Como funciona o Google Alerts e como utilizar no marketing?

O que é Google Alerts e como utilizá-lo?
Pontos principais do artigo:
  • Google Alerts é um serviço de monitoramento gratuito do Google;
  • Por meio de alertas cadastrados na plataforma, as empresas podem acompanhar, frequentemente, as menções negativas e positivas sobre suas marcas;
  • Ao mesmo tempo, o Google Alerts ajuda a prever tendências para determinados setores, encontrar oportunidades de negócio e gerir crises com agilidade.

Estar entre as principais posições em mecanismos de busca, como o Google, é um pré-requisito para atrair clientes para uma loja virtual. De acordo com o estudo “State of search Brazil”, 93% dos brasileiros fizeram alguma pesquisa online antes de comprar. Por isso, conhecer ferramentas como o Google Alerts pode ser essencial para aumentar o tráfego do seu site.

O serviço, que é gratuito, permite que o gestor de um negócio online, por exemplo, monitore conteúdos ou frases relacionadas à sua empresa.

Para que isso aconteça, basta definir um termo na plataforma e, sempre que algo relacionado for publicado na internet, a ferramenta envia uma notificação por e-mail.

Então, quer saber como o Google Alerts funciona e como utilizá-lo na sua estratégia de marketing digital? Continue a leitura deste artigo! Vamos lá?

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O que é Google Alerts?

Google Alerts é uma ferramenta gratuita que permite a monitoração de termos ou palavras pré-selecionados por uma pessoa. Dessa forma, assim que um conteúdo relacionado ao tema de interesse é publicado na internet, a plataforma envia uma notificação por e-mail.

Além disso, o serviço é customizável. Isso quer dizer que, além dos termos ou palavras, é possível configurar a periodicidade dos avisos, os tipos de conteúdo a serem acompanhados (artigos de blog, notícias, estudos científicos etc.), as fontes, os idiomas e a localização.

Como funciona Google Alerts?

Agora que você já sabe o que é o Google Alerts, chegou a hora de entender como ele funciona. Primeiramente, você define um termo de interesse, como por exemplo, “chocolate sem açúcar”. A partir do cadastro do alerta, sempre que algo relacionado ao assunto for publicado na internet, você receberá uma notificação no e-mail indicado na ferramenta.

Isso funciona para notícias, posts em blogs ou qualquer outro conteúdo, e você ainda pode configurar as preferências de recebimento.

Para te ajudar ainda mais nessa missão, criamos um passo a passo para dominar a ferramenta. Confira a seguir:

1. Faça login na plataforma

Acesse a página principal do Google Alerts e faça login com a sua conta Google:

captura de tela página inicial do google alerts

2. Escolha os termos ou palavras

Após fazer o login, selecione os termos ou palavras que você quer que a ferramenta monitore.

Por exemplo, se você vende artesanatos pela internet, que tal fazer o acompanhamento de pesquisas relacionadas ao seu mercado?

captura de tela de como criar alerta no google alerts

Depois disso, clique no botão Mais opções para customizar os seus alertas:

captura de tela do botão mais opções google alerts

Aqui, você poderá definir a frequência dos alertas, idioma, tipos de conteúdo, região etc.

3. Crie o alerta

Depois de definir todas as configurações, aperte o botão Criar Alerta.

captura de tela botão criar alerta do google alerts

Pronto! Agora, você receberá as principais informações sobre o termo escolhido por você em sua caixa de entrada de e-mail.

Como usar o Google Alerts no marketing?

Em uma estratégia de marketing digital, o Google Alerts pode ser uma ferramenta muito útil. Confira a seguir como utilizá-lo:

Definir conteúdo para redes sociais

Se você não tem tempo para atualizar as redes sociais do seu negócio, o Google Alerts pode te ajudar a ter ideias de conteúdos relevantes para o seu público-alvo.

Dessa forma, é mais fácil deixar os seus seguidores engajados com uma frequência de publicação mais eficiente.

Trabalhar o marketing de conteúdo

Assim como nas redes sociais, o Google Alerts pode servir como suporte para o marketing de conteúdo do seu negócio.

Isso porque, ao selecionar os principais conteúdos relacionados a uma empresa, eles podem servir como ideias ou referências para produção de artigos de blog, por exemplo.

💡Saiba mais: 9 estratégias de marketing de conteúdo para e-commerce

Acompanhar a empresa

No Google Alerts, é possível definir alarmes com o nome de uma marca, URL do site (caso tenha) e o nome do negócio. Dessa forma, é possível monitorar o que clientes e possíveis compradores estão falando sobre a sua empresa.

Nesse sentido, caso algo negativo esteja repercutindo sobre a marca, a ferramenta do Google permite que você tome logo conhecimento e dê uma resposta rápida para um consumidor insatisfeito.

Estudar a concorrência

Tal como monitorar a sua marca, o Google Alerts permite acompanhar as atividades dos concorrentes do seu negócio.

Ao definir esse tipo de alerta, é possível analisar as publicações de conteúdos e também ficar de olho no que o público está falando na internet sobre essa empresa para encontrar oportunidades em que você pode se sobressair.

💡Saiba mais: O que é análise de concorrência e como fazer para se destacar?

Vantagens do Google Alerts

O Google Alerts oferece diversas oportunidades para as empresas. Entenda mais algumas das principais vantagens de uso desse recursos gratuito:

  • Mapeamento de oportunidades: entender quem são os principais protagonistas de um segmento e identificar possibilidades de parcerias ou ajustes na própria operação;
  • Atualização sobre tendências: acompanhar em tempo real as movimentações em relação a determinados assuntos, antecipando-se a seus concorrentes;
  • Identificação de influenciadores: avaliar pessoas que influenciam o nicho de mercado, a fim de propor parcerias de divulgação;
  • Feedback de clientes: perceber como o público se comporta em relação à marca, fazendo os ajustes necessários de melhoria em produtos, serviços ou atendimento;
  • Gestão de crise: em casos de menções negativas, responder rapidamente às ameaças, reduzindo danos e prejuízos.

Tudo certo sobre como funciona o Google Alerts?

Ao longo deste artigo, vimos como o Google Alerts pode ajudar a atrair mais visitantes para um site, aumentando as chances de conversão.

Afinal, a ferramenta permite que você identifique temas que mais chamam a atenção do seu público, como dúvidas, problemas e curiosidades sobre um determinado assunto, e crie estratégias de marketing e conteúdo.

Esperamos que, com as informações deste artigo, você tenha tirado suas dúvidas sobre o Google Alerts. Caso você ainda não venda pela internet, crie sua loja virtual grátis com a Nuvemshop. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre o Google Alerts

Google Alerts é uma ferramenta gratuita que permite a monitoração de termos ou palavras pré-selecionados por uma pessoa. Dessa forma, assim que um conteúdo é publicado na internet, a plataforma envia uma notificação por e-mail.

Criar um alerta no Google Alerts é muito simples: faça login na plataforma, escolha os termos ou palavras de interesse e, em seguida, crie o alerta, configurando sua periodicidade.

Algumas das possibilidades do Google Alerts no marketing são: trabalhar o marketing de conteúdo, acompanhar às menções à empresa e estudar a concorrência por meio do envio de alertas.

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