Como indexar um site ou página no Google? [dicas]

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Computador com mão mexendo no mouse, trabalhando para indexar site no Google
Pontos principais do artigo:
  • Indexar um site no Google significa colocar uma página no índice do navegador para ser encontrada pelos usuários nos resultados de busca;
  • Para otimizar o processo de indexar um site no Google é possível usar Google Search Console, fazer um sitemap.xml, fornecer um arquivo robots.txt, usar o Google Analytics, ter uma estratégia de marketing de conteúdo e usar links internos;
  • Baixe nosso e-book de SEO avançado para e-commerce para dominar todas as técnicas de otimização para mecanismos de busca para indexar no Google com sucesso.

Se você quer atrair mais visitantes para sua loja virtual por meio do tráfego orgânico, já deve ter se perguntado como fazer seu site aparecer nas buscas dos usuários, certo? Para isso, é necessário fazer o processo conhecido como indexar site no Google, esse é o primeiro passo para garantir que seus produtos sejam encontrados nos sites de busca.

E não é para menos: segundo levantamento da agência de SEO Hedehog Digital, mais de 70% dos brasileiros procuram produtos no Google antes de realizar uma compra online.

Se você tem dúvidas sobre como indexar um site no Google, não se preocupe! Neste conteúdo, vamos explicar como funciona esse processo e compartilhar estratégias para acelerar a indexação da sua loja. Pronto para começar?

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Por que indexar meu site no Google é importante?

Investir em uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca) é importante para melhorar a visibilidade do seu site no Google. Afinal, não basta apenas indexar o site — estar entre os primeiros resultados de uma pesquisa pode fazer toda a diferença para atrair mais visitantes e gerar vendas.

Estar na primeira página do Google aumenta significativamente as chances de cliques, já que a maioria dos usuários dificilmente ultrapassa essa etapa ao procurar por informações. Além disso, otimizar o seu site melhora a experiência de navegação, tornando o conteúdo mais acessível, rápido e relevante para o público.

Com mais visitantes chegando até sua loja virtual, as chances de novos clientes e novas conversões também aumentam.

Outro ponto relevante, é que quanto mais páginas do seu site forem indexadas para termos relevantes, maior vai ser a autoridade da sua marca no seu nicho de atuação. Isso porque os mecanismos de busca priorizam páginas com conteúdos relevantes, otimizados, e confiáveis para o público.

Como o Google funciona?

O Google opera com um sistema de crawlers, ou seja, um algoritmo utilizado para analisar o código de um website em busca de informações relevantes para classificar os dados encontrados no mecanismo de busca.

Basicamente, o Web Crawler, também conhecido como robô de busca, é um programa automatizado que navega pelos sites para coletar informações. Ele faz uma varredura das páginas por meio dos links internos para analisar o conteúdo.

Após rastrear todas as páginas e ler os conteúdos disponíveis, os robôs armazenam os dados encontrados nos servidores do buscador.

Durante esse processo, o crawler identifica diretrizes específicas no código das páginas, como a tag “noindex”, que sinaliza que aquela página não deve ser incluída nos resultados de busca. Essa funcionalidade é especialmente útil para evitar que páginas de baixo valor para o usuário, como páginas de login ou arquivos duplicados, sejam exibidas nas pesquisas.

Outra forma que o Google tem para descobrir um conteúdo é por meio de um sitemap — um arquivo que lista e facilita a indexação pelas ferramentas de busca. Esse recurso deve ser criado pelo dono do site e ajuda os buscadores a entenderem a estrutura do site de forma mais eficiente. Veremos mais sobre esta funcionalidade nos tópicos a seguir!

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Como indexar o site no Google?

Até aqui, vimos como o Google funciona e como a indexação é feita pelo motor de busca. Agora, vamos conferir técnicas complementares à estratégia de SEO, que podem otimizar o tempo decorrido até que suas páginas sejam indexadas. Veja a seguir:

1. Use o Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta de SEO que permite que você sinalize para o buscador que você deseja que uma página seja indexada. Mas, além disso, suas funcionalidades incluem:

  • Números de cliques em seus resultados;
  • Quantidade de impressões (número de vezes que sua página é exibida numa pesquisa);
  • Relatórios sobre erros em seu site que podem impedir a indexação de algumas páginas).

Além disso, é por meio do Search Console que você será capaz de carregar seus arquivos de sitemap.xml e robots.txt, os quais conheceremos a seguir.

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2. Faça um sitemap.xml

Sabe quando falamos sobre o envio de uma solicitação para indexar as páginas de um site de forma massiva? Pois ela é feita por meio do sitemap.xml.

O sitemap.xml, ou mapa do site, é um arquivo em formato .xml em que as URLs de um domínio são listadas. Ele pode ser feito manualmente ou a partir de ferramentas que fazem uma geração automática — mas que sempre deve ser conferida. Para ver o sitemap.xml de um domínio, você deve acessar “www.dominio.com.br/sitemap.xml”.

Por meio desse documento, os robôs do Google são capazes de identificar todas as páginas de um site mais rapidamente. Assim, investir na construção do mapa do site pode agilizar a indexação dos seus conteúdos.

Para fazer o carregamento do seu sitemap, você deve acessar o Google Search Console, clicar em “Sitemap” no menu à esquerda e carregar seu arquivo:

Captura de tela do Google Search Console para inserir sitemap.xml

Além do carregamento, o Search Console processa o documento e aponta eventuais erros para que você possa consertá-los.

Vale destacar que o recurso do sitemap.xml é mais avançado. Portanto, é fundamental que você procure o apoio de um profissional que saiba como criar o documento corretamente.

Caso tenha uma loja Nuvemshop, pode conferir o tutorial sobre esse recurso. Aproveite para criar uma loja virtual grátis hoje mesmo:

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3. Forneça um arquivo robots.txt

Assim como o sitemap, o recurso do robots.txt é avançado, porém importante para um site. O próprio Google tem uma ferramenta para que você possa conferir se o arquivo está correto e enviá-lo ao servidor.

O robots.txt, de forma resumida, é um arquivo de texto em que você vai sinalizar para o mecanismo de busca quais páginas devem ser analisadas pelos robôs do Google e quais devem ser indexadas.

Esse documento é importante porque, muitas vezes, há URLs para as quais a indexação não vale a pena, por exemplo as páginas de login do seu site.

4. Trabalhe o marketing de conteúdo com um blog

Você sabia que ter um blog pode ajudar suas páginas a serem indexadas mais rápido pelo Google? Isso acontece porque os conteúdos são capazes de tornar seu site uma autoridade no assunto do seu nicho, o que aumenta suas chances de indexação e de ranqueamento.

Além disso, o blog pode ser uma ótima forma de levar tráfego qualificado para seu site de vendas. Conforme um estudo do HubSpot, empresas que têm um blog atraem 55% mais visitantes do que as que não têm.

💡Saiba mais: O que é marketing de conteúdo e como aplicá-lo em seu negócio?

5. Use o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta essencial para qualquer negócio online. Com ele, é possível criar planos de ação para melhorar os indicadores da sua empresa por meio da análise de algumas métricas. As principais analisadas pela ferramenta são:

  • Usuários: número de pessoas que visitaram a página em determinado período;
  • Sessões: tempo de permanência na página e quantas vezes o usuário retornou;
  • Página por sessão: média do número de páginas visitadas;
  • Duração da sessão: tempo médio que o usuário permanece ativo na página;
  • Taxa de rejeição: porcentagem das sessões em que não houve interação com a página, isto é, o usuário entrou e saiu rapidamente.

Mas, além disso, usá-lo em seu site é uma forma de fazer com que o Google te note. Isso porque, quando você vai fazer sua instalação, é necessário copiar um código do Analytics diretamente no código-fonte do seu site.

Por causa desse procedimento, como o Analytics pertence ao Google, o buscador tende a perceber seu domínio mais rapidamente — e, consequentemente, indexar suas páginas antes.

6. Use links internos

A linkagem interna também é uma forma de agilizar a indexação de novas páginas. Quando fazem a varredura de um site, os robôs do Google vão passando de página em página por meio de links entre elas.

Se você incluir esses links em páginas importantes (mais próximas da home), você otimiza o trabalho de fazer com que essas novas URLs sejam encontradas pelo mecanismo de busca. Desse modo, elas podem ser indexadas mais rápido.

💡Saiba mais: Principais updates do Google em SEO até hoje

7. Tenha uma estratégia de link building

Assim como os links internos, os externos também são fundamentais para que seu site seja percebido pelo Google como relevante. Essa percepção vai acelerar a frequência com que o buscador faz a varredura de suas páginas e, portanto, com que elas são indexadas.

Por esse motivo, o trabalho de link building é importante. Ele consiste na tentativa de posicionar links para suas páginas em outros sites.

Isso pode ser feito por meio da publicação de artigos como convidado em sites de terceiros, de estratégias de relações públicas para ser citado na imprensa e também pode acontecer de forma espontânea, quando outros sites indicam conteúdos ou produtos do seu.

Aqui, é preciso ter cuidado com a troca e compra de links e de guest posts (conteúdo escrito por um autor convidado). Isso porque essa é uma prática que fere as diretrizes do Google e, quando feita de forma excessiva, pode resultar em penalizações.

8. Seja ativo nas redes sociais

As redes sociais costumam fazer parte da estratégia de marketing digital da grande maioria dos negócios. Além disso, elas funcionam como um canal para gerar tráfego e aumentar a visibilidade do seu site.

Para tanto, você deve inserir o link do seu site na seção apropriada de cada perfil, como na bio do Instagram ou no campo “sobre” do Facebook. Desse modo, o buscador vai encontrá-los quando estiver fazendo suas varreduras na internet.

Além disso, compartilhar conteúdos do seu site também pode ajudar, já que o Google identifica links que apontam para seu domínio. Assim, quanto mais menções e acessos o site receber, maiores são as chances do buscador encontrá-lo nas varreduras.

9. Divulgue seu site

Da mesma forma como é importante incluir seus links nas redes sociais, divulgue-o onde houver oportunidade — desde que isso seja cabível no contexto.

Por exemplo, você pode incluir o link da sua home na assinatura do seu e-mail profissional e também links de páginas condizentes com o conteúdo em vídeos no YouTube, como no exemplo:

Link do Youtube que ajuda a indexar site no Google.

Com suas URLs posicionadas em locais coerentes pela internet, o Google vai perceber a existência de suas páginas mais rapidamente e, assim, poderá indexá-las.

Como solicitar a indexação no Google?

Para fazer o trabalho ativo de indexar a página de um site no Google, você deve:

  1. Primeiro, acessar a propriedade do seu site no Google Search Console. Para isso, acesse a página da ferramenta e certifique-se, no canto esquerdo superior, de que você está acessando a propriedade referente ao seu site (caso tenha mais de uma opção cadastrada):

Captura de tela do Google Search Console para escolher a página do site para indexar no Google

  1. Com a ferramenta aberta, basta colar a URL da página que você quer indexar na barra superior, onde aparece “Inspecionar qualquer URL de ‘seudomínio.com.br’”.

Feito isso, basta dar “enter” e observar se a página aparece como indexada ou não. Caso apareça como não indexada ou você tenha feito grandes mudanças nela, clique em “Solicitar indexação”:

Captura de tela do Google Search Console para solicitar indexação da página no Google

  1. Por fim, basta aguardar a mensagem de confirmação e esperar até que o Google indexe a página.

É importante lembrar que, para que esse procedimento ocorra normalmente, é necessário que a URL esteja ativa (com código 200), marcada como index (o marcador que mostra ao Google que essa página deve ser indexada) e linkada no sitemap.xml.

Como saber se meu site está indexado no Google?

Antes de realizar os procedimentos para indexar seu site mais rapidamente, é sempre bom conferir se, realmente, ele ainda não consta no diretório do Google.

Para isso, você pode pesquisar por site:seudominio.com.br. Caso seu site já esteja indexado, você deve se deparar com uma tela mais ou menos assim:

Captura de tela que mostra um site indexado no índica do Google

Caso não esteja, o resultado será esse:

Captura de tela que mostra um site não indexado na página inicial do Google

O mesmo modelo vale para pesquisar cada página do seu site, não apenas a home, e conferir se ela já está indexada.

E aí, aprendeu como indexar seu site no Google?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender o que é a indexação de um site no Google e também as dicas para tornar esse processo mais rápido.

Vale a pena lembrar que, mesmo trabalhando em todas as frentes citadas, seu site não será indexado instantaneamente, é necessário esperar o Google analisar suas páginas.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre indexar site no Google

Indexar o seu site é importante porque permite que ele seja encontrado pelos mecanismos de busca, como o Google. Quando o seu site é indexado, o mecanismo de busca armazena informações sobre as suas páginas e as inclui nos resultados de pesquisa quando um usuário faz uma busca relacionada ao conteúdo do seu site.

O Google pode demorar alguns dias ou várias semanas para indexar um site, dependendo de vários fatores. Sites com menos de 500 páginas costumam ser indexados em três semanas, já aqueles com mais de 25 mil páginas podem levar até um ano.

Algumas estratégias podem ser realizadas para acelerar o processo de indexação do site, como usar o Google Search Console, fazer um sitemap.xml, fornecer um arquivo robots.txt, trabalhar o marketing de conteúdo, usar o Google Analytics, ser ativo nas redes sociais, inserir links internos e divulgar o site.

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