O que é a Rede de Display do Google e como anunciar?
- Rede de Display é um tipo de anúncio que permite que empresas exibam publicidades sites e apps parceiros do Google, além das plataformas Gmail e YouTube;
- Geralmente, os formatos de anúncio mais comuns na Rede de Display são imagens, textos, vídeos e mídias ricas, como carrosséis;
- Para anunciar, é preciso ter uma conta no Google Ads, criar uma nova campanha e escolher a opção "Display". Lembrando que, na Nuvemshop, você consegue integrar sua loja virtual ao Google Ads facilmente.
Independentemente do tamanho da sua empresa, saber como anunciar no Google é importante para alcançar um público maior e aumentar as vendas na internet. E, nesse caso, o Google Display (GDN) pode ser a ferramenta ideal para te ajudar nessa tarefa.
Também conhecido como Rede de Display do Google, esse tipo de anúncio permite que você divulgue os seus produtos ou serviços em mais de 35 milhões de sites e apps parceiros, além das plataformas Gmail e YouTube.
Então, quer entender o que é a Rede de Display do Google e como criar campanhas nesse formato? Neste artigo, você fica por dentro de todos os detalhes. Vamos lá?
O que é a Rede de Display do Google (GDN)?
Rede de Display, Google Display Network ou GDN, é um tipo de anúncio do Google Ads que permite que empresas exibam anúncios pagos no formato de textos, imagens ou vídeos em milhões de sites em toda a web, não apenas nos resultados de pesquisa do Google.
Por isso, o Google Display é recomendado para negócios que desejam exibir a sua marca para um público mais amplo, com alto potencial de engajamento, em sites que tenham a ver com o seu nicho de mercado e cuja audiência pode gostar dos produtos e serviços oferecidos.
Qual a diferença entre Rede Display e Rede de Pesquisa do Google?
Agora que você já sabe o que é a Rede de Display do Google, é importante saber a diferença entre Google Display e Rede de Pesquisa, que é outro tipo de anúncios de mídia paga disponível na plataforma. Veja:
Rede de pesquisa do Google
A Rede de Pesquisa promove anúncios com base em palavras-chave. Ou seja, ela exibe publicidades em texto nos resultados de pesquisa quando alguém faz uma consulta no Google. Geralmente, são os primeiros resultados que aparecem quando você procura por algo, sempre sinalizados como “Patrocinado”.
Por exemplo, digamos que você vende comida pela internet, mais especificamente marmitas congeladas. Nesse cenário, uma pessoa sem tempo para cozinhar realizou algumas pesquisas na internet sobre o tema. Ao digitar a palavra-chave “marmita congelada” na barra de pesquisa do Google, encontrou nos primeiros resultados o anúncio de lojas virtuais:
Isso faz com que esse tipo de campanha seja indicada para quem deseja aumentar vendas, por exemplo, já que atinge o consumidor exatamente no momento em que ele está interessado em fazer uma compra.
💡 Saiba mais: 8 passos para fazer um anúncio que vende
Google Display
Já o Google Display, como mencionamos, são os anúncios que você vê ao navegar em sites ou aplicativos parceiros do Google. Ele alcança as pessoas com base em interesses, veiculando o seu anúncio enquanto os usuários navegam de forma natural pela web.
Então, vamos supor que você venda roupas online, com foco no público infantojuvenil, e uma mãe está buscando dicas de vestimenta para crianças. Durante a sua pesquisa no Google, acessou uma página de blog na internet com truques para ensinar o seu filho a se vestir sozinho:
Ao avançar com a leitura do conteúdo, encontrou um banner de anúncio do Google Display direcionado para uma promoção do seu e-commerce: 42% de desconto para quem clicar no anúncio e comprar a camiseta da sua loja virtual:
Dessa forma, criar campanhas no Google Display é indicado para quem tem o objetivo de fortalecer o branding, ou seja, a visibilidade da marca. Isso porque impacta um potencial cliente justamente no momento em que ele está procurando sobre o assunto.
Quais os formatos do Google Display?
Os anúncios do Google Display podem ser criados em diferentes formatos e configurações. Conheça os principais recursos e saiba como funcionam:
1. Anúncio de imagem
Esse é o tipo de anúncio mais comum da Rede de Display do Google. Ao fazer campanhas de imagem, você tem a possibilidade de posicionar anúncios na barra lateral, no topo ou na parte debaixo dos sites. Além disso, é possível criar layouts de todos os tipos: em formato de banner, paisagem, quadrado ou retrato.
A grande vantagem desse modelo é que ele consegue chamar mais atenção do usuário. Entretanto, algumas pessoas podem achar esse tipo de anúncio invasivo de acordo com o tamanho do banner. Por isso, é importante não exagerar.
💡 Saiba mais: O que é campanha Pmax do Google e como criar uma?
2. Anúncio de texto
O anúncio de texto do Google Display, geralmente, é como uma pequena caixa de texto que tem um título e uma descrição e fica posicionado na lateral das páginas dos sites, do lado direito. Visualmente, é bem parecido com os links patrocinados da Rede de Pesquisa.
Uma dica para gerar cliques com essa categoria de anúncio é escrever usando técnicas de copywriting e gatilhos mentais, além de criar um botão de CTA (Call To Action, ou chamada para ação) que incentive o clique.
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3. Anúncio de vídeo
Como o YouTube é uma plataforma parceira do Google, também é possível criar campanhas da Rede de Display pelo Google Ads na rede social.
Neste caso, os anúncios aparecem no início ou no meio de vídeos, na barra lateral ou na home da plataforma, sempre sinalizados como “Anúncio”. Quando o anúncio estiver dentro do conteúdo em vídeo, ele também pode ser pulável ou não pulável.
💡 Saiba mais: Como criar anúncios com o Youtube Ads?
4. Anúncios de mídia rica
Por fim, a outra opção de anúncio do Google Display é o de mídia rica. Com esse tipo de campanha, é possível criar anúncios em diferentes formatos, que podem ser desde animações até um carrossel de produtos.
Quais são os tipos de campanha do Google Display?
A rede de campanha do Google Display permite a criação de diferentes anúncios, o que vai depender do seu objetivo com a campanha. A seguir, vamos entender cada um deles:
1. Remarketing
A Rede de Display do Google permite criar anúncios de remarketing, que servem para impactar novamente quem já interagiu com um dos produtos do seu site em algum momento. Nesse caso, o objetivo é a conversão, já que, ao navegar na internet, o usuário vai ver o anúncio desse item várias vezes.
2. Segmentação
O Google Display também possibilita o direcionamento de seus anúncios para possíveis compradores. Isso significa que, ao configurar a campanha, você pode direcionar a sua mensagem para o público-alvo da sua loja virtual.
Então, vamos supor que você venda artesanato pela internet. Ao definir as principais características da sua persona, como sexo, idade, região onde mora, hobbies e como se informam na web, você identificou que o seu cliente ideal são mulheres com idade entre os 25 e 30 anos, de classe média e que moram na região de São Paulo.
Nas campanhas de segmentação, é possível direcionar os anúncios apenas para esse público, o que aumenta as chances de conversão, já que a publicidade será exibida para pessoas que já são mais propensas a se interessar pelos seus produtos.
💡 Saiba mais: Veja como otimizar suas campanhas no Google
3. Sites relacionados
Outra opção do Google Display é a possibilidade de direcionar os seus anúncios para sites relacionados ao seu. Aqui, o seu anúncio será exibido em portais que seus possíveis clientes estão visitando, até mesmo sites dos seus concorrentes.
Seguindo o exemplo anterior, se você vende artesanatos online, sua publicidade aparecerá apenas em páginas com conteúdos relacionados, como blogs de moda, lifestyle, dicas de acessórios etc.
Como anunciar na Rede de Display do Google?
A plataforma do Google Ads é gratuita para anunciar. Dependendo do tipo de anúncio criado, também não é necessário ter conhecimentos técnicos no assunto para começar. Então, veja como criar uma campanha de Rede de Display no Google Ads:
1. Defina o seu objetivo de campanha
Antes de começar a configurar o seu anúncio na ferramenta, a primeira coisa que você deve fazer é definir o objetivo da campanha. O que você deseja alcançar: vendas, leads, tráfego para o seu site de vendas, reconhecimento de marca?
Ter um objetivo claro vai ajudar com que a plataforma possa sugerir as melhores configurações e recursos para alcançar a sua meta.
💡 Saiba mais: O que é campanha de vendas e como fazer uma?
2. Direcione a audiência
Que tipo de público vai ver o seu anúncio? Aqui, é o momento de escolher um direcionamento a partir dos tipos de campanha do Google Display: remarketing, segmentação ou sites relacionados.
Lembre-se de que ter o seu público-alvo definido é fundamental para exibir as suas campanhas para as pessoas certas e que realmente tenham interesse no seu negócio. Por isso, é preciso bastante atenção nesta etapa.
3. Crie o seu anúncio
Para isso, siga o passo a passo abaixo:
- Faça login ou crie uma conta no Google Ads;
- No menu de páginas, clique na opção “Campanhas”;
- Clique no símbolo de “+” e escolha a opção “Nova Campanha”;
- Defina o objetivo da sua campanha na plataforma: vendas, leads, tráfego ou alcance;
- Escolha “Display” como tipo de campanha;
- Preencha o URL do seu site ou e-commerce;
- Digite o nome da campanha;
- Defina a estratégia de lances e o orçamento;
- Escolha a região e o idioma;
- Faça os ajustes adicionais da campanha;
- Pronto! Agora, é só salvar e criar seus anúncios no Google Display.
💡 Saiba mais: Guia para criar campanhas no Google Ads
Lembrete: durante o processo de criação, o Google Ads te orienta a criar algumas variações de uma mesma campanha. Dessa forma, conforme os anúncios forem rodando, a plataforma automaticamente exibe os formatos com melhor desempenho para o público.
Quanto custa anunciar no Google Display?
Não existe um custo fixo estipulado. A partir de R$ 5 por dia já é possível criar campanhas na Rede de Display do Google. O recomendado, antes de definir o seu orçamento, é pensar nos objetivos da campanha para definir uma estratégia de investimento que possa trazer mais retorno.
Tudo certo sobre anúncios Google Display?
Agora que você já sabe tudo sobre o Google Display, é hora de reunir o conhecimento adquirido ao longo do artigo e começar a anunciar na plataforma! Lembre-se de que essa é uma ótima maneira para atrair novos visitantes e, consequentemente, aumentar as vendas da sua loja virtual.
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