Passo a passo para criar um álbum no Instagram
- Post carrossel do Instagram é uma publicação interativa que aparece sequencialmente na rede social. Funciona como uma espécie de álbum com fotos e vídeos sendo possível incluir até 10 slides por postagem;
- Ao usar o álbum do Instagram, você pode despertar o interesse do público, oferecer diferentes possibilidade de criação e garantir mais engajamento em sua página;
- O passo a passo para criar um álbum no Instagram é: faça o upload das mídias, selecione a opção de publicar como carrossel e escolha as imagens ou vídeos do carrossel.
Um dos formatos de posts que mais engajam no Instagram é o carrossel. Com ele, é possível oferecer tutoriais e dicas, além de informações sobre produtos e serviços. Mas, você sabe como criar um álbum no Instagram? Se a resposta for não, você chegou ao lugar certo! Neste artigo, vamos te dar as principais dicas para você utilizar o formato e aumentar as vendas do seu negócio na rede social.
A seguir, você vai entender melhor como criar um álbum no Instagram, como ele funciona e, claro, os principais motivos para você incluir este modelo de postagem em seu calendário editorial.
Afinal, a taxa média de engajamento de um carrossel no Instagram é de 1,92%, em comparação com 1,74% das imagens e 1,45% dos vídeos, de acordo com pesquisa da Socialinsider. Papel e caneta na mão? Então, vamos nessa!
O que é e como funciona o álbum do Instagram?
Post carrossel do Instagram é uma publicação interativa que aparece sequencialmente na rede social. Funciona como uma espécie de álbum com fotos e vídeos sendo possível incluir até 10 slides por postagem.
Ao inserir as imagens e vídeos no carrossel, você pode organizá-los como preferir, escolher sua ordem e aplicar filtros em todas ou individualmente. Para visualizar as mídias da sequência, basta arrastar para o lado.
O álbum do Instagram funciona da seguinte forma:
- Seleção de mídias: você pode escolher múltiplas fotos ou vídeos da sua galeria que deseja incluir no álbum;
- Edição e personalização: é possível aplicar filtros e editar cada mídia individualmente ou aplicar um filtro que afete todos os elementos do álbum;
- Legenda e localização: cada álbum permite apenas uma legenda e uma localização. Isso significa que todos os itens no álbum compartilharão a mesma descrição, mas você pode incluir hashtags relevantes para cada uma das imagens ou vídeos;
- Publicação: uma vez publicado, ele aparecerá no feed dos seus seguidores como um carrossel que eles podem deslizar para ver todas as mídias;
- Visualização no feed: os álbuns são identificados por pontos azuis logo abaixo da publicação, indicando a quantidade de mídias no álbum. Além disso, na grade do perfil, o álbum é distinguido por um ícone branco no canto superior direito da miniatura da postagem.
Por que usar álbum do Instagram?
Criar um álbum no Instagram pode trazer algumas vantagens para o seu perfil na rede social. Ainda mais se você faz vendas online. Veja, a seguir, bons motivos para você começar a utilizar este recurso da rede social:
1. Desperta o interesse do público
Ao notar que existem mais imagens em um único post, naturalmente, o seu público tende a ficar curioso para saber o que vem a seguir. Principalmente, se você tiver caprichado no conteúdo e entregar no primeiro slide uma informação ou imagem valiosa.
2. Oferece diferentes possibilidades de criação
Com um álbum no Instagram, você pode criar desde post mais educativos, trazendo dicas e tutoriais ou até apresentar informações sobre algum produto específico, caso faça vendas no Instagram. Veja um exemplo:
Ver essa foto no Instagram
3. Garante mais engajamento na sua página
Por trazer informações mais ricas, um álbum do Instagram gera muitos compartilhamentos entre as pessoas. Além de aumentar o engajamento, essa métrica é importante para o algoritmo do Instagram, que classifica o seu post como relevante e passa a mostrá-lo para mais usuários na rede social.
💡 Saiba mais: O que é algoritmo do Instagram e como usar?
Como usar o álbum do Instagram?
Até agora, você viu como criar um álbum no Instagram. A seguir, separamos algumas dicas de como utilizar esse tipo de estratégia em sua página na rede social:
1. Divulgue dados e pesquisas
A primeira dica é trazer números ou pesquisas para reforçar o tema da sua publicação. Além de ficar bem chamativo, ajuda o público a ter uma compreensão mais rápida sobre o assunto. Veja um exemplo:
Ver essa foto no Instagram
2. Traga tutoriais e dicas
Outra alternativa é aproveitar o álbum do Instagram para trazer dicas rápidas ou tutoriais para os seus seguidores. É uma ótima opção para reforçar a autoridade do seu perfil para um determinado assunto.
Confira um exemplo de publicação de carrossel sobre como melhorar a bio do Instagram, o campo do perfil na rede social em que é possível compartilhar informações pessoais ou sobre um negócio:
Ver essa foto no Instagram
3. Poste informações sobre produtos e serviços
Você vende produtos ou presta algum serviço e utiliza o Instagram para divulgá-los? Aproveite o recurso do álbum para trazer mais informações e benefícios sobre eles. Veja um exemplo:
4. Conte uma história
Com o post carrossel do Instagram, é possível também contar uma história. Dá para explorar algum fato da sua empresa, por exemplo, ou divulgar o depoimento de algum cliente satisfeito. Confira:
Como criar um álbum no Instagram?
O passo a passo de como criar um álbum no Instagram é bem simples e intuitivo. Confira:
1. Faça o upload das mídias
Para começar, abra o aplicativo do Instagram pelo celular e clique no botão “+”, na barra superior da tela:
Em seguida, clique na opção “publicar”:
2. Selecione a opção de publicar como carrossel de imagens
Selecione o botão no canto inferior direito da sua tela, para publicar as imagens em formato de álbum:
3. Escolha as imagens ou vídeos do carrossel
Por fim, selecione as imagens e/ou vídeos que vão fazer parte da publicação. Lembre-se de que você pode compartilhar até dez mídias em um único post e é possível escolher a ordem da sequência e os filtros separadamente:
Caso esteja criando um álbum do Instagram para um perfil comercial, lembre-se de não exagerar no uso de filtros na hora de editar a foto no Instagram. Escolha um que destaque as qualidades do item que pretende promover.
💡 Saiba mais: Como mudar a letra do Instagram?
Como usar o álbum do Instagram no meu negócio?
Se você já usa a rede social com frequência e tem uma boa base de seguidores, pode testar as seguintes práticas:
1. Divulgue novas coleções e lançamentos
Se você vende roupas online, por exemplo, poderá criar um álbum divulgando as peças de uma nova coleção que será lançada em breve.
Para outros segmentos, faça álbuns mostrando lançamentos de novos produtos ou novidades que sejam relevantes para o seu público-alvo. Que tal fazer um álbum com os produtos mais vendidos do mês ou com as melhores promoções da semana?
2. Mostre clientes de verdade usando o que você vende
Uma boa estratégia para gerar empatia com o seu público é mostrar pessoas reais utilizando aquilo que você vende. Geralmente as lojas optam por contratar modelos com o corpo perfeito para tal (o que é muito legal para ter dentro do site), mas no Instagram você pode tentar uma estratégia diferente.
Como consumidor, nada como ver o item que você quer comprar usado por pessoas “reais”. Pensando nisso, entre em contato com aqueles clientes que mais compram e que você sabe que curtem a sua loja e peça para que eles enviem fotos usando os produtos que compraram.
Depois, faça álbuns com essas fotos no Instagram. Você não precisa fazer isso sempre, mas pode se programar para fazer mensalmente ou a cada três meses e acompanhar se tem um alto número de likes.
3. Compartilhe os melhores momentos de um evento
Alguns segmentos organizam eventos a todo o momento. Se você é dono de uma loja e tem o hábito de comparecer a eles, pode fazer fotos e vídeos desses momentos e compartilhá-los com seus seguidores.
Você também publicar os melhores momentos no Instagram Stories, mas lembre-se que os Stories permite que você suba vídeos de no máximo dez segundos, enquanto no feed você pode fazer vídeos de até um minuto.
4. Exiba os produtos da sua loja
A integração do Instagram com o e-commerce tem se tornado cada vez mais robusta. Plataformas como a Nuvemshop oferecem funcionalidades nativas que facilitam essa conexão.
Por exemplo, a Nuvemshop permite que você conecte sua loja diretamente ao Instagram Shopping, onde você pode marcar produtos em suas postagens orgânicas e anúncios. Essas marcações permitem que os usuários cliquem nos produtos das postagens do Instagram e sejam direcionados para a página de compra em seu site.
Isso simplifica o processo de compra para os consumidores, reduzindo o número de etapas entre a descoberta do produto e a finalização da compra, o que pode aumentar significativamente as taxas de conversão.
Entendeu como criar um álbum no Instagram?
Usar o álbum do Instagram para exibir produtos permite uma apresentação visual dinâmica e atraente, aumentando a proximidade entre os usuários da rede social e a sua marca.
Para potencializar seus resultados, nada melhor do que integrar o Instagram a uma loja virtual. Isso torna o processo de compra mais intuitivo e direto para os clientes, contribuindo para o sucesso das estratégias de vendas online.
Se você ainda está considerando a possibilidade de ter um e-commerce só seu, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop. Leve a sua audiência para o seu site de vendas e potencialize os seus resultados! 💙