6 motivos que explicam porquê o frete é caro e como resolvê-los

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Pontos principais do artigo:
  • O preço do frete pode variar por diversos motivos, como distância e localização, peso e volume, tipo de transporte, entre outros motivos;
  • Se você trabalha com fornecedores, pode ser possível negociar melhores termos de frete ou até mesmo incluir o valor da entrega no preço da mercadoria para diluir o custo;
  • Caso venda na Nuvemshop, é possível usar o Nuvem Envio, a solução logística para quem deseja oferecer fretes mais baratos para os clientes. A ferramenta é integrada aos Correios e a diversas transportadoras, permitindo que você consiga disponibilizar fretes até 40% mais baratos. Crie sua loja grátis!

Segundo uma pesquisa realizada pelo Reclame Aqui, 63,9% dos consumidores entrevistados afirmaram que um frete caro é sinônimo de carrinho abandonado. Outra pesquisa, feita pela MindMiners, mostra que 87% dos consumidores já desistiram de uma compra no momento do checkout. O motivo? O valor do frete.

Esse é um dos maiores desafios de quem trabalha com o comércio eletrônico. Seja em marketplaces ou em uma loja virtual, esse fator conta muito para a decisão de compra.

Mas você sabe por que o frete é caro? Neste artigo, entenda os principais motivos e o que fazer para resolver essa questão. Então, vamos lá? 🚚

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Por que o frete é caro?

A venda de produtos online possibilita que a sua marca seja apresentada a um número muito maior de consumidores. Contudo, com um território tão grande, é muito difícil conseguir entregar os produtos para as regiões mais distantes do seu negócio.

O Brasil é o quinto maior país do mundo. Não é à toa que o frete, dependendo da distância e da região, acaba sendo bastante caro.

Além disso, existem outros fatores como a qualidade das estradas, o formato do produto e o acesso ao local que também contam na hora de definir o valor de entrega da mercadoria.

A seguir, veja algumas questões que podem contribuir para um frete caro:

Distância percorrida

O elemento mais comum na determinação de preço de frete é a distância percorrida.

Geralmente, quanto maior a distância, mais caro é o frete. Contudo, é possível driblar essa questão com estratégias como a carga fracionada e o frete econômico.

💡 Saiba mais:

Valor agregado

Esse é um adicional baseado no valor do item que está sendo transportado.

Produtos com grande valor agregado acabam tendo um frete mais caro, pois, em caso de extravio ou avaria, o prejuízo da transportadora será muito maior. Um exemplo são quadros famosos, joias ou itens de colecionador.

Peso e dimensão do produto

O tipo de embalagem e o peso do item fazem toda a diferença no preço do frete de um produto.

Várias categorias de transporte, especialmente no frete econômico, têm dimensões específicas e também limites de peso aceitos em cada caso. Por isso, a logística de embalagem é muito importante!

Além disso, existem casos em que o produto que está sendo enviado é frágil, mas isso não precisa ser informado na caixa. Basta apenas uma boa embalagem e o uso de plástico bolha para garantir a integridade física do item.

Produtos que precisam de um trato especial, como itens perecíveis ou frágeis, também acabam aumentando o frete caro.

Por fim, lembre-se de sempre equilibrar os custos das embalagens para não acabar gastando demais (ou pesando demais o item).

💡 Saiba mais: Como fazer embalagens para e-commerce?

Prazos diferenciados

Um produto entregue mais rápido geralmente exige um valor maior de frete. A logística para entregas expressas demanda uma agilidade muito maior do serviço de entrega e, às vezes, até a mobilização de terceiros para conseguir efetivar a entrega.

Nesse caso, também é importante oferecer várias opções de entregas expressas para que o cliente possa decidir qual serviço irá melhor atendê-lo.

Pedágios e taxas específicas

Para algumas regiões, são cobrados no frete os pedágios do trajeto ou taxas específicas da transportadora. As principais são:

  • Taxa de restrição do trânsito: em algumas cidades, a circulação de veículos pesados é limitada a certos horários;
  • Taxa de coleta e entrega: as transportadoras podem cobrar esse serviço quando a distância até o posto de coleta é maior;
  • Taxa de dificuldade na entrega: cobrada quando a empresa algum problema para cumprir a entrega da mercadoria;
  • Gerenciamento de risco e segurança: quando a transportadora precisa ir até uma área de risco com restrição de entrega, por exemplo, com muitos roubos de mercadoria, pode ser cobrado um adicional.

💡 Saiba mais: Como planejar a logística do seu negócio?

Limitação de parceiros logísticos

Se a sua loja só trabalha com um único serviço de entrega, é bem possível que o valor acabe sendo mais alto para muitas regiões.

Ao disponibilizar mais serviços, você dá ao consumidor a chance de escolher aquele que melhor se adapte às suas necessidades.

Por exemplo, algumas pessoas vão preferir receber o produto o quanto antes, então, ter um serviço de entrega expressa é importante. Para outros, a economia fala mais alto, então é importante fornecer uma opção de frete econômico.

Além disso, a logística e as tecnologias dos serviços de entrega estão mudando constantemente. Por isso, se manter atualizado sobre as novidades do mercado também é importante!

Existem gateways de frete que facilitam muito o serviço dos lojistas, uma vez reúnem em um só local várias opções de transportadoras ou Correios.

💡 Saiba mais: O que é dropshipping e como fazer?

O que fazer quando o frete é mais caro que o produto?

Em alguns casos, o valor do frete pode, inclusive, ultrapassar o valor do produto. Para muitos clientes, essa situação é bastante desmotivadora.

Mas não desanime! Existem estratégias que podem driblar essa situação. Confira a seguir:

1. Diversifique os parceiros da logística de entrega

Essa é uma questão fundamental que deve ser feita primeiro: diversifique os parceiros da logística de entrega.

Essa ação além de garantir que os clientes tenham acesso a mais opções de entrega, também dá um contexto sobre o preço praticado no mercado de forma geral.

Sabe quando você faz uma pesquisa de preços e opta por aquele que apresenta o melhor custo x benefício? Aqui o pensamento é o mesmo.

Com um gateway de frete configurado a sua loja, você dá ao consumidor o acesso a uma “pesquisa” de preço entre as transportadoras para o frete daquele produto.

Ele verá que aquele é o preço praticado pelo mercado e saberá que você fez o que pode para garantir um serviço de entrega diversificado.

💡 Saiba maisSoluções de frete para e-commerce

Se você vende na Nuvemshop, é possível usar o Nuvem Envio, a solução logística perfeita para quem deseja oferecer fretes mais baratos para os clientes. A ferramenta é integrada aos Correios e a diversas transportadoras, permitindo que você consiga disponibilizar fretes até 40% mais baratos.

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2. Aposte no cross sell e up sell

Essa opção é parecida com a anterior, mas as condições oferecidas são diferentes.

O termo cross sell se refere à estratégia de venda cruzada, combinando mais de um produto. Já o up sell é uma venda maior, aumentando o ticket médio da compra e, assim, garantindo o frete grátis.

Nesse caso, você oferece ao consumidor frete grátis para compras combinadas. Por exemplo, vendendo a mercadoria na unidade, mas também com a opção de comprar a caixa fechada.

💡 Saiba maisComo aplicar cross selling e up selling no e-commerce?

3. Capriche no atendimento ao cliente

Uma pesquisa feita pela Outbrain mostrou que 54% dos entrevistados, ao tomar uma decisão de compra, valorizam a acessibilidade e a disponibilidade da marca no atendimento ao cliente.

Portanto, ter um bom suporte e garantir a assistência ao consumidor pode virar o jogo mesmo com um frete mais caro.

4. Convença seu cliente que o produto vale a pena

Convencer o seu cliente de que vale a pena pagar pelo produto é outra estratégia excelente.

Na sua estratégia de comunicação, você pode explorar os benefícios da mercadoria. Aqui, tenha em mente que esse não é o único valor percebido pelo consumidor na hora de finalizar uma compra.

Ao agregar valor no seu serviço, fica mais fácil convencer o cliente de que o valor do frete vale a pena.

5. Ofereça condições promocionais

Que as promoções são uma excelente forma de garantir vendas, a gente já sabe, mas essa estratégia também pode ser aplicada ao frete.

Você pode oferecer cupons de desconto no frete e frete grátis para estimular a compra de uma campanha ou produto específico. Ou então, a vantagem do frete fixo para determinadas regiões ou a partir de um valor preestabelecido.

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Entendeu tudo sobre frete caro?

Oferecer um valor de entrega acessível aos consumidores é um desafio para qualquer empreendedor. Considerando a extensa dimensão territorial do nosso país, algumas entregas podem ser realmente mais caras e difíceis que outras.

Contudo, a tecnologia atual já nos permite acessar diversas estratégias e prestadoras de serviço que podem ajudar a controlar o frete caro.

Aproveite para criar a sua Nuvemshop grátis e descubra como é fácil e rápido diversificar os parceiros logísticos com as nossas integrações de gateway de frete! É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre frete caro

  • Distância percorrida;
  • Valor agregado;
  • Peso e dimensão do produto;
  • Prazos mais curtos;
  • Pedágios e taxas específicas;
  • Limitação de parceiros logísticos.

  1. Diversifique os parceiros de logística;
  2. Aposte no cross sell e up sell;
  3. Capriche no atendimento ao cliente;
  4. Convença seu cliente que o produto vale a pena;
  5. Ofereça condições promocionais.

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