60 termos técnicos de administração mais usados [glossário]

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Mulher lê livro glossário com termos da administração
Pontos principais do artigo:
  • Um glossário de administração ajuda empreendedores a entenderem o significado de diversos termos utilizados no mundo corporativo;
  • Os termos corporativos são frases usadas frequentemente no ambiente empresarial para facilitar a comunicação e ajudar a transmitir ideias de forma mais eficiente;
  • Precisando de ajuda para administrar sua empresa? Te convidamos a baixar grátis agora nosso modelo de plano de negócios e dê os primeiros passos para empreender com confiança!

No universo do empreendedorismo, há alguns termos que são frequentemente utilizados para definir conceitos e metodologias. Com certeza, você já deve ter escutado pelo menos um deles no seu dia a dia. Por isso, é importante conhecer o glossário de administração.

Contudo, existem expressões e estrangeirismos que ainda causam certa confusão, não é mesmo?

Pensando em te auxiliar nessas dúvidas, separamos os 60 termos corporativos mais comuns, com seus respectivos significados e aplicações. Continue a leitura e anote todos eles! 📝

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60 termos técnicos do mundo da administração e do empreendedorismo

Confira, abaixo, o glossário administrativo completo, seus significados e aplicações:

1. Análise SWOT

Diagnóstico de um empreendimento por variáveis de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Por meio da análise SWOT, verificam-se as habilidades e insuficiências de uma empresa em relação ao ambiente em que está inserida, para que seja possível traçar um plano de maximização de esforços e minimização de prejuízos.

Essa ferramenta pode ser visualizada de forma clara com o uso de um mapa conceitual, ajudando a organizar as ideias estrategicamente.

📹 Veja também: Como aplicar a matriz SWOT no seu negócio

2. BSB – Balanced Scorecard

Mede o desempenho de uma empresa com foco na definição de metas e novas estratégias. Costuma considerar diferentes setores de um negócio, como área financeira, seus clientes, processos internos e crescimento dos últimos períodos.

3. Benchmarking

Avaliação contínua de um empreendimento em relação à concorrência. Interpreta e mensura dados do mercado e possibilita novas ideias de melhoria para a empresa.

Esse tipo de monitoramento pode ser aplicado em diversos setores, como financeiro, de recursos humanos, comerciais, operacionais, entre outros.

O benchmarking é essencial para definir o diferencial competitivo de um negócio, permitindo que ele se destaque no mercado.

4. Brainstorming

Em tradução livre, podemos chamar brainstorming de “tempestade de ideias”. Ou seja, é uma metodologia que tem a intenção de encontrar as melhores soluções para um problema específico ou fomentar a criatividade dos membros de uma equipe.

Basicamente, o brainstorming é como um debate de diferentes visões que se complementam para o bem do negócio.

5. Break-even

Cálculo feito para analisar o ponto de equilíbrio entre os custos e a receita de um negócio. Verificam-se as despesas variáveis (gastos de produção/execução) e fixas (contas permanentes, como aluguel), vendas (soma total de um determinado período) e margem de contribuição (subtração das despesas variáveis pelo montante de venda).

É um cálculo importante para manter uma boa gestão financeira e assegurar a sustentabilidade do empreendimento.

6. Budget

Também conhecido como orçamento ou planejamento estratégico (de um período pré-determinado) em que se define os objetivos, prioridades e previsões de uma companhia, considerando todos os setores, como marketing, logística, finanças, entre outros.

7. BI – Business Intelligence

Conhecido como inteligência de negócio, em português, refere-se ao processo de coleta, análise e monitoramento de dados que podem influenciar diretamente nas decisões estratégicas de uma empresa.

Cada vez mais, as companhias estão transformando o Business Intelligence (BI) em um setor fundamental para a gestão empresarial.

8. B2B – Business to Business

Refere-se às operações feitas entre empresas. Abrange dois aspectos principais, que são: transformação (venda de mercadorias que são utilizadas em outras produções) e revenda (como o atacado).

Neste tipo de negociação, contratos e entregas pontuais são prioridade.

💡Saiba mais: E-commerce B2B: o que é e como escolher a melhor plataforma?

9. B2C – Business to Consumer

É o varejo tradicional, que diz respeito às transações que são realizadas entre uma empresa e o consumidor final. A natureza dessa negociação tem como foco principal o consumo.

No B2C, as motivações para uma compra são de caráter mais emocional e pessoal.

10. Capital de giro

Capital de giro é o recurso financeiro usado para cobrir necessidades a curto prazo. É o valor que deve ser reservado para manter o funcionamento de um negócio.

É utilizado não só para pagar as despesas frequentes (como água e luz), mas também tem previsão de reposição (período em que a empresa receberá de seus clientes). “Giro”, portanto, indica a alta rotatividade desse capital.

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11. CRM – Customer Relationship Management

É a gestão de relacionamento com o cliente feita por meio de ferramentas de automação que garantem a identificação dos consumidores, além do desenvolvimento de estratégias para gerenciá-los durante a jornada de compra.

12. Cultura organizacional

A cultura organizacional trata-se de conceitos que envolvem toda a rotina de uma companhia e guiam o comportamento e a mentalidade dos membros da equipe.

As diretrizes principais são: missão (o motivo pelo qual a empresa foi criada), visão (aspirações a curto, médio e longo prazo) e valores (princípios e crenças adotados em qualquer tomada de decisão).

💡Saiba mais: Como definir missão, visão e valores?

13. Design Thinking

A metodologia Design Thinking é adotada pelas empresas para incentivar a criatividade e o pensamento disruptivo de suas equipes de forma colaborativa.

Assim, os membros do projeto se envolvem em dinâmicas (utilizando quadros, post-its etc) que tem como foco o estímulo de novas ideias e soluções.

14. Endomarketing

Estratégia de endomarketing tem como objetivo atrair profissionais qualificados e mantê-los na empresa.

De maneira geral, é o marketing para os colaboradores do negócio. Por meio deste plano (junto de uma cultura organizacional), é possível construir um ambiente de trabalho mais humano e agradável.

15. ERP – Enterprise Resource Planning

O ERP é um sistema que armazena, organiza e processa todas as informações e os processos de uma empresa. Ou seja, é uma plataforma que unifica e concentra tudo que é importante sobre as principais áreas do negócio, desde o comercial até o atendimento ao cliente.

16. Fluxo de caixa

Fluxo de caixa é o controle da movimentação financeira de um negócio, que considera qualquer entrada e saída de dinheiro em determinado período (semanal ou mensal). Este tipo de monitoramento permite avaliar a disponibilidade de caixa (para o capital de giro) e a liquidez de uma empresa.

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17. Inteligência competitiva

Captação e organização de informações relevantes sobre a concorrência, preferência dos clientes e inovações do nicho em que a empresa atua. Tem como objetivos principais o aproveitamento das oportunidades e a redução do impacto das ameaças.

18. Key Performance Indicators (KPIs)

Métricas pré-estabelecidas para mensurar a performance de um negócio. Devem, no geral, indicar medidas ideais para atingir o sucesso e estar alinhadas com os objetivos da empresa. Alguns exemplos de KPIs para um e-commerce: taxa de conversão, abandono de carrinho, tempo de permanência no site, ticket médio etc.

São amplamente utilizadas em sales operations para alinhar as equipes de vendas às metas da empresa.

19. Lucro

Valor resultante da receita de uma transação comercial, subtraindo os custos de produção. Em outras palavras, é o quanto se ganha em vendas, retirando todas as despesas que foram necessárias para produzir/comprar produtos ou para oferecer determinados serviços.

💡Saiba mais: Margem de lucro: o que é e como calcular a do seu negócio?

20. Market Share

O termo pode ser traduzido como “quota de mercado” e representa o grau de participação de uma empresa dentro do setor em que atua. Ou seja, com relação ao total de vendas de um determinado tipo de produto, quantos por cento são dominados por uma só companhia?

21. Matriz BCG

A matriz BCG é uma estratégia utilizada pelas empresas para analisar o desempenho de seus produtos e/ou serviços em relação à aceitação dos consumidores no mercado.

Para isso, quatro pontos são analisados em uma matriz que identifica: as vacas leiteiras (produtos que geram lucro sem muita dedicação da equipe), as estrelas (trazem bom retorno, mas exigem esforço dos times de marketing e vendas), os pontos de interrogação (produtos que ainda não geram muita receita) e os abacaxis (produtos com baixo desempenho).

22. Networking

Networking é a rede de contatos estabelecida por meio do relacionamento profissional. Tem como foco o compartilhamento de conhecimentos e ideias e a troca de experiências por pessoas com interesses em comum.

23. Plano de ação (5W2H)

Checklist que traça um planejamento estratégico para atingir as metas de uma empresa. Consideram-se sete questões (5W + 2H):

  1. What: o que é preciso ser feito;
  2. Why: por que esta ação é importante;
  3. Where: onde será executada;
  4. When: até quando (prazo final);
  5. Who: quem desenvolverá essa atividade;
  6. How: como será realizada;
  7. How much: quanto custará (se demandar investimento financeiro).

Ele é muito útil para organizar cada etapa até o fechamento de vendas, garantindo clareza e eficiência no processo.

24. Retorno sobre Investimento (ROI)

Indicador que coloca em perspectiva os ganhos (ou perdas) de uma companhia ao fazer determinado investimento. Para obter o resultado, deve-se subtrair a quantia gasta pelo ganho obtido e, depois, dividir esse primeiro resultado pelo investimento novamente:

  • ROI = (ganho obtido – quantia gasta com o investimento) / quantia gasta com o investimento

Com esse cálculo, é possível notar quais aplicações estão valendo a pena e quais devem ser otimizadas, sobretudo em estratégias de marketing, como campanhas do Google Ads, por exemplo.

25. Stakeholders

Os stakeholders de uma empresa são as pessoas ou organizações impactadas por suas ações e atividades no mercado, como clientes, funcionários, investidores, fornecedores e concorrentes.

26. Ticket médio

Ticket médio é o valor de todas as vendas realizadas por uma empresa dividido pelo número total de pedidos. Ou seja, é o valor médio de cada venda ou a quantidade média gasta por cada cliente. Pode ser calculado pela fórmula:

  • TM = total de vendas / número de pedidos

27. Análise Pestel

A análise Pestel é uma ferramenta estratégica utilizada para avaliar fatores externos que podem impactar um negócio, divididos em seis categorias principais: Políticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos, Ambientais (Environmental) e Legais.

Essa análise ajuda as empresas a identificar oportunidades e ameaças no ambiente macroeconômico, permitindo que se adaptem às mudanças e desenvolvam estratégias mais eficazes.

28. Diagrama de Ishikawa

O diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama de causa e efeito ou espinha de peixe, é uma ferramenta visual usada para identificar as possíveis causas de um problema ou efeito em processos.

Ele organiza as causas em categorias, como materiais, métodos, pessoas, equipamentos, e ajuda equipes a analisar e resolver problemas de forma estruturada e colaborativa.

29. Downsell

O downsell é uma estratégia de vendas que consiste em oferecer ao cliente uma alternativa mais acessível ou de menor custo, caso ele demonstre resistência em adquirir o produto ou serviço inicialmente proposto.

Essa abordagem permite que o cliente encontre uma opção que atenda às suas necessidades e orçamento, aumentando a taxa de conversão e minimizando perdas de vendas.

30. Custo fixo

Os custos fixos de um negócio são aqueles que permanecem constantes, variando muito pouco ou nada a cada mês, como salários pagos aos funcionários, aluguel de espaços e serviços de assinatura.

31. Custo variável

Aumentam ou diminuem, conforme o ritmo de vendas de uma empresa, como os impostos, taxas de vendas, compra de estoque e comissões, por exemplo.

Acompanhe todas essas despesas com a nossa planilha gratuita:

📈 Confira a planilha: Modelo de custos fixos e variáveis

32. Ciclo PDCA

PDCA significa “Plan, Do, Check, Act” ou planejar, executar, verificar e agir, em português.

É uma ferramenta de gestão que permite otimizar qualquer processo dentro de uma empresa de forma contínua, garantindo eficácia nos processos organizacionais.

33. Margem de contribuição

A margem de contribuição é um indicador financeiro que representa a diferença entre o preço de venda de um item e os custos associados à sua produção. Ou seja, é o valor que sobra depois de cobrir as despesas fixas e variáveis para gerar lucro.

34. Marketing Mix (4Ps)

O 4Ps, ou Marketing Mix, são um conjunto de ferramentas que as empresas consideram para alcançar suas estratégias de marketing. Cada “P” representa uma área:

  • Produto: o que você vende;
  • Preço: quanto custa;
  • Praça: onde seu produto é vendido;
  • Promoção: como você atrai o público.

35. Ponto de equilíbrio (Breakeven)

Acontece quando os ganhos de uma empresa se igualam aos seus custos fixos e variáveis. Assim, é possível saber quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos.

Ou seja, o ponto de equilíbrio é um indicador de segurança para os negócios.

36. Supply chain

Termo em inglês que significa “cadeia de suprimentos”. Ele se refere a todos os processos que um produto passa, desde a retirada da matéria-prima até a entrega para o consumidor final.

Ou seja, o processo envolve a coordenação de atividades entre fornecedores, distribuidores e varejistas e tem como objetivo garantir que o produto chegue à etapa final de forma rápida e econômica.

37. Ciclo de vida do produto

Ciclo de vida do produto descreve as etapas percorridas desde o desenvolvimento de um produto até o momento da sua retirada do mercado. O conceito foi desenvolvido pelo economista alemão Theodore Levitt e é fundamental para as empresas planejarem estratégias de marketing e vendas mais adequadas.

38. Compliance

É um conjunto de regras que tem como objetivo garantir que uma empresa esteja cumprindo normas, regulamentos e leis. Ou seja, é um conjunto de normas corporativas que devem ser seguidas para garantir conformidade com as normas vigentes.

39. Curva ABC

Curva ABC é um método de classificação usado para otimizar a gestão de estoque das organizações. Consiste no agrupamento de itens estocados de acordo com sua importância, considerando o giro de cada produto e o lucro.

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40. Feedback

Feedback é uma palavra em inglês composta por feed, que significa “alimentar”, e back, que pode ser traduzido como “de volta”.

O termo consiste na comunicação entre pessoas para avaliar atitudes, comportamentos ou tarefas Ou seja, ocorre quando uma pessoa se direciona a outra para dizer o quanto suas atitudes ou palavras afetam determinada situação.

41. Sinergia

O conceito é usado para identificar quando duas ou mais coisas trabalham em conjunto para atingir um objetivo em comum que seja de valor para todos.

Nesse sentido, no ambiente empresarial, podemos entender sinergia como a cooperação entre diferentes departamentos para que as ações resultem no sucesso do negócio.

42. Turnover

Consiste na taxa de rotatividade dos colaboradores de uma empresa. É usada para medir a relação entre o número de pessoas que saem do negócio e a entrada de novos empregados para substituir essas pessoas.

43. Venda cruzada (Cross-selling)

Venda cruzada é uma estratégia de vendas que consiste em tornar a experiência do cliente mais completa e personalizada ao oferecer produtos ou serviços complementares à compra principal.

O objetivo da técnica é convencer o consumidor a comprar mais itens, aumentando o valor da venda em um mesmo pedido.

44. Valor de mercado (Market value)

Representa a medida do valor de mercado sobre um negócio. É usado para definir qual preço os investidores estão dispostos a pagar por uma organização.

É de extrema importância para as empresas de capital aberto, no qual o valor de mercado está relacionado ao preço de todas as ações do negócio.

45. Kaizen

É uma filosofia japonesa, Kaizen é uma palavra composta por dois ideogramas: Kai, representa mudança e Zen, significa bondade.

Trazendo para o mundo administrativo, o conceito significa mudança para melhor e é aplicado como estratégia de melhoria contínua nas empresas.

46. Briefing

Briefing é um documento que reúne todos os detalhes importantes sobre o que um cliente espera alcancar em um projeto de marketing. Ele ajuda os profissionais a entenderem melhor os objetivos, os prazos, o escopo e demais particularidades específicas de uma tarefa.

50. Burn rate

Burn rate indica o gasto mensal de uma empresa para manter as suas atividades, em comparação a receita obtida. É um indicador usado para entender a sustentabilidade do negócio.

Para obter o burn rate mensal basta subtrair as despesas da receita.

51. Core business

Usado para identificar a essência do negócio, ou seja, aquilo que a empresa faz de melhor. Na prática, é o que define a atividade principal e o diferencial no mercado.

52. Markup

Markup é um índice utilizado para precificação de produtos nas empresas. É calculado a partir dos custos fixos e variáveis, custo de produção da mercadoria e margem de lucro pretendida.

Sua fórmula é a seguinte:

Markup = 100/100 – (despesas fixas + despesas variáveis + margem de lucro)

53. Startup

Uma startup é uma empresa emergente que nasce com base em um modelo de negócios inovador.

54. Top of mind

Top of mind é um conceito de marketing usado para identificar as empresas que vem em primeiro lugar na mente dos consumidores quando falamos sobre determinado produto ou serviço.

55. Empresas unicórnio

Empresas unicórnio são companhias com valor de mercado acima de 1 bilhão de dólares que foram fundadas a partir de 2003.

56. Venture capital

Capital de risco, em português, é uma categoria de investimento destinada a startups, em nível inicial, mas com alto valor de crescimento, o que representa maior risco para os investidores.

Ou seja, é uma forma de financiamento de empresas emergentes, mas oferece certo risco aos investidores.

57. Metodologia 5S

A ferramenta de gestão foi criada no Japão e tem como principal objetivo otimizar a disciplina dos processos, promover mais qualidade nos serviços e aumentar a produtividade dos colaboradores.

A metodologia é baseada nos cinco sensos do Japão:

  • Seiri: senso de utilização;
  • Seiton: senso de organização;
  • Seiso: senso de limpeza
  • Seiketsu: senso de normalização;
  • Shitsuke: senso de autodisciplina.

58. Rapport

É uma técnica usada nas empresas para melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar as vendas. Ela consiste em se comunicar com o consumidor com empatia, escuta ativa, autenticidade, respeito e positividade a fim de construir uma relação genuína.

59. Gestão de Qualidade Total

A Gestão de Qualidade Total (GQT), também conhecida pela sigla em inglês TQM (Total Quality Management), é uma estratégia de gestão empresarial que promove o esforço de toda a organização para melhorar os processos do negócio de forma interna e externa.

A técnica defende a ideia de que a qualidade dos processos é uma responsabilidade de toda a empresa e não apenas do departamento de controle de qualidade.

60. Status quo

Status quo é uma expressão do Latim que significa “o estado das coisas”. Se refere a situação atual de uma empresa. É uma expressão usada para descrever a conjuntura das coisas, ou seja, a circunstância em um determinado momento.

Assim, a expressão pode ser usada em qualquer cenário onde se quer manter, defender, considerar ou desafiar o estado atual (status quo) de alguma coisa.

Tudo entendido sobre o glossário de administração?

Esperamos que este glossário de administração tenha te ajudado em seus principais questionamentos. Lembre-se de utilizá-lo como um guia e consultá-lo em todos os momentos que achar necessário.

Conhecendo os termos mais utilizados e entendendo a abordagem de cada um, será muito mais fácil delimitar seus objetivos e alcançar suas metas.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes

Um glossário de administração é um tipo de dicionário corporativo que contém os termos e as definições relevantes no mundo da administração e negócios.

Em resumo, os principais termos usados na administração e negócios são:

  1. Análise SWOT;
  2. BSB – Balanced Scorecard;
  3. Benchmarking;
  4. Brainstorming;
  5. Break-even;
  6. Budget;
  7. BI - Business Intelligence;
  8. B2B - Business to Business;
  9. Capital de giro;
  10. CRM – Customer Relationship Management.

As expressões corporativas são termos usados frequentemente no ambiente empresarial para facilitar a comunicação e ajudar a transmitir ideias de forma mais eficiente.

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