O que é o Gerenciador de Negócios do Facebook e como usá-lo?

Imagem mostrando a página do Facebook, representando o gerenciador de negócios.
Pontos principais do artigo:
  • Apesar de queda de alcance, o Facebook tem 2,85 bilhões de contas ativas, sendo importante para presença digital;
  • O Gerenciador de Negócios permite gerenciar páginas, anúncios, Instagram e catálogos num local, com permissões variáveis para equipes e segurança;
  • Ao criar uma loja virtual grátis com a Nuvemshop, você pode integrá-la com o Facebook e vender diretamente pela rede social, sem perder tempo gerenciando mais de um canal de venda por vez.

Você sabe o que é Gerenciador de Negócios do Facebook? Nos últimos anos a capacidade de alcance da rede diminuiu. Isso porque as pessoas mais jovens pararam de utilizá-lo, o que é um motivo de preocupação do CEO da plataforma.

No entanto, um relatório feito pelo We are Social em parceria com o Hootsuite, mostrou que o Facebook ainda é a rede mais utilizada no mundo, contando com 2,85 bilhões de contas ativas.

Ou seja, ter uma presença ativa no Facebook ainda é algo muito relevante para negócios que desejam criar uma presença digital. E, para isso, você deve saber usar o Gerenciador de Negócios do Facebook Business. Entenda tudo sobre essa ferramenta neste artigo! Vamos lá?

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O que é Gerenciador de Negócios do Facebook?

Como o nome sugere, o Gerenciador de Negócios do Facebook é uma ferramenta que permite gerenciar várias páginas de negócios do Facebook que estejam ativas e contas de anúncios, bem como contas do Instagram e catálogos online, tudo em um só lugar. Para isso, você precisa ter uma permissão de administrador daquela página, que é normalmente concedida pelo seu criador.

Pensando nisso, ele também permite que você conceda acesso total ou parcial aos membros da sua equipe com base em suas funções. Isso significa que você pode delegar tarefas entre vários funcionários com segurança. Não existe apenas a função “administrador”, são várias licenças que você pode conceder conforme a necessidade daquele usuário específico.

Para agências de marketing, por exemplo, isso significa que elas podem vincular várias páginas do Facebook de seus clientes à sua conta do Gerenciador de Negócios do Facebook sem vincular contas pessoais ou de seus funcionários como administradores.

Para as empresas, também significa permitir que os funcionários gerenciem sua página do Facebook sem, essencialmente, ter controle sobre a propriedade de sua página ou ativos. E para empreendedores iniciantes, que normalmente contratam um freelancer de redes sociais, isso significa ter a liberdade de passar um pouco do controle para ele também.

💡 Saiba mais: Como vender pelo Facebook?

Por que usar o Gerenciador de Negócios?

Agora que você sabe o que é o Gerenciador de Negócios do Facebook, você já deve ter uma ideia do por que usá-lo. Mas vamos destacar os principais benefícios da ferramenta. Confira

  • Separar seu perfil pessoal da sua página de negócios: isso significa que você não precisa mais se preocupar com questões de privacidade ou postar acidentalmente algo que se destina ao seu perfil pessoal do Facebook em sua página do Facebook (ou vice-versa);
  • Gerenciar com eficácia várias contas: significa que você tem um lugar central para controlar seus anúncios e acompanhar o desempenho, o que torna mais fácil organizar seus esforços. Além de fazer todo o gerenciamento de publicações, agendamentos e obter insights do negócio;
  • Compartilhar o acesso com segurança com várias pessoas: você pode dar acesso a agências, parceiros ou fornecedores sem dar a eles a propriedade de seus ativos de negócios. Mostraremos como fazer isso posteriormente neste artigo;
  • Controlar a quantidade de permissões por usuário: isso simplifica o processo de delegar tarefas e supervisionar o que seus funcionários estão fazendo, sem arriscar a segurança;
  • Revogar facilmente o acesso de qualquer usuário: novamente, como os perfis pessoais não estão vinculados à sua página ou à de seus clientes no Facebook, é fácil manter uma lista atualizada no Business Manager;
  • Criar diferentes públicos-alvo para diferentes campanhas publicitárias: isso é particularmente útil para quando você vai fazer uma promoção mais segmentada, bem como para empresas que têm como alvo diferentes tipos de público.

💡 Saiba mais: Como o Creator Studio do Facebook pode ajudar na produção de conteúdo?

Como criar uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook?

Bem, para aproveitar todas essas vantagens, você precisa saber como criar uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook. Confira como fazer isso em apenas dois passos simples:

1. Configure seu Gerenciador de Negócios do Facebook

Acesse a página do Gerenciador de Negócios do Facebook e clique em “Criar conta”. Em seguida, preencha o formulário com informações básicas, como nome da empresa, nome e endereço de e-mail comercial, etc. Em seguida, clique em “Avançar”.

Depois disso, você precisará inserir mais informações sobre sua empresa, como endereço físico, número de telefone e site. Depois de concluído, clique em “Enviar”.

Neste ponto, você deve receber um e-mail de confirmação. Clique em “Confirmar agora” nesse e-mail e pronto. Agora você tem uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook.

2. Vincule sua página do Facebook

Em seguida, você vincula sua conta de gerente de negócios a todas as páginas do Facebook e Instagram que está gerenciando. Em seu painel, você tem a opção de “Adicionar página” ou “Criar página”.

Para vincular uma página existente, clique em “Adicionar página” e digite o nome da página ou URL. Se você for um administrador da página, o Facebook aprovará automaticamente a solicitação.

Para agências que não possuem os ativos de negócios de seus clientes, vincular uma página requer o envio de uma solicitação a seus clientes. Nas configurações de negócios, encontre “Páginas” em “Contas” e clique em “Adicionar”. Em seguida, selecione “Solicitar acesso a uma página” e escolha a página que você deseja acessar.

Depois de vincular as páginas que está gerenciando, você pode acompanhar todas as suas postagens e suas respectivas métricas de desempenho em um só lugar. Isso inclui métricas como o alcance do Facebook e cliques para que você saiba se seus esforços estão valendo a pena.

👉Confira: Como vincular a conta do Instagram com o Gerenciador de Negócios do Facebook?

Antes de continuar, veja o vídeo abaixo:

Como usar o Gerenciador de Negócios do Facebook?

Existem diversas formas pelas quais você pode fazer um melhor uso do Gerenciador de Negócios do Facebook. Por isso, separamos aqui algumas dicas para você. Confira:

Aumente a segurança da sua conta

O Gerenciador de Negócios do Facebook permite adicionar uma camada extra de proteção para seus ativos de negócios, o que é uma das suas principais vantagens.

Você tem a opção de configurar a autenticação de dois fatores para sua conta nas configurações de negócios em “Central de segurança”. Isso vai te blindar de perdas por hackers nesta rede social.

💡 Saiba mais: O que é API de Conversões e como funciona?

Configure os pixels do Facebook

Para coletar com eficácia as informações que alimentarão sua estratégia de marketing e campanhas publicitárias no Facebook, certifique-se de configurar os pixels do Facebook imediatamente. Em suas configurações de negócios, vá para a parte de fonte de dados e encontre “Pixels”.

Você só precisa nomear seu Pixel no menu suspenso de configuração, mas também tem a opção de adicionar o URL do seu site para descobrir opções de configuração fáceis. Selecione “Configurar Pixel agora” e siga as instruções de instalação.

Caso você tenha um e-commerce na Nuvemshop, consegue fazer a integração com ferramentas de remarketing de redes sociais, como o Pixel do Facebook. Com ele, você consegue rastrear as interações dos usuários com a sua loja virtual, permitindo que posteriormente eles sejam impactados com anúncios específicos.

💡 Saiba mais: O que é o pixel do Facebook e a API de conversões?

👉 Confira: Como criar e instalar o pixel do Facebook?

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Configure lojas

Se sua empresa tem vários locais, configurá-los permitirá que os clientes encontrem as páginas da loja mais relevantes e mais próximas por meio de mecanismos de pesquisa.

Para fazer isso, clique no botão “Gerente de negócios” na parte superior da página e selecione “Locais de loja” em “Ativos”. A seção “Ativos” também oferece a opção de adicionar catálogos, públicos e mídia de marca, caso seja necessário adicioná-los posteriormente.

Clique em “Adicionar lojas” e selecione “Adicionar manualmente” para preencher os detalhes necessários sobre sua loja. O Facebook recomenda o uso de uma planilha se você precisar adicionar mais de dez lojas.

Configure o gerenciador de comércio

O gerenciador de comércio é onde você vai poder fazer todo o gerenciamento do seu e-commerce pelo Facebook. Ali, você vai poder fazer o upload do seu catálogo de produtos, transferindo essas informações para o Instagram e criando uma loja por lá também. Essa funcionalidade é totalmente obrigatória para aqueles que possuem ou desejam criar uma loja virtual.

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Qual a diferença entre o Gerenciador de Anúncios do Facebook e o Gerenciador de Negócios?

O Gerenciador de Anúncios do Facebook está dentro do Gerenciador de Negócios e é uma ferramenta de gerenciamento de anúncios para criar, editar e analisar campanhas promocionais pagas do Facebook.

Essa plataforma facilita a criação e o monitoramento de campanhas publicitárias em várias plataformas de publicidade de propriedade do Facebook, incluindo anúncios do Instagram, por exemplo. Ou seja, a diferença principal aqui é que o gerenciador de anúncios é uma vertente do gerenciador de negócios.

💡 Saiba mais: Como anunciar no Facebook?

Pronto para usar o Gerenciador de Negócios do Facebook?

Nós te contamos aqui as principais informações e dicas do que é e como usar o Gerenciador de Negócios do Facebook. No entanto, apenas com a prática você entende profundamente como essa ferramenta funciona e todas as maravilhas que ela pode fazer por você e pelo seu negócio.

Por fim, que tal criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop? É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre Gerenciador de Negócios do Facebook

É uma ferramenta que permite gerenciar várias páginas de negócios do Facebook, que estejam ativas e contas de anúncios, bem como contas do Instagram e catálogos de produtos, tudo em um só lugar.

  • Separar seu perfil pessoal da sua página de negócios;
  • Gerenciar com eficácia várias contas;
  • Compartilhar o acesso com segurança com várias pessoas;
  • Controlar a quantidade de permissões por usuário;
  • Revogar facilmente o acesso de qualquer usuário;
  • Criar diferentes públicos-alvo para diferentes campanhas publicitárias.

  • Crie uma conta;
  • Aumente a segurança;
  • Configure os pixels;
  • Configure lojas físicas;
  • Configure o gerenciador de comércio.

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