Fundo de funil: 5 estratégias para converter mais
- O fundo de funil é a última etapa do funil de vendas, onde os leads qualificados estão prontos para tomar uma decisão de compra;
- Nessa fase, o foco é converter esses leads em clientes, utilizando ofertas diretas, demonstrações de produto, depoimentos de clientes, entre outros;
- Os conteúdos de fundo de funil também devem ser mais personalizados e persuasivos, apostando em gatilhos mentais e ofertas exclusivas.
Você provavelmente já ouviu falar sobre Inbound Marketing, certo? Essa técnica organiza um conjunto de ações que visa a atrair a atenção dos consumidores e fazê-los progredir no funil de vendas.
Aqui, o objetivo é conduzir o lead, que são os potenciais clientes, do topo até o fundo do funil por meio do marketing de conteúdo. Assim, você consegue nutri-lo com informações relevantes e deixá-lo mais próximo e preparado para fechar a venda.
E, uma das etapas mais importantes e você deve concentrar esforços é o fundo do funil. Pois é nesse momento, em que o seu futuro cliente vai tomar a decisão de comprar ou não da sua empresa.
Por isso, se você quer aprender mais sobre o que é fundo de funil e como criar conteúdo para esse estágio, continue a leitura! Vamos lá? 📝
O que é fundo de funil?
Fundo de funil é a última etapa da jornada do cliente, onde os leads qualificados estão prontos para tomar uma decisão de compra. Nessa etapa de venda, entende-se que o lead já sabe o problema que tem e quais empresas podem ajudar a solucioná-lo.
Lembrando que para chegar ao fundo do funil, o lead precisou passar por dois outros estágios: o topo de funil e o meio de funil.
Nessas etapas, sua empresa criou um relacionamento com um potencial cliente, enviando conteúdos relevantes e educativos para que ele enxergasse com mais clareza suas necessidades, conhecesse melhor o seu produto ou serviço e avançasse na jornada de compra.
Por isso, quando um lead chega à última etapa, os conteúdos devem ser mais persuasivos e dar aquele empurrãozinho que faltava para finalizar a venda. Ofertas diretas, demonstrações de produto e depoimentos de clientes são alguns exemplos.
💡 Saiba mais: O que é Pirâmide de Maslow, para que serve e como usar na empresa?
Como fazer conteúdo para fundo de funil?
Como já falamos anteriormente, os conteúdos de fundo de funil são responsáveis por efetivar a venda. A vantagem dessa etapa é que o cliente já está mais preparado e educado sobre o seu produto ou serviço, além de ter mais clareza dos seus problemas e necessidades.
Com isso, os conteúdos devem ser mais “direto ao ponto” e mostrar os benefícios do seu negócio perante a concorrência. Esse é o momento de investir em gatilhos mentais para criar argumentos de venda que, de fato, vão convencer o lead de que o seu produto ou serviço é a melhor solução para ele.
Não sabe por onde começar a sua estratégia de conteúdo? Separamos algumas dicas para te ajudar, veja a seguir:
Conheça os problemas dos seus clientes
Nessa etapa, os clientes estão em busca de soluções para os seus problemas. Portanto, concentre-se em pesquisar e entender profundamente quais são essas necessidades e como a sua empresa pode, efetivamente, contribuir para a entregar produtos e serviços de qualidade, que façam a diferença.
Trabalhe a personalização
Abordar os problemas e, consequentemente, as soluções de forma prática e que converse diretamente com o público ajuda a criar conexões e a diminuir etapas na conversão. Para isso, estude a melhor maneira de se comunicar com a audiência, fazendo com que se sintam representada.
Reforce a autoridade da sua empresa
Esse é o momento para você falar os benefícios e vantagens da sua empresa frente à concorrência. Deixar claro qual é o diferencial competitivo do seu negócio e por que o seu produto ou serviço é a melhor opção para o lead.
Envie informações sobre como a sua empresa funciona, há quanto tempo está no mercado e quantas vendas bem sucedidas já foram feitas com a sua marca. Assim, você aumenta a confiança e reforça a sua autoridade no seu nicho de mercado.
Divulgue depoimento de clientes
Quem não gosta de ouvir a opinião de quem já passou pela mesma situação que você está prestes a encarar, não é mesmo?
Por isso, uma ótima dica para essa etapa do funil de conteúdo é reunir os melhores depoimentos dos seus clientes sobre o seu produto ou serviço, aqueles que falem um pouco da experiência de compra na sua empresa.
Além disso, você pode compartilhar feedbacks sobre o seu atendimento ao cliente e processos logísticos como entrega rápida, por exemplo. Tudo isso funciona como prova social e influencia diretamente na decisão de compra de novos consumidores,
💡 Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente?
Ofereça promoções ou bônus
Apesar de estar mais preparado para a compra, quem que está na etapa de fundo de funil também tende a agir sob impulso, principalmente, quando as vantagens são atrativas.
Assim, oferecer cupons de desconto, frete grátis, brindes exclusivos, conversas com especialistas ou ofertas especiais para fechamento de contrato com tempo limitado, são ótimas estratégias para convencer os leads.
💡 Saiba mais: Como fazer uma promoção que chame atenção?
Formatos de conteúdo para o fundo de funil
Agora que você já sabe como funciona o fundo de funil no marketing e como criar materiais que convertem, listamos alguns formatos de conteúdo que você pode utilizar nessa etapa. Confira:
Catálogos de produtos
Se você ainda não tem, essa é a hora de criar um catálogo online dos seus produtos ou serviços com informações complementares, como fotos, descrições e preços.
Essa é uma forma organizada de você disponibilizar para o leads uma lista com tudo o que a sua empresa vende. Uma opção é fazer uma landing page ou um documento em PDF do catálogo para enviar aos seus potenciais clientes.
Cases de sucesso
Já falamos sobre como divulgar depoimentos dos clientes aproxima e gera mais confiança para quem está prestes a fechar negócio. Mas, além de compartilhar feedbacks, você pode construir um case de sucesso com os seus melhores clientes e divulgá-los para os leads.
A melhor forma de estruturar um caso de sucesso, é marcando uma conversa com os clientes que você selecionar e levar um roteiro pronto com algumas perguntas. Tente explorar questões como:
- Por que escolheu a minha empresa?
- Como o meu produto ou serviço solucionou o seu problema?
- Quais obstáculos você tinha antes e que minha empresa supriu?
- Você indicaria a minha solução para outras pessoas?
💡 Saiba mais: Cases de e-commerces de sucesso na Nuvemshop
Webinars e vídeos
Vídeos também são um ótimo formato para transferir mais credibilidade e aproximar os leads. Você pode fazer nas redes sociais como as lives, por exemplo, ou enviar, diretamente, para quem está na última etapa do funil.
Mas, não esqueça, faça um roteiro antes com os principais tópicos que deseja abordar e defina qual o CTA que você vai utilizar para fechar, de vez, a venda.
Já os webinars têm uma característica de ser uma espécie de palestra ou mentoria. Eles, normalmente, são ao vivo, agendados com antecedência e podem trazer convidados para enriquecer ainda mais a conversa.
Você pode fazê-los tanto em ferramentas de chat online, como Google Meet e Zoom como também no Youtube.
💡 Saiba mais:
Demonstração do produto
Uma das estratégias de marketing digital que geram mais conversões no fundo do funil é oferecer a opção de teste grátis. Ao conseguir testar o produto ou serviço antes da compra, o lead consegue navegar pela sua solução, tirar dúvidas e entender se, realmente, vai suprir suas necessidades.
Na Nuvemshop, por exemplo, além de poder criar uma loja virtual gratuita, qualquer possa pode testar as opções de planos pagos com 7 dias de teste grátis. Assim, os clientes podem se sentir mais seguros na hora de tomar uma decisão.
E-books
Embora os e-books tenham o teor mais educativo e sejam mais usados para conteúdos de topo no funil de vendas, nessa etapa decisória, você pode usar esse formato para trazer mais detalhes sobre o seu produto ou serviço.
No entanto, lembre-se de ficar atento à densidade do material. Não é o momento de escrever um livro sobre o seu negócio, mas sim, trazer comparativos, benefícios e vantagens.
💡 Saiba mais: Qual é a melhor plataforma de e-commerce? [comparativo]
Tudo entendido sobre fundo de funil?
Como vimos, o fundo do funil é um dos estágios mais importantes da jornada de compra, por isso, esperamos que nossas dicas de como fazer conteúdo nesta etapa ajudem a aumentar as vendas do seu negócio.
Você também pode contar com o apoio de uma boa plataforma de e-commerce para te ajudar nessa jornada. Traga o seu negócio para a Nuvemshop criando uma loja virtual grátis ainda hoje e veja como é possível vender na internet mesmo sem conhecimentos técnicos! 💙