O que é Google Analytics 4 (GA4) e o que muda nessa versão?

- Google Analytics 4 (GA4) é a mais nova versão do Google Analytics. Ele é baseado em um modelo de aprendizado de máquina e coleta dados de várias fontes, incluindo sites, aplicativos e atividades offline;
- O GA4 é projetado para fornecer uma visão mais abrangente do comportamento do usuário e ajudar os profissionais de marketing a tomar melhores decisões;
- Ele é mais privado do que a versão anterior. Isso significa que a ferramenta não coleta dados pessoais dos usuários, o que é importante para cumprir as leis de privacidade;
- Na Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual grátis e vincular ao Google Analytics de forma simples e prática por meio do painel administrativo, sem precisar de conhecimentos técnicos.
As ferramentas do Google estão sempre mudando para acompanhar os avanços do mercado. Não foi diferente com o Google Analytics 4 (GA4), substituto do Universal Analytics.
Então, se você usa o Google Analytics para acompanhar as métricas do seu site ou app e fazer análise de dados, a migração de propriedade para continuar utilizando o sistema é obrigatória. Caso ainda não tenha feito a migração, não se preocupe: o processo é simples e vamos explicar como funciona em detalhes.
Para saber quais são as novidades no Google Analytics 4, qual a diferença para o UA e como fazer uma migração sem erros é só seguir a leitura!
Ah, e se você está buscando uma plataforma de e-commerce com integração ao Google Analytics, aproveite para criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop e configurar a ferramenta de forma fácil e rápida.
O que é o Google Analytics 4?
Google Analytics 4, ou GA4, é a nova versão da ferramenta de monitoramento e análise de dados do Google. Ela permite coletar informações de navegação e insights de sites, blogs, lojas online, aplicativos e qualquer página da web a partir das tecnologias mais recentes de data analytics (análise de dados).
O GA4 começou a ser implementado em 2020 e se tornou o sistema padrão do Google em 1º de julho de 2023. Desde então não foi possível processar dados por meio do sistema anterior, o Universal Analytics (UA).
Por isso, as empresas que trabalham com o Google Analytics são obrigadas a fazer a migração para a versão GA4 para garantir a continuidade de seus relatórios.
Qual a diferença entre UA e GA4?
A diferença é que o UA (Universal Analytics) é a versão antiga do sistema de análise de dados online, que foi substituída pelo GA4 de forma permanente em 2023.
Se você criou sua conta no Google Analytics a partir de 2020, é provável que já tenha a propriedade do GA4 e não precise fazer a migração. No entanto, se configurou a plataforma antes de 2020, deve estar com a versão antiga do UA que foi descontinuada.
Principais mudanças do Universal Analytics para o Google Analytics 4 (GA4)
O Google Analytics 4 trouxe vários avanços em comparação com o Universal Analytics. Muitas dessas melhorias foram motivadas pela chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Confira, a seguir, as principais:
Privacidade de dados
Como o GA4 é uma ferramenta que coleta e analisa dados de pessoas, é preciso garantir a privacidade e proteção dessas informações. Por isso, a empresa precisou adequar seu funcionamento com a chegada da LGPD.
Com a atualização, o GA4 está completamente adaptado aos requisitos da LGPD e, ao mesmo tempo, fornece dados precisos e valiosos para a análise de comportamento dos consumidores.
Dentre as principais mudanças, podemos citar a inclusão de controles de privacidade com medição sem cookies (pequenos arquivos que identificam e rastreiam a atividade do usuário), o armazenamento de dados limitado a 14 meses e maior personalização para coleta de dados.
Ferramenta multiplataforma
Diferente do UA, que separava os dados, o GA4 unifica as informações em uma única propriedade, facilitando a visão sobre o engajamento do usuário.
Além disso, o GA4 se conecta diretamente com ferramentas como Google Ads e BigQuery, o que permite melhorar a qualidade da estratégia de marketing do negócio.
Ou seja, o Google Analytics 4 é uma ferramenta multiplataforma que permite análises mais aprofundadas sobre o comportamento do usuário.
Modelo de coleta de dados
Na nova versão, os dados são coletados a partir de eventos (cada clique, rolagem de página ou compra é registrado separadamente) em vez de sessões (períodos de navegação com começo e fim definidos).
Dessa maneira, é possível mapear a jornada do cliente — isto é, o caminho do consumidor antes de finalizar a compra — em sites e apps com maior precisão, já que, com as sessões, nem sempre era possível saber toda a jornada do usuário, pois ele podia sair do site e voltar depois.
Avanço da Inteligência Artificial
No GA4, a Inteligência Artificial (IA) entra em cena para prever o movimento dos consumidores e antecipar tendências. No UA, era possível ter acesso apenas a dados de eventos passados.
Outro benefício são os insights preditivos, ou seja, a possibilidade de identificar quais usuários têm maior probabilidade de comprar em determinado período de tempo. Assim, é possível usar essa informação a seu favor e direcionar publicidade para o público certo.
Como ativar o Google Analytics 4?
Se você já usa o Universal Analytics e precisa migrar para o Google Analytics 4, siga os dois passos abaixo:
Crie uma nova propriedade GA4
Siga os passos abaixo para criar uma nova propriedade GA4 na sua conta do UA:
- Clique em “Administrador”:
- Selecione sua conta na coluna “Conta”;
- Na coluna “Propriedade”, selecione a conta Universal Analytics que coleta dados do seu site atualmente:
- Em seguida, clique em “Assistente de configuração do GA4”:
- Clique em “Primeiros passos” :
- No pop-up que vai abrir, escolha se quer criar novas tags em “Criar e continuar” ou criar seu GA4 com as tags atuais em “Criar propriedade”.
Configure seu GA4
Depois de finalizar o Assistente de configuração do GA4, você verá a mensagem “Você conectou suas propriedades” na parte de cima da página. Então, anote o nome da sua propriedade do GA4 para facilitar a localização.
Em seguida, clique em “Ver sua propriedade do GA4” para personalizar suas configurações. Mas atenção: pode levar até 30 minutos para os dados começarem a aparecer na sua tela.
Outra opção para migrar para o Google Analytics 4 é adicionar a propriedade ao seu CMS (Content Management System ou Sistema de Gestão de Conteúdo). Você deve fazer isso se o seu site está hospedado em plataformas como WordPress, Magento e HubSpot.
Como configurar o Google Analytics?
Depois de criar uma propriedade, você vai precisar criar um fluxo de dados. Um fluxo de dados é o que vai coletar os dados do seu site ou aplicativo e enviar para o Google Analytics.
Para criar um fluxo de dados, siga estas etapas:
- Acesse o Google Analytics e faça login na sua conta;
- Clique na propriedade para a qual você deseja criar um fluxo de dados;
- Clique em “Configurações”;
- Role para baixo até a seção “Fluxos de dados” e clique em “Criar fluxo de dados”;
- Escolha “Fluxo de dados web” como tipo de fluxo de dados;
- Dê um nome ao seu fluxo de dados e selecione o fuso horário e a moeda;
- Clique em “Criar”.
Depois de criar um fluxo de dados, você vai instalar a tag do Google Analytics no seu site ou aplicativo. Isso pode ser feito usando o gerenciador de tags do Google ou pela tag do Google Analytics. O fluxo é praticamente o mesmo, confira:
- Acesse o Google Analytics e faça login na sua conta;
- Clique em “Propriedades” e selecione a propriedade para a qual deseja instalar a tag do Google Analytics;
- Clique em “Configurações” e, em seguida, clique em “Configuração da tag”;
- Role para baixo até a seção “Tag do Google Analytics” e clique em “Criar tag”;
- Dê um nome à sua tag e selecione o tipo de tag que deseja instalar;
- Em “Configurações da tag”, insira o ID da sua propriedade do Google Analytics e o ID do seu fluxo de dados;
- Em “Ativar”, selecione as opções que deseja ativar para sua tag;
- Clique em “Salvar”;
- Copie o código da tag e cole-o no cabeçalho do seu site — a forma como isso é feito vai variar conforme a plataforma onde seu site é hospedado.
Depois de instalar a tag, você vai precisar esperar alguns dias para que os dados comecem a ser coletados. Depois que os dados estiverem sendo coletados, você poderá visualizá-los no Google Analytics.
Dicas para migrar para o Google Analytics 4
Para que o processo de migração do UA para o GA4 seja tranquilo, você precisa tomar alguns cuidados. Acompanhe nossas dicas:
1. Evite a migração automática
O Google já alertou que a migração automática para o Google Analytics 4 pode comprometer a qualidade dos dados. Por isso, dedique um tempo para migrar sua conta do Universal Analytics para o GA4 e garantir que suas informações não sejam prejudicadas.
2. Exporte seus dados antes da migração
Antes de fazer a migração para o GA4, exporte os dados do Universal Analytics para ter um backup seguro. Assim, você não perde seu histórico e pode armazenar seus relatórios em segurança.
Isso porque, no processo de migração, há grandes chances de haver perda de dados.
3. Refaça todas as integrações
Na migração para o GA4, você vai perder integrações com ferramentas como Google Ads e plataformas de automação de marketing usadas pela empresa. Logo, será necessário conectar novamente sua propriedade aos sistemas utilizados.
Como integrar o Google Analytics 4 na Nuvemshop?
A Nuvemshop oferece uma integração simplificada com o Google Analytics 4 para facilitar sua vida. Veja o passo a passo para usar a ferramenta na sua loja virtual:
- Crie uma propriedade GA4 no seu painel do Google Analytics;
- Depois de criar o fluxo web da sua ferramenta, clique na opção “Chaves secretas da API do Measurement Protocol”;
- Crie uma nova chave e cadastre um apelido;
- No painel da sua Nuvemshop, vá até “Configurações > Códigos externos”;
- Na seção “Google Analytics > Google Analytics 4”, informe a ID e o código que você criou nos campos indicados;
- Então, é só clicar em “Salvar alterações” e pronto!
Confira também o tutorial detalhada no vídeo abaixo:
Se você já tem alto volume de vendas, também vale a pena conhecer a Nuvemshop Next, que oferece, inclusive, um gerente de contas para te apoiar com esta e outras integrações.
Quais são as métricas exclusivas do Google Analytics 4?
Agora que você já sabe como migrar para o Google Analytics 4, confira, a seguir, as principais métricas da nova versão da plataforma:
Métricas de engajamento
O GA4 conta com métricas que refletem o envolvimento do usuário:
- Sessões engajadas: percentual de sessões que atingiram um determinado nível de engajamento, como conversão ou visualização de várias páginas;
- Tempo médio de engajamento: tempo que os usuários gastam em sessões engajadas;
- Taxa de engajamento: calcula a porcentagem das sessões engajadas.
Métricas de aquisição
As métricas de aquisição são separadas em três:
- Novos usuários: mede o número de usuários que visitaram o site da empresa pela primeira vez;
- Aquisição de novos usuários: mostra a quantidade de usuários que realizaram uma ação no site ou aplicativo durante um período específico;
- Aquisição de origem da sessão: mostra qual é a origem dos usuários que vieram para o site, como via pesquisa orgânica ou redes sociais, por exemplo.
Métricas de conversão
Nas métricas de conversão temos alguns tipos:
- Conversão: mede o número de ações importantes realizadas pelo usuário, como cliques em botões de compra e download de e-books, por exemplo;
- Valor de conversão: receita total gerada por todas as conversões;
- Taxa de conversão: porcentagem de usuários que realizaram um evento de conversão em relação ao número de visitantes;
- Sessões com conversões: mede quantas sessões resultaram em pelo menos um tipo de conversão.
Métricas de comportamento do usuário
Por fim, temos as métricas de comportamento do usuário no GA4:
- Eventos: mostra ações específicas que os usuários realizaram no site, como botões clicados e páginas visualizadas;
- Parâmetros do evento: informações adicionais sobre as ações realizadas no site pelos usuários;
- Dimensões do usuário: mostra as características do usuário, como idade, localização e dispositivo utilizado.
💡Saiba mais: Como configurar funis de conversão no Google Analytics?
Cursos de Google Analytics 4
O mercado já oferece diversos cursos de Google Analytics 4 para ajudar você a dominar essa ferramenta e fazer a melhor análise de métricas entre os concorrentes. Veja uma lista:
- O Guia de treinamento e suporte da conta do Google Analytics 4 oferece diversos conteúdos úteis para aprender sobre o GA4;
- A Mirago oferece o Curso Google Analytics 4 (GA4) com 6 horas de duração e 63 aulas online para aprender tudo sobre a ferramenta;
- O curso Google Analytics da Goobec tem duração de 14 horas e atende vários perfis de profissionais de marketing;
- O curso Google Analytics 4: implementação e relatórios da Alura tem 10 horas de duração e é ministrado pela publicitária Ana Mascarenhas.
💡Saiba mais: 21 cursos de marketing digital grátis e pagos para empreendedores
Tudo certo sobre o Google Analytics 4?
Esperamos que você tenha tirado suas dúvidas sobre o Google Analytics 4 e esteja pronto para fazer essa atualização no seu site. A lógica de uso da plataforma continua a mesma, mas é preciso ter atenção aos novos recursos e, especialmente, ao processo de migração.
Se você já tem alto volume de vendas no e-commerce e precisa garantir uma boa integração com o GA4, recomendamos que conheça a Nuvemshop Next, solução da Nuvemshop que oferece um gerente de contas para te apoiar com a integração e outras estratégias para vendas.
E, se você ainda não tem seu negócio digital, que tal criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop? Você não paga nada para usar todos os recursos da nossa plataforma e começar a vender online o quanto antes. E nem precisa de conhecimentos técnicos para montar uma loja profissional! 💙