O que é headless commerce e como funciona?
A jornada de compra dos consumidores vem se tornando cada vez mais digital e exigindo a integração entre lojas online e lojas físicas. Para atender a esse novo perfil de consumidor, é preciso lançar mão de inovações como o headless commerce.
O termo parece complicado à primeira vista, mas surgiu justamente para facilitar a vida de quem vende pela internet. Basicamente, é um tipo de solução de e-commerce construída para ser mais personalizável e flexível para a empresa.
Se você quer saber como funciona o headless commerce e quais vantagens ele traz para o seu negócio, aproveite o artigo completo que preparamos sobre essa arquitetura da informação.
Acompanhe os tópicos e fique de olho nos conceitos! 👀
Entenda o que é headless commerce
Headless commerce, ou “comércio sem cabeça” em português, é um tipo de solução de comércio omnichannel (multicanal) na qual o back-end e o front-end são separados, embora integrados através de APIs.
Antes de tudo, vamos entender o que significa cada um desses termos:
- Omnichannel: estratégia comercial adotada pelas empresas que integra os canais de venda online e offline (ex: e-commerce 100% conectado ao sistema da loja física)
- Back-end: é a parte de um sistema que contém todos os códigos de programação
- Front-end: é a parte visual do sistema que é apresentada ao usuário
- API: é a Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos em português, que funciona como uma “ponte” que conecta diferentes sistemas.
Entraremos em mais detalhes sobre esses conceitos mais à frente. Por enquanto, é importante saber que o back-end e o front-end funcionam de forma integrada no headless commerce, mas ainda assim independente.
Isso permite mais flexibilidade e personalização dentro do sistema de um site. Assim, as lojas virtuais podem oferecer uma experiência do usuário rica e cheia de inovação.
💡 Saiba mais: Como personalizar a experiência de compra?
São muitas as vantagens de utilizar o headless commerce em sua estratégia omnichannel.
Veja as mais relevantes:
1. Maior possibilidade de customização
O ponto-chave do headless commerce é a possibilidade de customização dos layouts e funcionalidades da plataforma. Com a separação entre back end e front end, é possível fazer inúmeros testes e experimentar novos recursos sem comprometer a integridade dos códigos.
No entanto, é importante saber que a plataforma não precisa ser necessariamente headless para isto. A maioria das opções do mercado hoje permitem customizações avançadas de layout via código e criação de funcionalidades sob medida com integrações de APIs e aplicativos.
2. Flexibilidade
Ao ter acesso ao back-end e front-end de forma separada, é possível personalizar muito mais o seu site, pois um lado não fica dependente do outro e a contratação de profissionais para realizar o trabalho pode ser individualizada.
3. Agilidade para implementar mudanças
Como todas as alterações feitas no front-end podem ser realizadas de forma rápida, os programadores otimizam o tempo gasto em alterações de interface.
Isso possibilita que as estratégias de marketing e vendas da empresa sejam implementadas com mais agilidade e tragam resultados o mais rápido possível.
4. Facilidade de integração com aplicativos via API
Como citamos anteriormente, o uso do headless commerce permite o acréscimo de funcionalidades através da API, o que faz com que seu site fique mais completo e tenha todos os recursos que seu cliente precisa.
Você pode adicionar um novo método de envio, um sistema de pagamento, um template diferente, um app de chatbot (robô de conversação) e muito mais.
5. Base de dados única para trabalhar em diferentes canais de venda
Por fim, o uso do headless commerce permite que a empresa ofereça uma experiência de compra em múltiplos canais com estoque e sistemas únicos. Essa integração concentra tudo em uma só solução, poupando tempo e recursos do negócio.
Antes de falar sobre o funcionamento do headless, vamos nos aprofundar nas definições de back-end e front-end.
Fique por dentro do assunto:
Front-end
O front-end é a parte da plataforma que fica visível para os compradores, ou seja, é o template da sua loja virtual. O profissional da área fica responsável por criar um bom layout, que seja atrativo e permita a publicação de conteúdos em texto, vídeo, imagem, áudio, entre outros formatos.
Enquanto isso, os desenvolvedores, ou simplesmente devs, ficam responsáveis pela codificação, usando linguagens de programação como HTML e CSS.
Já o conteúdo é administrado através de um sistema chamado CMS (Content Management System, ou Sistema de Gestão de Conteúdo em português). Ele é usado para fazer toda a parte de edição, gerenciamento, publicação e modificação dentro de plataformas digitais.
Por isso, o front-end é a área responsável por proporcionar uma experiência única e completamente personalizada ao cliente. O objetivo é gerar reconhecimento de marca em qualquer ambiente online, seja um navegador da web ou dispositivo móvel.
No fim das contas, o front-end tem um papel fundamental para fidelizar clientes. Afinal, quem faz compras online sabe que a experiência dentro de um site pode modificar a nossa decisão de compra.
Back-end
Já com o back-end, você tem toda a parte “oculta” do site e os códigos que determinam suas funcionalidades. Em outras palavras, é a programação utilizada no site, que serve como estrutura para o seu funcionamento.
O profissional programador ou desenvolvedor usa linguagens de programação como PHP ou Java para conectar todos os dados da empresa e implementar as regras de negócio. Mas, como tudo isso precisa de uma parte visual para ser apresentado, existe o front-end para criar as interfaces que serão utilizadas pelo consumidor.
Com o headless commerce, você consegue criar uma jornada de compra mais dinâmica: o cliente pode incluir um produto no carrinho virtual e, ao chegar até a loja física, encontrar o item escolhido disponível para a finalização da compra.
Isso é possível justamente porque o catálogo é o mesmo para o sistema da loja online e da física. Além disso, o headless commerce permite que a equipe de design e tecnologia inclua novos apps e modifique a aparência do site sem mexer na sua estrutura fundamental.
Todo e-commerce pode usar essa solução para tornar sua plataforma mais flexível e expandir a estratégia omnichannel. E o melhor é que o front end e back end podem ser trabalhados separadamente, permitindo maior liberdade de personalização e integração.
A antiga abordagem dos sistemas back-end e front-end funcionava bem, mas tinha uma limitação: a concentração no desktop. Sabemos que os consumidores compram cada vez mais por dispositivos móveis — e o headless commerce vem para facilitar essa adaptação a diferentes canais digitais.
De acordo com uma pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box cerca de 86% dos brasileiros fizeram uma compra através de um smartphone nos últimos meses de 2021. Esses dados são importantes para mostrar o quão necessário é investir em uma plataforma online que facilite a construção de um design responsivo.
💡 Saiba mais: O que é mobile first?
Agora que você conhece os principais conceitos envolvidos, deve estar se perguntando como funciona o headless commerce na prática. Como vimos, o back-end e o front-end atuam de forma independente nesse sistema, porém se integram a partir das APIs, que possibilitam integrações ou acessos com aplicações desenvolvidas por terceiros.
Dessa forma, a plataforma permite que você adicione novas funções, plug-ins, apps e extensões à sua loja online com mais rapidez. Um exemplo disso é a inclusão de um app de chat dentro do seu site que permita o contato direto com o usuário e agilize seu atendimento ao cliente.
Outro exemplo disso é a possibilidade de personalização do layout do seu site. Em situações de rebranding (reformulação da marca), por exemplo, é uma estratégia válida que pode proporcionar um novo impacto visual para o seu público.
Ao colocar esse modelo em prática no comércio eletrônico, você consegue adotar APIs e ferramentas que agilizam o trabalho dos desenvolvedores. Enquanto isso, os designers e a equipe criativa se concentram apenas em pensar nas melhores ações de engajamento para gerar mais conversões e avaliações positivas.
Esperamos que você tenha entendido o essencial sobre o headless commerce para considerar a adoção dessa tendência. Cada vez mais empresas optam por esse sistema pela sua flexibilidade e agilidade na hora de criar uma experiência de compra omnichannel.
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