O que é giro de estoque e como calcular? [+ fórmula]
- Giro de estoque é a medida da frequência com que o estoque de uma empresa é renovado ou vendido em um determinado período, indicando a eficiência na gestão de inventário;
- A fórmula para calcular o giro de estoque é o valor total de vendas realizadas no período dividido pelo valor do estoque. O resultado será o número de giros por período;
- A melhor forma de administrar um armazém é ter palma da sua mão quais produtos estão estocados. Baixe a planilha de controle de estoque da Nuvemshop e otimize suas vendas.
Quem é lojista sabe que, às vezes, compramos produtos com a expectativa de que irão vender muito e eles acabam não tendo tanta saída quanto o esperado, não é mesmo? Essa situação é muito comum, mas pode gerar um acúmulo de estoque parado causando prejuízo para o negócio.
Por isso, saber como calcular o giro de estoque é essencial. Afinal, é ele que vai ajudar a encontrar o equilíbrio entre atender à demanda do mercado e, ao mesmo tempo, garantir a saúde financeira da empresa.
Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar passo a passo o que é giro de estoque, como calcular e tudo o que você precisa saber para usar essa métrica a seu favor na hora de otimizar o controle de estoque da sua empresa e manter as finanças em dia. Confira!
O que é giro de estoque?
O giro de estoque é um indicador que mostra, em média, quanto tempo o estoque leva para ser renovado em um determinado período. Assim, ele indica como está a circulação de mercadorias na sua empresa.
Ou seja, o giro de estoque reflete a rapidez com que uma empresa consegue transformar seu estoque em vendas, o que impacta diretamente no fluxo de caixa e na lucratividade desse negócio.
Na prática, essa informação traz dois diagnósticos importantes:
- Se você está conseguindo vender os produtos na velocidade necessária para não ficar com estoque parado;
- Se os produtos estão sendo repostos com rapidez suficiente para que a empresa garanta sua disponibilidade e não perca oportunidades de venda.
💡 Saiba mais: O que é política de estoque e como definir a do seu negócio?
Como calcular o giro de estoque?
A fórmula para calcular o giro de estoque considera a divisão do número total de itens vendidos pelo volume médio de estoque. Veja:
- Giro de estoque = Número total de itens vendidos / volume médio de estoque
Aqui, é muito importante ficar atento ao número total de itens vendidos, que não é equivalente ao total de vendas. Afinal, a quantidade de produtos comercializados em cada transação varia muito.
Exemplo de cálculo do giro de estoque
Vamos supor que em um ano você vendeu 15.200 itens da sua loja e o seu volume médio de estoque foi de 800 unidades. 15.200 dividido por 800 dá 19. Isso significa que seu estoque foi renovado 19 vezes nesse período.
O cálculo também pode ser aplicado a produtos individuais para entender quanto tempo eles permanecem no estoque. Por exemplo, se você vendeu 60 cadernos no mês e manteve um estoque médio de 30 unidades do modelo, significa que foi preciso renovar o estoque duas vezes no período.
💡 Saiba mais: Qual a importância da gestão de estoque e como fazê-la?
Qual é o giro de estoque ideal?
O giro de estoque ideal pode variar dependendo do setor e do tipo de produto. Produtos perecíveis, por exemplo, precisam de um giro de estoque mais alto para evitar perdas por vencimento. Já as mercadorias de longa duração, como roupas e eletrodomésticos, podem ter um giro de estoque mais baixo.
No geral, um giro de estoque alto significa que a empresa está vendendo suas mercadorias rapidamente. Isso é positivo, já indica que os produtos são procurados pelos clientes e há uma boa gestão das mercadorias, evitando faltem ou sobrem itens na empresa.
Já um giro de estoque baixo pode indicar que os produtos estão com problemas como baixa demanda, preço de venda alto ou falta de investimento em marketing, o que pode resultar em custos de armazenamento mais altos e riscos de perda de valor dos produtos.
Por isso, quanto maior o giro de estoque, melhor!
Qual a importância do giro de estoque?
Saber o que é giro de estoque é fundamental para identificar o ritmo de circulação de cada produto na empresa e entender quais estão valendo mais a pena. A lógica é simples: estoque parado é igual a dinheiro parado e dinheiro parado não traz retorno para o negócio — pelo contrário, só gera mais custos para a logística.
Todo o capital que está ali parado no seu armazém, na sala da sua casa ou qualquer outro espaço poderia estar sendo investido em atividades estratégicas do negócio e impulsionando o crescimento da sua marca.
Além disso, mercadoria parada significa prejuízo, pois gera gastos com limpeza, conservação e armazenamento, além dos riscos de quebra de estoque, extravio, vencimento do prazo de validade, entre outros. Por isso é tão importante acompanhar o indicador de giro de estoque para entender se sua gestão está sendo eficiente e evitar desperdícios.
💡 Saiba mais: Boas práticas de operações logísticas
Como melhorar o giro de estoque?
Se você está começando seu negócio, não é preciso se alarmar, pois ter um giro de estoque baixo no início é muito comum. Mas, para melhorar esse indicador, vamos te dar 6 dicas estratégicas que funcionam para empresas de todos os portes. Veja:
1. Preze pela qualidade dos produtos
Insatisfação com o produto por parte do cliente pode resultar na devolução da compra, e isso é péssimo para seu giro de estoque. Por isso, tenha um controle de qualidade rígido com os produtos da sua loja virtual.
Se for produção interna, você pode começar com ações simples, como priorizar as melhores matérias-primas e implementar métodos de gestão de qualidade. Para revendedores, é importante negociar com bons fornecedores e investir em um excelente atendimento ao cliente.
💡 Saiba mais: Como escolher um bom fornecedor?
2. Coloque o que está parado para rodar
Ficou claro que estoque parado é prejuízo para o seu negócio, certo? Por isso, se uma mercadoria não vendeu como você esperava e está encalhada no seu armazém, é importante resolver isso o mais rápido possível.
Você pode considerar fazer uma queima de estoque, oferecendo descontos agressivos nesses itens, mesmo que o valor de venda fique próximo ao preço de custo. Pelo menos, com o dinheiro em mãos, você pode fazer investimentos mais estratégicos.
Você pode, inclusive, enviar o item que ficou parado de brinde em compras maiores, por exemplo, se essa opção for financeiramente viável.
💡 Saiba mais: Melhores dicas para aumentar as vendas
3. Compre de acordo com as suas vendas
É comum se empolgar com um produto de grande potencial de venda e acabar comprando um volume maior do que o devido. Se você comprou 20 camisetas que ainda estão paradas em seu estoque e seu fornecedor faz uma promoção delas pela metade do preço, você compra mais? É claro que não!
Na hora, você pode até se sentir atraído pela ideia de ter uma margem de lucro muito grande naquela camiseta. No entanto, o lucro não virá se a venda não for realizada, certo? Por isso, é importante comprar de acordo com as suas projeções e buscar o equilíbrio entre o giro do estoque e o ritmo de vendas.
💡 Saiba mais: O que é ponta de estoque e como vender as peças paradas?
4. Não deixe o estoque zerar
Nada pior do que perder uma venda para um concorrente pela simples indisponibilidade do produto em estoque. Por isso, se você tem um produto que vende bem, você precisa estar sempre atento à quantidade disponível.
A regra é nunca esperar que o estoque acabe para fazer o pedido de reposição com o fornecedor, ok? Afinal, os clientes não vão esperar você repor uma mercadoria para comprar com você.
Por isso, lembre-se de que a falta de produto em estoque significa perda de oportunidades de venda. Além disso, também faz mal para o seu branding (construção de marca), uma vez que aquele consumidor vai lembrar da sua marca como “a que não tem o que eu preciso”.
💡 Saiba mais: O que é e como calcular o estoque mínimo de forma eficiente?
Para evitar esse problema, prefira programar com antecedência as compras com seus fornecedores conforme for ajustando o estoque às vendas.
5. Aumente a rotatividade de produtos
Aumentar a rotatividade de produtos significa vender mais, mas, não necessariamente, aumentar a quantidade de vendas. Você também pode alcançar esse objetivo usando estratégias para que as pessoas comprem mais itens em seus pedidos e aumentem seu ticket médio.
Duas formas muito eficientes de fazer isso são os descontos progressivos e frete grátis e/ou brinde a partir de um certo valor. Veja como funcionam essas táticas:
- Desconto progressivo: quanto maior a quantidade de itens um cliente compra, maior o desconto. Exemplo: 2 peças = 10% de desconto, 5 peças = 20% de desconto, e por aí vai. Use sua criatividade e coloque no ar o desconto que for viável para você;
- Frete grátis ou brinde condicionado: a partir de um certo valor de compra, o cliente ganha frete grátis ou um brinde. Uma excelente dica aqui é deixar um gatilho no carrinho de compras como “faltam X reais para ganhar frete grátis” ou “falta X reais para ganhar um brinde especial”.
💡 Saiba mais: Como garantir um frete mais barato no seu e-commerce?
6. Prepare-se para as sazonalidades
Preparar-se para as sazonalidades não significa comprar quantidades absurdas de estoque para os períodos que vendem mais. Isso porque, provavelmente, essas mercadorias ficarão encalhadas após esse período de disparada nas vendas.
Aqui, a ideia é não deixar faltar nada, oferecer preços competitivos de acordo com o mercado e ficar atento aos meses que vendem mais para fazer os pedidos antecipadamente.
💡 Saiba mais:
- O que é produto sazonal e como aumentar as vendas durante o ano?
- Como vender na Copa do Mundo?
Tudo entendido sobre giro de estoque?
Esperamos que este conteúdo tenha respondido as suas principais dúvidas sobre giro de estoque. Afinal, como visto ao longo do conteúdo, é de extrema importância saber como calculá-lo e gerenciá-lo para que você consiga verificar se a sua organização está com um estoque excessivo, por exemplo.
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