O que é e como usar o Google para PMEs para vender mais?

Mulher escreve enquanto olha para tela do computador, como se estudasse com o Google para PMEs
Pontos principais do artigo:
  • Google para PMEs é uma iniciativa voltada para pequenas e médias empresas, oferecendo uma série de recursos e programas para o crescimento online;
  • Isso inclui Google Ads, Google Meu Negócio, ferramentas de produtividade como o G Suite, além de recursos educacionais;
  • Essa iniciativa visa facilitar o acesso das PMEs ao universo digital e maximizar suas oportunidades de sucesso online.

Frequentemente, o Google lança ferramentas para potencializar o crescimento das empresas e melhorar a sua performance. Em 2019, foi divulgada a iniciativa do Google para PMEs, que visa ajudar empresas que estão começando. A ideia, nesse caso, é auxiliá-las a garantir e fortalecer sua presença online.

No mundo moderno, podemos dizer que, se uma empresa não está na internet, a sua visibilidade diante do público fica muito comprometida. Então, apostar em estratégias de marketing digital é imprescindível para conquistar novos clientes. E é justamente para isso que o Google Small Business serve.

Se você deseja alcançar mais pessoas online, chegou ao conteúdo certo! Por aqui, vamos te mostrar o que é o Google para PMEs, como funciona esse recurso e de que formas ele pode ajudar seu negócio a crescer! Vamos lá?

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O que é Google para PMEs?

Google para PMEs, também chamado de Google Small Business, é uma iniciativa do buscador que tem como objetivo ajudar pequenas e médias empresas a iniciar suas ações na internet. Nas palavras da própria gigante da internet, a ideia é apresentar:

“Ferramentas e recursos gratuitos que ajudam micro e pequenas empresas a estabelecerem uma presença on-line, manterem contato com os clientes e desenvolverem habilidades digitais”.

O Google para PMEs foi lançado em outubro de 2019. Sua proposta engloba ações para que o empreendedor consiga fazer o seu negócio aparecer no buscador, vender seus produtos e serviços online, trabalhar com mais eficiência e alcançar mais clientes.

Além de fornecer produtos e ferramentas para impulsionar o crescimento das empresas, o Google Small Business ainda dá dicas valiosas para que o empreendedor dê os primeiros passos na internet. Isso quer dizer que não é preciso ter conhecimentos aprofundados para aproveitar o recurso.

Portanto, seja a sua empresa uma startup, uma loja física ou um e-commerce, é possível usar o Google para PMEs e extrair da ferramenta soluções criativas e necessárias para o sucesso da sua empreitada.

Como usar o Google para PMEs?

O site oficial do Google PMEs é dividido entre uma área para receber ajuda e outra para oferecê-la. Veja o que você pode esperar dessas duas sessões:

Para receber ajuda

Quando você clica em “Solicitar meu plano”, é direcionado a um questionário sobre seu negócio.

Depois de respondidas algumas perguntas sobre sua empresa (como se ela atende em uma loja virtual ou física e qual seu objetivo, por exemplo), um plano de ações é apresentado.

Os objetivos que o empreendedor pode selecionar no momento que preenche o formulário são:

  • Aparecer na internet;
  • Alcançar mais clientes;
  • Trabalhar de maneira mais eficiente.

Também é possível dizer que ainda não tem certeza.

Dentre as ações indicadas para melhorar esses aspectos, todas envolvem a utilização de diferentes ferramentas do Google, como:

  • YouTube, para a publicação de vídeos;
  • Google Ads, para a veiculação de anúncios online;
  • Google Workspace, com ferramentas de produtividade, como planilhas, documentos de texto, armazenamento de arquivos em nuvem e e-mail com domínio próprio;
  • Google Meu Negócio, para mostrar informações sobre o estabelecimento na página de resultados do buscador.

A maioria das ferramentas indicadas são gratuitas, mas possuem funcionalidades que devem ser pagas, como para ter seus anúncios exibidos, por exemplo. Afinal, apesar de querer fomentar o empreendedorismo, não existe almoço grátis, ou seja, a empresa tem interesses econômicos em fazer as pessoas usarem suas ferramentas.

Junto a cada recurso apresentado há também uma explicação do motivo para que ele tenha sido indicado, bem como uma breve explicação de como ele funciona.

Para oferecer ajuda

Além de solicitar o plano de ação, é possível oferecer ajuda a empresas. Como forma de apoio a negócios locais, o Google indica que as pessoas:

  • Avaliem as empresas;
  • Façam pedidos online;
  • Reservem um horário em determinado serviço;
  • Façam uma compra ou uma doação.

Tudo isso, é claro, por meio do sistema do próprio Google. A ideia aqui é estimular o fortalecimento das empresas por meio do engajamento do público.

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Tudo certo?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender como o Google para PMEs funciona e de que forma ele pode ajudar sua empresa a expandir sua presença online. Aproveite também os treinamentos gratuitos que o buscador oferece para auxiliar os empreendedores.

E, se você ainda não tem um e-commerce, que tal criar sua loja virtual grátis com a Nuvemshop hoje mesmo? É sua chance de começar a vender online de maneira simples, rápida e fácil. Experimente! 😉

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre Google para PMEs

Google para PMEs, também chamado de Google Small Business, é uma iniciativa do buscador que tem como objetivo ajudar pequenas e médias empresas a iniciar suas ações na internet.

O Google para PMEs oferece duas modalidades de suporte: para empresas que precisam receber ajuda e para aquelas que estão dispostas a ajudar outros negócios. Para cada situação, a plataforma oferece um plano de ação direcionado às necessidades da organização.

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