O que é gestão de tráfego, tipos e como fazer?
Gestão de tráfego é o processo de planejar, implementar e otimizar estratégias para direcionar e aumentar o fluxo de visitantes (tráfego) a um site, rede social ou plataforma digital. Ela envolve o uso de várias técnicas para atrair públicos-alvo qualificados e aumentar a visibilidade de produtos, serviços ou conteúdos online.
Se você tem um negócio online e está mirando em sua expansão, certamente já ouviu falar sobre gestão de tráfego. Mas, afinal, o que é e como funciona essa estratégia?
Em linhas gerais, a gestão de tráfego visa a ampliação da sua marca no mercado virtual. Considerando a importância da visibilidade para um e-commerce, conhecer essa estratégia e entender como ela funciona pode ajudar no seu crescimento e ser um fator determinante para o seu sucesso.
Por isso, separamos, neste guia completo, tudo o que você precisa saber sobre como fazer gestão de tráfego e algumas dicas para começar a planejá-la em sua loja virtual. E, se já trabalha com tráfego pago e quer potencializar seus resultados, também vai descobrir novas estratégias e canais para aumentar seu alcance. Sem mais delongas, vamos à leitura! 🧐
E se você quer aumentar o tráfego da sua loja virtual, experimente a Nuvemshop Next, nossa solução para negócios em crescimento que oferece ferramentas de marketing poderosas para negócios em expansão.
O que é gestão de tráfego?
Tráfego no mercado digital diz respeito ao fluxo de visitantes em suas páginas online, como site de vendas, blog, landing pages etc. Essa é uma métrica fundamental para mensurar a efetividade de toda a sua estratégia de marketing e vendas.
Logo, a gestão de tráfego é uma estratégia de marketing digital que busca atrair mais usuários para uma loja virtual ou site. Essa atração pode acontecer de forma orgânica (por meio de conteúdos e estratégias de SEO) ou de forma paga (por meio dos anúncios no Google ou nas redes sociais).
💡 Saiba mais: 7 dicas de tráfego pago para iniciantes no e-commerce
🎓 Curso grátis: Curso de tráfego pago para e-commerce
O que é um gestor de tráfego?
O gestor de tráfego é o profissional responsável por fazer a gestão de ferramentas de anúncios pagos, (como Google Ads, Instagram Ads e Facebook Ads) para atingir o público-alvo de uma determinada marca.
Ele quem irá te ajudar a entender quais produtos têm maior demanda, onde os clientes encontram sua loja (pesquisas no Google, redes sociais etc.) e quais são os canais de comunicação mais eficientes de acordo com o seu negócio. Por exemplo, se você vende roupas, sem dúvidas o Instagram pode ser um ótimo canal de vendas.
Com isso em mente, o gestor irá pensar nos melhores caminhos para chamar a atenção dos usuários e fazer com que eles visitem o seu e-commerce. Essa é uma forma de aumentar o seu brand awareness (parâmetro que estima como uma empresa é reconhecida pelo público) e a sua taxa de conversão utilizando os artifícios adequados para o seu negócio.
Como funciona a gestão de tráfego?
A gestão de tráfego envolve diversas atividades, tais como:
- Estudar o público-alvo e o posicionamento da marca;
- Fazer a segmentação avançada do público (dividir em diversos grupos conforme perfis e interesses);
- Elaborar um planejamento de marketing completo;
- Determinar quais métricas serão acompanhadas;
- Definir o objetivo das campanhas (atrair visitas, gerar mensagens diretas, captar leads, etc.)
- Escolher os canais mais eficazes para a divulgação do negócio;
- Utilizar ferramentas e plataformas de gestão de tráfego, como Google Analytics, Google Tag Manager, Google Search Console, entre outros;
- Configurar e lançar campanhas;
- Gerar e acompanhar relatórios de desempenho;
- Fazer ajustes em campanhas, realizar testes e buscar as melhores práticas do mercado.
💡 Saiba mais: O que é tráfego para e-commerce e como atrair mais visitantes?
Quais são os tipos de tráfego?
Agora que vimos o que é gestão de tráfego, fica claro que essa é uma tarefa bastante ampla e que pode ser utilizada nos mais diversos contextos. Por isso, é importante conhecer quais são os tipos de tráfego antes de investir nessa estratégia.
A seguir, listamos os principais:
Tráfego pago
Tráfego pago — como já diz o nome — é a prática de criar campanhas de anúncios pagas em ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads. Na prática, você define como a propaganda será veiculada e, principalmente, qual objetivo você quer alcançar e qual público quer atingir.
Desde a CTA (Call To Action, ou Chamada Para Ação, no portugûes) até as imagens anexadas à campanha, tudo pode ser definido de acordo com as necessidades da marca. Além disso, você também pode definir um teto de gastos para que a estratégia de anúncios não atrapalhe a saúde financeira do seu negócio.
Essa é uma das formas mais rápidas e efetivas para atrair público e aumentar o tráfego em seus canais digitais. No entanto, é importante fazer um bom planejamento para evitar criar campanhas que não se conectem com o seu produto ou público.
💡 Saiba mais: O que é mídia paga, como investir e quais as principais plataformas?
Tráfego orgânico
O tráfego orgânico, por sua vez, visa a atração de clientes por meio de canais espontâneos, sem grandes investimentos em dinheiro. Isto significa, por exemplo, criação de conteúdo para blog e redes sociais, lives, vídeos no YouTube, e-books e outros materiais
O tráfego orgânico funciona da seguinte forma: a empresa cria e distribui conteúdos que se conectam com seu produto e sua proposta de valor. Por exemplo, se você trabalha com alimentos veganos, uma boa prática é criar um blog com artigos sobre veganismo, receitas, práticas, dicas etc.
Desse modo, ao pesquisar por assuntos relacionados ao veganismo, o usuário poderá ter contato direto com a sua marca. Com isso, metade do caminho já foi concluído e, a partir daí, entram estratégias como o Inbound Marketing, que irá levá-lo direto para a sua loja virtual.
Essa é uma forma de atrair público qualificado para o seu e-commerce sem a necessidade de gastar dinheiro, como nos casos da gestão de tráfego pago. No entanto, para que a estratégia funcione, será necessário investir em marketing de conteúdo e SEO.
🎓 Curso grátis: Curso de SEO para e-commerce
💡 Saiba mais: Como aumentar o tráfego do site e atrair clientes?
Tráfego de referência
Tráfego de referência consiste em uma série de iniciativas que buscam atrair visitantes por meio de canais externos. Isto é: sites de notícias, fóruns e blogs relacionados ao nicho de mercado etc. Uma das práticas mais comuns dessa estratégia é o link building.
Na prática, funciona assim: ao localizar uma página com potencial de tráfego e que tenha relação com a marca, você pode solicitar que o administrador insira links do seu blog ou loja virtual em seu site. Em troca, você pode convidá-lo para escrever um conteúdo em seu blog ou pode inserir links dele em suas páginas.
No entanto, nem sempre é preciso usar links para gerar tráfego de referência. Conseguir menções em sites com grande autoridade online também é muito útil para a sua estratégia.
Para isso, é importante trabalhar com uma boa comunicação e saber gerenciar relações corporativas. Afinal, estratégias deste tipo tendem a funcionar como uma troca de favores, nesse sentido, ter um bom networking será essencial.
Tráfego social
O tráfego social não é muito diferente dos demais, sua única particularidade é que ele tem como foco as redes sociais. Além das estratégias pagas e orgânicas que vimos anteriormente, o compartilhamento de publicações nessas plataformas também pode ajudar na geração e gestão de tráfego.
Por isso, além de manter a sua marca ativa nas redes sociais, é preciso trabalhar em conteúdos compartilháveis. Isto é: artigos que gerem curiosidade no leitor, infográficos e materiais visualmente atrativos, listas, dicas etc.
Não existe um padrão quanto ao que funciona ou não em termos de conteúdo. Por isso, é importante ter em mente quem é a sua persona. Assim, fica mais fácil criar e distribuir conteúdos com chances de compartilhamento. E, quem sabe, ter um post viral nas redes sociais.
💡 Saiba mais:
- Marketing nas redes sociais: guia completo
- O que é marketing viral e como fazer? [+ exemplos]
Tráfego de e-mail marketing
O tráfego de e-mail marketing anda lado a lado com a estratégia de tráfego orgânico. Isso porque, para que uma pessoa receba suas comunicações, ela precisa ter se inscrito em sua newsletter ou feito o cadastro em seu site, autorizando o envio de e-mails.
Ou seja, neste caso, estamos lidando com um público que já conhece a sua marca e o seu produto. Desse modo, o foco está em converter esses contatos em clientes.
Aqui, os esforços são direcionados para o envio de e-mails com alto potencial de conversão. Normalmente, enviar conteúdos sobre produtos que o cliente já demonstrou interesse, novidades sobre a marca e novos itens tende a funcionar muito bem.
Mas, assim como qualquer outra estratégia de tráfego, é preciso ter em mente o que e para quem você está enviando mensagens. Isso porque, caso você crie um fluxo de comunicação inadequado para nutrição dos leads, seus contatos podem cancelar o cadastro em sua loja ou até mesmo bloquear o seu e-mail.
💡 Saiba mais: Exemplos de e-mail marketing: confira os 10 melhores
Tráfego direto
Por fim, o tráfego direto é sem dúvidas um sonho para todos os empreendedores digitais. Ele consiste na criação de autoridade online e do reconhecimento de marca a fim de fazer com que o usuário acesse a sua página diretamente pelo navegador.
Ou seja, ao invés de visitar outras páginas, o consumidor digita o seu domínio e acessa o seu site sabendo que você tem a solução que ele precisa.
Para criar este tipo de dinâmica com a sua audiência, é necessário trabalhar muito bem o seu valor de marca, considerando não apenas a visibilidade online, como também, a qualidade do produto que você vende e a confiança do consumidor.
Se você sente que é o momento de dar o próximo passo do seu negócio e expandir o alcance da sua marca para conquistar esses resultados, a Nuvemshop Next pode te ajudar. Com essa solução, você tem acesso a um gerente dedicado, aplicativos exclusivos e um time de serviços profissionais para alavancar seus resultados. Saiba mais:
Quais são os benefícios da gestão de tráfego?
Agora que já conhecemos os tipos de tráfego, o que é um gestor de tráfego e como funciona essa prática, que tal saber mais sobre os benefícios dessa estratégia? Confira a seguir:
Gera tráfego qualificado
O principal ponto da gestão de tráfego é atrair as pessoas certas para a sua loja virtual. Afinal, do que adianta receber milhares de visitas em um dia e não vender nenhum produto, não é?
Com uma boa gestão de tráfego, você terá leads (potenciais clientes) mais qualificados. Isto é, pessoas que tenham interesse nos tipos de produtos que você vende ou serviços que você oferece.
Aumenta a autoridade da sua marca
Outro fator que pode ser impulsionado pela gestão de tráfego é a autoridade da sua marca. Quanto mais conteúdos, menções e links o seu site tiver, os mecanismos de busca irão qualificá-lo como uma referência no seu nicho de mercado.
Com isso, além de ter maior destaque nas páginas de aparecer no topo do Google, o nome da sua marca ganha mais visibilidade. Assim, quando um consumidor pensar em um produto relacionado ao seu negócio, sua empresa será um dos principais nomes que ele irá considerar.
Melhora o seu ROI
O ROI (Return On Investment ou Retorno do Investimento, no português) é uma métrica importante para qualquer empresa. Afinal, quando apostamos em alguma iniciativa, esperamos que ela nos traga resultados que compensem o que foi gasto na sua implementação, certo?
Considerando que uma boa gestão de tráfego tende e eliminar cada vez mais os gastos com anúncios, o seu ROI passa a ser mais relevante. Pois, na medida que sua marca ganha mais notoriedade, a conversão passa a ser maior que o investimento feito nas campanhas.
Aumenta suas vendas
Por fim, uma vez que a gestão de tráfego é aplicada com êxito, em decorrência de todos os feitos citados acima, suas vendas aumentarão. Afinal de contas, com uma marca bem posicionada e um tráfego relevante e qualificado, suas vendas tendem a aumentar cada vez mais.
💡 Saiba mais: 23 dicas de como vender mais de forma eficiente
Como escolher os canais de tráfego?
No início deste artigo mencionamos que parte da gestão de tráfego tem como foco a definição dos canais ideais, certo? Como o e-commerce atualmente transita por uma grande variedade de canais e plataformas, algumas dúvidas podem surgir.
Afinal, são diversos os meios para criar campanhas e impactar seus clientes online. Entre os principais, podemos citar:
Para ajudá-lo a escolher os canais ideais para a sua estratégia, separamos algumas dicas rápidas. Confira-as na sequência:
1. Estude o perfil dos usuários
Essa é uma dica clássica mas que sempre vale reforçar: conheça o perfil do seu consumidor. Somente assim você conseguirá direcionar as campanhas para o público certo com as ferramentas ideais.
2. Defina um orçamento
Lembre-se de ter um orçamento definido para cada campanha e objetivo da sua estratégia. O controle de gastos é importante para garantir que você possa investir na geração de tráfego sem comprometer as demais frentes do seu negócio.
3. Alinhe objetivos e expectativas
Tenha clareza sobre o que você quer atingir e o que você espera de cada iniciativa criada. Trabalhar com objetivos e expectativas bem alinhados irá ajudá-lo a tomar decisões de forma mais assertiva.
Como fazer gestão de tráfego?
Finalmente, é hora de colocar a mão na massa e aprender como fazer gestão de tráfego. Veja o passo a passo:
1. Conheça o seu público-alvo
Já falamos muito sobre isso, mas sempre tem espaço para falar mais. É imprescindível que você saiba com quem você está lidando antes de tomar qualquer decisão do seu negócio.
No caso da gestão de tráfego não é diferente. Somente com um bom conhecimento sobre o seu público-alvo é que você poderá atrair leads qualificados. Caso contrário, toda a sua estratégia pode ser aplicada em vão.
2. Faça um planejamento
Existem campanhas e iniciativas para os mais diversos fins. Por isso, quanto mais organizada, mais eficiente será a sua estratégia.
Faça um mapeamento de todas as campanhas ativas considerando os canais, objetivos, público e orçamento de cada uma. Isso irá ajudar — e muito — na hora de medir os resultados.
3. Defina e acompanhe métricas
Falando em resultados, toda estratégia é guiada por métricas e, no caso da gestão de tráfego, isso não é diferente. Para garantir que seus esforços e gastos sejam investidos nas campanhas certas, é preciso acompanhar os indicadores-chave, ou KPIs.
Nesse contexto, analisar métricas como cliques, impressões e tempo de navegação na página será crucial para direcionar todo o seu plano de ação. Essas são formas de entender quais campanhas e canais fazem mais sentido com a sua estratégia e otimizá-la para atingir os melhores resultados.
4. Contrate um profissional
Por fim, se você acredita que precisa de apoio na gestão de tráfego do seu negócio, contrate um profissional. Por mais que isso demande um investimento maior, é mais seguro aplicar estratégias ao lado de pessoas devidamente qualificadas, não é mesmo?
É uma agência, consultor ou freelancer? Faça parte do programa de parceria que mais cresce na América Latina. Seja um Especialista Nuvemshop e conecte-se a mais de 130 mil lojistas!
Como ser um gestor de tráfego?
Como vimos, ser um gestor de tráfego envolve uma série de responsabilidades que irão demandar conhecimentos específicos sobre o mercado digital. Portanto, para se tornar um gestor de tráfego você vai precisar passar por uma jornada de aprendizado que pode incluir as etapas listadas abaixo:
- Adquirir conhecimento em marketing digital: é extremamente necessário entender os fundamentos do marketing digital, tais como práticas de SEO, estratégias de marketing de conteúdo, mídias sociais e publicidade paga;
- Aprender a usar plataformas de publicidade: você também vai precisar saber como utilizar as plataformas de publicidade, tais como o Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e LinkedIn Ads, para criar campanhas eficientes;
- Praticar com campanhas de publicidade: outra boa prática é praticar e experimentar estratégias e plataformas criando campanhas de publicidade para ganhar experiência e aprender como otimizá-las, atingindo os melhores resultados possíveis;
- Analisar resultados: é essencial saber como acompanhar os resultados das campanhas e fazer ajustes para melhorar o desempenho delas ao longo do tempo;
- Manter-se atualizado: por fim, mas não menos importante, você precisa saber que o marketing digital está em constante evolução, portanto, é importante manter-se atualizado sobre novas tendências e práticas.
Além disso, muitos profissionais de marketing digital obtêm certificações em plataformas de publicidade, como o Google Ads e o Facebook Ads, para demonstrar sua competência e conhecimento.
Qual é o salário de um gestor de tráfego?
O salário de um gestor de tráfego pode variar dependendo de alguns fatores, como localização geográfica, nível de experiência, tamanho da empresa e setor de atuação. Em média, nos Estados Unidos, o salário anual de um gestor de tráfego pode variar entre U$ 50 mil e U$ 90 mil.
No Brasil, a média salarial pode variar entre R$ 3 mil e R$ 5 mil por mês, mas isso vai depender bastante da região e da empresa em que se trabalha. É importante ressaltar que esses valores são apenas uma média e podem variar bastante dependendo das condições específicas de cada caso.
Tudo certo sobre gestão de tráfego?
Pode parecer complexo mas, uma vez que você entende o conceito, trabalhar a gestão de tráfego do seu negócio não é nenhum bicho de sete cabeças. Com um bom planejamento, é possível criar campanhas de sucesso e aumentar cada vez mais os seus resultados.
E, caso precise de apoio nas estratégias de marketing digital do seu negócio, conte com a Nuvemshop Next! Aqui, você tem todo o suporte de um gerente dedicado, aplicativos exclusivos e um time de serviços profissionais para alavancar seus resultados. Esperamos por você! 💙