Hashtags mais usadas no Instagram: 77 opções

Imagem de um caderno e de uma hashtag representando as hashtags mais usadas
Pontos principais do artigo:
  • Hashtags para Instagram são palavras precedidas pelo uso do símbolo cerquilha, comumente chamado de jogo da velha (#);
  • As hashtags mais usadas no Instagram pelo público brasileiro são: #brasil, #brazil, #love, #instagood e #photography;
  • Se você quer melhorar o marketing do seu Instagram, uma dica é postar conteúdos relevantes e fazer o uso correto das hashtags. Baixe agora a Planilha cronograma de postagens e planeje seu crescimento!

As redes sociais desempenham um papel fundamental quando falamos em vendas online. Em meio a perfis de inúmeras lojas, para se destacar, é necessário utilizar com sabedoria as ferramentas disponíveis.

Com isso em mente, saber quais são as hashtags mais usadas é uma ótima maneira de conseguir atrair seguidores e potenciais clientes. Isso porque, por meio delas, é possível fazer com que as suas publicações sejam encontradas com facilidade.

Pensando nisso, separamos uma lista com as hashtags mais usadas no Instagram, como usá-las em sua estratégia de marketing e muito mais. Então, se deseja conferir, é só seguir a leitura do conteúdo. Vamos lá?

O que são hashtags para Instagram?

Hashtags para Instagram são palavras precedidas pelo uso do símbolo cerquilha, comumente chamado de jogo da velha (#). Ao utilizá-las é criado um hiperlink e o termo se torna clicável levando para uma lista de publicações que utilizaram a mesma palavra.

O uso das hashtags no Instagram permite que os usuários encontrem, na rede social, conteúdos e produtos específicos. Ou seja, ao definir as palavras corretas é possível atrair clientes e criar um relacionamento sólido com seu público-alvo.

Qual a importância das hashtags para Instagram?

As hashtags para Instagram desempenham um papel fundamental, pois oferecem uma maneira eficaz de aumentar a visibilidade do conteúdo, alcançar novos públicos e melhorar o engajamento.

A importância das hashtags para o Instagram pode ser compreendida em vários aspectos:

Aumento do alcance e visibilidade

As hashtags permitem que o conteúdo seja descoberto por usuários que não seguem diretamente sua conta. Ao incluir hashtags relevantes em suas postagens, você amplia seu alcance para além da sua base de seguidores, atingindo pessoas interessadas nos temas abordados em suas postagens.

Isso é especialmente útil para empresas, criadores de conteúdo e marcas que desejam expandir sua presença online e atrair novos seguidores e clientes em potencial.

💡 Saiba mais: Como atrair novos seguidores para o meu Instagram?

Organização e categorização do conteúdo

Com a imensa quantidade de conteúdo sendo compartilhado diariamente no Instagram, as hashtags desempenham um papel crucial na organização e categorização desse conteúdo.

Ao usar hashtags específicas relacionadas ao tema de suas postagens, você facilita a descoberta do seu conteúdo por usuários interessados nesse assunto. Isso cria uma experiência mais fluida para os usuários, que podem encontrar facilmente conteúdo relevante sobre temas de seu interesse.

Monitoramento e análise de desempenho

As hashtags permitem que você acompanhe o desempenho do seu conteúdo de forma mais detalhada. Ao analisar quais hashtags estão gerando mais engajamento e interação com o seu público, você pode ajustar sua estratégia de hashtags para maximizar o alcance e o impacto das suas postagens.

Além disso, o monitoramento das hashtags também fornece insights valiosos sobre as preferências e interesses do seu público-alvo, ajudando a refinar suas estratégias de marketing e conteúdo.

Integração com outras estratégias de marketing

As hashtags no Instagram podem ser integradas com outras estratégias de marketing digital, como campanhas de publicidade no Facebook e Instagram. Ao usar hashtags relevantes em suas campanhas pagas, você pode aumentar ainda mais o alcance e a eficácia das suas campanhas, alcançando um público mais amplo e direcionado.

Quais as hashtags mais usadas no Instagram?

Existem infinitas possibilidades de hashtags para usar no Instagram. Entretanto, escolher as melhores é uma forma de conseguir maior destaque e, consequentemente, de alcançar um maior número de usuários.

Pensando nisso, separamos uma lista com as hashtags mais usadas no Instagram. Confira:

Hashtags mais usadas no Brasil

Segundo a plataforma TagsFinder, as hashtags para Instagram mais usadas no Brasil são as seguintes:

  1. #brasil;
  2. #brazil;
  3. #love;
  4. #instagood;
  5. #photography;
  6. #riodejaneiro;
  7. #tbt;
  8. #photooftheday;
  9. #moda;
  10. #travel;
  11. #fashion;
  12. #nature;
  13. #saopaulo;
  14. #amor;
  15. #instagram;
  16. #sp;
  17. #photo;
  18. #lifestyle;
  19. #fitness;
  20. #rj;
  21. #beach;
  22. #style;
  23. #fotografia;
  24. #natureza;
  25. #picoftheday;
  26. #modafeminina;
  27. #bomdia;
  28. #praia;
  29. #beautiful;
  30. #boanoite.

💡 Saiba mais: Quais principais hashtags para usar no Instagram?

Hashtags mais usadas no mundo

Em relação ao cenário global, a plataforma Hashtagify fez o levantamento da seguintes tags:

  1. #love;
  2. #instagood;
  3. #photooftheday;
  4. #fashion;
  5. #beautiful;
  6. #happy;
  7. #cute;
  8. #tbt;
  9. #picoftheday;
  10. #selfie;
  11. #summer;
  12. #art;
  13. #instadaily;
  14. #friends;
  15. #nature;
  16. #girl;
  17. #fun;
  18. #travel;
  19. #instagram;
  20. #food.

Hashtags mais usadas por pequenos empreendedores

Agora, conheça as hashtags mais usadas no Instagram de pequenas empresas:

  1.  #sales;
  2.  #empreendedorismo
  3. #desconto;
  4. #ofertas;
  5.  #smallbusiness;
  6. #produtividade.

Hashtags mais usadas por Instagram de moda e beleza

Já nas contas dedicadas à moda e beleza, as hashtags mais usadas são:

  1. #girl;
  2. #beauty;
  3. #make;
  4. #model;
  5. #look;
  6. #lookdodia;
  7. #getreadywithme;
  8. #instabeauty.

Hashtags mais usadas por Instagram de saúde e bem-estar

Para contas com foco em saúde, bem-estar e vida fitness as hashtags mais comuns são:

  1. #fitness;
  2. #healthy;
  3. #saude;
  4. #run;
  5. #workout;
  6. #bemestar;
  7. #bumbumnanuca.

Hashtags mais usadas por Instagram de comidas

Por fim, conheça as hashtags mais usadas por Instagram dedicados à comida:

  1. #food;
  2. #instafood;
  3. #foodporn;
  4. #yummy;
  5. #comida;
  6. #delicious.

Quais são as hashtags mais usadas para ganhar curtidas?

Muitos perfis do Instagram recorrem ao uso excessivo de hashtags com o objetivo principal de ganhar curtidas e aumentar a visibilidade de suas postagens.

Essa prática, conhecida como “spam de hashtags”, envolve a inclusão de uma grande quantidade de hashtags genéricas e populares, muitas vezes não relacionadas ao conteúdo da postagem, na esperança de atrair a atenção de um público mais amplo.

Alguns exemplos são os seguintes:

  • #like4like, #followme: essas tags, que significam “like por like” e “siga-me” são usadas, basicamente, para trocar likes e seguidores entre os perfis;
  • #photooftheday, #picoftheday: são marcadores usados para postagens com as fotos do dia;
  • #selfie: os autorretratos também são chamarizes de curtidas;
  • #instagood: essa hashtag é usada para mostrar algo de bom ou especial que o usuário queira compartilhar.

Embora isso possa resultar em um aumento temporário no engajamento, geralmente não leva a interações significativas ou à construção de uma comunidade genuína de seguidores interessados no conteúdo do perfil.

Além disso, o uso excessivo de hashtags pode prejudicar a estética e a credibilidade do perfil, afastando potenciais seguidores que buscam conteúdo autêntico e relevante.

💡 Saiba mais: Guia ilustrado para responder mensagens no Instagram

Quais são as hashtags proibidas pelo Instagram?

Utilizar uma hashtag banida pode resultar na restrição da visibilidade de suas postagens, impedindo que elas alcancem além de seus seguidores. Além disso, certas hashtags podem violar os padrões da comunidade do Instagram, levando à exclusão da postagem ou, em casos mais graves, à suspensão da conta do usuário.

O Instagram periodicamente atualiza sua lista de hashtags banidas, destacando a importância de os usuários estarem atentos e evitarem o uso de termos inadequados que possam comprometer a integridade de sua conta.

Exemplos de hashtags banidas incluem termos como:

  • #sextou: devido à associação com conteúdo adulto;
  • #medicina: para evitar a disseminação de informações falsas sobre saúde;
  • #eatingdisorders: porque o Instagram não permite conteúdo que promova distúrbios alimentares;
  • #snapchat: essa hashtag é proibida porque o Snapchat é um concorrente do Instagram.

Para simplificar, as hashtags banidas pelo Instagram normalmente compreendem palavras que violem os termos de uso da plataforma, sejam prejudiciais à vida e abordem aplicativos concorrentes.

Para saber se uma hashtag é proibida, basta digitá-la na barra de pesquisa do Instagram. Se aparecerem conteúdos relacionado, ela está liberada para uso.

Quais as vantagens das hashtags para Instagram?

Não faltam motivos para usar as hashtags  na sua estratégia de marketing nas redes sociais. Afinal, como já mostramos, elas têm o poder de dar mais visibilidade para o seu conteúdo e, com isso, trazer mais pessoas interessadas no que você posta.

Contudo, é importante listar as principais vantagens das hashtags para Instagram para que isso ajude você a estruturar sua estratégia. Confira, a seguir, todos os benefícios:

Maior alcance das suas postagens

O principal objetivo das hashtags para Instagram é gerar tráfego. Isso quer dizer que, usando as palavras-chave adequadas, você conseguirá dar mais visibilidade ao seu trabalho nas redes sociais.

Quanto mais pessoas conhecerem o seu perfil, maiores serão as chances de conseguir mais curtidas, compartilhamentos e interações com os conteúdos. E, já que o Instagram permite até 30 hashtags por post, você tem muitas oportunidades para alcançar o público certo.

Aumento do número de seguidores

Da mesma forma que as hashtags são usadas para alcançar mais pessoas, elas também permitem que o número de seguidores da sua página aumente. Isso acontece porque as tags ajudam as pessoas a encontrarem conteúdos mais alinhados aos seus interesses.

Principalmente se você trabalha com um nicho de mercado mais específico — por exemplo, se sua empresa faz laços de pet para vender —, as hashtags para Instagram são a melhor maneira de o seu negócio ser encontrado na rede social. Nesse caso, basta adicionar a hashtag “#lacosparapet” para que potenciais clientes conheçam a sua solução.

Com isso, percebe-se que quando as pessoas encontram perfis que produzem conteúdos de qualidade e alinhados aos seus interesses, elas tendem a ter mais engajamento e têm mais chances de se tornarem clientes.

💡 Saiba mais: Como usar e quais as melhores hashtags para ganhar seguidores?

Atração de público qualificado

É normal ter seguidores que não necessariamente querem comprar o seu produto. Talvez a pessoa apenas goste do seu conteúdo e queria saber mais sobre o assunto. Ou, ainda, ela não tenha caminhado pelo funil de vendas e, por isso, não esteja preparada para concretizar uma compra.

Independentemente do motivo, é preciso ter clareza sobre quão qualificada está a sua audiência para consumir, efetivamente o seu produto ou contratar o serviço que sua empresa oferece.

Portanto, quanto mais alinhada ao seu objetivo for a hashtag para Instagram, mais maduro será o público atraído. Contudo, você pode, perfeitamente, criar uma estratégia de produção de conteúdo para qualificar aquelas pessoas que ainda estão no topo do funil ou mesmo no meio do funil.

Quer entender mais sobre como usar o Instagram para vender, criando conteúdos alinhados aos interesses do seu público e na frequência adequada? Então, baixe o material completo e gratuito que preparamos sobre cronograma de postagens:

Crescimento nas conversões

Todas as vantagens que mencionamos acima resultam nesta, que é o aumento no número de seguidores convertidos em clientes. É importante saber que as hashtags para Instagram não serão as únicas responsáveis pelo aumento das vendas. No entanto, essa estratégia somada a outras tem o poder de aumentar a taxa de conversão.

Então, podemos dizer que unir conteúdos alinhados aos interesses do público-alvo às hashtags corretas é a chave para potencializar as vendas do e-commerce na rede social.

💡 Saiba mais: Como ativar a loja no Instagram Shopping e aumentar as vendas?

Como usar as hashtags para Instagram em sua estratégia de marketing?

Apenas as hashtags certas podem ajudar a sua conta a alcançar mais usuários qualificados, ou seja, pessoas que têm chances de se interessarem genuinamente pelos seus produtos ou serviços.

Dessa forma, de nada adianta inserir várias hashtags em seus posts que não tem nenhuma relação com o conteúdo publicado. Então, se você tem uma loja de moda feminina, é legal inserir palavras-chave que pertencem a esse segmento.

Ou seja, invista em #moda, #look e #fashion, por exemplo. Dessa forma, as pessoas que buscam por esses termos podem chegar até a sua publicação, acessar o seu perfil e até o link da sua loja virtual.

Então, para ter sucesso com as hashtags para Instagram é necessário pensar na persona do seu negócio, ou seja, na representação do seu cliente ideal e em quais palavras ele pode utilizar para realizar buscas nas redes sociais.

Além disso, é importante não usar hashtags proibidas pela rede, ou seja, palavras que ferem diretrizes sociais. Se isso ocorrer, o perfil sofre um bloqueio chamado de shadowban do Instagram.

💡Saiba mais: Como usar e quais as melhores hashtags para ganhar seguidores?

Aprendeu quais são as hashtags do Instagram mais usadas?

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido quais são as hashtags para Instagram mais usadas. Lembre-se de montar uma estratégia de acordo com o público-alvo do seu negócio. Com isso, as suas publicações são encontradas por quem realmente tem interesse nos produtos e serviços oferecidos.

Para ter sucesso com o Instagram, você precisa de uma plataforma de e-commerce completa que direcione seus seguidores para as compras. Então, que tal criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop

Na nossa plataforma, você simplifica o processo de compra, pagamento e envio de produtos, enquanto reduz o tempo gasto no atendimento ao cliente. Liberte-se para focar no crescimento do seu negócio enquanto nossa plataforma cuida do resto! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre hashtags mais usadas

As hashtags mais usadas no Instagram são: #love, #instagood, #photooftheday e #fashion.

A hashtag mais usada atualmente é #love com 2 bilhões de postagens só no Instagram.

Faça como milhares de negócios e crie a sua loja

Criar loja grátis

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies