O que é gestão empresarial e como administrar um negócio?
Gestão empresarial é uma estratégia de negócios que tem como objetivo organizar e aprimorar os processos de um negócio, ajudando os líderes nas tomadas de decisão. Ela abrange as mais diversas áreas e é essencial para o desenvolvimento sustentável das empresas.
Administrar uma empresa, seja ela grande ou pequena, é sempre um desafio. Quando é um negócio individual, apenas uma pessoa é responsável por resolver sozinha todas as demandas. Conforme o porte aumenta, vê-se claramente a necessidade de implementar uma gestão empresarial.
Como o nome sugere, essa área é responsável por administrar o negócio como um todo, englobando todos os setores da empresa, como financeiro, recursos humanos, projetos etc. Quando todas essas áreas funcionam em harmonia e alinhadas ao planejamento estratégico, é mais fácil e rápido atingir os resultados esperados.
Quer potencializar o crescimento do seu negócio? Então, veja o que é gestão empresarial, qual a sua importância e como executá-la! Aproveitando, se quiser organizar o controle financeiro do seu e-commerce, não deixe de baixar a planilha gratuita:
O que é gestão empresarial?
Gestão empresarial é uma estratégia pautada em planejamento e ações para melhorar e potencializar os resultados do negócio. Ela integra todas as áreas de uma empresa e conta com recursos financeiros, estruturais e humanos para traçar objetivos-chave e alcançá-los.
O conceito de gestão empresarial está muito ligado à maneira como uma organização mapeia seus processos e gerencia a rotina de trabalho de toda a equipe. Como você pode imaginar, essa é uma área muito ampla, que precisa ser dividida em diversas subáreas para que toda a empresa consiga ser administrada com excelência.
Podemos dizer que uma organização é como uma grande máquina, constituída de pequenas partes. Independentemente do tamanho dessas peças, a falta de alguma impede o funcionamento do todo. Portanto, é função da gestão empresarial garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente.
Vale mencionar aqui que os cargos de gestor e dono de uma empresa diferem e não precisam estar, necessariamente, interligados. Isso porque os processos de gestão são técnicos, requerendo muito estudo e conhecimentos específicos — que talvez o dono não tenha.
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Para que serve a gestão empresarial?
Gestão empresarial serve para garantir o crescimento saudável de um negócio. Para isso, a área conta com o apoio de setores como contabilidade, economia, recursos humanos, administração, direito tributário, logística, gestão de conhecimento, marketing, empreendedorismo e várias outras.
Tudo isso permite que o gestor consiga orientar os funcionários, motivá-los e fornecer as ferramentas necessárias para que os objetivos estratégicos da organização sejam alcançados.
Portanto, os conceitos da gestão empresarial estão relacionados a organizar processos e gerenciar a rotina de trabalho dos funcionários.
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Qual a importância da gestão empresarial para o negócio?
A gestão empresarial é importante para criar uma ponte entre todos os processos organizacionais. Entre eles, podemos citar gestão de pessoas, admissões e demissões, análise de custo, política de pagamentos, alinhamento estratégico, processos financeiros etc.
Dentro de uma organização, a gestão empresarial se baseia nos interesses dos stakeholders — ou seja, todos os indivíduos ou organizações envolvidos nos processos e resultados de uma empresa. Isso inclui funcionários, consumidores, acionistas, gestores, entre outros. Todos com um objetivo em comum: garantir que o negócio se mantenha ativo e saudável.
Para cumprir esse objetivo, a gestão empresarial precisa cumprir os seguintes papéis:
- Alinhar as metas dos times;
- Reduzir custos sempre que possível;
- Aproveitar ao máximo os talentos da empresa;
- Propor uma utilização consciente dos recursos;
- Se adequar a cenários dinâmicos e de incertezas.
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O que faz um gestor empresarial?
O gestor empresarial é a pessoa responsável por administrar as atividades de uma equipe, independentemente do tamanho. Desse modo, ele é um facilitador, delegando tarefas e ajudando os profissionais do time a atingir as metas, organizar a rotina, facilitar a comunicação e muito mais.
Confira, a seguir, quais são as principais funções de um gestor comercial:
Determina os objetivos do time
Com base no plano de negócios da empresa, o gestor empresarial define quais serão os objetivos individuais e a nível de equipe. Dessa forma, ele consegue acompanhar de perto o desenvolvimento dos profissionais, melhorar a produtividade e garantir que as ações do time estão alinhadas com as metas gerais da organização.
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Planeja as atividades
Também é função do gestor empresarial planejar as ações que levarão ao alcance das metas. O gerenciamento de projetos ajuda a equipe a se manter organizada, focada e concluir as tarefas com eficiência.
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Organiza as equipes
Um time de excelência é aquele composto por pessoas diferentes, que apresentam habilidades diversas. Quanto mais heterogênea uma equipe, mais ideias inovadoras surgirão. Por isso, é papel do gestor empresarial orientar o recrutamento e a seleção, desenvolver as pessoas e incentivar o trabalho em equipe.
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Facilita a comunicação
Imagine o quanto pode ser desafiador trabalhar com pessoas tão diferentes entre si, com ideias e comportamentos distintos. Nessas horas, o gestor empresarial surge para garantir que todos caminhem na mesma direção e tenham as ferramentas necessárias para trabalhar.
A comunicação interna, nesse caso, é uma importante aliada, pois faz com que todos os funcionários estejam na mesma página. Desse modo, o gestor promove um bom relacionamento interno, assumindo o papel de democratizar a mensagem destinada às pessoas. Com isso, ele estimula a transparência e difunde os ideais da companhia.
Motiva o time
Seja por meio de feedbacks, políticas de benefícios ou promovendo a cultura, os gestores empresariais têm o papel fundamental de motivar a equipe. Afinal, funcionários motivados e satisfeitos com a organização tendem a apresentar melhores resultados.
Quais são os tipos de gestão empresarial?
Há diversos tipos de gestão empresarial, sendo que cada um deles atende a propósitos e modelos de negócios específicos. Podemos citar:
- Democrática;
- Meritocrática;
- Cadeia de valor;
- Ciclo de Inovação;
- Foco em processos;
- Foco em resultados;
- Ciclo de Deming (Ciclo PDCA).
A seguir, entenda cada uma delas:
Democrática
Na gestão de negócios democrática, os colaboradores são consultados e ajudam a empresa nas tomadas de decisão, fazendo com que a equipe se sinta valorizada, além de melhorar a experiência do colaborador.
Meritocrática
A gestão meritocrática parte do pressuposto de que a competitividade e o desempenho entre os funcionários deve ser estimulada e recompensada, pois isso faria com que todos buscassem o próprio desenvolvimento e a superação de metas.
Cadeia de valor
A cadeia de valor, ou proposta de valor de uma empresa, é usada para mapear os seus processos internos, interligá-los e buscar seus diferenciais competitivos, adequando-os e relevando-os ao público de interesse para solucionar seus problemas e criar conexão.
Ciclo de inovação
A gestão por ciclo de inovação tem como base o estímulo às análises críticas e criativas de forma periódica, visando, como o nome diz, tornar a companhia reconhecida pelas entregas inovadoras ao mercado.
Foco em processos
Como o próprio nome diz, a gestão com foco em processos visa aprimorar a execução das atividades internas empresariais, fazendo com que haja produtividade e excelência nas entregas.
Foco em resultados
O modelo de gestão com foco em resultados tem como foco alcançar metas rapidamente, fazendo com que todo o esforço seja direcionado para atingir os objetivos traçados como prioridade previamente.
Ciclo de Deming (Ciclo PDCA)
A base do tipo de gestão ciclo de Deming, também conhecido como PDCA tem como pilares planejar, executar, checar e agir (origem da sigla, em inglês para plan, do, check e act), e consiste em solucionar problemas e realizar melhorias por meio desses quatro passos, podendo ser aplicados em diversas áreas da empresa.
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Como colocar a gestão empresarial em prática?
Agora que você já sabe o que é gestão empresarial e qual a sua importância, chegou o momento de aprender, na prática, como adotar uma postura estratégica diante dos objetivos do seu negócio.
Vale lembrar que há algumas diferenças significativas entre a administração de pequenas e grandes empresas. No entanto, as dicas que daremos a seguir são universais e podem ser aplicadas a negócios de todos os portes. Confira:
1. Mapeie a organização
O primeiro passo de qualquer planejamento envolve entender profundamente a empresa. Isso inclui definir missão, visão e valores, bem como analisar a concorrência, mapear os fornecedores e entender o cenário atual do mercado.
Nessa etapa, é importante criar um plano de negócio bem elaborado, que inclua metas claras e atingíveis. Além disso, os objetivos podem ser divididos em longo, médio e curto prazo.
💡 Saiba mais: Qual é a estrutura de um plano de negócios?
2. Entenda o perfil dos clientes
Já mencionamos como é importante entender o mercado do qual a sua empresa faz parte. Durante essa análise, surgirá o conceito de persona — personagem semifictício que representa o seu cliente ideal.
Estudar o seu público-alvo é fundamental para entender quais são as necessidades dessas pessoas e de que forma a sua empresa pode ajudá-las. Faça uma pesquisa para entender quais as tendências de consumo da sua persona e veja como você pode se inserir nesse cenário.
💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?
3. Tenha uma equipe preparada
Contar com pessoas preparadas para executar as funções atribuídas a elas é fundamental para fazer uma boa gestão empresarial. Mesmo que você precise da ajuda de poucos profissionais, é fundamental que todos sejam qualificados e engajados com o propósito da marca.
Se você é MEI (Microempreendedor Individual) e não tem um time para te ajudar, vale considerar essa lógica em todas as relações comerciais que você tiver. Isto é, trabalhe com fornecedores e parceiros preparados para oferecer o melhor serviço possível.
4. Faça uma boa gestão
Um líder de sucesso é aquele que consegue cumprir suas demandas e incentivar a equipe a crescer de forma autônoma, oferecendo toda a ajuda necessária para o cumprimento das metas.
Para isso, é fundamental adotar uma postura humanizada, pautada em feedbacks constantes e alinhada à cultura empresarial.
5. Invista no controle de qualidade
Para vender mais e fidelizar os clientes, é imprescindível oferecer um produto aprovado no controle de qualidade e uma experiência de compra memorável. Mas alcançar esse sucesso só é possível a partir do feedback dos compradores, que testaram a mercadoria ou o serviço e podem dizer o que está bom e o que ainda precisa melhorar.
Portanto, avaliar a satisfação do cliente é um passo importante para garantir a qualidade dos itens vendidos e do atendimento prestado.
💡 Saiba mais: Como fazer uma pesquisa de satisfação?
6. Acompanhe as finanças
A contabilidade é uma parte importante da gestão empresarial — talvez a mais importante. Realizar a gestão financeira corretamente garante a saúde do seu negócio, evitando problemas relacionados ao seu faturamento.
Para ter uma vida financeira empresarial saudável, tenha um fundo de reserva, mantenha o estoque sob controle, reduza gastos desnecessários, faça e analise relatórios e tenha um controle de vendas eficaz.
7. Tenha ideias inovadoras
Avaliar as tendências do mercado e entender qual delas pode ser benéfica para o seu negócio também é uma etapa da gestão empresarial. Afinal, é preciso ter um olhar crítico sobre o que se passa no entorno para entender o que é apenas um modismo.
Portanto, é imprescindível prestar atenção nas novidades tecnológicas e no que está sendo dito em fóruns e redes sociais para lançar produtos novos, reduzir custos ou oferecer um atendimento ao cliente único e inovador.
💡 Saiba mais: Dicas para perder o medo de empreender e ter sucesso
8. Conte com a tecnologia
É possível encontrar softwares e aplicativos dedicados a diversas tarefas da gestão empresarial — desde o controle de ponto dos funcionários até ferramentas de kanban, produtividade, gestão de estoque e muito mais. Para empreender de forma saudável é importante avaliar as necessidades da organização e escolher recursos tecnológicos que estejam à altura.
Por exemplo, quem quer começar um negócio online deve contar com uma plataforma de e-commerce fácil de usar, responsiva, que emite relatórios diversos e ofereça tudo aquilo de que a marca precisa. Mas, para saber as necessidades da sua empresa, é preciso passar por todas as etapas que listamos aqui.
Que tal colocar a gestão empresarial em prática?
Como você pôde perceber, fazer a gestão empresarial é o passo fundamental para alcançar os objetivos de qualquer companhia, seja ela grande ou pequena. Contudo, é necessário colocar algumas ações em prática para que a organização tenha sucesso de vendas e uma vida financeira saudável.
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