Fiz uma compra em site falso: o que fazer? [passo a passo]
Ao fazer uma compra em site falso, o consumidor deve contatar seu banco para bloquear o cartão e solicitar o estorno do pagamento. Também é possível denunciar o site falso em instituições como Procon, IDEC e Delegacias de Crimes Virtuais.
Comprar pela internet é prático, não toma muito tempo e nem exige deslocamento. Por essas e outras razões, o comércio eletrônico tem crescido a cada dia.
No entanto, as fraudes e as tentativas de golpes também migraram para esse meio e afetam um número cada vez maior de consumidores e lojistas. Nesse contexto, em caso de compra em site falso, o que fazer?
Se você está passando por essa situação, continue a leitura! Neste artigo, vamos explicar como denunciar um site de vendas falso e o que fazer caso você seja vítima de um golpe online. Confira!
O que fazer quando você faz uma compra em um site falso?
A legislação brasileira oferece alguns regulamentos que protegem o consumidor, como o Código de Defesa do Consumidor e o Decreto regulamentar 7962/2013. Com base nessas leis, os órgãos públicos trabalham para que os compradores sejam ressarcidos ou melhor atendidos em caso de insatisfação.
Veja, a seguir, com quem você pode entrar em contato para tentar resolver o problema após ser vítima de um site falso ou de um golpe de loja virtual:
1. Loja virtual
Ao perceber que foi vítima de uma fraude, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com a loja virtual. Muitas vezes, a própria empresa não está ciente do ocorrido e pode já tomar uma providência ao ser informada.
O ideal é não recorrer aos demais serviços sem tentar resolver a situação de forma direta com o estabelecimento em que você comprou.
Caso a sua compra tenha sido realizada com cartão de crédito, fale também com o seu banco para solicitar a verificação ou o bloqueio do cartão. Em caso de clonagem, a responsabilidade passa a ser da operadora da bandeira e você pode fazer uma reclamação ao Banco Central se houver demora.
💡 Saiba mais: O que é CVV e onde fica o código de segurança do cartão de crédito?
2. PROCON
Se o e-commerce no qual você sofreu a fraude não tomar as providências necessárias, a alternativa é acionar o PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor). Junte todos os documentos referentes à compra e ligue para o número 151 para solicitar orientações específicas.
Na cidade de São Paulo, o atendimento é realizado através dos Postos do Poupatempo, enquanto outras regiões contam com agências conveniadas. Há também a possibilidade de fazer sua reclamação pela internet através do cadastro eletrônico.
💡 Saiba mais: Qual a história do direito do consumidor no Brasil?
3. IDEC
Se você fez uma compra em site falso e não sabe o que fazer, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) é outra entidade que pode ajudá-lo. Para utilizar seus serviços, contudo, é preciso se tornar um associado.
Registrando-se através do site oficial, é possível obter acesso a diversas orientações sobre e-commerce, contar com a ajuda do órgão para solucionar sua situação e até mesmo participar de ações judiciais coletivas, unindo-se a outros compradores que passaram por inconvenientes parecidos.
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4. Delegacias especializadas em crimes virtuais
Se as opções anteriores ainda não te ajudarem a lidar com os prejuízos de uma compra fraudulenta, a medida final indicada é acionar uma das delegacias especializadas em cibercrimes. Há diversas delas distribuídas pelos estados brasileiros e você pode conferir uma lista de delegacias.
Boletim de ocorrência de compra pela internet
Em alguns estados, o Boletim de Ocorrência de compra pela internet pode ser feito online. Nele, são pedidas todas as informações sobre o acontecido para dar início ao processo de investigação.
No estado de São Paulo, por exemplo, é possível fazer esse registro online. Para isso, basta acessar a página da Delegacia Eletrônica e completar as informações requeridas para que uma investigação possa ser conduzida.
Lembre-se de fornecer o máximo de informações possíveis sobre seu caso, como capturas de tela das cobranças e de suas tentativas de contato com a loja. Dessa forma, as chances de que seu caso seja resolvido aumentam.
Isso vale não apenas para o Boletim de Ocorrência, mas também para as outras instâncias que citamos, certo? 😉
💡 Saiba mais: Como identificar um comprovante de Pix falso?
Como comprar pela internet com segurança?
Para evitar os sites fraudulentos no futuro, é possível observar alguns aspectos sobre como comprar pela internet com segurança. Confira as principais dicas para não cair em golpes:
1. Observe selos e certificados de segurança
Para as próximas ocasiões de compra online, vale a pena verificar se a loja em questão possui selos de segurança. Normalmente, eles ficam no rodapé do e-commerce, como na imagem abaixo:
O certificado SSL, representado por um pequeno cadeado do lado esquerdo da URL, e os selos de aprovação, como os do Ebit e Site Verificado são alguns exemplos que te ajudam a identificar se o site é seguro.
Esses são sinais de credibilidade e, se estiverem presentes, provavelmente indicam uma página confiável. Desse modo, as chances de que você faça uma compra em um site falso são menores.
💡 Saiba mais: Como saber se um site é seguro?
2. Tente contato pelos canais de atendimento
Além dos selos, se estiver receoso, tente contato por meio dos canais de atendimento ao cliente. Um site que divulga os meios por onde os clientes podem enviar dúvidas e reclamações já tem mais chances de não ser fraudulento — apesar de esse fator isolado não ser garantia.
Envie suas perguntas pelo canal que preferir (e-mail, redes sociais ou, até mesmo, telefone) e observe se há resposta, além de quanto tempo demoram e qual o nível de atenção oferecido. Assim, você vê se, realmente, há uma equipe preocupada com os clientes.
💡 Saiba mais: Como fazer um atendimento personalizado na sua empresa?
3. Desconfie de preços muito baixos
Outro quesito muito importante na hora de fazer compras online com segurança é em relação aos preços. Desconfie de preços muito abaixo da concorrência, eles podem sinalizar produtos de baixa qualidade, falsificados ou iscas para atrair vítimas do golpe.
Imagine, por exemplo, que você quer comprar um modelo de televisão que custa R$ 800 na maioria dos sites, mas há um e-commerce em que o preço é R$ 300. Será que é mesmo uma boa ideia fazer essa compra?
Sites que oferecem preços muito baixos podem estar envolvidos em esquemas para coletar informações pessoais e financeiras de forma ilícita. Por isso, fique atento e desconfie de golpes em lojas virtuais com valores muito diferentes dos praticados pela concorrência.
💡 Saiba mais: Qual a diferença entre preço e valor?
4. Cheque sites de reputação
Além dos sinais no próprio site, confira outros lugares para checar a reputação da loja. O exemplo mais conhecido é o Reclame Aqui. Nele, você pode ver reclamações dos clientes que já compraram lá, se o estabelecimento respondeu e que solução foi dada.
Além disso, uma outra forma de checar se um e-commerce é confiável é observar os comentários das pessoas nas redes sociais dessa loja. Normalmente, quando o serviço não é bom — ou fraudulento —, há muitas queixas nos comentários de postagens.
💡 Saiba mais: O que é satisfação do cliente?
5. Não revele a senha do seu cartão online
Outro ponto muito importante para evitar comprar em site falso é nunca revelar sua senha do cartão de crédito. Esse dado quase nunca é pedido online. Para realizar uma compra, basta digitar as informações do próprio cartão e o código de segurança, mas nunca a senha.
Então, se um site exigir sua senha, não digite e desconfie. Garantir que a senha permaneça secreta ajuda a manter o controle total sobre sua conta e evita que terceiros realizem transações sem sua autorização.
6. Faça compras em dispositivos confiáveis
Por fim, evite fazer compras por meio de computadores e dispositivos móveis públicos. Use apenas aparelhos conhecidos, como seu próprio smartphone ou notebook. Dessa maneira, você evita digitar seus dados em locais em que outras pessoas — às vezes mal-intencionadas — tenham acesso às suas informações.
E, se você já vende ou quer vender pela internet, saiba que é seu dever trabalhar para deixar seu site seguro. Ao criar uma loja grátis na Nuvemshop, por exemplo, o certificado de segurança SSL já está incluso em todos os planos e é possível ativá-lo para o seu domínio gratuitamente.
Tudo certo sobre o que fazer ao comprar em site falso?
Ser vítima de uma fraude na internet nunca será uma experiência agradável, mas felizmente os consumidores estão apoiados com diversos recursos. Mas, agora, você já sabe o que fazer se fizer uma compra em site falso.
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