O que é integração no ecommerce e por que é importante?

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Pessoa vendendo pelo computador, representando integração de ecommerce.
Pontos principais do artigo:
  • Integração do ecommerce é a conexão entre diferentes sistemas, como CRM, ERP, plataforma de vendas, pagamento e logística, para otimizar a gestão do negócio;
  • Com a integração do ecommerce com ferramentas de gestão e análise de dados, é possível monitorar o desempenho da loja, tomar decisões embasadas em informações concretas e oferecer um atendimento mais personalizado e eficiente ao cliente;
  • Plataformas de e-commerce completas e robustas são a melhor opção para quem deseja ter seus sistemas integrados. Se ainda não conhece a Nuvemshop, crie sua loja grátis em poucos cliques.

No universo do comércio eletrônico, a integração do ecommerce com diferentes ferramentas e canais de venda têm um papel importante no sucesso e crescimento das empresas.

Nesse sentido, incorporar sistemas no ecommerce, não é mais um diferencial, mas uma necessidade. Afinal, uma loja virtual engloba uma série de processos que precisam ser unificados para garantir uma operação eficiente — como aquisição de clientes, vendas, estoque, distribuição, finanças etc.

Por isso, neste artigo, vamos explorar em detalhes a importância e as vantagens da integração para e-commerce, bem como as formas de implementar essa estratégia para obter resultados de destaque no mercado digital.

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O que é integração para ecommerce?

Integração do ecommerce é um conceito que visa unificar e otimizar os processos internos de uma empresa, bem como as operações realizadas tanto no ambiente físico quanto no online.

O comércio virtual é composto por uma série de áreas, como vendas, estoque, distribuição, finanças, transporte, entre outras. Cada setor está diretamente ligado ao outro, e a integração busca criar uma sincronia entre eles para garantir um funcionamento eficiente e coeso da operação.

Nesse sentido, a integração do ecommerce é importante para a criação de uma estratégia omnichannel — que visa oferecer aos clientes uma experiência de compra consistente e unificada em todos os canais de venda da empresa.

Com a integração da loja física e virtual, por exemplo, as barreiras entre o online e o offline são quebradas, permitindo que as informações fluam de maneira mais eficiente, facilitando o uso de dados para tomar decisões estratégicas.

Assim, um dos pilares para fazer essa integração com sucesso é o uso de sistemas como o ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português).

Ele atua como uma ferramenta de gestão empresarial capaz de integrar e automatizar os diversos departamentos da empresa.

💡Saiba mais: Como integrar minha Nuvemshop com outros canais de venda?

Quais os tipos de integração para e-commerce?

Existem, basicamente, duas formas de realizar a integração do ecommerce a outras plataformas: por API ou por planilha. Vamos explicar cada modalidade a seguir:

API

A integração por API (Interface de Programação de Aplicativos) é uma abordagem utilizada para conectar um sistema de comércio eletrônico a outras aplicações, como sistemas de pagamento, serviços de envio, sistemas de gerenciamento de estoque e muito mais.

Ou seja, funciona como uma ponte digital que permite que os varejistas conectem automaticamente seus sistemas a uma variedade de serviços e aplicações.

Com as integrações via API no e-commerce é possível otimizar operações, personalizar recursos e oferecer uma gama mais ampla de serviços, tornando o site de vendas mais eficiente e competitivo.

📹 Veja também: O que é API e como funciona?

Planilha

A integração de e-commerce via planilha oferece uma abordagem simples e de baixo custo para gerenciar produtos em lojas online. No entanto, suas desvantagens são significativas, especialmente para empresas em crescimento.

Primeiramente, ela enfrenta limitações de escala, o que a torna impraticável para lojas com grandes catálogos de produtos. Além disso, a entrada manual de dados aumenta o risco de erros de digitação, o que pode levar a informações imprecisas em sua loja online.

Em vez de automatizar processos, a integração por planilha exige atualizações manuais, o que a torna menos eficiente em comparação com soluções de integração mais avançadas, como a integração por API.

Portanto, embora seja uma opção viável para empresas menores, seu potencial para problemas de escala e erros de dados limita sua utilidade em empresas maiores e mais complexas.

Por que a integração para e-commerce é importante?

A integração para e-commerce representa a capacidade de unir e sincronizar os diferentes processos e sistemas que fazem parte da operação de uma loja virtual. É por esse motivo que ela é tão importante.

Nesse cenário de vendas online, áreas como vendas, estoque, financeiro, logística, atendimento ao cliente e marketing precisam trabalhar em harmonia para garantir uma experiência de compra eficiente e satisfatória para os consumidores.

Desse modo, a integração permite que todas essas áreas estejam conectadas e compartilhem informações em tempo real, evitando erros de comunicação e inconsistências nos dados. Isso aumenta a eficiência nos processos, evita retrabalho e possibilita decisões mais estratégicas.

Além disso, a integração no e-commerce é fundamental para unificar as vendas online e offline — além de todos os canais virtuais em que a loja está presente. Essa prática proporciona uma experiência integrada e fluida

Assim, os clientes podem, por exemplo, comprar online e retirar na loja física, ter acesso ao histórico de compras independentemente do canal utilizado, entre outras facilidades que atraem e fidelizam os consumidores.

💡Saiba mais: O que são vendas multicanal?

Quais as possibilidades de integração no e-commerce?

Existem diversas possibilidades de integração no e-commerce com o objetivo de melhorar a gestão e o desempenho do negócio. Contudo, cabe à empresa escolher quais são mais relevantes para suas necessidades e seus objetivos.

Lembre-se de que a integração precisa ser uma ferramenta para melhorar a experiência do cliente, aumentar a eficiência operacional e impulsionar o crescimento do negócio.

Confira, a seguir, algumas possibilidades de integração para e-commerce:

Sistemas internos

A integração com sistemas de gestão, como o ERP que já mencionamos, é importante para automatizar os processos internos da empresa.

Essa integração permite que diferentes departamentos compartilhem informações e dados em tempo real, melhorando a eficiência operacional e otimizando a gestão empresarial, o controle de estoque, os dados de contabilidade, as estratégias de marketing e de atendimento ao cliente.

Loja física e virtual

Essa integração tem como principal objetivo proporcionar aos clientes uma experiência fluida e consistente, independentemente do canal utilizado para realizar a compra.

A integração entre a loja física e virtual permite que os estoques sejam sincronizados, garantindo que os produtos disponíveis para venda sejam os mesmos em ambos os canais. Assim, os clientes podem verificar a disponibilidade de um item no site e, se desejarem, realizar a compra na loja física, ou vice-versa.

💡Saiba mais: Passo a passo para integrar loja física e virtual

Antifraude

A segurança é um aspecto que merece atenção no mundo virtual. Nesse sentido, a integração com sistemas antifraude ajuda a prevenir atividades suspeitas e proteger tanto a empresa quanto os clientes.

Essas ferramentas utilizam tecnologias como big data e aprendizado de máquina para identificar ações estranhas e prevenir fraudes.

Redes sociais

Talvez a integração do ecommerce com as redes sociais seja o primeiro tipo de associação que vem à cabeça das pessoas. Essas plataformas, quando bem utilizadas, conseguem aumentar a visibilidade da loja virtual e expandir as vendas.

Isso acontece porque ferramentas como Instagram e TikTok, por exemplo, facilitam a divulgação de produtos e promoções, além de proporcionarem interações mais próximas com a audiência.

Marketplaces

A integração com marketplaces, como o Mercado Livre, Magalu e Amazon, por exemplo, possibilita ampliar a exposição dos produtos e atrair novos clientes.

Essas integrações permitem que o e-commerce alcance um público mais amplo e aumente suas oportunidades de vendas multicanal.

Assim, com a popularização dos marketplaces, vender nessas plataformas se tornou uma estratégia adotada por muitas empresas que buscam expandir suas vendas. Claudio Dias, CEO da Magis5, resume a importância dessa abordagem:

"Os marketplaces representam mais de 75% das vendas online. É muito mais fácil começar vendendo em um marketplace, criar uma estratégia e depois usar todo esse poder para levar a audiência para outros canais, como o seu site."

Claudio Dias
Claudio Dias
CEO da Magis5 e especialista em marketplaces

 

⚙️ Baixe o aplicativo: Magis5

Estoque

Outra integração do ecommerce que deve ser considerada é com um sistema de gestão de estoque. Esses softwares são utilizados para auxiliar no controle eficiente das mercadorias disponíveis para venda, o que é muito útil para lojas virtuais.

Assim, com essa integração, é possível evitar a falta de algum item, identificar produtos sazonais e descontinuados, além de facilitar a gestão de reposições e compras com base na demanda. Dessa forma, o lojista diminui problemas com estoque parado ou peças excedentes, por exemplo.

💡Saiba mais: O que é controle de estoque e qual a importância?

Quais são as principais ferramentas de integração para e-commerce?

Existem algumas ferramentas de integração para e-commerce desenvolvidas para impulsionar a eficiência, a produtividade e o sucesso das empresas no ambiente digital.

Para ajudar você a selecionar quais são as ferramentas de que seu negócio precisa, elencamos os principais tipos a seguir. Confira:

Plataforma de e-commerce

As plataformas de e-commerce são sistemas que oferecem toda a infraestrutura necessária para a criação, gestão e operação de lojas virtuais.

As melhores opções do mercado devem incluir recursos como gerenciamento de produtos, carrinho de compras, processamento de pagamentos, integração com gateways de frete, além de um bom sistema de segurança.

Ao utilizar uma plataforma de e-commerce integrada, as empresas podem ter maior controle sobre a loja online e garantir uma experiência de compra fluida e segura para os clientes.

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ERP

Como vimos no início deste artigo, o ERP (planejamento de recursos de uma empresa) é uma das principais ferramentas de integração para e-commerce, permitindo a centralização e automatização dos processos em diferentes departamentos da empresa, como vendas, estoque, financeiro, logística, entre outros.

Com o ERP, é possível ter uma visão completa e integrada do negócio, facilitando a coleta e análise de dados para tomar decisões estratégicas.

Alguns dos melhores ERPs para e-commerce do mercado são:

🎓 Curso grátis: Curso de ERP: como usar um sistema de gestão

CRM

CRM é uma ferramenta que centraliza informações sobre clientes, como dados de contato e histórico de interações. A sigla significa “Customer Relationship Management” ou “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, em português.

Com essa ferramenta, é possível reunir em um só lugar todos os dados sobre cada contato da empresa, incluindo detalhes das interações realizadas, o que permite entender os detalhes da jornada de compra dos clientes.

Assim, é possível oferecer uma experiência personalizada para cada consumidor, criando ações de comunicação mais estratégicas com base no perfil de cada cliente. Dessa forma, o CRM contribui para melhorar a qualidade das campanhas de marketing e, principalmente, do atendimento ao cliente.

Segundo João Pedro Motta, especialista em economia dos criadores e growth hacking, considerado pela Forbes uma das 30 pessoas mais influentes com menos de 30 anos, ter uma estratégia consistente usando CRM é a chave para o sucesso de um negócio.

"O CRM não é só sobre mandar e-mails ou mensagens em massa. É sobre falar com o cliente certo, no momento certo, com a mensagem certa."

João Pedro Motta

Sistemas de gestão de estoque

A integração com sistemas de gestão de estoque é fundamental para garantir o controle eficiente do inventário e evitar problemas de falta ou excesso de produtos.

Essas ferramentas permitem acompanhar em tempo real o nível de estoque, registrar entradas e saídas de mercadorias, fazer reposições automáticas e gerar relatórios de desempenho do estoque.

Com essa integração, a empresa pode otimizar a gestão de estoque, reduzir custos e evitar a indisponibilidade de produtos aos clientes.

Se você tem uma loja Nuvemshop, saiba que existe o benefício de integração diretamente ao sistema de gestão de estoque da TagPlus, um aplicativo voltado a lojistas que desejam realizar um controle rápido e fácil de suas vendas, pedidos, cadastro de clientes e controle de estoque.

👉 Confira: Como instalar o aplicativo TagPlus na minha loja?

Sistemas de logística e transporte

As ferramentas de integração com sistemas de logística e transporte são fundamentais para garantir a eficiência da entrega dos produtos aos clientes. Essas soluções permitem o rastreamento de pedidos, a geração de etiquetas de envio, a integração com empresas de transporte e a automatização do processo de entrega.

Com essa integração, as marcas podem oferecer diferentes tipos de frete e garantir uma experiência de compra satisfatória, com entregas rápidas e seguras.

Os lojistas da Nuvemshop podem aproveitar todos os recursos do Nuvem Envio, solução nativa da plataforma. Ele facilita a emissão da PLP (pré-lista de postagem) de envio ou declarações de conteúdo, sem precisar sair do painel administrador da plataforma.

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Confira também estas opções de sistemas de gestão de frete para sua loja virtual:

Sistemas de pagamento

As ferramentas de integração com sistemas de pagamento são essenciais para viabilizar as transações financeiras no e-commerce. Elas permitem a conexão segura entre a loja virtual e os meios de pagamento, como cartões de crédito, débito, boleto bancário, transferência bancária, como TED e DOC, Pix, entre outros.

Com essa integração, as empresas podem oferecer aos clientes diversas opções de meios de pagamento, aumentando a conveniência e a conversão de vendas.

Além disso, a integração com os intermediadores de pagamento, possibilita uma gestão mais simplificada das transações financeiras.

Se você tem uma loja virtual na Nuvemshop e está procurando por uma solução de pagamento integrada, acessível e com taxas competitivas, aproveite para conhecer o Nuvem Pago.

Com ele, é possível aceitar os meios de pagamento mais usados pelos clientes de forma segura e eficaz, otimizando os recebimentos e preservando os dados da sua loja e dos seus clientes.

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Além do Nuvem Pago, existem outros sistemas que podem ser integrados à sua loja virtual, veja:

Confira a checklist: Como escolher os meios de pagamento corretamente

Quais as vantagens da integração no e-commerce?

Como vimos, a integração no e-commerce é uma estratégia importante para empresas que desejam impulsionar o sucesso e se destacar em meio a concorrência.

Isso porque, com processos otimizados, experiência do cliente aprimorada e maior controle sobre a operação, a empresa está mais bem preparada para enfrentar os desafios do mercado e alcançar o crescimento sustentável.

Então, já deu para perceber que a integração no e-commerce oferece uma série de vantagens para o sucesso e crescimento de uma empresa, certo?

A seguir, vamos explorar alguns dos principais benefícios da integração no ecommerce. Confira:

Eficiência operacional

A integração no ecommerce tem impacto direto na eficiência operacional da empresa, já que torna a gestão mais fluida e estratégica.

Isso porque ao conectar os diferentes sistemas e processos internos, como vendas, estoque, logística e financeiro, a empresa elimina retrabalhos, reduz erros manuais e agiliza os fluxos de trabalho. Isso permite uma gestão mais ágil e precisa, economizando tempo e recursos.

Melhoria da experiência do cliente

A integração para ecommerce é importante para proporcionar uma experiência de compra positiva para o cliente. Com os canais de venda unificados, o consumidor pode, por exemplo, comprar online e trocar na loja física, enviar uma dúvida por WhatsApp ou conferir o catálogo no Instagram Shopping.

Essa variedade de possibilidades cria uma experiência mais fluida e conveniente, aumentando a satisfação do cliente e estimulando a fidelidade à marca.

Estratégia omnichannel

E, por falar em unificação de canais, a integração é um pilar essencial para uma estratégia omnichannel bem-sucedida.

Como já vimos, o conceito omnichannel visa integrar todos os pontos de contato da empresa com o cliente, sejam eles online ou offline, proporcionando uma experiência consistente e integrada em todos os canais.

Com um processo de unificação adequado, a marca pode oferecer uma abordagem integrada e coerente, aumentando a retenção de clientes e a eficácia das ações de marketing.

Samuel Gonsales, especialista em omnichannel e e-commerce, fala sobre a importância de oferecer uma experiência de compra unificada e consistente para o consumidor, independentemente do canal que ele escolha para fazer compras:

"Ao lojista, cabe adequar as estratégias para padronizar preços em todos os canais de negócio e adequar as estratégias de marketing, vendas e planejamento."

Samuel Gonsales

 

💡Saiba mais: Plataforma omnichannel: o que é e como escolher a melhor?

Maior controle e visibilidade

Outro benefício da integração do ecommerce é a possibilidade que a empresa tenha uma visão completa e atualizada de todos os aspectos do negócio.

Assim, por meio de sistemas conectados e relatórios consolidados, a gestão obtém informações precisas sobre vendas, estoque, fluxo de caixa, desempenho de marketing e muito mais.

Isso possibilita uma tomada de decisão mais informada e estratégica, identificando oportunidades de crescimento e áreas que precisam de ajustes.

Redução de custos e tempo

A automação proporcionada pela integração para ecommerce reduz a dependência de tarefas manuais. Isso não apenas diminui o risco de erros, mas também economiza tempo da equipe, que pode se concentrar em atividades mais estratégicas.

Além disso, a otimização dos processos reduz os custos operacionais, como a eliminação de estoques desnecessários e o uso mais eficiente dos recursos logísticos.

📹 Veja também: Automação que funciona: estratégias para atrair e fidelizar mais clientes

Integração com parceiros e fornecedores

Por fim, a integração também possibilita uma conexão mais tranquila e saudável com parceiros e fornecedores — como sistemas de pagamento, empresas de logística e marketplaces.

Ao integrar esses serviços, a empresa pode expandir suas oportunidades de venda, alcançar novos mercados e atrair mais clientes de forma eficiente.

E há ainda plataformas como a Pluga, que permite integrar diversas ferramentas utilizadas no seu e-commerce, automatizando tarefas repetitivas sem necessidade de programar.

Por exemplo, você pode configurar para que, sempre que um cliente fizer uma compra na sua loja online, os dados sejam automaticamente adicionados a uma planilha do Google Sheets ou ao seu CRM.

Isso economiza tempo e reduz erros, permitindo que você se concentre em atividades mais estratégicas.

Já começou a integração do seu e-commerce?

Fazer uma correta integração do ecommerce é importante para garantir o bom funcionamento do negócio, a otimização dos processos e a satisfação dos clientes.

Ao escolher uma plataforma de e-commerce eficiente, que permita diferentes tipos de integração, você conseguirá enfrentar os desafios do mercado, proporcionar uma experiência de compra positiva aos clientes e alcançar o sucesso no mundo das vendas online.

Ainda não conta com uma solução completa para integrar a sua loja a diferentes canais de venda e atendimento? Então, que tal criar sua loja grátis com a Nuvemshop e conhecer os nossos recursos? Esperamos por você! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre integração para ecommerce

Escolha uma plataforma de e-commerce que suporte integrações e atenda às necessidades específicas do seu negócio. Em seguida, selecione um ERP que permita a integração dos diferentes departamentos da empresa. Por fim, treine a equipe responsável pelo e-commerce para utilizar as ferramentas de integração de forma eficiente e realizar ajustes contínuos para otimizar os processos e melhorar a experiência do cliente.

A integração para e-commerce é importante para otimização das operações, aprimoramento da experiência do cliente e para manter a competitividade no mercado altamente dinâmico do comércio eletrônico.

Por meio da integração do e-commerce, é possível obter benefícios significativos, como uma melhor gestão do estoque, redução de custos, prazos de entrega mais precisos, tomadas de decisão mais embasadas e a melhoria da experiência do cliente.

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