Como fazer um infográfico e exemplos inspiradores para seguir
Infográfico é uma combinação de texto e elementos visuais que mostra informações complexas de forma mais clara e fácil de entender. O termo vem do inglês “information graphic”, que significam “informação gráfica”, simbolizando a mistura entre linguagem verbal e não verbal.
Que as pessoas têm cada vez menos tempo para ler e buscam textos curtos na internet, você já sabe. Mas, a boa notícia, é que existe uma solução criativa para transmitir informações complexas de forma rápida: um infográfico.
Esse material combina textos, imagens, gráficos e outros elementos visuais para facilitar a compreensão do conteúdo. O resultado é uma fonte de informação eficiente que você pode usar no seu site, no blog da sua empresa ou nas suas redes sociais, por exemplo.
Até mesmo se você vende online, acredite: o infográfico também pode ser uma tática de marketing poderosa que pode ajudar a atrair mais clientes para o seu e-commerce.
Então, se você quer saber mais sobre o que é um infográfico, quando usar e, principalmente, como criar o seu, continue a leitura! Neste artigo, respondemos todas essas perguntas e trazemos sete exemplos de infográficos para você se inspirar. Confira! 👀
O que é infográfico?
Infográfico é um material que combina imagens, gráficos, textos e outros elementos visuais para transmitir informações de forma dinâmica. Ele facilita a compreensão de temas complexos e, por essa razão, é muito usado em conteúdos informativos para sites, blogs e redes sociais.
Os infográficos mais comuns são aqueles que trazem dados e estatísticas de pesquisas. Como o texto corrido pode se tornar cansativo para o usuário, as empresas lançam mão dessa estratégia para apresentar conteúdos mais extensos de forma eficiente e atrativa.
Isso porque, quando se combina textos com elementos visuais, a compreensão fica mais fácil. É como se os conceitos fossem ilustrados e estivessem organizados para aliviar o trabalho do cérebro, seguindo um fluxo de informação intuitivo para a mente humana.
Por isso, sempre que uma informação for importante e merecer uma apresentação mais elaborada, vale a pena elaborar um infográfico para ter uma comunicação mais efetiva.
💡 Saiba mais: O que é comunicação visual e como trabalhar a da sua marca?
Para que serve um infográfico?
Um infográfico serve para comunicar qualquer informação complexa de forma simples e visual. Por essa razão, ele é muito usado no marketing digital — especialmente no marketing de conteúdo.
De acordo com uma pesquisa da Hubspot, um infográfico tem 30 vezes mais chances de ser lido do que um artigo em texto. Além disso, empresas que publicam esse tipo de material em seus sites e blogs crescem seu tráfego 12% mais rapidamente em comparação às organizações que não usam o mesmo recurso.
Isso ocorre porque 90% da informação transmitida ao cérebro é visual e as imagens são processadas 60 mil vezes mais rapidamente do que os textos. Logo, o infográfico tem um papel importantíssimo na efetividade da comunicação das empresas, já que ajuda a prender a atenção dos consumidores e gerar mais engajamento.
Os gráficos dos infográficos têm as seguintes finalidades:
- Simplificar informações complexas, transformando textos longos e complicados em imagens visuais;
- Explicar assuntos difíceis utilizando desenhos e gráficos;
- Comparar produtos, permitindo mostrar as diferenças entre os itens e facilitando a tomada de decisão dos consumidores;
- Fornecer instruções visuais, mostrando passo a passo com imagens e facilitando o entendimento de determinadas ações;
- Destacar dados importantes, tornando mais fácil a compreensão de descobertas importantes.
Quais os principais tipos de infográfico?
Como mencionamos, os infográficos são ferramentas poderosas no marketing visual, utilizadas para transmitir informações complexas de maneira visualmente atrativa e fácil de compreender.
Para isso, existem diversos tipos de infográficos, cada um com sua própria abordagem e finalidade específica. Confira abaixo:
Infográficos informativos
São usados para representar dados e estatísticas, incluindo gráficos de barras, gráficos de pizza, histogramas e tabelas que simplificam informações numéricas e estatísticas.
Fluxogramas
Mostram sequências de etapas ou processos, frequentemente usando setas, ícones ou caixas conectadas para demonstrar a progressão de um processo ou procedimento.
Infográficos comparativos
Utilizados para contrastar diferenças entre dados, produtos ou conceitos, apresentando lado a lado as características para facilitar a compreensão das comparações.
Infográficos geográficos
Usam representações geográficas para mostrar informações sobre locais específicos, demografia, distribuição de dados ou eventos em um mapa.
Infográficos hierárquicos
Mostram estruturas organizacionais ou hierarquias usando formatos visuais como árvores, gráficos de bolhas ou diagramas que representam níveis de importância ou categorias.
💡 Saiba mais: O que é um gráfico de Gantt e como montar o seu?
Como escrever um texto de infográfico?
1. Conheça o seu público-alvo
Para produzir um texto de infográfico, em primeiro lugar, você deve conhecer bem o seu público-alvo. Isso porque essa informação vai definir qual tipo de infográfico mais adequado, quais dados você utilizará na imagem e qual linguagem será usada para que você se comunique com as pessoas.
2. Defina o porquê de estar fazendo um infográfico
Como próximo passo, é importante que você defina o porquê de estar fazendo um infográfico. Por exemplo, tenha em mente o que você quer que o seu infográfico informe as pessoas e quais resultados você espera que ele atinja.
3. Pesquise o que você está escrevendo
Outro passo é importante é fazer uma pesquisa completa e confirme os dados que você irá expor no infográfico. Isso é muito importante para que não exista nenhuma divergência entre as informações, já que, geralmente, as imagens não podem ser alteradas depois.
4. Utilize uma linguagem simples
Lembre-se que um infográfico é muito visual, então não exagere no texto. Para isso, utilize uma linguagem simples e de fácil entendimento. Imagine, por exemplo, que você está tentando passar uma informação importante para alguém que pode não saber do que se trata o infográfico. Sendo assim, o texto deve ser fácil de entender, sem palavras complicadas.
Quais são as vantagens de usar infográficos?
Agora que já vimos o que é um infográfico, é mais fácil entender como ele pode somar à sua estratégia de comunicação. Mas, se você ainda não está convencido de que usar infográficos é uma boa ideia, temos mais alguns argumentos. Confira:
Comunica com excelência
Se você precisa que seu cliente entenda dados complexos e grave alguns números e estatísticas, não há nada melhor que um infográfico. A combinação de textos e imagens é muito mais fácil de ser consumida e, certamente, ajudará a fixar o conteúdo na mente do seu leitor.
Permite uma leitura rápida e dinâmica
É fato que as pessoas têm cada vez menos tempo para ler e preferem conteúdos curtos e objetivos na internet. Felizmente, todos os tipos de infográficos permitem uma leitura dinâmica e poupam tempo para a compreensão de qualquer assunto.
Tem potencial viral
Os infográficos tem boas chances de se tornarem conteúdos virais e alcançarem um número ainda maior de pessoas, já que são fontes ricas de informação que podem ser consumidas em minutos. E nada melhor para a divulgação da sua marca do que ter um conteúdo autoral espalhado pela internet, certo?
Agrega valor à marca
Ao construir um infográfico, você poderá inserir seu logotipo nele e aproveitar para promover sua empresa. Dessa forma, o material será compartilhado e sua marca será reconhecida por produzir conteúdo de qualidade — uma ótima reputação para qualquer segmento!
É um ótimo material rico
No marketing de conteúdo, materiais ricos funcionam como “iscas digitais” que atraem consumidores em busca de informação de qualidade. Em uma estratégia clássica, você pode oferecer um infográfico para download gratuito em troca dos dados de contato de um cliente, por meio de uma landing page.
Assim, você consegue captar leads (potenciais clientes que cedem seu contato) e aumentar suas oportunidades de negócio com o apoio dos infográficos.
💡 Saiba mais:
- Dicas de como criar uma landing page de alta conversão
- Melhores exemplos de landing page para conversão
Como criar um infográfico para a sua empresa?
Agora que você já sabe o que é um infográfico e para que serve, que tal criar um para a sua empresa? Confira o passo a passo para acertar no processo:
1. Defina seu objetivo
Todo infográfico precisa ter um objetivo claro, uma vez que esse tipo de material demanda trabalho e leva algum tempo para ser finalizado. Então, antes de começar a criar a peça, você deve se perguntar:
- Quem é meu público-alvo e por que o infográfico é relevante para ele?
- Qual dúvida será respondida ou qual problema será solucionado com esse material?
- O infográfico está alinhado aos objetivos de marketing da empresa?
- Em quais mídias ele será publicado?
- Qual o retorno esperado a partir da publicação do material?
A partir dessas questões, você poderá definir o objetivo do infográfico e garantir que ele seja relevante para sua estratégia de marketing. Por exemplo, você pode criar um material desse tipo para apresentar uma nova pesquisa sobre o crescimento das compras online em seu blog e, dessa forma, incentivar seus clientes a comprarem na sua loja virtual.
2. Colete todos os dados que puder
Um infográfico deve apresentar informações relevantes e de impacto para seus clientes. Por isso, muito antes do design, vem a pesquisa e o levantamento de dados para a criação da peça — que devem ser confiáveis e relevantes para o seu público.
Você pode buscar informações nas mais diversas fontes, como:
- Pesquisas realizadas pela empresa;
- Dados internos coletados por meio de softwares de gestão;
- Pesquisas de mercado externas, feitas por mídias e consultorias;
- Relatórios e whitepapers (documentos que aprofundam temas de negócios) do seu segmento;
- Livros e pesquisas acadêmicas;
- Filmes e documentários.
3. Selecione as informações mais importantes
Depois de coletar os dados, é hora de separar as informações mais importantes para construir seu infográfico. O ideal é que ele não seja muito extenso e concentre apenas os destaques da sua pesquisa.
Lembre-se de que o tempo de leitura dos consumidores é cada vez menor e que seu infográfico precisa ter espaço para ilustrações e ícones. Por isso, economize nas palavras e procure sintetizar ao máximo as informações e ideias que serão apresentadas na peça.
Por exemplo, se você está divulgando uma pesquisa sobre diferentes perfis de consumidores, vale usar uma ilustração para cada perfil e resumir suas características em tópicos curtos, em vez de usar descrições por extenso.
4. Pense no formato
Como você pode ver, existem vários formatos possíveis para infográficos. O layout vai depender da sua criatividade e da intenção da peça.
Mesmo que você pretenda repassar essa tarefa para um designer, é importante pensar na estrutura da peça e na hierarquia das informações. Para isso, você pode fazer um esboço simples desenhado à mão ou em softwares gráficos básicos, como o Canva.
Veja este exemplo de exemplo de infográfico editável do Canva, por exemplo:
5. Escolha um software ou ferramenta
Agora que você já tem todas as informações do seu infográfico e sabe qual será o formato, chegou a hora de escolher o software ou ferramenta que será utilizado para criar o material. Designers profissionais adotam sistemas como Adobe Photoshop e Adobe Illustrator, mas também é possível usar ferramentas online (falaremos mais sobre elas no próximo tópico).
Se você não tem habilidades com design, há duas opções: terceirizar a tarefa para um profissional ou utilizar um template pronto.
6. Crie e revise seu infográfico
Hora de colocar a mão na massa e criar seu infográfico com base no que foi planejado até aqui. Nesse momento, você deve se atentar aos seguintes pontos:
- Escolha um layout que facilite a compreensão do conteúdo e organize o fluxo de informações conforme a ordem de leitura desejada;
- Use cores associadas à sua marca para reforçar a identidade visual da empresa;
- Seleciona uma fonte com boa legibilidade e que combine com os demais elementos visuais do infográfico;
- Fique atento ao tamanho da peça, tanto em dimensões quanto em relação ao peso do arquivo, pois o formato deve ser adaptado às mídias em que você vai publicar o material (blog, redes sociais, site etc.);
- Explore ilustrações, ícones, gráficos, fotografias e outros elementos visuais que vão enriquecer seu infográfico e torná-lo mais atrativo para os clientes;
- Não se esqueça de deixar espaços de respiro no layout, para que as informações se destaquem e não fiquem “amontoadas” na tela.
Quando terminar, revise todo o infográfico para ter certeza de que não há erros de escrita e problemas de diagramação.
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7. Publique seu infográfico e acompanhe os resultados
Com o infográfico pronto, é só publicar e começar a acompanhar os resultados. Por exemplo, se você divulgou a imagem no blog da sua empresa, pode monitorar o desempenho do artigo e compará-lo com o de outras publicações.
Com o Google Search Console você consegue verificar o número de cliques e visualizações do artigo e seu posicionamento no Google. Já o Google Analytics mostra métricas importantes como número de visitas, duração da sessão, taxa de rejeição etc.
Assim, você saberá se a estratégia de criação de infográfico deu certo e se vale a pena investir nesses materiais na sua empresa.
Ferramentas grátis para fazer infográficos
Para finalizar, trouxemos algumas ferramentas para fazer um infográfico grátis sem a necessidade de conhecimentos em design. Os planos gratuitos têm suas limitações, mas são uma boa alternativa para quem está começando. Confira:
Canva
O Canva é uma das ferramentas de design mais populares da internet, uma vez que permite criar os mais diversos materiais de forma intuitiva e gratuita. A plataforma oferece templates prontos para criar infográficos com várias opções de personalização.
É possível produzir materiais gratuitamente no site, mas vale a pena assinar os planos profissionais para ter acesso a recursos profissionais como fotos, vídeos, faixas de áudio e templates exclusivos. A assinatura custa a partir de R$ 289,90 ao ano para até cinco pessoas.
Venngage
A Venngage é uma ferramenta exclusiva para a criação de infográficos feita para quem não entende nada de design. Ela permite criar peças do zero em apenas três passos: escolha do modelo, adição de informações e elementos visuais, e personalização do layout.
O plano gratuito dá direito a cinco layouts e gera imagens com o logotipo da Venngage. Para criar infográficos ilimitados e com marca própria, é preciso assinar um dos planos que custam a partir de US$ 19 ao mês por usuário.
Infogram
O Infogram permite criar infográficos profissionais de forma gratuita e com vários templates disponíveis. A plataforma oferece, inclusive, recursos para a criação de infográficos animados com GIFs.
O plano básico inclui 37 tipos de templates e até dez projetos. Para ter acesso a recursos premium como modelos exclusivos, mapas, ícones, adição de logotipo da empresa, entre outros, é preciso assinar um dos planos que custam a partir de US$ 19 ao mês por usuário.
Miro
A ferramenta Miro oferece diversos modelos de infográficos editáveis que podem ser utilizados por pessoas e empresas. É possível editar textos, cores e dados com flexibilidade.
O plano básico é gratuito e permite o acesso a três painéis editáveis. Outros planos profissionais com mais recursos custam entre US$ 8 e 16 ao mês.
Adobe Express
A Adobe também oferece templates de infográficos gratuitos no Adobe Express, a versão online do sistema. São mais de 2 mil modelos gratuitos e editáveis para produzir peças únicas, criativas e informativas.
Atualmente, o Adobe Express tem um plano gratuito com recursos limitados e um plano premium, que custa R$ 21 ao mês e permite um teste grátis de 7 dias.
7 exemplos de infográficos para você se inspirar
Como os infográficos são peças altamente visuais, a melhor forma de aprender a usá-los é por meio de referências. Pensando nisso, separamos sete exemplos de infográfico para você se inspirar. Veja:
1. Infográfico de marketing digital
Nosso infográfico de marketing digital reúne todos os dados que justificam o investimento nessa estratégia. Confira:
2. Infográfico para montar uma loja virtual
Nada melhor do que aprender o passo a passo para criar uma loja virtual por meio de um infográfico, certo? Veja como o processo fica mais claro com a organização das etapas em um caminho evolutivo:
3. Infográfico sobre o comércio eletrônico no mundo
Este infográfico feito pela mídia Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN) mostra de forma clara e organizada o crescimento do comércio eletrônico no mundo. Veja como as ilustrações ajudam a expressar estatísticas e conceitos de forma leve:
4. Infográfico sobre storytelling
Aqui, temos um exemplo de infográfico sobre storytelling — a ciência de contar histórias para cativar pessoas — feito pela Tutano (plataforma de conteúdo do Trampos.co). As informações foram apresentadas de forma criativa, mostrando os principais desafios atuais da comunicação e soluções para resolvê-los contando histórias. Confira:
5. Infográfico da psicologia das cores
Neste infográfico compartilhado pela Ad News, vemos informações importantes sobre como a psicologia das cores pode ser usada em estratégias de marketing. Lembre-se dele quando for escolher a paleta de cores da sua marca!
👉 Ferramenta grátis: Gerador de paleta de cores online.
6. Infográfico de jornada de compra
Este infográfico feito pela Rock Content mostra a jornada do cliente etapa por etapa. Perceba como as ilustrações enriquecem a comunicação e a ideia de encarar o cliente como um herói é engajante.
7. Infográfico sobre KPIs
Para fechar, trouxemos um infográfico sobre os principais KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-chave de Performance) que você deve acompanhar na sua empresa. A peça feita pela empresa de ERP Sankhya mostra que é possível se comunicar de forma dinâmica mesmo quando há muito texto.
Tudo certo sobre o que é infográfico?
Se você ainda não tinha criado um infográfico, agora não tem mais desculpa para não utilizar essa ferramenta na sua empresa. Aproveite nossas dicas e crie materiais atrativos para prender a atenção dos seus clientes e agregar valor à sua marca.
Mas, lembre-se de que não adianta criar belos infográficos se você não tiver um bom site de vendas. Então, crie sua loja virtual grátis com a Nuvemshop e conte com a maior plataforma de e-commerce da América Latina para te ajudar a decolar o seu negócio! 💙