Google Ads: o que é e como anunciar no Google?
- Google Ads, antigo AdWords, é a plataforma de anúncios do Google para divulgar produtos na internet de forma rápida e eficiente, pagando apenas quando os usuários clicarem no anúncio;
- A plataforma oferece tipos de anúncios para atender às diferentes demandas. São eles: Rede de pesquisa, Rede de Display, Google Shopping, YouTube Ads e Campanhas locais;
- Ao criar uma loja grátis na Nuvemshop, é possível criar, configurar e instalar a tag global e o snippet de conversão do Google Ads em seu negócio, além de criar anúncios do Shopping diretamente no painel da loja.
Uma das melhores vantagens de fazer vendas online é a possibilidade de alcançar um público muito maior do que seria possível com uma loja física. Mas esse benefício pode ser ainda melhor aproveitado se você investir em marketing digital.
Por isso, se você está procurando dicas para começar a anunciar no Google Ads, acabou de chegar ao lugar certo! Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre a plataforma de anúncios do Google.
Com a estratégia, você aumenta as chances de vendas da sua loja virtual ao atingir potenciais clientes na hora certa que estão procurando aquilo que você oferece. Isso porque, na plataforma, é possível segmentar suas campanhas de acordo com a persona do seu negócio — a representação do seu consumidor ideal.
Então, se você quer saber o que é o Google Ads e como colocar em prática essas estratégias para melhorar os resultados de vendas do seu negócio online, venha comigo! Neste artigo, você fica por dentro de todos os detalhes.
📹 Veja também: Como anunciar no GOOGLE ADS? [Tutorial completo]
O que é Google Ads?
Google Ads é a plataforma de anúncios do Google — anteriormente chamada de Google AdWords. Com a ferramenta, é possível divulgar produtos e serviços na internet de forma rápida e eficiente, pagando apenas quando os usuários clicarem no anúncio.
É possível criar diferentes tipos de anúncios na plataforma, com objetivos de incentivar que os usuários comprem um produto do seu site de vendas, visualizem um conteúdo da sua página, assistam a um vídeo no YouTube ou liguem para a sua empresa.
Os potenciais clientes do seu negócio podem ser impactados pelas campanhas de anúncios do seu negócio quando estão fazendo uma busca no Google, seja por dispositivos móveis, como smartphones, ou por computadores.
💡 Saiba mais: Quais são as métricas do Google Ads e como utilizá-las?
📹 Veja também: Google Ads para loja virtual: truques para explodir
Como funciona o Google Ads?
A plataforma oferece tipos de anúncios para atender às diferentes demandas. E isso varia de acordo com a estratégia de marketing de cada empresa.
Conheça, agora, as principais formas de divulgar o seu negócio na plataforma e veja qual é a melhor opção para alavancar as suas vendas:
Rede de Pesquisa
A Rede de Pesquisa é o principal formato de anúncio do Google. Por não exigir nenhuma imagem ou vídeo, essa também é a forma mais indicada para você começar a fazer campanhas na plataforma. Esse tipo de anúncio funciona da seguinte maneira:
Vamos supor que você vende camisetas online. Então, quando um cliente em potencial procurar no navegador do Google palavras-chave relacionadas ao seu negócio, como camisetas personalizadas, o anúncio do seu e-commerce pode aparecer nas primeiras posições coma tag “Patrocinado”. Veja um exemplo:
Ao lado, temos ainda os anúncios do Google Shopping, que colocam seus produtos em evidência a partir de um catálogo.
Além dessa função, a campanha também pode ser veiculada em grandes portais, como o UOL, e em sites que contam com mecanismos de busca internos e fazem parte da rede de afiliados do Google, o Google AdSense.
Anunciar na Rede de Pesquisas do Google Ads é indicado para quem busca aumentar as vendas em uma loja virtual e gerar leads — ou seja, contato de possíveis consumidores.
Rede de Display
A Rede de Display é o formato de anúncio do Google Ads que utiliza recursos visuais, como imagens e vídeos.
É uma excelente maneira para gerar reconhecimento de marca do seu negócio, consideração de um cliente sobre um produto e também para remarketing — uma estratégia para gerar impacto mais de uma vez, sobre alguém que já demonstrou interesse na solução do seu negócio.
Este tipo de campanha é indicada para aqueles que estão começando a vender pela internet, já que permite o alcance de um público maior com os seus anúncios, além da possibilidade de segmentar a campanha por públicos-alvo específicos (ex: mães, jovens entre 15 e 20 anos etc); veicular o anúncio em sites do seu segmento de atuação (ex: se você vende roupas, os anúncios são exibidos em sites de moda); por localidades etc.
Por exemplo, digamos que você venda comida pela internet. Nesse cenário, uma mãe realizou algumas pesquisas online sobre doces para a festa de aniversário do seu filho. Encontrou, em uma pesquisa do Google, uma página na internet com algumas dicas de receitas de bolo e, nela, havia um banner de anúncio de rede de display para o seu e-commerce, oferecendo uma promoção de 20% de desconto para quem comprasse em sua loja.
Essa é uma estratégia com grande potencial de conversão de vendas, já que impacta um potencial cliente justamente no momento em que ele está procurando sobre o assunto na internet.
Veja um exemplo de anúncio de Rede de Display. Aqui, em uma página de receitas de bolos, a Evino, uma loja virtual de vinhos, está oferecendo um kit com a bebida com desconto de 61%:
💡 Saiba mais: Guia completo para vender vinho pela internet
Atualmente, a Rede de Display do Google oferece os seguintes formatos de anúncios:
- Banners gráficos com imagens, elementos interativos e animações;
- Anúncios de texto que aparecem no formato de caixa de texto;
- Anúncios no Gmail visualizados na caixa de entrada;
- Anúncios específicos para aplicativos em dispositivos móveis.
Google Shopping
Se você tem uma loja virtual com muitas variedades de produtos, existe um tipo de anúncio no Google Ads que pode te ajudar a divulgá-los na internet: o Google Shopping.
Neste tipo de campanha, os anúncios exibem uma foto do produto, além de título, preço, nome da loja e outras informações relevantes, o que dá às pessoas uma boa noção sobre o que trata a mercadoria antes de clicarem no anúncio. Isso tende a gerar cliques de clientes mais qualificados para o seu site.
Veja um exemplo abaixo:
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode configurar o seu catálogo de produtos e gerenciar anúncios do Google Shopping diretamente no painel administrador da sua loja. Assim, é possível centralizar a gestão de campanhas em uma única ferramenta, facilitando na hora de criar novos anúncios.
YouTube Ads
Como o Google comprou o YouTube em 2006, é possível criar anúncios no Google Ads para exibi-los na plataforma de vídeos.
Você pode decidir onde e quando um anúncio em vídeo será exibido e determinar uma audiência, formada por clientes em potencial.
Então, se você tem um e-commerce de acessórios para natação, por exemplo, pode criar um anúncio em vídeo para vender sungas e maiôs com descontos em um canal específico do esporte no YouTube.
A principal vantagem deste tipo de anúncio no YouTube Ads é a possibilidade de alcançar seus clientes por temas, palavras-chave ou informações demográficas.
💡 Saiba mais: Como vender no YouTube?
Campanhas locais
Se você tem uma loja física, as chamadas campanhas locais no Google Ads são ideais para divulgar o seu negócio. Vamos a um exemplo prático para exemplificar este tipo de divulgação:
Se você vende cosméticos em uma loja na zona sul de São Paulo, é possível criar um anúncio de campanha local para ser encontrado em destaque na pesquisa do Google. Neste caso, o seu estabelecimento será exibido para pessoas que estejam procurando negócios como o seu, nessa região específica.
Isso porque, quando um cliente digita no navegador “lojas de cosméticos perto de mim”, o Google mostra um mapa, com informações da sua empresa. Veja:
Os seus anúncios podem, também, aparecer no Google Maps:
Para criar essa campanha, você precisa, antes, cadastrar a sua loja física no Google Meu Negócio. Veja o nosso artigo sobre o tema para fazer um anúncio do seu estabelecimento no Google Ads:
💡 Saiba mais: O que é E-commerce Ads e onde anunciar sua loja virtual?
🎓 Curso grátis: Curso de tráfego pago para e-commerce
Por que anunciar no Google Ads?
O Google Ads é uma excelente escolha para quem quer promover seu negócio, produto ou serviço de maneira direcionada e segmentada. Veja, agora, as vantagens de anunciar na plataforma:
1. Aumentar o alcance da sua marca
O Google é o maior mecanismo de buscas do mundo. O site é utilizado para as pessoas tirarem dúvidas na internet e encontrarem informações sobre locais, produtos e serviços.
Por isso, anunciar na plataforma pode aumentar o alcance da sua marca, já que, se o seu negócio tem a solução para algum problema que está sendo buscado na internet, pode se tornar referência em seu nicho de atuação.
2. Fazer controle de investimento
Com o Google Ads, você tem total controle sobre os valores investidos. Na plataforma, é possível determinar quanto será gasto por mês, por dia e por campanha.
Além disso, também, é possível fazer com que a cobrança seja realizada apenas quando o anúncio receber cliques, por impressões, que indica a frequência com que alguém viu um link para seu site no Google, ou somente quando você tiver alguma conversão no site.
💡 Saiba mais: O que é campanha Pmax do Google e como criar uma?
3. Criar campanhas em todos os estágios do funil de vendas
Você pode criar campanhas e ofertas específicas aos diferentes estágios do funil de vendas do cliente no Google Ads.
Por exemplo, uma pessoa que busca na internet pelo termo “plataformas de e-commerce” está procurando por uma solução para resolver este problema, enquanto uma outra que procura por “dicas de como montar um e-commerce” está em um estágio mais inicial do processo de compra, necessitando mais informações para despertar o desejo de compra do produto.
💡 Saiba mais: Principais relatórios do Google Ads para acompanhar seus anúncios
📹 Veja também: Google Ads vale a pena?
Como anunciar no Google Ads?
Até aqui, você viu o que é o Google Ads e por que utilizar a plataforma para potencializar as suas vendas na internet. Se você está convencido de que é uma boa estratégia para o seu negócio, está na hora de saber como anunciar no Google.
O primeiro passo é criar uma conta na plataforma. Para isso, acesse o site do Google Ads e clique em “Começar agora”.
Em seguida, digite o e-mail do Google que você quer vincular à sua plataforma de anúncios e o site do seu negócio.
Ao clicar em “Continuar”, você acessa uma configuração guiada com todos os detalhes de que você precisa para começar a anunciar no Google Ads. Aqui, é necessário ter em mãos algumas informações sobre a sua empresa, como formas de pagamento, objetivo da sua primeira campanha etc.
Lembrando que o cadastro no Google Ads é gratuito e você só paga só pelos anúncios que, de fato, forem ao ar.
Por fim, vale mencionar que se cocê vende pela Nuvemshop, ou pretende criar uma loja grátis na maior plataforma de e-commerce da América Latina, acompanhar o desempenho dos seus anúncios fica ainda mais fácil. É possível criar, configurar e instalar a tag global e o snippet de conversão do Google Ads em seu negócio. Saiba como:
👉 Confira tutorial: Como vincular os códigos do Google Ads na minha Nuvemshop?
Tudo pronto? Então, mãos à obra para impulsionar no Google Ads. Veja o nosso material para criar a sua primeira campanha no Google Ads:
💡 Saiba mais: Como anunciar no Google?
Tudo certo sobre Google Ads?
Agora que você já sabe tudo sobre o Google Ads, é hora de reunir o conhecimento adquirido ao longo deste artigo e criar a sua campanha. Uma dica é utilizar o suporte que o Google oferece para quem está dando os primeiros passos com a estratégia e quer aprender a impulsionar no Google Ads.
Se você ainda não vende pela internet, que tal começar hoje mesmo e criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop? É rápido, fácil e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙