Como fazer integração com marketplace no e-commerce?

Foto de uma mulher sentada digitando no notebook e rodeada de caixas com produtos para representar a venda e integração com marketplace.
Pontos principais do artigo:
  • Fazer a integração com marketplaces amplia canais de venda, aumenta a visibilidade e cria uma experiência omnichannel para lojistas de e-commerce;
  • O marketplace cresceu 52% em 2020, sendo uma grande oportunidade de expansão e uma excelente estratégia quando aliado ao e-commerce;
  • Para fazer a integração com marketplaces, você pode usar hubs, como PluggTo e ANYMARKET, otimizando a gestão de produtos e pedidos.

Saber como fazer a integração com marketplace é um passo importante para os lojistas de e-commerce que querem aumentar seus resultados vendendo por mais de um canal. Além da facilidade para expor seus produtos, o maior alcance de divulgação também cria uma experiência omnichannel. Outro ponto é o reflexo na satisfação de quem escolhe vender por sites como Mercado Livre, Amazon, entre outros.

Prova disso é o destaque que essa modalidade de comércio online ganhou nos últimos anos. Segundo uma pesquisa divulgada pela Ebit | Nielsen, o marketplace teve alta de 52% — superando os 41% de crescimento do mercado de e-commerce no geral — e um total de R$ 73,2 bilhões em vendas no ano de 2020.

A oportunidade é grande e as opções para o seu negócio são muitas. Por isso, neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre como fazer a integração com marketplace: desde as ferramentas que facilitam o processo até uma lista completa dos principais sites existentes e suas tarifas.

Continue a leitura e aproveite as dicas do Claudio Dias, CEO da Magis5 e especialista em marketplaces!

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Como fazer a integração com marketplace?

Para começar a pensar sobre como integrar sua loja virtual com um marketplace, é preciso ter em mente quatro pontos principais. São eles:

  • Os marketplaces que fazem sentido para o seu negócio — sim, é possível vender em mais de um simultaneamente;
  • A presença do seu público-alvo nesses marketplaces;
  • A relevância que esses sites têm dentro do seu segmento de atuação;
  • Os produtos que você vende por eles.

Vale lembrar que, para todo início de estratégia, quanto mais certeiro for o seu foco, mais chances seu negócio tem de dar certo. Então, uma dica é começar escolhendo o marketplace que dá mais destaque para o tipo de produto que você vende. Daremos alguns exemplos disso mais adiante, no tópico “Escolhendo o marketplace para integrar e vender”.

Sobre escolher o canal de venda que faz sentido para o seu negócio, o Cláudio Dias, especialista em marketplace, diz o seguinte:

"Em vez de investir todo o seu dinheiro em uma loja do Mercado Livre, por exemplo, é melhor criar uma loja própria que vai, no futuro, ser muito relevante e trazer mais lucro. Daí a importância de pensar um pouco. Embora os marketplaces representem 75% das vendas online, esses 15% podem ser muito mais rentáveis."

Cláudio Dias
Cláudio Dias
CEO da Magis5 e especialista em marketplaces

📹 Veja também: Loja virtual com integração com marketplace: como vender pelos dois canais ao mesmo tempo?

Integração nativa x Hub de integração: qual a diferença?

Existem duas maneiras de como fazer a integração com marketplace: de forma nativa ou por meio de um hub/aplicativo. E a escolha entre os dois vai depender das configurações da plataforma de e-commerce que você utiliza para hospedar a sua loja.

Na integração nativa, isso acontece diretamente com o marketplace, sem a necessidade de um intermediário. Basicamente, sabendo quais são os que se conectam com a ferramenta que já utiliza, você solicita a integração — que, em alguns casos, exige requisitos como uma boa reputação no Reclame Aqui — e aguarda a aprovação.

Depois disso, basta cadastrar os seus produtos e começar a vender. Nesse caso, a gestão das vendas pode, sim, ter custos adicionais sendo feita dentro de cada um dos marketplaces em que você estiver vendendo.

Outra opção é utilizar um hub de integração, também chamado de integrador de marketplace: um aplicativo que faz a intermediação entre o seu e-commerce e o marketplace. Assim, além de automatizar o cadastro dos produtos, a gestão de pedidos e o pós-vendas também são otimizados. Tudo acontece em uma só plataforma, independentemente da quantidade de marketplaces em que você escolha vender.

Por isso, no fim das contas, apesar de a segunda opção envolver as etapas de escolha e contratação desse parceiro, o saldo continua sendo muito positivo e vantajoso para o seu negócio.

💡 Saiba mais: Como fazer otimização para SEO em marketplaces?

Loja virtual com integração de marketplace na Nuvemshop

Por ser uma opção facilitadora, muitos lojistas escolhem utilizar os hubs de integração para vender em marketplaces. Se você já tem ou pretende criar o seu e-commerce na plataforma da Nuvemshop, em nossa Loja de Aplicativos é possível encontrar o caminho para instalar o PluggTo e o ANYMARKET.

💡 Saiba mais: O que é o app ANYMARKET e como usar para integrar marketplaces?

Dessa forma, você consegue ter uma loja virtual com integração de marketplace de forma simples e rápida. Além disso, alguns ERPs — ferramenta essencial para a gestão de um e-commerce — também podem fazer essa intermediação. É o caso do Omie e do TagPlus.

💡 Saiba mais: Como integrar minha Nuvemshop com outros canais de venda?

E, se você busca por soluções que o ajudem a levar o seu negócio para outro patamar, conheça a Nuvemshop Next, a solução de e-commerce que coloca a sua disposição um ecossistema de integrações com marketplaces e um gerente de e-commerce para monitorar seus resultados e indicar estratégias.

Com a Nuvemshop Next, você pode utilizar soluções como o Precode, um hub completo para gerenciar seu e-commerce, controlar o estoque e fazer a integração com marketplaces.

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4 aplicativos para integrar sua loja virtual a um marketplace

Ter uma loja virtual com integração de marketplace é uma ótima forma de ampliar seus canais de vendas e melhorar a performance do seu negócio. Confira algumas opções de aplicativos que atuam como integradores:

1. PluggTo

O PluggTo é um hub de integração que permite integrar sua loja virtual aos mais diversos marketplaces. Com ele, você consegue conectar seu negócio às plataformas e manter uma gestão centralizada.

O aplicativo integra e sincroniza em tempo real os pedidos, evitando qualquer quebra de estoque. Além disso, analisa seus produtos cadastrados e orienta sobre as mudanças necessárias para que sejam aceitos nos marketplaces.

2. Marketplaces by HubNoov

O Marketplaces by HubNoov permite a conexão da sua loja virtual com os principais marketplaces do país, como Mercado Livre, Shopee, Magalu, Americanas e Extra. O app oferece preços competitivos, atendimento humanizado por diversos canais e uma implantação rápida e fácil do sistema.

💡 Saiba mais: O que é HubNoov e como ele conecta lojas virtuais a marketplaces?

3. Astroselling

O Astroselling permite conectar lojas online a marketplaces como Mercado Livre, Shopee, Dafiti, Rappi e B2W. Ele reduz em até 70% o tempo necessário para publicar produtos na plataforma e viabiliza atualizações automáticas de estoque

4. Anymarket

O Anymarket é um hub de integração com arquitetura desenvolvida para suportar até os maiores volumes de venda. Ele conta com a tecnologia exclusiva dos SBOTS, softwares que corrigem automaticamente falhas inesperadas no processo de integração.

Entre seus diferenciais, estão a sincronização inteligente, campanhas personalizadas e estabilidade.

📹 Veja também: Vale a pena vender no Mercado Livre e ter loja virtual?

Quais são as vantagens de fazer a integração da sua loja virtual com marketplace?

Os marketplaces funcionam como grandes shoppings virtuais, reunindo diferentes vendedores e ofertas. Para o consumidor, a grande vantagem está na diversidade de opções, tanto de mercadorias quanto na hora de escolher as formas de pagamento e entrega.

Por isso, as lojas que também vendem por ali têm chances de atingir um público muito maior. É nesse ponto que entra o que chamamos de integração com marketplace, ou seja, a conexão entre o seu e-commerce e o “grande shopping online” que você escolheu.

Confira abaixo alguns motivos pelos quais você deve investir nesse processo:

1. Tem um retorno financeiro rápido

Ao vender seus produtos e serviços por um site já reconhecido no mundo do e-commerce, o retorno financeiro tende a ser mais rápido. Isso acontece porque, fazendo a pesquisa na própria plataforma, o consumidor tem muitas chances de encontrar o seu anúncio.

Para se destacar frente aos concorrentes, você pode seguir algumas boas práticas, como caprichar nas descrições dos produtos, oferecer um atendimento de qualidade ou criar descontos e promoções.

💡 Saiba mais: 7 dicas para vender em um marketplace

2. Representa um baixo investimento

Apesar das taxas que precisam ser pagas para o próprio marketplace, anunciar por ali significa que você usará toda a estrutura daquela plataforma para vender suas mercadorias. Assim, etapas como exibição do produto, entrega e faturamento estão reunidas em um só lugar.

Isso diminui seus custos com diversas ferramentas e os direciona para outras áreas importantes do seu negócio. Além disso, todo o gasto com marketing e publicidade é feito por meio do próprio marketplace.

3. Dá mais visibilidade à sua loja virtual

Outro benefício de integrar a loja virtual com um marketplace é a construção da sua marca a longo prazo. Isso significa que atrelar sua imagem a uma grande empresa do varejo — como é o caso dos marketplaces — pode dar mais visibilidade ao seu negócio.

À medida que as vendas forem acontecendo por esse canal, você pode aproveitar o envio dos produtos para divulgar a sua loja diretamente. Uma ideia é colocar um QR Code levando para o seu site na própria embalagem ou em um flyer dentro dela.

Com isso, um número maior de clientes conhece o seu e-commerce e a comprar dele, aumentando também as suas vendas diretas.

4. Aumenta a confiança e credibilidade para seus clientes

Seja pela impossibilidade de experimentar o produto ou pelo medo de cair em golpes, muitas pessoas ainda têm receio de fazer compras pela internet. Por isso, transmitir confiança para o cliente é essencial em qualquer comércio digital. Estar dentro de um marketplace te ajuda a conquistar e firmar essa credibilidade dentro do seu nicho de mercado.

5. Melhora o SEO do seu e-commerce

O SEO — Search Engine Optimization ou, em português, otimização para mecanismos de busca — é a estratégia que facilita que o seu site seja encontrado nas pesquisas feitas pelos usuários nos buscadores, como Google, Bing ou Yahoo. E esse é um fator que está totalmente relacionado à visibilidade da sua loja.

Quanto mais as pessoas te conhecem, mais elas vão pesquisar e acessar o seu e-commerce. Isso faz com que o Google, por exemplo, atribua mais relevância para o seu site e mostre-o para mais pessoas durante suas buscas orgânicas.

💡 Saiba mais: Como fazer SEO para e-commerce?

Por que não vender somente pelo marketplace?

Apesar de todas as vantagens, é importante deixar claro que a melhor estratégia a ser adotada para o seu e-commerce é usar o marketplace como um segundo canal de venda, e não como único ou principal. Assim, ter a sua própria loja virtual continua sendo essencial.

Confira quais são os principais motivos para não vender apenas por um marketplace:

  • No marketplace, você não terá um site seu, com sua marca e identidade visual;
  • Será sempre preciso ficar se adequando às mudanças de regras e diretrizes do site;
  • Em alguns casos, você não terá acesso a dados mais completos sobre seus clientes;
  • Tendo a sua loja, existe a oportunidade de direcionar ações de marketing digital (Facebook Ads, Google Ads etc.) diretamente para ela;
  • A gestão de vendas é mais organizada quando se tem uma loja virtual própria.

Conheça a história de uma lojista que começou no marketplace e alcançou o sucesso com sua loja virtual própria na Nuvemshop:

🚀 Conheça o case de sucesso: Ateliê Pontos e Fios: do marketplace à independência da loja virtual

💡 Saiba mais: Como vender em um marketplace?

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10 melhores marketplaces para integrar à sua loja

Existem muitos marketplaces no Brasil, cada um com suas particularidades. Alguns mais abrangentes, outros mais segmentados. Cabe a você, antes de realizar a integração com e-commerce, conhecer essas diferenças e entender quais plataformas mais se encaixam nas suas necessidades no momento.

Para facilitar o entendimento e te ajudar nessa escolha, vamos priorizar informações como nicho de produtos, taxas cobradas e tempo de repasse do dinheiro ao lojista. Acompanhe!

1. B2W

O grupo B2W, que reúne as marcas Americanas, Submarino e Shoptime, é considerado uma referência para o varejo no país e vem se destacando cada vez mais. Por ser mais abrangente e expor ofertas de diversos tipos, o público que frequenta esse marketplace também não é segmentado.

A taxa cobrada pela venda dos produtos é de 16% sobre o valor total da venda (produto e frete) e mais R$ 5. Já o repasse do dinheiro para o vendedor é feito a cada 15 dias, e refere-se ao período anterior ao que está vigente. Isso porque o valor só é desbloqueado quando o produto chega nas mãos do consumidor.

2. Shopee

Ganhando cada vez mais força e espaço no mercado brasileiro, a Shopee tem se revelado um marketplace interessante para e-commerces de todos os nichos de mercado.

Uma das principais vantagens — e que brilha os olhos dos lojistas — é o baixo custo das comissões, que ficam em torno de 5% sobre o valor do produto. Além disso, o frete grátis nas compras acima de R$ 40 é oferecido pelo próprio site e atrai muitos consumidores.

Quanto ao repasse, o mesmo é feito ao vendedor em até 7 dias úteis depois que o cliente confirmar o recebimento da sua compra. O dinheiro fica armazenado em uma carteira, até que o saque seja realizado.

💡 Saiba mais: O que é e como funciona a Shopee?

3. Mercado Livre

Dados divulgados pelo site E-commerce Brasil mostram que, com a pandemia da Covid-19, o Mercado Livre deu um salto de 185% em suas vendas, assumindo a posição de líder na América Latina e competindo com gigantes globais, como Amazon e Alibaba. Está aí uma oportunidade e tanto para a sua loja virtual.

A plataforma é conhecida por sua grande variedade de ofertas, não tendo, então, um público muito nichado. Quanto aos valores cobrados por cada venda realizada, tanto na modalidade clássica quanto premium, as tarifas variam de acordo com o produto anunciado e o grau de exposição que você escolher. Além disso, pedidos abaixo de R$ 79 têm uma taxa fixa de R$ 5.

Optando pela opção de entrega pelo Mercado Envios, dois dias após o cliente receber a mercadoria, você já terá acesso ao dinheiro. Caso realize a entrega por outro meio, esse prazo aumenta para 11 dias.

4. Amazon

Uma das líderes mundiais em vendas online, a Amazon também é uma ótima opção para os lojistas que querem integrar com marketplaces. A porcentagem cobrada pela plataforma pode variar de 8% a 20%, de acordo com a categoria.

Além disso, o repasse acontece sendo quinzenalmente depositado quinzenalmente diretamente na conta bancária do vendedor, que pode acompanhar os valores e as datas dos próximos lançamentos na própria ferramenta.

💡 Saiba mais: Guia completo sobre como vender na Amazon

5. Via Varejo

Outro grande grupo é o Via Varejo, conhecido por englobar as lojas Casas Bahia, Extra e Ponto Frio, e que também dispõe de ofertas dos mais diversos tipos de produtos. Para os lojistas que decidem vender por aqui, as tarifas variam de 14% a 18%, dependendo da categoria de produtos.

O recebimento do dinheiro por parte do lojista pode acontecer em dois dias diferentes: 20 (para pedidos entregues para a transportadora entre 26 e 10 do mês anterior) e 30 (para pedidos entregues para a transportadora entre 11 e 25 do mês anterior).

6. Magazine Luiza

Além da já conhecida Magalu, o grupo não para de crescer e é detentor de outros marketplaces mais nichados, como Netshoes e Zattini, especializados, respectivamente, em artigos esportivos e moda no geral.

No caso dessas duas últimas marcas, se você trabalha com produtos específicos nos segmentos mencionados, há uma grande oportunidade para o seu e-commerce. Assim, o cliente chega até você com uma intenção de compra muito mais focada.

Sobre as taxas, aqui elas vão variar de 10% a 20%, conforme a categoria. E, diferentemente dos exemplos anteriores, neste caso, o repasse é feito de outra maneira: o vendedor recebe segundo o número de parcelas que o cliente resolveu pagar, e tem a opção de escolher se prefere receber semanal ou mensalmente.

7. MadeiraMadeira

O marketplace MadeiraMadeira é outro que foca em um segmento bem específico de produtos: móveis, eletrodomésticos e tudo mais que você precisar para montar a sua casa. Por isso, é uma integração muito interessante para lojistas que atuam nesse nicho.

As tarifas chegam a até 20% do valor do produto somado ao frete, mas podem ser negociadas diretamente com o marketplace. O repasse acontece quinzenalmente.

8. Carrefour

Muito conhecido pelos seus supermercados, a rede Carrefour também tem um marketplace que engloba uma variedade enorme de produtos, desde pneus até roupas de cama, mesa e banho. As taxas ficam entre 10% e 14% e os pagamentos a prazo podem ser adiantados em até duas parcelas por mês.

Aqui, o repasse também pode acontecer em dois dias: 20 (para pedidos entregues para a transportadora entre 26 e 10 do mês anterior) ou 30 (para pedidos entregues para a transportadora entre 11 e 25 do mês anterior).

9. Elo7

Para os e-commerces que vendem trabalhos artesanais e feitos sob encomenda, o Elo7 é uma opção muito interessante de integração. As tarifas variam de acordo com a exposição escolhida pelo vendedor: 12% para a clássica — exposição normal — e 18% para a plus — exposição alta, com prioridade nas buscas e no marketing da plataforma.

Para receber o dinheiro em até dois dias após a venda, o lojista precisa criar uma conta na Wirecard. Além disso, o repasse nesse marketplace é feito de maneira integral, então, no dia 10 de cada mês, uma fatura é encaminhada para o vendedor com o valor total de comissões que deve ser pago ao site.

10. Global Fashion Group

Também conhecido pela sigla GFG, o Global Fashion Group detém marcas como Dafiti e Kanui, especializadas no segmento de moda e calçados, além da Tricae, voltada para o público infantil.

As taxas cobradas do lojista variam entre 25% e 30%, com o repasse feito no último dia de cada mês. Para isso, as vendas realizadas entre os dias 10 do mês atual e 9 do mês seguinte precisam ser confirmadas em até 5 dias úteis depois que forem efetuadas.

Tabela comparativa entre marketplaces

Marketplace Tarifa cobrada pelas vendas
B2W (Americanas, Submarino e Shoptime) 16% sobre o valor total da venda (produto e frete) e mais R$ 5.
Shopee 12% sobre o valor do produto.
Mercado Livre Variável de acordo com o produto anunciado e o grau de exposição. Pedidos abaixo de R$ 79 têm uma taxa fixa de R$ 5.
Amazon De 8% a 20%, dependendo da categoria de produtos.
Via Varejo (Casas Bahia, Extra e Ponto Frio) De 14% a 18%, dependendo da categoria de produtos.
Magazine Luiza (Magalu, Netshoes e Zattini) De 10% a 20%, dependendo da categoria de produtos.
MadeiraMadeira Até 20% do valor total da venda (produto e frete).
Carrefour De 10% a 14%, dependendo da categoria de produtos.
Elo7 12% para exposição clássica e 18% para exposição plus.
Global Fashion Group (Dafiti, Kanui e Tricae) De 25% e 30%, dependendo da categoria de produtos.
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Tudo entendido sobre como fazer integração com marketplace?

Viu só como a integração com marketplace pode ser uma ótima opção para melhorar as vendas da sua loja virtual? No mais, esperamos que esse artigo tenha conseguido te explicar tudo sobre o tema.

E se, antes de começar a integrar com os marketplaces, você ainda precisa criar o seu e-commerce, te convidamos a criar a sua loja grátis na plataforma da Nuvemshop. Aqui você monta a sua loja, cadastra os seus produtos e começa a vender no mesmo dia! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre integração com marketplace

Você pode escolher entre dois tipos de integração com marketplace e é importante saber qual deles a sua plataforma de e-commerce permite. A primeira é integração nativa: acontece diretamente entre a loja virtual e o marketplace escolhido. Já a segunda opção é a hub de integração: é um intermediador que centraliza a gestão dos diferentes marketplaces em que você deseja anunciar.

As vantagens de integrar sua loja virtual com um marketplace são: retorno financeiro rápido, baixo investimento, maior visibilidade à sua loja virtual, aumento da confiança e credibilidade para seus clientes e o SEO do seu e-commerce.

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