O que é Instagram Ads e como utilizá-lo?

Tela de notebook com o Facebook Ads aberto, a plataforma por onde se faz anúncios do Instagram Ads
Pontos principais do artigo:
  • O Instagram Ads permite direcionar anúncios com base em dados demográficos, interesses e comportamento;
  • No Instagram Ads, é possível criar formatos variados. Explore fotos, vídeos, carrosséis e histórias para cativar seu público de maneira envolvente;
  • Você pode gerenciar campanhas do Instagram por meio do Gerenciador de Anúncios do Facebook;
  • Quem tem uma loja virtual na Nuvemshop pode fazer a integração direta com o Instagram ou instalar o aplicativo Instagram Widget para marcar produtos.

Você sabe o que é Instagram Ads? Com mais de um bilhão de contas ativas, o Instagram se tornou um excelente canal de comunicação — pessoal, mas especialmente profissional. Segundo dados do Hootsuite atualmente, mais de 30% dos usuários afirmam comprar produtos a partir de anúncios feitos nessa rede social.

Conteúdos publicados na rede social alcançam 30% mais engajamento se comparados aos do Facebook. Além disso, mais de 200 milhões de instagrammers visitam, no mínimo, uma conta comercial por dia.

Assim, para administradores de lojas virtuais, esta é uma oportunidade única para exibir produtos reforçar a proposta do negócio, alcançar visibilidade estreitar o relacionamento com os clientes e, consequentemente, vender pelo Instagram.

Neste conteúdo, vamos desvendar as principais particularidades sobre o Instagram Ads e ainda mostrar como usar tal ferramenta a favor da sua marca. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

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O que é Instagram Ads ou Publicidade no Instagram?

Instagram Ads, ou Publicidade no Instagram, é uma ferramenta que possibilita a criação de anúncios no Instagram. Com ela, você pode patrocinar publicações e promover sua marca, produtos e serviços nessa rede social.

De modo geral, a veiculação de anúncios pode variar de acordo com os formatos (imagens e/ou vídeos), os posicionamentos (no feed e/ou nos Stories) e os objetivos (reconhecimento de marca, consideração ou conversão) deles.

Vamos nos aprofundar neste último ponto:

Tipos de objetivo dos anúncios do Instagram

Confira as características de cada tipo de objetivo:

  • Reconhecimento de marca: focado em aumentar o alcance do negócio, ou seja, atingir mais pessoas do seu público-alvo;
  • Consideração: concentrado em realizar prospecção de clientes conquistar os que estejam interessados pelo segmento ou produto em questão, de modo que os anúncios despertem seu interesse por saber mais a respeito;
  • Conversão: usado para ampliar as vendas, isto é, levar tráfego para o site — de preferência, para uma loja virtual que permita um checkout descomplicado.

💡 Saiba mais:

Por que anunciar no Instagram Ads?

Temos um número significativo de usuários ativos no Instagram: mais de 1,4 bilhão em 2024, de acordo com uma pesquisa do site Statista. Bastante, né?

Sabendo disso, com certeza, você deseja sua marca presente nesta rede social. Mas, com todas as empresas se cadastrando no Instagram é preciso inovar para ganhar visibilidade e é aí que entra o Instagram Ads.

Como explicamos, por meio dele, é possível criar anúncios no Instagram e esta é uma ótima maneira de destacar a sua loja e conseguir o seu espaço dentro da rede. Sendo assim, vale a pena investir no Instagram Ads.

🎥 Veja também: Como impulsionar no Instagram? [Passo a passo com dicas EXCLUSIVAS]

Quem pode anunciar no Instagram Ads?

Para criar anúncios no Instagram é necessário:

Caso você não saiba como executar as condições acima, basta acessar o tutorial Como vincular uma conta do Instagram ao Gerenciador de Negócios do próprio Facebook.

E, se você tem uma loja virtual na Nuvemshop, pode acessar o artigo exclusivo da nossa Central de Atendimento Nuvem (CAN):

👉 Confira: Como vincular a conta do Instagram com o Gerenciador de Negócios do Facebook?

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Como criar anúncios no Instagram pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook?

Para anunciar no Instagram Ads pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook é só acompanhar estes passos:

1. Faça o login no Gerenciador de Anúncios e clique em “Audience Insights”;

Imagem do gerenciador de negócios do Facebook mostrando o primeiro passo para fazer um anúncio no Instagram Ads

2. Configure o público que quer atingir de acordo com os recursos disponíveis. Com isso feito, salve o seu público-alvo;

Imagem do gerenciador de negócios do Facebook mostrando o segundo passo, definir público, para fazer um anúncio no Instagram Ads

3. Acesse a página inicial do Gerenciador de Anúncios novamente e clique em “+ Criar”;

Imagem do gerenciador de negócios do Facebook mostrando o terceiro passo, criar, para fazer um anúncio no Instagram Ads

4. Escolha o objetivo da campanha;

Imagem do gerenciador de negócios do Facebook mostrando o quarto passo, escolher objetivo, para fazer um anúncio no Instagram Ads

5. Defina o orçamento da campanha (quanto deseja gastar por dia ou durante o período total da campanha), o nome e o público-alvo (selecione aquele que já foi salvo);

Imagem do gerenciador de negócios do Facebook mostrando o quinto passo, escolher nome e orçamento, para fazer um anúncio no Instagram Ads

6. Em “Posicionamento” selecione onde o seu anúncio deverá aparecer — neste caso, “Instagram Feed” e/ou “Stories”;

Imagem do gerenciador de negócios do Facebook mostrando o sexto passo, escolher posicionamento, para fazer um anúncio no Instagram Ads

7. Escolha o formato (imagem, vídeo ou carrossel) e o arquivo. Então, crie um título, uma descrição e uma CTA;

Imagem do gerenciador de negócios do Facebook mostrando o sétimo passo, escolher formato, para fazer um anúncio no Instagram Ads

8. Em “Rastreamento” insira a URL do conteúdo que você quer difundir (por exemplo: se estiver divulgando um produto, o link dele);

Imagem do gerenciador de negócios do Facebook mostrando o oitavo passo, definir rastreamento, para fazer um anúncio no Instagram Ads

9. Clique em “Publicar” e pronto! O anúncio entrará em análise e, se estiver cumprindo as Políticas de Publicidade do Facebook, estará ativo após cerca de uma hora.

Inclusive, quando você seleciona um público segmentado a partir de determinados interesses, é possível fazer um dark post no Instagram, ou seja, um anúncio que aparece somente para um nicho específico. Esses anúncios são ideais para atingir diversos segmentos sem poluir sua timeline com publicações em excesso.

Caso queira recapitular os passos anteriores e descobrir dicas extras, confira o tutorial Como criar anúncios do Instagram no Gerenciador de Anúncios do próprio Facebook.

💡 Saiba mais: 7 dicas de tráfego pago para iniciantes no e-commerce

🎥 Veja também:  Como impulsionar no Instagram pelo Facebook?

Como criar anúncios no aplicativo do Instagram?

Para anunciar no Instagram Ads por meio do próprio aplicativo basta seguir estas orientações:

1. Acesse o seu perfil comercial;

2. Clique em “Ferramentas de anúncios”;

Imagem do aplicativo do Instagram mostrando o segundo passo, acessar ferramentas de anúncio, para fazer um anúncio no Instagram Ads

3. Escolha a publicação que deseja divulgar e toque em “Avançar” no canto superior direito;

Imagem do aplicativo do Instagram mostrando o terceiro passo, escolher mídia, para fazer um anúncio no Instagram Ads

4. Vincule sua página do Facebook ao Instagram, caso ainda não o tenha feito;

Imagem do aplicativo do Instagram mostrando o quarto passo, vincular página, para fazer um anúncio no Instagram Ads

6. Configure o público de acordo com os recursos disponíveis;

Imagem do aplicativo do Instagram mostrando o sexto passo, configurar público, para fazer um anúncio no Instagram Ads

7. Defina o orçamento da promoção (quanto deseja gastar por dia e por quanto tempo) e a distribuição e clique em “Avançar”;

Imagem do aplicativo do Instagram mostrando o sétimo passo, definir orçamento, para fazer um anúncio no Instagram Ads

8. Depois, toque em “Criar promoção” e pronto! Como no Gerenciador do Facebook, a campanha entrará em análise e, se estiver tudo certo, logo estará disponível.

Imagem do aplicativo do Instagram mostrando o oitavo passo, enviar para análise, para fazer um anúncio no Instagram Ads

Criar anúncios pelo aplicativo do Instagram é uma alternativa mais prática. No entanto, vale destacar que ela oferece menos possibilidades de segmentação e personalização quando comparada ao Gerenciador de Anúncios do Facebook.

💡 Saiba mais: Como aparecer no Explorar do Instagram? [guia + dicas]

Se quiser rever alguma das etapas anteriores, você pode acessar o tutorial Como criar promoções do próprio Instagram.

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8 dicas para patrocinar no Instagram com sucesso

Ter conhecimento do passo a passo para anunciar no Instagram Ads é um ótimo começo. No entanto, também é essencial se atentar a outros detalhes que podem fazer a diferença na hora de conquistar a atenção do público e entender o impacto das suas campanhas.

Por isso, abaixo, confira dicas exclusivas sobre como anunciar no Instagram Ads que separamos para você:

1. Tenha metas claras para seus anúncios no Instagram

Além dos próprios objetivos do Instagram Ads (reconhecimento de marca, consideração ou conversão), uma campanha de sucesso começa com a definição de metas claras.

Digamos que você vai começar uma campanha de anúncios cujo objetivo na plataforma é o de conversão. Certamente, você está querendo vender mais. Mas quantos itens você espera vender a partir disso? Em quanto tempo?

Ter esse tipo de planejamento vai te trazer mais clareza sobre sua estratégia e também sobre eventuais ajustes que você precise fazer caso as coisas não estejam saindo conforme o esperado.

Uma ótima ferramenta para te ajudar nesse momento é o plano de marketing. Este é um documento em que você deixará registrado tudo o que pretende fazer em termos de divulgação. Ele pode ser feito para um lançamento de produto ou para uma campanha específica que você vá lançar.

💡 Saiba mais: O que é e como fazer tráfego pago no Instagram?

2. Cuide da identidade visual dos seus anúncios

Criar a identidade visual de uma marca é uma das primeiras etapas a serem desenvolvidas ao montar um negócio. E tal cuidado deve ser estendido ao feed, aos Stories e aos anúncios do seu perfil no Instagram.

Portanto, para que os usuários da rede social não sintam nenhum tipo de impacto negativo ao clicarem na sua campanha e serem direcionados para o link da sua loja virtual, por exemplo, é fundamental manter as mesmas diretrizes de tipografia (fontes usadas) e cores em ambos os ambientes online, ok?

💡 Saiba mais: Identidade visual: 4 dicas para bombar as redes sociais da sua loja virtual

3. Invista em tópicos que realmente importam

Antes de programar um anúncio, estude o público que deseja atingir e o que ele quer, de fato, consumir.

Se você quer conquistar seguidores semelhantes aos que já acompanham o seu perfil, aí está uma grande oportunidade de pesquisa. Você pode lançar enquetes rápidas nos Stories sobre algum tema ou formato específico de conteúdo.

Caso, por exemplo, a maior parte do seu público seja formado por homens de 20 a 30 anos, descubra se eles preferem conhecer uma marca por meio de anúncios de produtos ou de posts engajadores (relacionados a um tópico de interesse, como esportes, seriados etc).

De acordo com as respostas, você poderá encontrar um ponto de partida para a criação de anúncios no Instagram.

💡 Saiba mais: Como conhecer as necessidades do seu público-alvo?

4. Use CTAs chamativas

Um dos detalhes a serem configurados em um anúncio, como vimos, é a CTA (call to action, ou “chamada para a ação”, se traduzirmos). Via de regra, ela é composta por um verbo no infinitivo ou no imperativo, como “Baixar já” ou “Baixe já”, por exemplo.

A ideia desse texto, como o próprio nome diz, é levar o usuário ao próximo passo. Portanto, um aspecto importante a se considerar para criar uma boa chamada para a ação é colocar um texto que dê esse direcionamento e que tenha a ver com o seu objetivo.

Se você criou um anúncio no Instagram com foco em conversão, por exemplo, uma boa CTA seria “Compre agora!” ou algo relacionado.

💡 Saiba mais: O que é uma call to action (CTA)

5. Direcione os usuários a landing pages

Uma landing page é uma página de vendas criada especificamente para ser usada em campanhas de determinados produtos ou coleções. Esse tipo de página pode ter um grande poder de conversão por reunir, em um mesmo lugar, tudo o que o usuário precisa saber antes de tomar a decisão de compra.

Ao anunciar no Instagram, incluir links para landing pages específicas vai te ajudar a evitar que os usuários desistam da compra. Como a atenção das pessoas é disputada o tempo todo, se você facilitar o trabalho, suas chances de venda aumentam.

Imaginemos que você viu o anúncio de uma bota no Instagram, gostou e clicou. Todavia, você foi direcionado à home daquela loja virtual, que tem centenas de tipos de calçados. Você teria paciência para ficar procurando aquela pela qual se interessou?

Portanto, otimize a jornada do cliente a partir dos seus anúncios no Instagram por meio de landing pages.

6. Tenha um site com design responsivo

Design responsivo é aquele que permite que um site se adapte perfeitamente a qualquer tipo de dispositivo (desktop, smartphone ou tablet). Considerando que a maioria das pessoas acessa o Instagram por meio de seus celulares, de que adianta seu site ser pensado apenas para desktop?

Então, por mais que esta dica não esteja diretamente relacionada aos anúncios que você vai veicular no Instagram Ads, ela é fundamental para o sucesso de suas campanhas por meio das ferramentas.

Tendo isso em vista, garanta que todas as páginas do seu e-commerce carregam perfeitamente em qualquer tipo de dispositivo. Se você usa a plataforma da Nuvemshop, não precisa se preocupar com isso, pois todas as lojas já são otimizadas para mobile sem que você precise de conhecimentos técnicos.

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6. Utilize UTMs

Além do texto da CTA, que vimos na dica 4, é importante adicionar uma UTM (parâmetro de rastreamento) ao link dela, especialmente se a sua loja virtual já estiver vinculada ao Google Analytics para o acompanhamento de resultados.

Para que o conceito fique mais claro, confira um exemplo de UTM:

  • https://www.loja.com/?utm_source=instagram&utm_medium=stories&utm_campaign=blusa-azul

No exemplo acima, será possível identificar que as pessoas que clicaram nesse link e foram parar no seu site o fizeram por causa de uma campanha de uma blusa azul, publicada no Instagram e veiculada nos Stories.

Com uma UTM ativa, sempre que usuários do Instagram clicarem na CTA do seu anúncio e forem direcionados ao seu site, o Google Analytics irá contabilizar as visitas e conversões a partir da origem (source), da mídia (medium) e do nome da campanha (campaign).

Ter este tipo de controle, vai te ajudar a compreender se o anúncio está atingindo o objetivo esperado.

E não se preocupe, você não precisa criar suas UTMs manualmente. Existem ferramentas específicas por meio das quais você pode gerar seus links rastreáveis.

💡 Saiba mais: Como medir campanhas no Google Analytics usando UTMs?

8. Acompanhe os resultados de suas campanhas no Instagram Ads

Por fim, mas tão importante quanto as dicas anteriores, seguir de perto os resultados de suas campanhas é fundamental.

Esse acompanhamento vai permitir que você faça ajustes nos anúncios que ainda estão no ar e tire insights para campanhas futuras.

O próprio Gerenciador de Anúncios do Facebook apresenta alguns resultados sobre suas campanhas, que podem ser filtrados de acordo com o período de sua preferência e exportados para que você os analise em uma planilha.

Captura de tela do Gerenciador de Anúncios do Facebook, onde é possível ver o desempenho de campanhas no Instagram Ads

Por meio do Gerenciador de Anúncios do Facebook, é possível ver o desempenho de campanhas do Instagram Ads.

Além disso, por meio das URLs parametrizadas que conhecemos na dica anterior, você será capaz de analisar seus resultados no próprio Google Analytics. Então, não deixe esse passo de lado, pois ele será fundamental para que você dê sequência à sua estratégia.

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💡 Saiba mais: Como anunciar no Instagram com o Hackr Ads?

Quanto custa anunciar no Instagram?

O Instagram Ads não tem um preço mínimo. Isso significa que você controla o quanto quer gastar. Ou seja, o custo de um anúncio no Instagram Ads vai depender do orçamento e do tempo previsto que você escolher.

Cada um dos caminhos — pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook ou pelo próprio Instagram — oferece diferentes alternativas de configuração. Logo, o mais importante é ter em mente até quanto você pode gastar, respeitando a estrutura de custos do seu negócio e evitando, assim, qualquer tipo de prejuízo financeiro.

De modo geral, os gastos com uma campanha podem ser pagos via cartões de crédito, de débito, boleto bancário ou PayPal.

💡 Saiba mais: Sobre a cobrança de anúncios do Instagram

Que formatos devem ter os anúncios no Instagram?

As especificações do Instagram Ads se referem tanto aos formatos dos anúncios quanto aos requisitos de design deles. Abaixo, conheça todos os detalhes:

Formatos do Instagram Ads

Os anúncios para Instagram podem ser feitos em:

  • Imagem (quadrada, paisagem ou vertical);
  • Vídeo (quadrado ou paisagem — este exceto nos Stories, que exige vídeos na vertical);
  • Carrossel (quadrado ou vertical — de duas a 10 imagens e/ou vídeos por anúncio).
Captura de tela de anúncio do Instagram Ads no formato carrossel

O número no canto direito superior mostra quantas fotos fazem parte do anúncio em carrossel.

💡 Saiba mais: Sobre os formatos de anúncios no Instagram

Requisitos de design para anúncios

Já os requisitos de design dizem respeito aos tamanhos para imagem e vídeo do Instagram Ads que devem obedecer às seguintes resoluções:

Tamanhos de imagem

Os arquivos de qualquer uma das imagens devem ter, no máximo, 30 MB. Para as dimensões de cada formato, confira as especificações:

Quadrada
  • Resolução mínima: 600 x 600 Pixels
  • Resolução máxima: 1.936 x 1.936 Pixels
Paisagem
  • Resolução mínima: 600 x 315 Pixels
  • Resolução máxima: 1.936 x 1.016 Pixels
Vertical
  • Resolução mínima: 600 x 750 Pixels
  • Resolução máxima: 1.936 x 2.420 Pixels
  • Para Stories: 1.080 x 1.920 Pixels
Tamanhos de vídeo (máximo 4 GB)
  • Tamanho do arquivo: até 4 GB;
  • Tempo máximo: 120 segundos, ou seja, 2 minutos.

Tipos de arquivo

  • Vídeo: .mp4 ou .mov
  • Imagem: .jpg ou .png

Proporções de anúncio

  • Quadrado: 1:1
  • Paisagem: 1,91:1
  • Vertical: 4:5
  • Para Stories: 9:16

💡 Saiba mais: Sobre os requisitos de design para anúncios do Instagram

🎥 Veja também: Como turbinar as publicações no Instagram?

Pronto para anunciar no Instagram Ads?

O passo a passo para criar seus próprios anúncios no Instagram Ads é mais simples do que parece. Com as dicas acima, temos certeza de que, em breve, você conseguirá aumentar a audiência do seu negócio. Esperamos que este guia tenha tirado suas principais dúvidas sobre como anunciar no Instagram.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre o Instagram Ads

Instagram Ads é a ferramenta de anúncios pagos do Instagram. Nela, eles podem ser divulgados através de imagens e vídeos (no feed e nos Stories), e configurados a partir de diferentes objetivos, como reconhecimento de marca, consideração ou conversão.

Quem tiver um perfil comercial no Instagram, criar uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook, se ainda não tiver; adicionar seu perfil do Instagram ao seu Gerenciador de Negócios; cumprir as Políticas de Publicidade do Facebook.

Tenha metas claras, cuide da identidade visual dos seus anúncios, invista em tópicos que importam, use CTAs chamativas, direcione os usuários a landing pages, tenha um site com design responsivo, utilize UTMs e acompanhe os resultados de suas campanhas.

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