FIFO, FEFO e LIFO: o que são e como aplicar em uma empresa?
FIFO (“First In, First Out”, ou “Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair”) é um método de organização de estoque que tem como objetivo a estimular que mercadorias que estão armazenadas há mais tempo sejam comercializadas antes.
Para quem atua com logística ou trabalha com cadeia de suprimentos, certamente já conhece o termo FIFO. Porém, para quem está começando no empreendedorismo ou tem anseios de criar uma loja virtual, saber sobre esse conceito pode ajudar a garantir um bom gerenciamento do seu negócio.
Planejar e manter a estocagem organizada traz benefícios para a empresa no manuseio, transporte e gerenciamento das mercadorias. Por isso, conhecer métodos de organização como o FIFO (ou PEPS) é importante para otimizar essa etapa.
Portanto, para esclarecer todas as dúvidas referente a esse assunto, vamos te apresentar o que é FIFO, como é seu funcionamento e as suas vantagens. Então, continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!
O que é FIFO (ou PEPS)?
FIFO é uma sigla que vem do inglês e significa “First In, First Out”, ou “Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair” — vindo daí o acrônimo PEPS. Esse é um método de organização de estoque que, como o próprio nome diz, visa a estimular que mercadorias que estão armazenadas há mais tempo sejam comercializadas antes.
O sistema, então, tem como foco manter a ordem e a rotatividade dos produtos de uma empresa.
Quais as vantagens de utilizar a FIFO?
Existem vários benefícios em utilizar o método FIFO na sua empresa. Vamos conhecer as principais vantagens dessa forma de organização:
Aumento de lucro
Com a utilização do FIFO (ou PEPS), existe uma redução de desperdício e das chances de quebras dos itens. Isso diminui drasticamente a necessidade de compra de mais produtos e matéria-prima para produção, além de impulsionar o fluxo de vendas e aumentar o faturamento.
Prazos de entrega competitivos
Todos nós sabemos que o ramo do e-commerce está cada vez mais competitivo e, para manter o seu destaque, é fundamental garantir a qualidade dos seus produtos. Porém, mais que isso, mantenha o tempo de entrega de acordo com o que for previsto no pedido.
Cumprir o prazo pode parecer algo óbvio, mas isso é algo que impacta diretamente na hora de o cliente decidir entre a sua marca e o concorrente. Um consumidor satisfeito sempre irá preferir a sua empresa e isso gera uma imagem positiva. Por isso, ter esse controle é essencial para o crescimento do seu negócio.
Mais agilidade nos processos
Com o FIFO, você sabe a prioridade dos itens que devem ser comercializados e essa ação facilita o seu dia a dia. Imagine como é prático não precisar conferir as datas sempre que um pedido novo chegar na empresa?
Por isso, a agilidade e o planejamento antecipado são algumas das vantagens mais interessantes quando falamos no método FIFO.
💡 Saiba mais: O que é curva ABC e como fazer? [+ planilha grátis]
Diminuição da taxa de desperdício de produtos
Quando optamos pelo FIFO, existe ainda mais garantia de que o cliente irá receber um produto em bom estado e a empresa repassará itens dentro da data de validade.
Você pode usar cores para identificar a chegada dos itens por lote e, dessa forma, os funcionários terão um direcionamento mais claro e vão evitar o desperdício. Então, faça um inventário de estoque e registre as datas da forma correta no sistema.
Padronização entre os processos
Quando fizer a implementação do FIFO na sua empresa, é preciso enviar um comunicado para que todos os envolvidos da equipe conheçam as novas regras. Dessa forma, você consegue criar um padrão para manter a uniformidade dos processos.
Quando utilizar o FIFO?
Pensando na prática, imaginemos que um supermercado recebe uma grande remessa de laticínios e, alguns dias depois, chega uma nova encomenda. Nesse caso, é preciso saber qual será o lote vendido primeiro e, por meio do FIFO, é possível promover a organização do armazém de modo a colocar a mercadoria antiga sempre na frente para ser comercializada.
Portanto ao usar o sistema, a organização do estoque pode ser automatizada por software, já que o FIFO reconhece a data de entrada das mercadorias e ajusta a ordem no momento da expedição. Cabe à sua equipe apenas ir até o local indicado pelo sistema e pegar os itens que devem ser vendidos antes.
Porém, não se esqueça de tomar cuidado com o processo de controle de estoque que você criar para a sua empresa. De acordo com o layout e a estrutura do local, alguns produtos podem cobrir outros e, assim, dificultar a visão. Então, fique atento à localização dos itens.
O que é FEFO (First Expired, First Out)?
Já no caso do FEFO, a validade é o principal fator de análise e a sigla significa “First Expired, First Out”, em tradução para português “primeiro a vencer, primeiro a sair”. Por isso, quando o item se encontra próximo da data de vencimento, ele precisa ser vendido o quanto antes. Esse método é geralmente usado no setor de alimentos.
O que é LIFO (Last in, First Out)?
A sigla LIFO significa “Last In, First Out”, ou seja, “Último a entrar, primeiro a sair”. Sua principal característica é auxiliar as empresas a organizarem os produtos que não possuem prazo de validade. Assim, não é necessário se preocupar com a venda de produtos impróprios para uso ou consumo.
Quando optar pelo FIFO para o estoque?
O FIFO é um método extremamente importante para empresas, não importa o porte e tempo de funcionamento. Porém, ele não será sempre o mais indicado.
Ele é especialmente recomendado para negócios que trabalham com produtos perecíveis e com alto giro de estoque, ou seja, com um fluxo de entrada e saída de mercadorias intenso. Um bom exemplo disso são os supermercados.
Cabe a você analisar a natureza dos produtos que comercializa e entender o que faz mais sentido para o seu negócio.
Por exemplo, se você trabalha com mercadorias com prazo de validade muito curto, o FEFO será mais indicado. Já no caso de eletroeletrônicos, por exemplo, o FIFO é ideal, já que os itens que chegaram há mais tempo no armazém são os ideais para serem comercializados antes.
Tudo entendido sobre o método FIFO?
Agora que você já sabe o que é FIFO, pode avaliar se esse sistema é adequado para o seu negócio e investir nesse método capaz de trazer tantos benefícios.
Crie sua loja virtual grátis com a Nuvemshop e aproveite todas as nossas funcionalidades. Se já tem a sua, que tal migrar e conhecer todas as vantagens que a plataforma líder de e-commerce na América Latina pode te oferecer? Garantimos que você vai gostar! 💙