Como desenvolver gestão estratégica passo a passo

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Gestão estratégica é o processo de planejar, monitorar e analisar todas as atividades definidas em um plano para alcançar os objetivos de uma empresa. Envolve a identificação de oportunidades, análise do ambiente interno e externo, formulação de estratégias, a implementação dos planos e o acompanhamento das métricas.


É verdade que qualquer jornada se torna mais desafiadora sem um caminho traçado. Assim como um mapa é a garantia que vamos chegar ao lugar certo, elaborar a gestão estratégica de uma empresa é fundamental para ter sucesso em sua trajetória.

O processo funciona como uma forma de navegar com segurança no mercado e aproveitar ao máximo os pontos fortes da sua empresa, possibilitando o ajuste da rota e implementação de melhorias por todo percurso.

Então, se quer entender o que é gestão estratégica, como desenvolver a sua e ainda conferir os seus principais benefícios, é só seguir a leitura do artigo. Vamos lá? 🗺️

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O que é gestão estratégica?

Gestão estratégica é um processo de coordenação que visa alinhar as ações de uma organização com os seus objetivos. Esse modelo envolve a análise de cenários internos e externos, definição de metas, desenvolvimento de estratégias e monitoramento contínuo do progresso.

Neste modelo, os gestores das empresas desenvolvem planos de ação com base na análise das forças e fraquezas do negócio. Assim, a gestão estratégica é utilizada para definir a direção que a empresa deve seguir, impactando diretamente em seu crescimento.

Também é importante que ela esteja alinhada com a missão, visão e valores da empresa, já que os colaboradores de todos os níveis trabalham para que a organização alcance seus objetivos definidos pela gestão estratégica.

Framework para desenvolver gestão estratégica

As fases do framework da gestão estratégica seguem o Ciclo PDCA, em inglês, que consiste no Planejamento (Plan), Fazer (Do), Checar (Check) e Agir (Act).

O objetivo do ciclo é identificar os problemas, definir um plano de ação para alcançar os objetivos, colocar as ações em prática, monitorar os resultados e implementar ajustes.

Abaixo, vamos entender melhor como funciona cada etapa do fluxo de gestão estratégica:

Diagnóstico e análise do cenário

É impossível criar uma estratégia eficaz sem antes analisar profundamente a situação atual da empresa e a realidade na qual está inserida.

Nesta etapa, é importante levar em consideração os fatores internos, como os recursos disponíveis e os externos, como o mercado e a concorrência para elaborar um diagnóstico preciso.

Também é necessário avaliar os pontos positivos e negativos que podem impactar a empresa bem como os seus pontos fortes e fracos.

Nesse sentido, ferramentas como a Análise SWOT (ou Matriz FOFA, em português) são utilizadas por gestores nesta etapa para mapear as variáveis e auxiliar no processo de formulação de estratégias eficazes.

Ao realizar um diagnóstico completo é possível compreender as capacidades e limitações do negócio, além de identificar facilmente as áreas que precisam de melhorias.

💡Saiba mais: Ferramentas de gestão mais utilizadas nas empresas

Formulação

Nesta etapa é necessário traçar um caminho entre a posição atual da empresa e seus objetivos de crescimento para o futuro na direção desejada. Levando em consideração as análises feitas na etapa anterior, a formulação é o momento de criar um plano de ação detalhado, contendo:

  • Definição de metas;
  • Escolha de estratégias;
  • Identificação de recursos;
  • Quem será responsável por cada ação;
  • Cronograma de objetivos.

Metodologias como o plano de ação 5W2H, podem orientar as tomadas de decisão e identificar as necessidades de um projeto. O método é baseado em sete perguntas que servem para organizar e documentar todas as etapas de um projeto. Veja:

  • What: o que será feito?
  • When: quando será feito?
  • Why: por que será feito?
  • Where: onde será feito?
  • Who: por quem será feito?
  • How: como será feito?
  • How much: quanto vai custar?

Criar um bom plano de ação é fundamental para o sucesso da gestão estratégica, todo esse processo precisa ser dinâmico. Ou seja, cabe aos gestores revisarem constantemente o que foi definido para que o plano se mantenha efetivo diante de mudanças internas e externas.

Implementação

Nesta etapa, todas as estratégias previamente planejadas são colocadas em prática. Aqui, a empresa começa a testar o plano de ação para verificar seu impacto real.

Para ter sucesso, é importante seguir o cronograma estabelecido na fase anterior, realizando ajustes, conforme necessário.

Ferramentas como Balanced Scorecard (BSC) são úteis nesta etapa, já que o seu objetivo é auxiliar as empresas no momento de mensurar o seu desempenho e o seu progresso, garantindo que se mantenham alinhadas com os objetivos estratégicos.

Ou seja, a parte de implementação coloca em prática toda a teórica levantada nas etapas anteriores.

Acompanhamento

Por fim, temos a etapa de monitoramento da gestão estratégica. Ela é importante para garantir que as ações planejadas e implementadas estejam no caminho certo para alcançar os objetivos traçados.

Aqui, os gestores devem monitorar continuamente os resultados para identificar o que está funcionando bem e o que precisa ser ajustado.

Para isso, estabelecer indicadores-chave de performance (KPIs) e objetivos e resultados-chave (OKRs) pode ser uma ótima ideia.

💡 Saiba mais: O que é a Prax Analytics e como funciona a ferramenta de análise de dados?

De forma geral, essas métricas são utilizadas para conseguir uma visão objetiva do progresso da gestão estratégica definida, em que os resultados obtidos servem como base para gerar novas análises e ajustes de estratégia.

Ou seja, é importante que a etapa de acompanhamento sirva para medir o sucesso das iniciativas e gerar oportunidades de melhoria para o plano de ação.

💡Saiba mais: Principais métricas de vendas para e-commerce

Tipos de gestão estratégica de empresas

A gestão estratégica de empresas pode ser abordada de maneiras diferentes, dependendo do diagnóstico da empresa e de seus objetivos. Existem quatro categorias de gestão estratégicas para empresas adotarem. Confira:

Estratégia de sobrevivência

A estratégia de sobrevivência é adotada por empresas que se encontram em crise ou enfrentam ameaças que podem levar o negócio à falência, como dificuldades financeiras, erros de planejamento, aumento da concorrência e mudanças no mercado, por exemplo.

O objetivo dessa estratégia é propor ações que mantenham a empresa funcionando, como redução de custos, alteração no nicho de mercado e até demissão em massa.

Ou seja, neste tipo de plano a empresa ainda não consegue buscar o crescimento, o foco deve ser manter a operação funcionando mesmo em meio às adversidades.

Estratégia de manutenção

O modelo de estratégia de manutenção é adotado quando as empresas já alcançaram uma posição sólida dentro do seu nicho de mercado, mas ainda enfrentam um ambiente externo incerto com muita concorrência.

Em um momento como esse, a empresa precisa focar em proteger a fatia do mercado que já conquistou, fidelizar clientes, aprimorar seus pontos fortes e manter sua relevância sem realizar grandes investimentos.

Estratégia de crescimento

Essa estratégia deve ser escolhida quando a empresa já está estabelecida no mercado a ponto de conseguir investir na expansão do negócio e no fortalecimento da sua presença.

Para isso, táticas como inovação de produtos, criação de novas áreas e até a expansão para uma loja virtual podem ser utilizadas.

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Estratégia de desenvolvimento

Por fim, a estratégia de desenvolvimento é ideal para empresas que têm recursos internos suficientes para investimento e identificam oportunidades significativas no mercado.

Ao implementar essa estratégia, as empresas buscam aprimorar e otimizar os processos e fortalecer as operações.

Em outras palavras, enquanto a estratégia de crescimento foca na criação de novos produtos e expansão no mercado, a de desenvolvimento busca aperfeiçoar as operações internas, como a contratação de novos funcionários e investimento em tecnologia para que consiga crescer de forma sustentável.

Benefícios da gestão estratégica

A gestão estratégica possibilita que as empresas definam os seus objetivos de forma eficaz, o que gera uma série de benefícios. Confira, abaixo, os principais:

  • Crescimento sustentável;
  • Melhoria na tomada de decisões;
  • Aumento da relação custo-benefício;
  • Maximização do retorno sobre o investimento;
  • Vantagem competitiva;
  • Melhoria no entendimento do planejamento estratégico;
  • Maior engajamento interno;
  • Redução de riscos.

Qual a diferença entre planejamento estratégico e gestão estratégica?

O planejamento estratégico e a gestão estratégica são processos que podem ser aplicados em conjunto para garantir o crescimento de uma empresa.

Podemos entender o planejamento estratégico como um roteiro que guia a empresa pelo melhor caminho para alcançar seus objetivos a longo prazo. Ferramentas de teoria de administração de empresas, como as 5 forças de Porter auxiliam na elaboração do planejamento.

Já a gestão estratégica, como vimos ao longo do artigo, orienta a condução do processo para atingir os objetivos da empresa, costuma utilizar métricas mais específicas, sendo mais flexível que o planejamento estratégico, já que é possível realizar alterações e ajustar a rota com maior facilidade.

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Entendeu o que é gestão estratégica?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender o que é gestão estratégica, os principais tipos e benefícios do processo. Lembre-se de que o planejamento é a chave para que o seu negócio consiga alcançar os objetivos e garantir um crescimento saudável.

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Perguntas frequentes

Gestão estratégica é um processo de administração que visa alinhar as ações de uma organização com os seus objetivos. Esse modelo envolve a análise de cenários internos e externos, definição de metas, desenvolvimento de estratégias e monitoramento contínuo do progresso.

Os tipos de gestão estratégica de empresas são: sobrevivência, manutenção, crescimento e desenvolvimento.

Os principais benefícios de uma gestão estratégica são: crescimento sustentável, vantagem competitiva, maximização do retorno sobre o investimento, maior engajamento interno e redução de riscos.

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