O que é selo de segurança, vantagens e quais os melhores?

- Selo de segurança é um certificado exibido no rodapé de sites e e-commerces que tem como objetivo sinalizar que a página oferece uma navegação segura;
- A princípio, os selos e segurança funcionam como imagens de validação do seu site. Eles devem convencer seus visitantes de que a página em que eles estão navegando é completamente confiável;
- Ao criar uma loja grátis na Nuvemshop, seu e-commerce já conta com um ambiente seguro para compras. Para aumentar a credibilidade, você pode adicionar selos de segurança pelo painel administrativo.
Vender pela internet tem inúmeras vantagens, como praticidade, flexibilidade e alcance maior de clientes. Mas também exige um cuidado extra com a segurança. Afinal, só em 2024, três em cada dez consumidores (32%) brasileiros sofreram ou passaram por alguma tentativa de fraude nas compras online, segundo pesquisa da CNDL e do SPC Brasil.
Diante desse cenário, transmitir confiança para quem acessa sua loja virtual é importante — e os selos de segurança podem ajudar nessa missão. No entanto, você sabe o que é um selo de segurança, como ele funciona e qual escolher para o seu site?
Se essas dúvidas já passaram pela sua cabeça, continue a leitura! A seguir, vamos entender tudo sobre como os selos de segurança podem deixar o seu e-commerce mais seguro e conquistar a confiança dos clientes.
Procurando uma plataforma de e-commerce confiável? Aproveite para criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop:
O que é selo de segurança?
Selo de segurança é um certificado exibido em sites e e-commerces que tem como objetivo sinalizar que a página oferece uma navegação segura. Normalmente, é possível encontrá-lo no rodapé das páginas.
A ideia do selo de segurança é, basicamente, transmitir confiança ao visitante, porém, por si só, ele não garante a proteção da página. Ao colocar um site no ar, é preciso, de fato, garantir uma página segura para os usuários por meio de medidas como:
- Certificado SSL (Secure Sockets Layer ou, em tradução literal, “camada de segurança de soquete”);
- Uso de sistemas de pagamento seguros;
- Respeito às normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Para que serve o selo de segurança?
O selo de segurança é uma imagem que aparece no site para mostrar aos visitantes que o ambiente online foi verificado e é seguro para navegação e compras. Ele serve como um indicativo de confiança para que os clientes se sintam mais tranquilos ao navegar no site e finalizar as compras.
Mas, para inserir esse selo no site, é necessário que a página passe por uma avaliação de segurança feita por empresas especializadas. Essa avaliação verifica se a página realmente oferece proteção para os dados dos clientes.
Uma das principais requisitos para obter o selo de segurança é ter um certificado SSL, uma tecnologia que criptografa as informações enviadas entre o cliente e o site e impede que terceiros tenham acesso a esses dados.
Na Nuvemshop, todas as lojas já vêm com o certificado SSL incluso nos planos — e você pode ativá-lo gratuitamente para garantir uma navegação segura para os seus clientes. Se você já vende na plataforma, confira como ativar o recurso e proteger seu site.
👉 Confira: O que é certificado de segurança SSL e como ativar?
Quais são os melhores selos de segurança para e-commerce?
Interessado em obter um selo de segurança? Então, conheça, na sequência, algumas das principais opções para a sua loja virtual:
1. Ebit
O selo Ebit é uma certificação online gratuita que atesta a reputação de uma loja virtual com base nas avaliações dos consumidores.
Ao clicar no selo no rodapé do site, os clientes são direcionados a uma página específica para confirmação da segurança. O Ebit é um dos selos de segurança mais populares e respeitados do e-commerce.
Para obter o selo Ebit, os requisitos são:
- Ter um e-commerce com CNPJ livre de pendências;
- Possuir imagens e informações sobre os produtos vendidos;
- Disponibilizar cartão de crédito como uma das formas de pagamento:
- Ter endereço, telefone e Política de Trocas estabelecida no site;
- Todas as páginas precisam ter protocolo de segurança (https).
Se você tem uma loja virtual Nuvemshop, saiba que é muito fácil configurar o selo Ebit para promover a reputação do seu e-commerce:
👉Confira: Como configurar o Ebit em uma loja Nuvemshop?
2. Site Blindado
Ao ser ativado, o Site Blindado faz uma análise completa procurando por falhas de segurança no site. Após essa análise, é gerado um relatório completo detalhando os pontos que necessitam de correção. Após as correções, o site é autorizado a exibir o selo de segurança “Site Blindado”, indicando aos visitantes que a página é confiável e protegida.
O preço para obter o selo de segurança varia de acordo com as necessidades de cada negócio. Para obter informações precisas sobre o valor é recomendável entrar em contato diretamente com a equipe do Site Blindado.
Veja como inserir o selo de segurança na Nuvemshop:
👉Confira: Como configurar o certificado SSL do Site Blindado?
3. Reclame Aqui
Além de garantir a segurança, o selo RA1000 do Reclame Aqui destaca empresas que demonstram o compromisso com o atendimento ao cliente, elevando o grau de confiança da marca.
O selo é gratuito, no entanto, para conquistá-lo, é necessário atender alguns requisitos:
- Número de avaliações igual ou superior a 50;
- Índice de resposta igual ou superior a 90%;
- Índice de solução igual ou superior a 90%;
- Média das avaliações (dadas pelo consumidor) igual ou superior a 7;
- Índice de novos negócios (“voltaria a fazer negócios?”) igual ou superior a 70%.
4. Norton Secured
O selo da Norton Secured é um dos mais conhecidos do mercado digital e pode trazer bastante credibilidade à sua página. É fornecido pela empresa Norton, líder em soluções de cibersegurança.
Assim, o selo serve para indicar aos visitantes que sua loja é segura e confiável para navegação e realização de compras.
Antes de instalar o selo, é necessário atender aos seguintes pré-requisitos:
- Possuir um certificado SSL emitido pela Norton;
- Ter acesso e estar familiarizado com o código-fonte do seu site para inserir o código do selo corretamente;
- Ter noções básicas de HTML e JavaScript para realizar a implementação adequada do selo.
Além disso, é importante saber que os valores dos serviços de segurança da Norton podem variar entre US$ 399 e US$ 1.999.
Na Nuvemshop, que é uma plataforma altamente intuitiva e fácil de usar, esse processo pode ser realizado pelo próprio lojista, que conta com todo o suporte e apoio técnico necessário do time de Professional Services para fazer as configurações.
Junior Kirchner, CEO da Saint Germain e cliente Nuvemshop Next, conta sobre sua experiência:
"Precisamos fazer modificações rápidas, sem a necessidade de um operador ou TI para arrumar questões do site. A Nuvemshop é uma plataforma intuitiva e fácil de mexer, onde nós mesmos operamos o site facilmente."
5. ClearSale
A ClearSale é uma empresa brasileira de tecnologia antifraude que visa proteger negócios online contra transações fraudulentas.
Ao exibir o selo de segurança ClearSale, você demonstra aos seus clientes que a sua loja virtual adota medidas eficientes para garantir a segurança das transações efetuadas no site.
E, para exibir o selo de segurança da ClearSale em seu site, é necessário contratar uma de suas soluções antifraude. Após a contratação, a empresa fornece orientações sobre a integração de suas ferramentas ao seu e-commerce.
O preço do serviço precisa ser consultado com um representante por meio do site oficial da ClearSale.
6. SiteLock
O SiteLock oferece toda a estrutura necessária para que você tenha um site seguro e confiável. Além de, claro, fornecer certificados que informem aos seus visitantes que eles estão em um ambiente seguro.
Os valores podem variar entre US$ 14,99 e US$ 49,99, além de oferecer serviços customizados que devem ser acordados com um representante.
Cada alternativa conta com suas próprias vantagens, por isso vale a pena tomar a sua decisão com calma e priorizando ao máximo as necessidades do seu negócio.
Quais são os benefícios do selo de segurança?
Agora que você já sabe o que é um selo de segurança para site e quais são as principais soluções do mercado, nada mais justo do que conhecer os seus benefícios, certo? Portanto, confira as vantagens na sequência:
Credibilidade
Embora o e-commerce esteja conquistando cada vez mais espaço no cotidiano das pessoas, é comum que os consumidores tenham inseguranças ao compartilhar dados financeiros e pessoais na internet.
Pensando nisso, o selo de segurança serve para demonstrar confiança e aumentar a credibilidade do seu negócio, fazendo com que as pessoas sintam-se seguras ao navegar em sua loja.
Aumento da taxa de conversão
Imagine que um novo usuário encontra seu e-commerce.Nada para ele é familiar, então é natural que ele procure algum tipo de “certeza”. Nesse sentido, o selo de segurança pode eliminar esse desconforto inicial, já que funciona como um fator de confiança visual.
Com isso, o cliente se sente mais seguro para comprar com tranquilidade em sua loja, o que influencia diretamente na taxa de conversão do seu site de vendas. Afinal, quando o cliente percebe que o ambiente é protegido, ele fica mais propenso a realizar a compra sem receios.
Facilita contratos com operadoras de cartão de crédito
Muitas operadoras de cartões de crédito do mercado levam em consideração a segurança de uma página no momento de estabelecer contratos. Desse modo, se você pretende oferecer diversos meios de pagamento — o que é altamente recomendável — , o selo de segurança deve ser um item obrigatório da sua loja virtual.
Como incluir o selo de segurança na Nuvemshop?
Se você tem uma loja Nuvemshop, antes de mais nada, é importante saber que seu e-commerce é seguro e confiável sem que você precise fazer nada. Isso porque a plataforma garante o certificado SSL a todas as lojas e a estrutura necessária para que seus clientes possam comprar de você com segurança e tranquilidade.
Mas, se você quer aumentar a sua credibilidade online, é possível incluir selos de segurança por meio do seu painel administrativo. Dessa forma:
- Acesse o painel administrador Nuvemshop;
- Siga pelo caminho “Layout” e clicar em “Editar Layout“;
- Na seção Configurações avançadas, clique em “Rodapé da página“;
- Uma vez dentro desse menu, deslize até seção Selos personalizados no rodapé;
- Nesta seção, você pode escolher entre duas formas de adicionar o selo no rodapé do Layout:
- Imagem do selo: permite adicionar uma imagem do selo e incluir um link clicável, porém sem validação;
- Código HTML ou JavaScript: permite vincular um selo via código HTML ou JavaScript com uma validação através da certificadora.
- Por último, depois de inserir o selo de alguma das duas formas acima, basta clicar em “Publicar Alterações” para finalizar.
É importante lembrar que esse processo precisa ser realizado pelo desktop (notebook ou computador) ou pela versão web do seu navegador em um celular.
Veja, abaixo, o tutorial completo para inserir selos de seguranca personalizados na Nuvemshop:
👉Confira: Como inserir selos personalizados no layout?
Tudo certo sobre os selos de segurança?
Com um selo de segurança, seu e-commerce consegue deixar os visitantes mais confortáveis e seguros para realizar compras. Por isso, analise as opções de selos de segurança que listamos no artigo e escolha a que faz sentido para a sua empresa.
E, se ainda não vende online, que tal criar a sua loja virtual grátis com a Nuvemshop e incluir selos de segurança por meio do seu painel administrativo? Descubra como a nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a decolar. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙