O que é frete fixo e como oferecê-lo em seu negócio?
Frete fixo é uma modalidade de envio em que o valor do frete é determinado previamente e não varia conforme o peso, tamanho do produto ou distância. Oferece simplicidade ao cliente, que paga um valor fixo pelo envio, e é uma estratégia comum em e-commerces para facilitar a compra.
Não é novidade que o custo do frete é um fator de extrema importância na decisão de compra. Geralmente, é nessa etapa que o consumidor considera outras opções e compara os preços com os da concorrência. Como nem sempre é possível oferecer o irresistível frete grátis, você já ouviu falar no frete fixo?
De forma resumida, esse tipo de estratégia promete uma experiência de compra mais agradável pela previsibilidade e transparência no preço do frete. Não só isso, essa modalidade também pode ser a chave para expandir um negócio para novas regiões sem ter que praticar taxas de entrega tão elevadas.
Então, se você o que você quer é oferecer as melhores condições de envio e fidelizar seus clientes, estamos aqui para te ajudar. Neste artigo, você aprenderá exatamente o que é frete fixo e as principais vantagens desse modelo de entregas. Então, vamos lá? 🤓
Antes de começar, que tal já garantir o melhor custo de envio para seus clientes? Use a calculadora de frete gratuita e e simplifique a sua gestão com frete fixo:
O que é frete fixo?
Frete fixo é a modalidade de frete em que um preço padrão é definido para determinados tipos de compras. Em linhas gerais, essas vendas precisam atender a condições específicas estabelecidas pelo lojista, geralmente relacionadas à localização, tipo de produto e preço mínimo por compra.
Esse tipo de estratégia tornou-se popular entre empreendedores que desejam oferecer condições de envio que tenham algum fator atrativo. Nesse caso, o fator previsibilidade seria o responsável por transmitir maior confiança entre os consumidores.
Além disso, pelo tamanho continental do Brasil, é comum que pessoas de regiões afastadas dos principais centros comerciais tenham que pagar fretes mais caros que o normal. Nesse sentido, o frete se manter no mesmo nível para diferentes grupos pode fazer com que clientes dessas localidades sintam-se menos lesados.
💡 Saiba mais: O que são frete CIF e FOB e quais as diferenças?
Como calcular o frete fixo?
Para calcular o frete fixo, é preciso considerar vários fatores, como o ticket médio do negócio, isto é, o valor médio de vendas por cliente, e o giro de estoque, ou seja, a medida da frequência com que o estoque de uma empresa é renovado ou vendido em um determinado período, indicando a eficiência na gestão do armazém.
Com isso em mente, veja como calcular o frete fixo:
Ticket médio
Como já mencionamos, ticket médio é o valor que cada cliente gasta em sua loja a cada compra. Ele é calculado dividindo o total de receita pelo número de pedidos em um período específico.
No contexto de frete fixo, é interessante calcular esse valor para entender qual é a margem de lucro média das suas vendas e, a partir disso, planejar o valor do frete de forma sustentável.
Fórmula para calcular o ticket médio:
Ticket médio = faturamento/número de vendas
Por exemplo, se sua loja fez R$ 50 mil em vendas com 200 pedidos em um mês, o ticket médio seria R$ 250.
Com o ticket médio em mãos, é possível tirar algumas conclusões:
- Se o valor for relativamente alto, pode ser interessante oferecer um frete fixo mais baixo ou até frete grátis para incentivar novas compras;
- Se for baixo, o valor do frete fixo precisa ser pensado com cuidado para não representar uma parcela significativa do valor da compra e desencorajar os clientes.
Giro de estoque
Uma gestão de estoque eficiente é outro ponto ao calcular o frete fixo, uma vez que influencia diretamente os custos logísticos, como armazenamento e distribuição. Aqui, a ideia é usar as informações sobre o estoque, como o giro dos produtos e a localização dos centros de distribuição (CDs), para assim ajustar o custo do frete fixo.
Como a gestão do estoque impacta o frete fixo?
- Produtos de alta rotatividade: se a maioria dos seus pedidos envolve itens de alta demanda, com um giro de estoque rápido, os custos logísticos por unidade tendem a ser menores, permitindo a aplicação de um frete fixo mais competitivo;
- Centros de distribuição CDS) bem localizados: quanto mais eficiente for o posicionamento dos seus CDs (instalação instalação logística estrategicamente localizada) em relação às regiões de entrega, menor será o custo de transporte. Se você utiliza múltiplos CDs ou um fulfillment descentralizado (conjunto de processos logísticos e operacionais das vendas online que pode otimizar espaço, custo e o trabalho em um e-commerce,) os custos com frete podem ser otimizados, possibilitando uma oferta de frete fixo vantajosa.
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Como criar uma estratégia de frete fixo no meu negócio?
Agora, vamos te ensinar de forma prática, em cinco passos simples, como aplicar a estratégia de frete fixo no seu negócio. Confira:
1. Calcule os seus gastos com frete
Antes de tudo, é importante listar todos os custos referente à entrega de produtos, como embalagem, transporte e seguro. Esses custos podem variar de acordo com a região e o tipo de produto, por isso é importante fazer uma análise detalhada para que nenhum valor importante seja deixado de fora.
💡Saiba mais: Como fazer cotação de frete online?
2. Estabeleça regras claras
Ao oferecer frete fixo, é importante ter de forma muito clara nos seus canais de venda quais são as regras para que essa modalidade seja válida. Para algumas empresas, o frete fixo é aplicado de acordo com a região. Em outras, ele pode estar disponível a depender de um valor mínimo de compra ou, até mesmo, mediante a assinatura de um programa de fidelidade.
3. Defina um valor competitivo
Agora, para que a estratégia funcione, é importante definir um valor competitivo para o seu frete fixo. Afinal, de nada adianta oferecer essa modalidade se o preço continua elevado. Para isso, pesquise o que seus concorrentes estão cobrando e escolha um valor que seja, ao mesmo tempo, lucrativo para você e atrativo para seus clientes.
💡Saiba mais: O que é diferencial competitivo e como criar um para a sua loja virtual?
4. Use do marketing para divulgar a estratégia
A cereja no topo da sua estratégia é a forma como você consegue levá-la até os seus clientes. Fale sobre as vantagens do modelo e ressalte o fato de não existir surpresas desagradáveis na finalização das compras na sua loja.
Além disso, se você acha que seu frete fixo pode ser mais atrativo para consumidores de determinadas regiões, não deixe de fazer apelos nesse sentido para esse público nos seus canais de comunicação.
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Como reduzir o custo do frete?
Como falamos, para aplicar a estratégia de frete fixo, é importante conhecer a fundo os custos totais com frete do seu negócio. Mas, após isso, como reduzi-los?
A seguir, listamos dicas para que você economize com transportadoras e possa ter uma estratégia ainda mais eficaz. Veja:
1. Conheça as opções de transportadoras
Primeiro, é importante conhecer bem as suas opções. Para isso, busque e analise o máximo de transportadoras possíveis. Avalie quais oferecem o melhor custo-benefício em relação a preço, qualidade do serviço e cobertura geográfica.
💡Saiba mais: Quais são os tipos de frete e como escolher o melhor?
O Nuvem Envio, por exemplo, é uma solução de logística desenvolvida pela Nuvemshop para atender às necessidades de frete dos lojistas. Afinal, a etapa de envio das mercadorias até os clientes é fundamental para quem atua com vendas online.
A ferramenta é integrada aos Correios e a múltiplas transportadoras, proporcionando fretes mais baratos e uma rotina de gestão mais otimizada. Para se ter uma ideia, por meio da solução é possível oferecer envios com descontos.
Além disso, pequenos e médios empreendedores podem contar com nova solução de frete: o Nuvem Envio com Pontos de postagem, em que o lojista pode levar suas vendas a estabelecimentos comerciais destinados a receber encomendas, os responsáveis pelo Nuvem Envio fazem a coleta e levam as encomendas até um de seus centros de distribuição. A partir de lá, os pacotes são processados e despachados com o apoio de uma das mais de 30 transportadoras parceiras.
De acordo com Vitor Cunha, diretor de Nuvem Envio LATAM, em matéria para o e-commerce Brasil:
O Nuvem Envio com Pontos de Postagem busca tornar a vida dos empreendedores mais prática, proporcionando a conveniência de escolher um ponto de coleta mais próximo, preços menores em relação a Correios e outras soluções, além da gestão integrada com a loja e código de rastreamento automático. Com a integração desse novo serviço, nossos clientes terão uma experiência ainda melhor na gestão logística do seu negócio.
💡 Saiba mais: Como o Nuvem Envio pode otimizar suas operações de frete?
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2. Negocie valores
É comum que transportadoras ofereçam descontos para contratos de longo prazo com grandes volumes de entregas. Nesse sentido, é importante negociar e tentar chegar a um acordo que seja proveitoso para ambas as partes.
3. Diminua o tamanho das embalagens
Um erro comum capaz de aumentar o preço do frete é a escolha de embalagens inadequadas. Muitas vezes, lojistas usam embalagens maiores que o necessário para produtos menores, o que acarreta em cobranças extras por volume. Nesse sentido, certifique-se de sempre usar embalagens adequadas ao tamanho dos itens enviados.
💡Saiba mais: Como escolher embalagens para e-commerce?
4. Otimize outros setores da logística
Antes da entrega, os produtos passam por outros lugares e processos até chegar ao seu cliente. Outra forma de economizar no frete é otimizando a gestão logística da sua empresa. Você pode fazer isso mantendo seu estoque organizado e fazendo um bom planejamento de rotas de entrega.
💡Saiba mais: O que é logística de distribuição, como funciona e como otimizar?
Quais são as vantagens do frete fixo?
Se você ainda está em dúvida se deve ou não adotar o frete fixo em seu negócio, confira as principais vantagens da estratégis
- Maior transparência e previsibilidade para o consumidor, uma vez que o valor do frete fixo geralmente é informado antes da página de checkout, isto é, a etapa final de uma compra online;
- Aumento da competitividade em relação a outras lojas que utilizam frete variável;
- Mais facilidade nos cálculos relacionados a entregas e à gestão de estoque;
- Possibilidade de escolher transportadoras mais eficientes e de melhor qualidade, já que o valor fixo pode tornar possível negociações com essas empresas;
- Facilidade no cálculo de margens de lucro, já que o custo do frete é mais previsível;
- Redução de esforços relacionados ao atendimento ao cliente, já que consumidores têm menos dúvidas sobre o custo de frete;
- Possibilidade de implementar estratégias de marketing digital com esse apelo.
Frete fixo ou frete grátis?
A escolha entre oferecer a compra com frete grátis ou frete fixo depende do modelo de operação logística do seu negócio. Na entrega gratuita, geralmente, o e-commerce assume a totalidade ou parte do custo de envio do pedido.
Já no frete fixo, como vimos, é mais fácil de conseguir um custo-benefício que seja rentável para a empresa e atrativo para os compradores.
Vale reforçar que uma tática não exclui a outra, mas ambas devem ser pensadas para atender objetivos específicos e de forma temporária.
Oferecer frete grátis para todo e qualquer envio é uma estratégia ousada, já que isso acaba elevando o valor das vendas. Caso o lojista opte por não aumentar o preço dos produtos, terá grandes prejuízos.
Para solucionar essa questão, o frete fixo pode ser oferecido em complemento a uma estratégia de frete grátis, apenas em determinadas condições. Um exemplo é aplicá-lo em compras acima de um determinado valor. Isso garante que lucros mínimos sejam atingidos, mesmo sem cobrar o frete.
Tudo certo sobre o frete fixo?
A entrega de produtos é um aspecto crucial para qualquer lojista. Os clientes esperam que seus pedidos cheguem de forma rápida e confiável, e o custo do frete é um dos fatores que mais influenciam a decisão de compra. Esperamos que nosso artigo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre a estratégia de frete fixo.
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