O que é hub de integração e como escolher segundo um expert?

O que é hub de integração e como escolher segundo um expert?
Pontos principais do artigo:
  • Hub de integração é uma ferramenta que permite fazer a gestão de dezenas de marketplaces e canais de venda em um só lugar;
  • Ao permitir anunciar em plataformas conhecidas, o hub é capaz de aumentar de forma significativa a visibilidade de um negócio, ajudando a potencializar vendas;
  • Com a Nuvemshop, é possível criar uma loja virtual grátis e integrá-la a diversos hubs como Hubnoov, Plugg.to., Anymarket, Magis5, entre outros.

Um fator de grande importância para o sucesso de todo e-commerce é a variedade de canais de venda em que ele está posicionado. Por isso, é recomendado que lojistas busquem ferramentas e recursos que permitam divulgar seus produtos em diferentes plataformas e marketplaces. É aí que entra em cena o hub de integração.

No mundo digital, um hub de integração é um recurso que serve como um ponto central para gerenciar várias contas em diferentes marketplaces e plataformas de venda em um só lugar, oferecendo maior controle e comodidade ao lojista.

Se quer saber mais sobre o assunto, neste artigo te contaremos tudo: o que é hub de integração, como escolher, quais as suas vantagens e como usá-lo para aumentar as vendas. Veja também uma dica de ouro do Tadeu Nogueira, fundador Pens and Dolls.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é hub de integração?

Hub de integração é uma solução que permite ao lojista gerenciar suas operações em diferentes marketplaces a partir de uma única plataforma, integrando estoque, preços, promoções, informações dos produtos e vendas em tempo real, tornando o processo muito mais eficiente e simplificado.

Nos últimos anos, o comércio eletrônico vem crescendo em grande velocidade no Brasil e no mundo, com os marketplaces ocupando um lugar de destaque. Esse é o principal motivo pelo qual, segundo o relatório anual NuvemCommerce, 62% dos empreendedores do mercado online desejam vender também nessas plataformas.

Embora essa seja uma excelente oportunidade para aumentar o alcance das suas vendas, gerenciar as operações em diferentes canais pode ser um desafio, principalmente para pequenas e médias empresas. O hub de integração surge como uma alternativa para simplificar e centralizar essa gestão.

💡 Saiba mais: O que é hub e por que a sua empresa deve estar um?

Por meio de um hub, é possível integrar as principais informações sobre os seus produtos e vendas em tempo real, facilitando todos os seus processos e tornando o seu negócio mais eficiente.

Além disso, ele permite que você visualize os dados e estatísticas das suas vendas em cada um dos canais. Assim, você pode tomar decisões mais assertivas e baseadas em dados, garantindo que suas iniciativas sejam cada vez mais bem-sucedidas.

💡 Saiba mais: O que é integração do e-commerce e quais os benefícios?

Quais as vantagens de um hub de integração?

Usar um hub de integração traz muitas vantagens para quem deseja aumentar seu alcance online. A seguir, listamos as principais:

Gestão fácil de estoque

A gestão de estoque se torna muito mais rápida com um hub de integração. A plataforma automatiza as informações do estoque em todos os canais de venda, facilitando reposições e evitando problemas como o estoque parado.

Por meio do hub, é possível configurar alertas para quando determinado produto estiver acabando, garantindo que seus clientes sempre tenham acesso aos itens que desejam.

📈 Confira a planilha: Planilha de controle de estoque

Gestão de pedidos unificada

A gestão de pedidos também se torna unificada usando um hub de integração. Isso significa que todos os pedidos realizados em diferentes canais de venda são centralizados no mesmo lugar, facilitando o controle e a gestão logística.

Além disso, é possível configurar regras de prioridade para os pedidos e acompanhar o status de cada um, garantindo que a entrega seja realizada de forma eficiente e no prazo, deixando seus clientes mais satisfeitos.

Emissão automática de notas fiscais

Um hub de integração também torna possível automatizar a emissão de notas fiscais. A plataforma realiza a integração com a Secretaria da Fazenda e emite notas fiscais de forma automática, garantindo que todos os processos sejam realizados de forma ágil e dentro da lei.

Assim, um processo que pode ser burocrático se torna mais eficiente e seguro para o lojista, que pode se concentrar em outras tarefas importantes para o negócio.

💡Saiba mais: Como gerar nota fiscal eletrônica (NF-e)?

Maior visibilidade da marca

Uma das principais vantagens do hub de integração é o aumento da visibilidade do negócio pela variedade dos canais de venda.

Isso acontece porque, ao usar a ferramenta, você estará posicionando sua marca em plataformas grandes e consolidadas, com um alto volume de tráfego e um público fiel, como a Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza, Submarino etc.

Sobre isso, o Tadeu Nogueira, lojista da Nuvemshop à frente da Pens and Dolls, diz o seguinte:

"Vender só em marketplace é um problema, porque ficamos reféns de uma empresa que muda as regras toda hora. E, nesse caso, a gente se adéqua ou a gente quebra. (…) Temos que usar o marketplace a nosso favor."

Tadeu Nogueira
Tadeu Nogueira
Lojista Nuvemshop e fundador da Pens and Dolls

📘Confira o e-book: Comparativo de marketplaces: quais são os melhores? [e-book]

Cadastro rápido de produtos

Com um hub de integração, é possível cadastrar produtos de forma rápida e totalmente sincronizada entre as plataformas. O hub centraliza as informações sobre os seus itens em um só lugar, permitindo que o lojista faça a atualização de preços, estoque e informações com maior agilidade e de uma só vez.

Dessa forma, o lojista pode expandir sua presença online e aumentar suas chances de venda, sem precisar dedicar muito tempo ao processo de cadastro e atualização de produtos.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Relatórios em tempo real

Quando falamos de marketing e vendas, o lojista precisa agir de forma estratégica e baseada em dados. É por isso que os hubs de integração permitem acompanhar em tempo real a saúde financeira das suas iniciativas.

Com a ferramenta, é possível gerar relatórios detalhados sobre as vendas, estoque, compras e outras informações relevantes para o negócio, como quais marketplaces estão trazendo os melhores resultados.

Como escolher um hub de integração?

Para escolher o melhor hub de integração, você deve analisar de forma criteriosa alguns fatores importantes, como:

  • Integração com os principais marketplaces;
  • Conexão com outras ferramentas ERP;
  • Atendimento ao cliente de qualidade;
  • Tecnologia moderna e confiável;
  • Capacidade para grandes volumes de venda;
  • Entre outros.

Detalhamos melhor cada um a seguir:

Integração com principais marketplaces

Um bom hub de integração deve permitir que você integre seu negócio com os principais marketplaces do mercado para oferecer uma experiência realmente omnichannel, como a Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza, Submarino, entre outros.

Isso amplia a visibilidade do seu negócio levando-o a plataformas já estabelecidas, aumentando suas chances de venda. Além disso, a integração do hub com os principais marketplaces permite que você utilize ferramentas de marketing e divulgação dessas plataformas, como programas de fidelidade e campanhas de desconto, por exemplo.

Como alternativa, algumas plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, permitem que você crie uma loja virtual grátis e integre-a com os maiores marketplaces do mercado. Assim, você pode vender em diversos canais e fazer a gestão do seu negócio em um só lugar.

Além disso, dessa forma você pode ter também o seu próprio site de vendas com a identidade visual da sua marca, o que não é possível vendendo apenas em marketplaces.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Conexão com ferramentas ERP

Outro ponto importante é a conexão com ferramentas ERP (Enterprise Resource Planning) que permitem a gestão integrada de diversas áreas do seu negócio, como finanças, estoque, vendas, entre outras. Conectar seu hub a um ERP garante maior eficiência operacional e uma gestão mais estratégica para sua empresa.

Além disso, as ferramentas ERPs também são úteis em processos como a emissão de notas fiscais, o controle de pagamentos e o gerenciamento de pedidos.

💡Saiba mais: O que é e como escolher um ERP no e-commerce?

Atendimento ao cliente de qualidade

Um bom hub de integração também deve oferecer um atendimento ao cliente de qualidade, com um suporte ágil que possa ajudar a solucionar qualquer problema ou dúvida sobre a plataforma.

Além disso, para que o lojista tenha maior comodidade, um bom suporte ao cliente deve estar disponível em diferentes canais de comunicação, como e-mail, WhatsApp, telefone e chat online, por exemplo.

📘Confira o e-book: +40 frases prontas para atendimento ao cliente via WhatsApp

Tecnologia moderna e confiável

Outro fator importante é a tecnologia da plataforma. A tecnologia utilizada pelo hub de integração deve ser moderna e confiável, garantindo a segurança dos dados dos seus clientes e a estabilidade da plataforma. Isso evita problemas técnicos e falhas no sistema que possam prejudicar suas vendas e operações.

Isso inclui a utilização de servidores robustos e atualizados, tecnologias de criptografia avançadas e softwares de proteção contra ataques cibernéticos.

💡 Saiba mais: Como integrar minha Nuvemshop com outros canais de venda?

Capacidade para grandes volumes de venda

Por fim, um bom hub de integração deve ser capaz de lidar com grandes volumes de venda, garantindo a estabilidade da plataforma mesmo em momentos de alta demanda.

Em outras palavras, a plataforma deve ser capaz de lidar com um número alto de transações simultâneas, sem que haja perda de desempenho ou problemas de estabilidade. Para isso, é fundamental que o hub utilize servidores robustos e tecnologias confiáveis.

💡Saiba mais: O que é projeção de vendas e como fazer a do seu negócio?

Quais são os principais hubs de integração?

Existem vários hubs de integração disponíveis no mercado, cada um com suas próprias características e funcionalidades. A seguir, listamos alguns dos principais:

Hubnoov

O Hubnoov é um hub de integração que permite vender nos principais marketplaces do mercado, como o Mercado Livre, Shopee, Magalu, Submarino, entre outros. Uma das principais vantagens da plataforma é a integração com a plataforma da Nuvemshop.

Esta é uma combinação interessante, já que envolve diferentes canais de venda em uma única estratégia, permitindo abranger diferentes frentes do e-commerce. Dessa forma, é possível divulgar seus produtos em plataformas consolidadas e, ao mesmo tempo, investir na sua própria marca e identidade visual por meio de uma loja virtual.

Além disso, criar uma loja virtual na Nuvemshop é totalmente grátis, sem limite de produtos e vendas.

💡 Saiba mais: O que é HubNoov e como ele conecta lojas virtuais a marketplaces?

⚙️ Baixe os aplicativos:

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Plugg.to

Plugg.to é um hub de integração que permite ao lojista integrar seu negócio a mais de 50 marketplaces e gerenciar tudo isso em um só lugar. Com o Plugg.to, é possível divulgar seus produtos nos maiores marketplaces do mercado, como Mercado Livre, Amazon, B2W, entre outros.

A plataforma também oferece uma série de funcionalidades como cálculo de frete, atendimento por telefone e WhatsApp, treinamentos ao vivo e um dashboard para que você possa analisar os dados e estatísticas das suas vendas.

Caso tenha interesse em criar uma loja virtual gratuita para ter o seu próprio site de vendas — evitando assim as taxas dos marketplaces — o Plugg.to também está disponível na loja de aplicativos da Nuvemshop.

ANYMARKET

O ANYMARKET é um hub de integração que permite a integração com mais de 100 marketplaces em todo o Brasil. A plataforma oferece soluções de frete que permitem calcular o melhor custo logístico para as suas operações.

Além disso, eles oferecem a funcionalidade de mapa de calor para que você analise fatores como cotações de frete e conversão de vendas divididas por estados e marketplaces, permitindo que você tome decisões mais assertivas para o seu negócio.

O ANYMARKET também é um hub disponível na nossa loja de aplicativos para integração com loja virtual.

💡 Saiba mais: O que é o app ANYMARKET e como usar para integrar marketplaces?

Magis5

O Magis5 é um hub de integração que permite conectar sua loja virtual aos marketplaces Mercado Livre, Americanas, Amazon, Shopee, Magalu e Casas Bahia. Com ele, você pode fazer a gestão de seus preços e comissões de forma automática, gerar relatórios financeiros detalhados e automatizar a emissão de etiquetas e de notas fiscais dos marketplaces.

Além disso, o app permite publicar anúncios em vários marketplaces simultaneamente e centralizar seu estoque e pedidos em um único ambiente.

💡 Saiba mais: O que é Lexos Hub e como usá-lo para acelerar as vendas?

Aprendeu tudo sobre hub de integração?

Vender em marketplaces permite que você aumente de forma significativa a visibilidade do seu negócio. Portanto, escolher um hub de integração pode ser um diferencial para que você potencialize suas vendas e leve a sua empresa a outro nível.

Apesar disso, é importante lembrar que ter a sua própria presença online é importante se você deseja se consolidar como um verdadeiro competidor no seu nicho. Para isso, recomendamos que você crie também seu próprio e-commerce com a identidade visual da sua marca.

Com a Nuvemshop, é possível criar uma loja virtual gratuita e integrá-la com o hub de integração Plugg.to, disponível na nossa loja de aplicativos. É simples, rápido e você não precisa de nenhum conhecimento técnico. Esperamos por você! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre hub de integração

Hub de integração é uma plataforma que permite vender em diferentes marketplaces, centralizando toda a gestão em um único lugar. É uma excelente ferramenta se o seu objetivo é potencializar vendas e aumentar a visibilidade do seu negócio.

Existem boas opções de hubs de integração de marketplaces no mercado, com destaque para o Plugg.to, SkyHub, ANYMARKET e Jitterbit.

Faça como milhares de negócios e crie a sua loja

Criar loja grátis

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies