O que é Google Analytics 4 e o que muda nessa nova versão?
Pontos principais do artigo:
- Google Analytics 4 (GA4) é a mais nova versão do Google Analytics. Ele é baseado em um modelo de aprendizado de máquina e coleta dados de vários fontes, incluindo sites, aplicativos e atividades offline;
- O GA4 é projetado para fornecer uma visão mais abrangente do comportamento do usuário e ajudar os profissionais de marketing a tomar melhores decisões;
- Ele é mais privado do que o Google Analytics 3 (GA3). Isso significa que ele não coleta dados pessoais dos usuários, o que é importante para cumprir as leis de privacidade.
As ferramentas do Google estão sempre mudando para acompanhar os avanços do mercado. Agora, é a vez do Google Analytics 4 substituir o Universal Analytics — e você precisa ficar de olho nesse upgrade.
Se você usa o Google Analytics para acompanhar as métricas do seu site ou app e fazer análise de dados, vai ter que fazer a migração de propriedade para continuar utilizando o sistema. Mas não se preocupe: o processo é simples e vamos explicar como funciona em detalhes.
E então, quer saber quais são as novidades no Google Analytics 4, qual a diferença para o UA e como fazer uma migração sem erros? É só seguir a leitura! Vamos lá? 👀
O que é o Google Analytics 4?
Google Analytics 4, ou GA4, é a nova versão da ferramenta de monitoramento e análise de dados do Google. Ela permite coletar informações de navegação e insights de sites, blogs, lojas online, aplicativos e qualquer página da web a partir das tecnologias mais recentes de data analytics (análise de dados).
O GA4 começou a ser implementado em 2020 e vai se tornar o sistema padrão do Google a partir de 1º de julho de 2023. Após essa data, não será mais possível processar dados por meio do sistema anterior, o Universal Analytics (UA).
A única exceção será o Google Analytics 360, a solução de análise de dados para grandes corporações, que receberá uma extensão de processamento válida até 1º de julho de 2023. De qualquer maneira, as empresas que trabalham com o Google Analytics já devem fazer a migração para a versão 4 para garantir a continuidade de seus relatórios.
💡 Saiba mais: Como usar os funis de conversão do Google Analytics no e-commerce?
Qual a diferença entre UA e GA4?
A diferença é que o UA é a versão antiga do sistema de análise de dados online, que será substituída pelo GA4 de forma permanente em 2023.
Se você criou sua conta no Google Analytics a partir de 2020, é provável que já tenha a propriedade do GA4 e não precise fazer a migração. No entanto, se configurou a plataforma antes de 2020, deve estar com a versão antiga do UA que será descontinuada.
O que mudou no Google Analytics 4?
O Google Analytics 4 trouxe vários avanços em comparação com o Universal Analytics. Para começar, os dados são coletados a partir de eventos em vez de sessões. Dessa maneira, é possível mapear a jornada do cliente — isto é, o caminho do consumidor antes de finalizar a compra — em sites e apps com maior precisão.
Veja outras mudanças que tornam o GA4 a melhor solução atual para análise de dados online:
- Inclusão de controles de privacidade com medição sem cookies (pequenos arquivos que identificam e rastreiam a atividade do usuário);
- Uso de modelagem comportamental para entender diferentes perfis de usuários;
- Recursos de estimativa de conversão para diversos pontos da jornada;
- Ferramentas de análise preditiva sem modelos complexos;
- Integrações diretas com plataformas de mídia para facilitar as ações de marketing em sites e apps.
Muitas dessas melhorias foram motivadas pela chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Como se trata de uma ferramenta que coleta e analisa dados de pessoas, é preciso garantir a privacidade e proteção dessas informações.
Logo, o GA4 está completamente adaptado aos requisitos da LGPD e, ao mesmo tempo, fornece dados precisos e valiosos para a análise de comportamento dos consumidores.
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Por que migrar para o GA4?
Todas as empresas que usam o Universal Analytics terão que migrar para o Google Analytics 4. Isso porque, como vimos, as propriedades do UA vão parar de processar dados em 1º de julho de 2023.
Será possível ver os relatórios por algum tempo após essa data, mas os novos dados gerados só serão processados no GA4. Se você estiver usando a versão antiga, verá uma mensagem alertando sobre a necessidade de criar uma nova propriedade do Google Analytics 4.
Lembrando que, se você não fizer a migração de forma manual, o Google fará a mudança de forma automática a partir de suas tags atuais. Mas, se você quer garantir a confiabilidade dos seus dados, é melhor realizar o processo por conta própria antes que o sistema seja alterado.
Como ativar o Google Analytics 4?
Se você já usa o Universal Analytics e precisa migrar para o Google Analytics 4, siga os dois passos abaixo:
Crie uma nova propriedade GA4
Siga os passos abaixo para criar uma nova propriedade GA4 na sua conta do UA:
- Clique em “Administrador”;
- Selecione sua conta na coluna “Conta”;
- Na coluna “Propriedade”, selecione a conta Universal Analytics que coleta dados do seu site atualmente;
- Em seguida, clique em “Assistente de configuração do GA4”;
- Clique em “Primeiros passos” e, em seguida, em “Quero criar uma propriedade do Google Analytics 4”;
- No pop-up que vai abrir, escolha se quer criar novas tags em “Criar e continuar” ou criar seu GA4 com as tags atuais em “Criar propriedade”.
Configure seu GA4
Depois de finalizar o Assistente de configuração do GA4, você verá a mensagem “Você conectou suas propriedades” na parte de cima da página. Então, anote o nome da sua propriedade do GA4 para facilitar a localização.
Em seguida, clique em “Ver sua propriedade do GA4” para personalizar suas configurações. Mas atenção: pode levar até 30 minutos para os dados começarem a aparecer na sua tela.
Outra opção para migrar para o Google Analytics 4 é adicionar a propriedade ao seu CMS (Content Management System ou Sistema de Gestão de Conteúdo). Você deve fazer isso se o seu site está hospedado em plataformas como WordPress, Magento e HubSpot.
Como configurar o Google Analytics?
Depois de criar uma propriedade, você precisará criar um fluxo de dados. Um fluxo de dados é o que coletará os dados do seu site ou aplicativo e os enviará para o Google Analytics.
Para criar um fluxo de dados, siga estas etapas:
- Acesse o Google Analytics e faça login na sua conta;
- Clique na propriedade para a qual você deseja criar um fluxo de dados;
- Clique em “Configurações”;
- Role para baixo até a seção “Fluxos de dados” e clique em “Criar fluxo de dados”;
- Escolha “Fluxo de dados web” como tipo de fluxo de dados;
- Dê um nome ao seu fluxo de dados e selecione o fuso horário e a moeda;
- Clique em “Criar”.
Depois de criar um fluxo de dados, você precisará instalar a tag do Google Analytics no seu site ou aplicativo. Isso pode ser feito usando o gerenciador de tags do Google ou pela tag do Google Analytics. O fluxo é praticamente o mesmo, confira:
- Acesse o Google Analytics e faça login na sua conta;
- Clique em “Propriedades” e selecione a propriedade para a qual deseja instalar a tag do Google Analytics;
- Clique em “Configurações” e, em seguida, clique em “Configuração da tag”;
- Role para baixo até a seção “Tag do Google Analytics” e clique em “Criar tag”;
- Dê um nome à sua tag e selecione o tipo de tag que deseja instalar;
- Em “Configurações da tag”, insira o ID da sua propriedade do Google Analytics e o ID do seu fluxo de dados;
- Em “Ativar”, selecione as opções que deseja ativar para sua tag;
- Clique em “Salvar”;
- Copie o código da tag e cole-o no cabeçalho do seu site.
Depois de instalar a tag, você precisará esperar alguns dias para que os dados comecem a ser coletados. Depois que os dados estiverem sendo coletados, você poderá visualizá-los no Google Analytics.
Como integrar o Google Analytics 4 à sua loja Nuvemshop
A Nuvemshop oferece uma integração simplificada com o Google Analytics 4 para facilitar sua vida. Veja o passo a passo para usar a ferramenta na sua loja virtual:
- Crie uma propriedade GA4 no seu painel do Google Analytics;
- Depois de criar o fluxo web da sua ferramenta, clique na opção “Chaves secretas da API do Measurement Protocol”;
- Crie uma nova chave e cadastre um apelido;
- No painel da sua Nuvemshop, vá até “Configurações > Códigos externos”;
- Na seção Google Analytics > Google Analytics 4″, informe a ID e o código que você criou nos campos indicados;
- Então, é só clicar em “Salvar alterações” e pronto!
Confira também o tutorial abaixo:
Se você já tem alto volume de vendas, também vale a pena conhecer a Nuvemshop Next, que oferece inclusive um gerente de contas para te apoiar com esta e outras integrações.
👉 Confira: Como vincular o Google Analytics 4 na minha Nuvemshop?
5 dicas para migrar para o Google Analytics 4
Para que o processo de migração do UA para o GA4 seja tranquilo, você precisa tomar alguns cuidados. Acompanhe nossas dicas:
1. Evite a migração automática
O Google já alertou que a migração automática para o Google Analytics 4 pode comprometer a qualidade dos dados. Por isso, tome cuidado para não perder o prazo e acabar tendo suas informações prejudicadas.
2. Exporte seus dados antes da migração
Antes de fazer a migração para o GA4, exporte os dados do Universal Analytics para ter um backup seguro. Assim, você não perde seu histórico e pode armazenar seus relatórios em segurança.
Isso porque, no processo de migração, há grandes chances de haver perda de dados.
3. Comece com as duas contas simultaneamente
Ainda é possível ter as duas versões do Google Analytics ativas simultaneamente. Então, faça isso o quanto antes para ter tempo de fazer testes e entender o funcionamento do GA4 antes que o UA seja encerrado.
4. Refaça todas as integrações
Na migração para o GA4, você vai perder integrações com ferramentas como Google Ads e plataformas de automação de marketing usadas pela empresa. Logo, será necessário conectar novamente sua propriedade aos sistemas utilizados.
5. Treine sua equipe
Com a chegada do Google Analytics 4, sua equipe vai precisar ser treinada para utilizar os novos recursos do sistema. Portanto, é importante começar os treinamentos o quanto antes para que os profissionais retomem rapidamente as atividades e consigam explorar as funcionalidades inovadoras do GA4.
Cursos de Google Analytics 4
O mercado já oferece diversos cursos de Google Analytics 4 para ajudar você a dominar essa ferramenta e sair na frente da concorrência. Veja uma lista:
- O Guia de treinamento e suporte da conta do Google Analytics 4 oferece diversos conteúdos úteis para aprender sobre o GA4;
- A Mirago oferece o Curso Google Analytics 4 (GA4) com 6 horas de duração e 63 aulas online para aprender tudo sobre a ferramenta;
- O curso Google Analytics da Goobec tem duração de 16 horas e atende vários perfis de profissionais de marketing;
- O curso Google Analytics 4: implementação e relatórios da Alura tem 10 horas de duração e é ministrado pela publicitária Ana Mascarenhas.
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Tudo certo sobre o Google Analytics 4?
Esperamos que você tenha tirado suas dúvidas sobre o Google Analytics 4 e esteja pronto para fazer essa atualização no seu site. A lógica de uso da plataforma continua a mesma, mas é preciso ter atenção aos novos recursos e, especialmente, ao processo de migração.
Se você já tem alto volume de vendas no e-commerce e precisa garantir uma boa integração com o GA4, recomendamos que conheça a Nuvemshop Next, solução da Nuvemshop que oferece um gerente de contas para te apoiar com a integração e outras estratégias para vendas.
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