir negócios digitais. São plataformas de e-commerce e marketplaces prontos para receber sua loja virtual.

1. Nuvemshop

O melhor caminho para ter sua loja online própria é usar uma plataforma de e-commerce completa como a Nuvemshop. A ferramenta de criação de lojas permite que você monte seu negócio online de forma simples e prática, sem precisar de conhecimentos técnicos.

Em poucos minutos, você consegue cadastrar produtos, selecionar um método de envio, escolher um meio de pagamento e definir o visual da sua loja. Além disso, você conta com vários aplicativos para turbinar sua gestão.

💡 Saiba mais: Segredos para vender mais na sua empresa

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

2. Mercado Livre

Para quem está começando nas vendas online, um marketplace como o Mercado Livre pode ser uma solução inicial. Você só precisa se cadastrar como vendedor para usar todos os recursos da plataforma e compartilhar o espaço com outros lojistas.

Os inconvenientes são a comissão paga ao Mercado Livre a cada venda, a concorrência acirrada e a dificuldade em ter reconhecimento de marca dentro de um marketplace.

💡 Saiba mais: Como integrar sua loja Nuvemshop com o Mercado Livre?

3. Redes sociais

Vender pelas redes sociais é uma prática cada vez mais comum na internet, graças à popularidade dessas plataformas. Você pode vender pelo Facebook com uma loja integrada à sua página ou usar o Instagram Shopping como vitrine para turbinar seu faturamento, por exemplo.

💡 Saiba mais: Como fazer social selling e vender pelas redes sociais?

Ferramentas de CRM

Saber o que é CRM é fundamental para gerenciar suas vendas: a sigla significa Customer Relationship Management, ou “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, em português. Basicamente, são ferramentas que armazenam os dados dos clientes e registram cada interação entre consumidor e empresa.

4. RD Station CRM

O RD Station CRM é um dos softwares de gestão de relacionamento com o cliente mais populares do mercado. Mais de 17 mil empresas usam o sistema, que tem ferramentas para controle de funil de vendas, automação do processo comercial, gestão de oportunidades, histórico de contatos e muito mais.

Se você tem uma loja Nuvemshop, pode usar o aplicativo da Kampana Hub para integrar sua loja à RD Station e ter acesso a recursos de gestão de leads, recuperação de carrinhos abandonados, controle de pedidos etc.

💡 Saiba mais: O que é controle de vendas e como aplicar? [+ planilha grátis]

5. Hubspot CRM

O Hubspot CRM se destaca por ser uma alternativa de CRM gratuito para empresas. Ele oferece uma visão completa do pipeline de vendas em um painel simples e intuitivo.

Entre os recursos gratuitos estão o painel de relatórios, insights da empresa e rastreamento de negócios. E o melhor: os dados são ilimitados e você pode gerenciar até 1 milhão de contatos.

6. Fidelizar Mais

O Fidelizar Mais é um aplicativo disponível na loja da Nuvemshop que permite criar relacionamentos duradouros com seus consumidores. Ele é focado na criação de programas para fidelizar clientes e criar campanhas de indicação. Os planos custam a partir de R$99,90 ao mês.

Ferramentas de funil de vendas

O funil de vendas é um modelo estratégico usado pelas áreas de marketing e vendas de empresas para mapear os momentos-chave do fluxo de conquista do consumidor. Para acompanhar os leads no topo, meio e fundo de funil, você vai precisar de ferramentas específicas.

7. Pipedrive

O Pipedrive é uma ferramenta de gestão de vendas que permite configurar cada etapa do funil e personalizar o processo comercial da empresa. Entre seus recursos, estão o acompanhamento de taxa de conversão, gestão de leads, rastreamento de contatos e automação de tarefas.

Os planos custam a partir de US$12,50 por usuário ao mês e é possível fazer um teste grátis por 14 dias.

8. Pipefy

O Pipefy oferece uma solução prática para criar um processo de vendas do zero. O software é baseado em um funil de vendas com monitoramento do status de cada lead e permite customizar as etapas comerciais em poucos cliques.

Há um plano gratuito para equipes pequenas e planos pagos a partir de US$18 por usuário ao mês.

9. Outreach

A Outreach é uma plataforma de engajamento de vendas que usa a inteligência artificial para otimizar o processo comercial. Com ela, é possível gerenciar fluxos de venda, usar a análise preditiva para antecipar o comportamento dos leads e atingir metas de vendas com base em dados.

A empresa não divulga seus preços, mas é possível solicitar uma demonstração gratuita.

10. monday.com

A monday.com oferece uma solução que combina CRM e ferramenta de gestão de vendas em um único produto. Com a função de gerenciamento de pipeline, você consegue acompanhar rapidamente o panorama dos negócios, analisar o grau de qualificação dos leads, gerenciar contas por prioridade e muito mais.

Os planos custam a partir de R$35 por usuário ao mês com cobrança anual.

Se você ainda não usa uma ferramenta para gerenciar suas vendas, experimente nossa planilha gratuita:

📈 Confira a planilha: Planilha de controle de vendas

Ferramentas de prospecção e captação de leads

A prospecção de clientes é uma fase decisiva do processo comercial, pois buscar as pessoas certas faz toda a diferença para suas conversões. Daí a importância de usar ferramentas que ajudam você a encontrar potenciais compradores e captar leads.

11. Ramper

Para negócios B2B (Business to Business, ou seja, que vendem para outras empresas), a Ramper é uma excelente ferramenta para prospecção de leads. O software permite construir listas baseadas na buyer persona (perfil de cliente ideal) da empresa e contatar diretamente os tomadores de decisão dentro das organizações.

Os preços da ferramenta não são divulgados, mas é possível agendar uma demonstração gratuita.

12. Popconvert

A Popconvert é uma ferramenta de vendas disponível na loja de aplicativos da Nuvemshop que inova a captação de leads. O sistema utiliza a gamificação (do inglês gamification) para criar uma experiência única e divertida para os visitantes do seu site, garantindo que os potenciais clientes tenham total compatibilidade com a sua marca.

💡 Saiba mais: Conheça o conceito de gamification e como utilizá-lo no e-commerce

Os lojistas Nuvem podem testar o aplicativo gratuitamente por 20 dias, ou até 100 conversões.

13. Unbounce

O Unbounce é uma ferramenta de marketing e vendas que possibilita a criação de landing pages — páginas que têm os elementos básicos para levar à conversão do visitante em lead, ou até mesmo em cliente. É um recurso bastante útil para quem quer captar mais leads por meio do marketing de conteúdo.

Os planos custam a partir de US$90 ao mês para até 500 conversões.

14. Poptin

O Poptin é um aplicativo para lojas Nuvemshop que permite criar pop-ups, formulários de contato, opt-ins (autorização para envio de conteúdo) e formulários em menos de 2 minutos. Ele serve para aumentar sua lista de e-mails e capturar mais leads para aumentar suas vendas no e-commerce.

Lembrando que os lojistas Nuvem têm desconto de 30% nos planos Poptin, que custam a partir de US$20 ao mês.

Ferramentas de atendimento ao cliente

Não faltam tecnologias que ajudam você a otimizar o atendimento ao cliente e garantir um alto grau de satisfação no processo de vendas. Vamos conhecê-las:

15. Gerador de link para WhatsApp

O Gerador de link WhatsApp é uma ferramenta gratuita da Nuvemshop que ajuda você a melhorar a comunicação com seus clientes. Com ela, você pode criar rapidamente um link de WhatsApp e compartilhar nas suas redes sociais e demais canais de vendas.

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16. JivoChat

O JivoChat funciona como um chat online completo para o seu site ou e-commerce. Ele permite que você converse com seus clientes por e-mail, telefone, WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, Instagram e muito mais.

A versão básica é permanentemente gratuita e a versão profissional custa a partir de R$49. Além disso, você pode integrar o JivoChat à sua loja Nuvemshop por meio de um app exclusivo e 100% gratuito.

💡 Saiba mais: O que é JivoChat e como ele pode melhorar o atendimento no e-commerce?

17. Code7

A Code 7 é uma plataforma de automação de atendimento ao cliente que oferece diversos recursos para otimizar sua comunicação. Com ela, você pode manter várias interações simultâneas com os consumidores e integrar canais como e-mail, chat, telefone e redes sociais.

Na loja de aplicativos Nuvemshop, você encontra um app do Code 7 para construir e publicar chatbots (robôs de conversação). A solução é 100% gratuita e permite que você crie seu bot em menos de 5 minutos.

18. Chatra Live Chat

A Chatra Live Chat é uma ferramenta que permite adicionar um chat ao vivo ao seu site e conversar com seus visitantes em tempo real. Com ela, você consegue gerenciar todas as mensagens a partir de um painel multicanal, monitorar visitantes e usar chatbots livremente.

Conheça também o app Chatra Live Chat da Nuvemshop, que é totalmente gratuito para lojistas e oferece desconto vitalício de 20% nos planos pagos.

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19. Chatpro

A ChatPro é uma plataforma de multiatendimento por WhatsApp que melhora a produtividade da equipe comercial e aumenta as vendas. O sistema permite o envio de mensagens com áudio, imagem, vídeos e anexos, além de possuir opções de pré-atendimento automatizado — um ótimo recurso para quem quer vender pelo WhatsApp.

💡 Saiba mais: Como o WhatsApp Business pode ajudar nas vendas da sua empresa?

20. ChatGPT

O ChatGPT é um chatbot com inteligência artificial (IA) desenvolvido pela OpenAI para interagir com humanos e oferecer respostas automáticas e criativas para qualquer pergunta. Ele pode ser usado para gerar respostas para o seu atendimento ao cliente, criar scripts para atendentes, encontrar o público-alvo ideal para o seu negócio e muito mais.

21. Zoom

Ainda na categoria de atendimento ao cliente, o Zoom não poderia faltar como ferramenta de reuniões online. Afinal, em tempos de home office, a videoconferência é essencial para ter uma conversa mais próxima, principalmente nos processos de vendas complexas.

Ferramentas de organização de vendas

O time de vendas precisa ter uma boa organização interna para conduzir o processo comercial com eficiência. Para isso, você pode utilizar ferramentas colaborativas que contribuem com o planejamento e execução de estratégias de venda.

22. Trello

O Trello é uma das ferramentas de gestão de projetos e tarefas mais populares do mercado. Ele é baseado no antigo método de organização oriental Kanban, que é baseado em quadros, listas e cartões.

A plataforma pode ser muito útil para organizar o planejamento de vendas, acompanhar metas e desenvolver novos projetos na área comercial. Além disso, o Trello é um grande aliado da produtividade da equipe.

O sistema oferece uma versão gratuita e os planos pagos custam a partir de US$5 por usuário ao mês.

23. Asana

A Asana é outra plataforma de gestão de tarefas que contribui para a organização da área comercial. Ela funciona com o mesmo sistema do Trello: tudo é gerenciado a partir de quadros, listas e cartões que detalham todo o fluxo de trabalho da equipe.

O software oferece uma versão gratuita e os planos pagos custam a partir de US$10,99 por usuário ao mês.

24. Slack

O Slack é uma ótima ferramenta para manter a comunicação interna efetiva no time de vendas. Enquanto apps como o WhatsApp dificultam a busca de mensagens e fazem com que informações importantes se percam, os canais do Slack facilitam a localização de dados e evitam distrações nas conversas.

Os planos custam a partir de US$6,67 por pessoa, por mês, com faturamento anual.

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Ferramentas de inteligência e análise de dados

As ferramentas de vendas não são apenas as que otimizam o processo, mas também aquelas que permitem acompanhar o desempenho da área como um todo. Para isso, existem várias soluções de análise de dados.

25. Power BI

O Power BI é um software de Business Intelligence (BI) da Microsoft muito usado para criar relatórios e painéis com resultados de vendas. Ele proporciona insights importantes sobre KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de Desempenho) de vendas, tamanho do mercado e oportunidades, capacidade da equipe de vendas, oportunidades de negócios e muito mais.

Os planos profissionais do Power BI custam a partir de R$57,10 por usuário ao mês.

26. PlanD

O PlanD é uma ferramenta que automatiza a análise de dados do seu funil de vendas. Ele permite o acesso online a dados de diferentes mídias do seu e-commerce, resumindo todas as informações sobre vendas em relatórios e dashboards (painéis visuais).

Atualmente, já existe um app em versão Beta do PlanD para lojas Nuvemshop com 15 dias de teste gratuito. Os planos custam a partir de R$75 por mês para até 10 mil visitantes mensais.

27. Google Trends

O Google Trends é uma ótima ferramenta para analisar tendências de vendas a partir dos termos mais buscados na internet. Você pode filtrar por localização e data e comparar diferentes assuntos, avaliando como seu negócio pode ser impactado pelos temas em alta (ou em baixa).

28. Google Alertas

Para fazer uma boa análise de concorrência, vale a pena programar notificações com o Google Alerts. Assim, toda vez que sair uma notícia ou lançamento de um concorrente, você ficará sabendo na hora, por meio de um e-mail automático.

O mecanismo também serve para monitorar temas do seu interesse na web.

Ferramentas para agilizar rotinas de vendas

Por fim, também vale a pena incluir ferramentas que aceleram pequenas rotinas da área de vendas. Assim, sua equipe não perde tempo com funções repetitivas e pode se dedicar totalmente à estratégia da área.

29. DocuSign

O DocuSign é uma ferramenta que automatiza o processo de assinatura de contratos e documentos em geral na empresa. Ela é muito útil para agilizar o fechamento contratual nas vendas e eliminar qualquer papelada no processo.

Os planos pagos custam a partir de US$10 por mês e é possível contratar soluções avançadas com preço personalizado.

30. Canva

O Canva permite criar layouts e templates personalizados sem a necessidade de habilidades em design. Para a equipe de vendas, é um recurso essencial para criar apresentações, e-mails, posts para redes sociais, relatórios, infográficos, cartões, banners e qualquer outro material visual necessário.

O software é gratuito e oferece também uma versão paga a partir de R$34,90 ao mês para até cinco usuários.

👉 Ferramenta grátis: Criador de banner

31. Venngage

A Venngage é uma ferramenta que permite criar propostas comerciais online com vários modelos personalizáveis. Ela agiliza a fase de negociação e aumenta as chances de fechamento.

É possível usar o plano gratuito para até cinco layouts ou assinar planos pagos a partir de US$19 por usuário ao mês.

💡 Saiba mais: Como escolher o melhor sistema de vendas para loja?

32. Float

O aplicativo Float permite que você adicione um botão “Comprar” flutuante que acompanha seu cliente por toda a página. Assim, o consumidor pode finalizar a compra a qualquer momento.

No app, você pode personalizar o botão, escolhendo posição, cores, tamanho e ícones. Dessa forma, é possível aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual de forma simples e criativa.

Pronto para usar as ferramentas de vendas?

Depois de conferir essa lista completa de ferramentas de vendas, você tem tudo para montar um arsenal infalível para a sua empresa. Lembre-se de adequar os sistemas à sua realidade e de buscar recursos compatíveis com a jornada do seu cliente.

Quer usar a ferramenta de venda mais poderosa para o e-commerce? Então, aproveite e crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop! Você vai ver como é fácil vender pela internet e gerenciar seu negócio sem precisar de conhecimentos técnicos.😉

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Perguntas frequentes

Ferramentas de vendas são softwares, apps e plataformas que você pode usar para otimizar seu processo comercial. Elas servem para automatizar tarefas, agilizar processos e ajudar a equipe comercial a vender mais.

As principais ferramentas de venda são: Nuvemshop, Mercado Livre, Redes sociais, RD Station CRM, Hubspot CRM, Fidelizar Mais, Pipedrive, Pipefy, Outreach, Monday.com, Ramper, Popconver, Unbounce, Poptin, Gerador de link para WhatsApp, JivoChat, Code7, Chatra Live Chat, Chatpro, ChatGPT, Zoom, Trello, Asana, Slack, Power BI, PlanD, Google Trends, Google Alertas, DocuSign, Canva e Venngage.

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