O que é e como funciona o Google Avaliações do Consumidor?
- Google Avaliações do Consumidor é um programa do Google que permite receber feedbacks dos consumidores que compraram no seu site;
- Essa avaliação é usada para classificar o vendedor nos anúncios no Google Ads e no Google Shopping, além de gerar um selo de avaliações para o site;
- Se você quer entender a fundo a experiência de compra dos consumidores no seu site, baixe também o nosso modelo de pesquisa de satisfação gratuito.
O Google Avaliações do Consumidor, também conhecido como Google Customer Reviews, é um programa do Google que coleta feedbacks sobre a experiência de compra dos consumidores na sua loja virtual.
Com essas informações, o Google pode decidir quão confiável é o vendedor e seus produtos nos resultados de pesquisa e nos anúncios do Shopping, além de oferecer um selo de avaliação para o site, o que ajuda os clientes a se sentirem mais seguros na hora da compra.
Quer saber como funciona e como adicionar esse recurso na sua loja? Então, continue a leitura! Neste artigo, trouxemos o passo a passo completo com tudo o que você precisa saber para receber as estrelinhas do Google. Confira! ⭐
Como funciona o Google Avaliações do Consumidor?
O Google Avaliações do Consumidor funciona de forma bem simples. Veja:
- O lojista ativa o recurso de avaliações no Google Merchant Center;
- Quando um cliente realizar uma compra na sua loja, o Google vai exibir um pop-up pedindo autorização para enviar a pesquisa de satisfação;
- O consumidor receberá a pesquisa por e-mail para avaliar a experiência de compra entre 1 e 5 estrelas;
- A média de avaliações é utilizada para classificar o vendedor nos anúncios no Google Ads e no Google Shopping;
- Depois de receber pelo menos 150 avaliações, é possível adicionar o ícone do Google Avaliações do Consumidor com estrelas no seu site.
Isso ajuda a mostrar para os consumidores que a sua loja virtual é confiável, o que influencia diretamente na decisão de compra. Veja, por exemplo, a loja virtual Macchi, na Nuvemshop, que exibe um selo de avaliação cinco estrelas.
🚀 Conheça o case de sucesso: Macchi: da joalheria tradicional ao e-commerce revolucionário
Como ativar avaliações no Google?
Para usar o Google Avaliações do consumidor, basta seguir o passo a passo abaixo:
1. Acesse o Google Merchant Center
O primeiro passo para ativar as minhas avaliações é fazer login no Google Merchant Center, que é a plataforma do Google onde os lojistas cadastram o seu catálogo de produtos.
Para conseguir ativar o recurso, é preciso ter um nome de domínio (ou seja, o endereço da sua loja virtual) verificado e reivindicado na plataforma. Se você ainda não fez isso, confira o passo a passo no nosso tutorial sobre o Google Merchant Center antes de continuar.
💡 Saiba mais: Como funciona o Google Merchant Center?
2. Clique em Crescimento > Gerenciar programas > Avaliações do Consumidor
No menu da página principal do Google Merchant Center, que fica do lado esquerdo da tela, clique em “Crescimento” > “Gerenciar programas” > “Avaliações do consumidor” e selecione a opção de “Participar”.
3. Leia e assine o contrato de participação
Antes de prosseguir, o Google apresentará um contrato de participação. A nossa dica é que você leia atentamente para conhecer todas as regras do programa Google Customer Reviews. Em seguida, marque a opção “Li e concordo” e clique em “Salvar e continuar”.
4. Copie o seu Merchant ID
Na próxima tela, a plataforma vai informar algumas informações e códigos. Se você tem uma loja virtual na Nuvemshop, basta copiar o seu Merchant ID (ou Código de Comerciante), como na imagem abaixo:
Na Nuvemshop, toda a integração já é pré-configurada, por isso, você não precisa se preocupar com os outros códigos que aparecem na tela. Mas, se você usa outra plataforma de e-commerce, pode ser necessário fazer a configuração completa antes de continuar.
5. Cole o código no painel administrativo da sua loja
Para concluir, abra o painel administrativo da sua Nuvemshop e siga o caminho “Configurações > Códigos Externos”. No campo “Pesquisas do Google”, basta colar o Merchant ID que você copiou na etapa anterior e clicar em “Salvar alterações”.
Vale lembrar também que, para o Google Avaliações do Consumidor funcionar corretamente, é preciso que a loja virtual tenha um domínio próprio. Se você ainda não tem o seu, veja como fazer a configuração na sua loja Nuvemshop:
💡 Saiba mais: Como configurar domínio próprio na Nuvemshop?
Como ver uma avaliação no Google?
Como vimos, só é possível exibir o selo de minhas avaliações do Google depois que, pelo menos, 150 consumidores tiverem respondido à pesquisa.
Mas, se você quiser acompanhar as avaliações que já recebeu na sua loja, basta copiar a URL a seguir e colar na barra de endereço do seu navegador (como o Google Chrome), substituindo o termo “SEUSITE” pelo endereço da sua loja.
- https://www.google.com/shopping/ratings/account/lookup?q=SEUSITE.
A loja VegPet, hospedada pela Nuvemshop, por exemplo, usa o Google Avaliações do Consumidor. Nesse caso, para ver as avaliações do site, vamos substituir o termo “SEUSITE” pelo endereço da loja. Veja:
- https://www.google.com/shopping/ratings/account/lookup?q=https://www.vegpet.com.br/
Depois que o selo do Google for exibido no site, também é possível ver as avaliações clicando diretamente sobre ele. Em ambos os casos, os feedbacks ficam disponíveis tanto para o lojista, quanto para o consumidor.
💡 Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente?
Quais as vantagens do Google Avaliações do Consumidor?
Até aqui vimos o que são e como funcionam as avaliações do Google. Mas será que vale a pena ativar esse recurso? Se você ainda está em dúvida, confira algumas vantagens que o seu e-commerce pode ter com as avaliações de clientes:
Mais tráfego para o site
Além de aparecer no seu site, as estrelas das avaliações também são exibidas nos anúncios pagos e nos resultados do Google Shopping. Avaliações positivas podem incentivar os usuários a clicarem no link, aumentando o CTR da página e, consequentemente, o número de visitantes na sua loja virtual.
💡 Saiba mais: O que é e como usar o Google para PMEs?
Destaque nas buscas
As avaliações também ajudam na qualificação do e-commerce para as classificações do vendedor e do produto. Isso significa que quanto melhor forem as avaliações do seu site, mais chances você tem de aparecer no topo do Google quando um usuário pesquisar pelo seu produto.
Aumenta o número de vendas
Você sabia que mais de 80% dos consumidores levam em conta a avaliação de um produto antes da compra? O dado é de uma pesquisa divulgada pela revista Veja e ajuda a entender porque as estrelinhas das avaliações do Google também podem te ajudar a fechar mais vendas.
Feedback do consumidor
Por último (mas não menos importante!), o Google Avaliações do Consumidor ajuda a entender como é a experiência do cliente com a sua empresa. Na prática, esse feedback pode ser muito útil para identificar pontos de melhoria no processo de compra, na entrega, no atendimento ou até mesmo na qualidade do produto.
E, se você quiser fazer uma pesquisa mais aprofundada e personalizada, sem depender das avaliações do Google, baixe o nosso modelo de pesquisa de satisfação gratuito e descubra o que os consumidores pensam a sua loja:
Tudo certo para usar o Google Avaliações do Consumidor?
O Google Avaliações do Consumidor é um recurso simples, mas que pode fazer uma grande diferença na hora de destacar a sua loja virtual entre os concorrentes. Por isso, esperamos que este conteúdo tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre o assunto.
E, se você quer garantir a melhor experiência de compra para o seu cliente, que tal contar com o apoio da melhor plataforma de e-commerce da América Latina? Traga a sua loja virtual para a Nuvemshop e conte com todos os benefícios do plano gratuito mais completo do mercado! 💙