9 melhores ferramentas de monitoramento de mídia social

homem usando binóculos

As ferramentas de monitoramento para mídias sociais são essenciais para negócios que estão se expandindo na internet. Uma vez que é por meio do monitoramento que é possível saber como está a imagem da sua empresa perante aos clientes.

Além disso, essas plataformas geram relatórios que servem como base para construir possíveis estratégias para melhorar o relacionamento com o cliente, a presença online e muito mais.

Se ficou interessado e deseja conferir uma lista com as nove melhores ferramentas de monitoramento de mídia social e cinco dicas fundamentais para começar, é só seguir a leitura do conteúdo. Vamos lá?

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1. Sprout Social

Captura de tela da ferramenta Sprout Social

O Sprout Social é uma ferramenta completa para o gerenciamento e monitoramento de redes sociais. Ela promete simplificar o trabalho nas mídias por meio de agendamento de publicações, geração de relatórios e criação de estratégias baseadas em insights sobre a marca.

Ou seja, o Sprout tem como objetivo otimizar as tarefas diárias realizadas nas redes sociais de uma empresa para que você e a sua equipe consigam concentrar esforços em outras tarefas.

Possui três planos:

  • Standard US$ 89 por usuário/mês com ferramentas essenciais para começar;
  • Professional US$ 149 por usuário/mês com ferramentas poderosas para empresas sociais;
  • Advanced US$ 249 por usuário/mês com ferramentas avançadas sob medida para empresas sociais.

2. Hootsuite

Captura de tela da ferramenta Hootsuite

Uma das mais famosas no Brasil, oferece suporte para fazer o gerenciamento de diversas redes sociais, como Instagram, Twitter e TikTok.

Com a Hootsuite, é possível divulgar e agendar conteúdos, monitorar as tendências de mercado e analisar a concorrência, medir os resultados em todas as redes.

Possui teste grátis por 30 dias e diversas opções de planos:

  • Professional US$ 49 por mês com um usuário e dez contas de mídias sociais;
  • Equipe US$ 129 por mês com três usuários e 20 contas de mídias sociais;
  • Business US$ 739 por mês com cinco usuários e 35 contas de mídias sociais;
  • Grandes Empresas sob consulta.

3. Brand24

Captura de tela da ferramenta Brand24

A Brand24 é uma ferramenta de monitoramento completa. Com ela, é possível acompanhar o que dizem sobre a sua marca na internet e realizar ações em tempo real. Além disso, oferece análises em gráficos sobre as postagens que falam sobre a sua empresa.

Conta com o Sentiment Analysis que mostra se o que estão dizendo sobre a sua marca é positivo ou negativo, dessa forma, é possível entender melhor as atitudes dos consumidores e identificar problemas que precisam de atenção.

Oferece 14 dias de teste grátis e na modalidade de assinatura anual os planos e valores são:

  • Individual US$ 49 por mês para marcas pequenas;
  • Team US$ 99 por mês especial para startups;
  • Pro US$ 149 por mês ideal para marcas em crescimento;
  • Enterprise US$ 249 por mês indicado para grandes marcas.

4. Quintly

Captura de tela da ferramenta Quintly

A Quintly conta com mais de 500 métricas de mídia social e centenas de painéis para configurar suas análises. É possível extrair dados das suas redes sociais e acompanhar o desempenho de vários perfis de uma vez.

Além disso, a análise de desempenho traz insights sobre seus concorrentes, marcas inspiradoras, influenciadores digitais e mais.

O valor do plano é calculado diretamente no site de acordo com o número de contas e usuários e varia entre US$ 315 por mês e US$ 1.150.

5. Cyfe

Captura de tela da ferramenta Cyfe

O Cyfe vai além de uma ferramenta de monitoramento de redes sociais. Nele, é possível acompanhar os dados de suas mídias sociais, análises, marketing, vendas e suporte em um único painel em tempo real.

Você pode selecionar painéis pré-construídos para extrair dados de serviços como Google e Salesforce e monitorar os KPIs (Indicadores-chave de performance) do seu negócio.

A plataforma oferece 14 dias de teste grátis e diversos planos:

  • Starter US$ 19 por mês para um usuário;
  • Standard US$ 29 por mês para dois usuários;
  • Pro US$ 49 por mês para cinco usuários;
  • Premier US$ 89 por mês com usuários ilimitados.

6. Mention

Captura de tela da ferramenta Mention

A Mention é uma ferramenta de monitoramento completa que permite acompanhar detalhadamente as impressões do público sobre a sua marca nas mídias sociais.

Além disso, permite descobrir tendências em conversas e analisa a fundo os dados obtidos nas redes sociais. Por fim, também serve como uma ferramenta de gerenciamento e permite agendar postagens.

Possui algumas opções de planos:

  • Free para quem está começando;
  • Solo € 29 por mês para empreendedores e pessoas físicas;
  • Pro € 99 por mês para profissionais de marketing e pequenas empresas;
  • ProPlus € 199 por mês para negócios em crescimento e profissionais qualificados;
  • Company sob consulta.

7. Meltwater

Captura de tela da ferramenta Meltwater

A Meltwater é uma plataforma completa que permite que você explore, monitore, crie alertas, faça análises e gere relatórios sobre o que falam sobre a sua marca online.

Além disso, a ferramenta conta com inteligência artificial que analisa milhões de postagens por dia e filtra as menções à sua marca e atribui se foram boas ou não. Para ter acesso aos planos é necessário entrar em contato com a Meltwater.

8. Agorapulse

Captura de tela da ferramenta Agorapulse

Destacado pela interface limpa e completa, o Agorapulse é uma ferramenta de monitoramento de mídia online.

Permite o gerenciamento de todas as mensagens e avaliações recebidas nas redes sociais. Além disso, tem uma escuta social que descobre tendências e insights sobre sua marca e concorrentes. Por fim, cria relatórios acionáveis que revelam o que funciona ou não na sua empresa.

Na modalidade de assinatura anual, os planos são:

  • Free para quem está começando com um usuário;
  • Pro US$ 79 por mês com dois usuários;
  • Premium US$ 199 por mês com quatro usuários;
  • Enterprise sob consulta.

9. BuzzSumo

Captura de tela da ferramenta de monitoramento BuzzSumo

A BuzzSumo é uma ferramenta focada, principalmente, em análise de conteúdo, mas também tem funções de monitoramento de mídia social.

Na ferramenta é possível explorar conteúdos de alto desempenho para conseguir mais curtidas e compartilhamentos, analisar dados para aprimorar a estratégia de marketing, identificar influenciadores digitais que tenham a ver com a sua marca e fazer o monitoramento da sua empresa.

Os planos são:

  • Free com acessos limitados;
  • Pro US$ 99 por mês para pequenas startups;
  • Plus US$ 179 por mês para empresas em crescimento;
  • Large US$ 299 por mês para agências e grandes empresas.
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Dicas sobre ferramentas de monitoramento

Se você vai começar a utilizar uma dessas ferramentas, fique atento às dicas abaixo e alavanque seu desempenho:

1. Analise suas reais necessidades

Antes de contratar uma ferramenta, faça perguntas como:

  • Para que desejo uma ferramenta de monitoramento?
  • Com a ferramenta, vou apenas observar o desempenho da minha marca nas redes sociais ou também utilizar para sites e blogs?
  • Há um volume muito grande de usuários interagindo com a minha marca e preciso do auxílio de uma ferramenta ou consigo verificar as menções sozinho?

2. Crie uma lista de palavras-chave

Escolha palavras-chave relevantes para descobrir o que as pessoas falam sobre o seu negócio na internet. Comece incluindo o nome da marca, os produtos que você produz e o nome do seu site.

Tenha em mente que se você for abrangente ao definir as palavras-chave, você pode ter uma análise prejudicada. Por exemplo: se você tem uma loja de sapatos e coloca a ferramenta para filtrar tudo o que falam sobre a palavra “sapatos”, você vai ver muita coisa que nada tem a ver com a sua marca. Sendo assim, dê preferência a palavras-chave bem específicas.

3. Defina as métricas mais relevantes para o seu negócio

As principais ferramentas de monitoramento disponibilizam dezenas de métricas para serem analisadas. Contudo, nem todas devem ser úteis para a sua empresa.

Antes de contratar um serviço como esse, veja os pontos fortes e fracos de cada concorrente e fique com aquele que dá o maior número de benefícios específicos para você.

Além disso, por mais que as plataformas ofereçam uma infinidade de indicadores, foque seus esforços apenas nas métricas relevantes para o seu negócio.

4. Utilize a métrica de sentimento para reverter casos de clientes insatisfeitos

É inevitável para uma loja online receber críticas negativas. Dentro das ferramentas de monitoramento, existe a métrica de sentimento, com a qual você pode observar se foi citado em algum canal de forma positiva, negativa ou neutra.

Caso tenha recebido críticas, use-as para melhorar o seu negócio. Nada como o feedback do consumidor para nos fazer crescer. Aqui, é importante marcar quem foram as pessoas que reclamaram e, na medida do possível, entrar em contato com elas para entender os motivos do descontentamento.

Isso vai fazer com que você ganhe pontos com o cliente, que provavelmente passará a enxergar sua loja com outros olhos.

💡 Saiba mais: O que é satisfação do cliente e como ela funciona?

5. Invista em relacionamento

Estar atento às necessidades e anseios do cliente é estar um passo à frente da concorrência. Nem sempre vai ser possível responder a todos os consumidores (use o discernimento para isso), mas procure dar um cuidado especial àqueles que interagem sempre com você.

A pessoa que dialoga com você com frequência certamente é um seguidor da sua marca e vai ficar feliz se tiver todo esse carinho retribuído de alguma forma, seja através de uma resposta legal numa rede social ou de um desconto específico. É fundamental fazer com que o cliente se sinta importante, afinal, ele é o nosso principal porta-voz.

💡 Saiba mais: Tudo que você precisa saber sobre atendimento ao cliente

Tudo certo sobre ferramentas de monitoramento?

Seja sua empresa pequena, média ou grande, hoje é primordial monitorar o que está sendo falado sobre ela na internet. Estude as principais métricas, analise o seu negócio a fundo e, sobretudo, conheça o comportamento do seu cliente. Com base nisso, você conseguirá extrair dados valiosos para a sua marca e melhorar o posicionamento dela no ambiente online.

E, se você não vende online, que tal começar agora mesmo e criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop? É rápido, fácil e sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre ferramentas de monitoramento

  1. Sprout Social;
  2. Hootsuite;
  3. Brand24;
  4. Quintly;
  5. Cyfe;
  6. Mention;
  7. Meltwater;
  8. Agorapulse;
  9. BuzzSumo.

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