Como criar um grupo de vendas no Telegram e ter sucesso?
- Grupo de vendas no Telegram são canais em que pessoas ou marcas oferecem produtos e serviços para pessoas com interesses semelhantes;
- Criar um grupo de vendas na plataforma pode ser um interessante canal de divulgação, visto que 63% dos brasileiros afirmam utilizar o aplicativo;
- Crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop para divulgar seus produtos profissionalmente no Telegram e centralizar as informações e meios de pagamento e envio.
Criar um grupo de vendas no Telegram pode não ser a primeira alternativa que vem à mente dos empreendedores quando o assunto é aumentar o faturamento. No entanto, o aplicativo é uma opção interessante de captação e conversão de novos clientes.
Isso porque ele conta com uma parcela significativa de brasileiros ativos e permite aos donos de negócio interagir com mais pessoas e de forma distinta do que outros canais de comunicação. Além disso, esses canais permitem aceitar até 200 mil participantes. Número muito relevante, não é mesmo?
Dependendo da sua estratégia de vendas, o poder de comunidade e a agilidade na comunicação podem fazer toda a diferença. Pensando nisso, confira tudo sobre grupo de vendas no Telegram e como ter sucesso na plataforma. Vamos lá?
O que são os grupos de venda no Telegram?
Grupos de venda no Telegram são canais de divulgação de conteúdo, materiais e produtos segmentados de acordo com o interesse de cada público.
Atualmente, eles atendem a diversos nichos de mercado, como moda, viagens, educação, eletrônicos, utilidades domésticas e muito mais.
Sendo assim, o aplicativo reúne pessoas com interesses em comum e dinamiza o processo de compra e venda, criando um senso de pertencimento e comunidade que favorece a troca de informações e ajuda a sanar dúvidas com mais facilidade e agilidade.
Diferenças entre um grupo de vendas no Telegram e no WhatsApp
Não há como negar que o WhatsApp é o queridinho dos brasileiros. Segundo dados da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil, realizada em janeiro de 2024, 98% dos entrevistados declararam utilizar o WhatsApp, contra 63% no Telegram.
No entanto, o potencial do segundo colocado em preferência é indiscutível, principalmente pelo alcance que tem em um país populoso como o nosso.
Antes de mais nada, então, cabe citarmos a diferença entre as duas plataformas, para que você entenda porque ainda é vantajoso criar um grupo de vendas no Telegram. Confira:
Recursos de grupo | Telegram | |
Envio de arquivos | Até 100MB | Até 1,5GB |
Quantidades de pessoas em grupos | até 1.024 em grupos e 2.000 pessoas em comunidades | Até 200 mil |
Portanto, para os empreendedores que desejam disseminar suas ofertas e conteúdo para um público amplo, o Telegram se mostra mais abrangente em capacidade de volume e de envio de arquivos pesados, como é o caso dos vídeos.
Além disso, a plataforma traz a opção de criptografia de ponta a ponta, o que dificulta o acesso de hackers às informações expostas.
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Vantagens dos grupos de venda no Telegram
Se você tem interesse em vender no Telegram, saiba que existem diversas vantagens em aderir à plataforma e diversificar seus canais de venda. Entenda quais são elas:
Alcance
Conforme dissemos, o Telegram conta com a participação de milhões de brasileiros, fator que contribui para propagar a divulgação de conteúdo, produtos e serviços para mais pessoas.
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Segmentação
É possível criar grupos para atingir os nichos mais lucrativos e utilizar chatbots para identificar a localização dos membros e mandar mensagens ou promoções personalizadas para o núcleo.
Ao mesmo tempo, pode-se definir para que país, estado ou cidade o grupo de vendas no Telegram será direcionado.
Facilidade
O ingresso e a interação com os grupos de venda no Telegram são fáceis, bem como a personalização dos dados do canal e das regras impostas aos membros.
Somado a isso, também há a possibilidade de automatização de funções via bots, como a criação de respostas automáticas ou de lista de tarefas, o que, definitivamente, traz mais fluidez ao dia a dia e minimiza as tarefas repetitivas.
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Baixo investimento
A criação e participação de grupos no Telegram é gratuita, facilitando muito a adesão do público e minimizando os custos das campanhas de marketing.
Paralelamente, é possível enviar mensagens patrocinadas nos canais e anunciar no programa Ads Telegram com um custo relativamente baixo. Esse tipo de publicidade aparece de forma discreta na plataforma, tornando a experiência do cliente mais agradável — o que ajuda na conversão.
Agilidade
A agilidade é um ponto forte dos aplicativos de comunicação, que ajudam a aumentar as vendas por meio de negociações e retirada de dúvidas em tempo real.
Essa interação pode ser vantajosa para empresas que desejam se conectar com seus clientes por meio de um atendimento humanizado e constante, criando vínculos que podem ser revertidos em aumento no faturamento.
Aprimoramento constante
Os grupos no Telegram favorecem o feedback da comunidade e dos clientes em relação aos serviços oferecidos e a conduta dos administradores.
Isso pode ser feito por meio de pesquisas ou da interação constante com os membros do grupo, ambas fontes de insights valiosos.
💡 Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente?
Como vender no Telegram?
O Telegram é uma boa ferramenta para divulgação complementar e como vender na plataforma dependerá da sua estratégia de negócio. No entanto, sugerimos alguns passos que podem ser interessantes para impulsionar as vendas:
Pesquise os concorrentes
Primeiramente, é sempre interessante pesquisar como os seus concorrentes se comportam na plataforma, ou seja, que tipo de conteúdo divulgam, com que frequência, qual o volume de membros que possuem e como acontece a interação e engajamento entre os membros.
Para isso, procure por palavras-chave que se conectem com o seu segmento e peça para entrar nos grupos, observando durante algum tempo.
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Estruture o seu grupo
Faça uma boa descrição do seu perfil, deixe as regras claras e defina se ele será um grupo público, acessível a todos, ou privado, que só pode ser acessado por meio de convite.
Ao mesmo tempo, defina previamente qual será a linguagem, frequência e o tipo de publicações que compartilhará no seu grupo de vendas no Telegram.
Será exclusivo para divulgação de lançamentos e promoções? Compartilhará cupons de desconto exclusivos para seus membros? Mostrará seus produtos detalhadamente em vídeos explicativos?
Dessa forma, você cria um plano para manter a constância, essencial para captar a atenção do público-alvo e evitar a frustração causada por um canal sem atividades.
Integre o canal às outras formas de divulgação
Dependendo da sua presença online, ou melhor, do quão conhecida a sua marca é no mercado, ou da sua base de clientes fiéis, pode ser que você consiga um número considerável de membros logo de cara.
No entanto, é importante que você divulgue o grupo em outros canais de comunicação, como e-mail marketing promocional, redes sociais ou até mesmo no marketing boca a boca.
O apelo para fazer o convite pode ser o das vantagens exclusivas, de troca de experiências ou o que você imaginar que seus clientes gostariam de interagir no dia a dia e que pode gerar mais vendas.
Quanto mais membros o seu grupo de Telegram tiver, mais pessoas sentirão curiosidade para entrar, interagir ou divulgá-lo por aí.
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Considere os anúncios pagos
Ainda que demandem investimento, os anúncios pagos no Telegram são uma boa alternativa para divulgar seus produtos e serviços e conseguir aumentar a visibilidade do negócio, segmentando o público de acordo com os seus interesses.
Portanto, é recomendável entender quais são os valores para cada segmento, que variam também conforme a popularidade e volume de usuários dentro dos canais os quais seus anúncios serão exibidos.
💡 Saiba mais: O que é mídia paga?
Divulgue a sua loja virtual
Usar o seu grupo de vendas no Telegram para divulgar sua loja virtual pode ser uma ação interessante e lucrativa. Afinal, quanto mais diversificada for a disseminação dos seus produtos, maior é a chance de conquistar novos clientes e aumentar a conversão.
Contudo, você precisará dedicar uma parte da sua rotina para alimentar o conteúdo no Telegram. E sabemos que tempo é uma palavra quase que desconhecida no mundo do empreendedorismo, né?
Sabendo disso, a Nuvemshop, plataforma líder de e-commerce na América Latina, tem um criador de site superintuitivo e rápido, que se integra facilmente aos seus canais de venda preferidos, como marketplaces, redes sociais e WhatsApp.
Isso faz com que você tenha tempo para outras atividades, como a gestão de e-commerce ou, então, a criação e administração do seu grupo no Telegram.
Além disso, ao usar o Nuvem Pago, solução de pagamento própria da plataforma, você pode compartilhar um link de pagamento para vender pelo Telegram sem cobrança de tarifa por venda e com sistema antifraude integrado para ter ainda mais flexibilidade e tranquilidade nas suas transações. 🤑
E aí, que tal criar um grupo de vendas no Telegram?
Vender no Telegram pode ser uma oportunidade para falar com um volume maior de pessoas ou disseminar mensagens maiores e mais detalhadas sobre seus produtos e serviços.
A plataforma oferece um grande potencial para vendas, basta escolher a melhor estratégia para o seu negócio.
Se você quer empreender ou diversificar seus canais de atuação, profissionalizando a sua marca, que tal criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop? Em poucos minutos você já pode começar a vender e divulgar seus produtos em qualquer lugar — como no seu grupo de vendas no Telegram. 😉 Aguardamos você! 💙