Checklist de lançamento de produto: 11 passos + dicas reais

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O lançamento de um novo produto não é um processo fácil. Se você não tiver um plano claro, pode facilmente se precipitar. Portanto, para que isso seja bem-sucedido, você deve estar disposto a investir seu tempo e energia e estar totalmente preparado para seguir uma série de etapas.

O mesmo princípio se aplica se você estiver lançando um item em seu mercado ou procurando exportar para um mercado internacional pela primeira vez. A chave é olhar para o lançamento de um produto como um processo e não apenas como um único evento.

Então, ficou interessado no assunto? Continue a leitura desse conteúdo e saiba tudo para lançar seu produto com a dica da fundadora da Saint Germain Brand, cliente e sócia da Nuvemshop, Uana Amorim! 📝

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Como planejar o lançamento de um produto?

Ao lançar qualquer novo produto, sua esperança é que ele supere todos os recordes de vendas. Ninguém ousa pensar que seu produto será rejeitado pelo mercado e será um fracasso.

Mas, quando se trata de lançamento de produtos, mesmo as grandes empresas multinacionais, da Coca-Cola à Amazon e ao Google, nem sempre acertam.

Um grande erro que costumamos ver nas estratégias de marketing, desde empreendedores iniciantes até empresas estabelecidas, é que eles acreditam automaticamente que os clientes farão fila para comprar — seja para lançar algo grande, algo pequeno ou atualizar uma oferta atual.

Sendo assim, como tudo nos negócios, o lançamento de um novo produto exige tempo e um planejamento cuidadoso. Ao planejar seu lançamento, é sempre uma boa ideia configurar uma checklist (lista de verificação) de lançamento de produto.

Este é o seu guia passo a passo do que precisa ser feito com antecedência para garantir que seu produto seja um sucesso. Uma checklist de lançamento de produto inclui o seguinte:

  • Saber mais sobre o seu cliente;
  • Completar sua declaração de posicionamento;
  • Planejar sua estratégia de mercado;
  • Estruturar a promoção/conteúdo promocional;
  • Preparar e treinar sua equipe;
  • Lançar o produto.

💡 Saiba mais: Como trabalhar com entrega de produtos na internet?

Quais erros evitar em um lançamento de produto?

Aqui estão alguns erros comuns que você não deve cometer ao lançar um produto:

  • Deixar de realizar pesquisas de mercado adequadas;
  • Não educar/ouvir seus clientes antes de lançar o produto;
  • Apressar o lançamento do produto e não se preparar adequadamente;
  • Transmitir uma mensagem equivocada aos seus clientes;
  • Não mensurar o impacto do lançamento para aprendizado futuro.

Sobre os erros ao lançar um produto, a Uana Amorim, lojista da Nuvemshop e fundadora da Saint Germain Brand, dá uma dica valiosa:

"Quando fazemos uma ação promocional, atingimos um número maior de pessoas e vendemos muito mais. Depois disso, é preciso trabalhar a recompra. (…) É o que eu sempre falo: o cliente mais barato é o que já comprou da gente, e é nele que precisamos investir."

Uana Amorim
Uana Amorim
Fundadora da Saint Germain Brand, cliente e sócia da Nuvemshop

💡 Saiba mais: O que é ciclo de vida do produto e quais são as 5 fases?

Como fazer o lançamento de um produto?

Já apresentamos acima algumas dicas do que você deve fazer e o que é preciso evitar durante o lançamento de um produto. Mas, você ainda deve estar se perguntando quais são as etapas exatas que precisam ser executadas para se certificar de que estão totalmente preparados para o lançamento de seu novo produto.

Vamos conhecer? Continue a leitura!

1. Realize um estudo de viabilidade e uma pesquisa de mercado

A realização de um estudo de viabilidade pode ser um dos investimentos mais importantes que você faz na comercialização do seu novo produto. Uma demonstração ajuda a entender se o seu produto ou serviço pode atender às expectativas do mercado.

Conduzindo pesquisas primárias e secundárias, você decide se vai progredir a ideia no processo de desenvolvimento do novo produto, interromper imediatamente ou adiar, dependendo de novas pesquisas.

2. Saiba quem é seu público-alvo

O primeiro passo é definir seu público-alvo. Você precisa entender qual é a melhor maneira de alcançá-los. Isso é crucial, pois ditará a linguagem, as mensagens e as maneiras pelas quais você se comunica com eles, permitindo que você se conecte com seu cliente.

Por isso, saiba que entender seu público-alvo permite planejar, implementar e avaliar seu processo de marketing. Para facilitar seu estudo, você pode criar personas, personagens semifictícias que representam seu cliente ideal. Dessa forma, você saberá como direcionar sua abordagem para o perfil de cliente da marca.

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?

3. Crie sua proposta de valor

Agora que você definiu seu público-alvo, precisa obter uma compreensão adequada do problema ou desafio que seu produto vai resolver para eles. Para tal, converse com seu cliente em potencial e veja se ele resolve totalmente o problema e reúna o feedback que puder.

Nesse estágio, também é fundamental realizar um workshop de proposição de valor que permitirá que você visualize sua oferta da perspectiva de seus clientes. O resultado deste workshop permitirá que você crie sua proposta de valor e suas mensagens principais.

Essa proposta deve ter as dores dos clientes, os produtos e serviços que vão aliviar essas dores, os ganhos obtidos com a solução, entre outros aspectos. Para organizar todos os elementos, você pode usar um Canvas de proposta de valor, conforme o exemplo abaixo.

Canvas de proposta de valor para lançamento de produto

4. Entenda a jornada do cliente

Como citado anteriormente, compreender quais são os pontos fracos do seu público-alvo será a base de todas as suas estratégias de vendas e marketing.

Também é importante estabelecer onde eles obtêm suas informações e quem influencia suas decisões e compras. Cada cliente se relaciona com você de maneira diferente, dependendo do estágio da jornada do comprador em que ele se encontra.

💡 Saiba mais: O que é funil de vendas?

5. Identifique os seus concorrentes

Depois de identificar e pesquisar seus principais concorrentes, em vez de se concentrar no que eles estão fazendo, veja o que diferencia sua marca ou produto. Procure ser um líder de mercado e não um seguidor de tendências.

💡 Saiba mais: Como fazer uma análise de concorrência?

6. Defina suas metas

Use indicadores-chave de desempenho (KPIs) e medições para testar o sucesso do lançamento de seu produto. Isso permite que você melhore a eficácia do marketing. Para ver onde o lançamento do seu produto está vacilando ou tendo sucesso, você deve ter medidas para o sucesso no local.

7. Escolha o canal de venda certo

Para ter sucesso no lançamento de um produto, você também precisa garantir que ele seja comercializado pelo canal de venda certo. Atualmente, um formato em alta na internet é a landing page, uma página de alta conversão que permite focar nas principais vantagens do seu produto e guiar o cliente até o botão de compra.

💡 Saiba mais: 10 dicas de como criar uma landing page de alta conversão

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8. Crie uma programação

Um cronograma mestre de cada etapa do lançamento de seu produto, com datas e horários específicos deve ser estabelecido e acordado pela equipe. Isso inclui as responsabilidades de cada funcionário e departamento.

Toda a empresa deve ser unificada em todos os canais, seja go-to-market, marketing, mensagens de lançamento ou suporte ao cliente. Crie diretrizes de marca para a voz e o tom de sua marca.

9. Publique conteúdo de valor

O lançamento de seu produto requer conteúdo que conte a história de sua marca e explique como seu produto funciona. Isso pode ser feito por meio de comunicados à imprensa, páginas de sites, vídeos, blogs, etc. O conteúdo é importante para mostrar o seu diferencial e ganhar o respeito do seu público-alvo.

💡 Saiba mais: 9 dicas de marketing de conteúdo

10. Ofereça um plano especial para os primeiros usuários

Os primeiros usuários são o primeiro segmento-chave voltado para todos os novos produtos e serviços. Como você deseja criar um burburinho em torno de seu produto antes do lançamento, pode atrair os primeiros usuários por meio de descontos para encomendas feitas no pré-lançamento.

💡 Saiba mais: Como fazer uma promoção que chame atenção?

11. Teste seu produto

Lançar com um produto defeituoso parece muito ruim para uma empresa e os clientes não confiarão em você daqui para frente. Nesse contexto, o teste não é apenas para o produto em si, mas também para páginas de destino, site, vendas e material de marketing, etc. Por isso, não deixe de fazê-lo e garantir o sucesso do produto.

O que fazer para garantir o sucesso após o lançamento do produto?

Bom, falamos acima sobre algumas etapas que você deve seguir para lançar o seu produto ao mercado, ou seja, desde a concepção da ideia, produção e o dia oficial de lançamento.

Mas, eis a questão: o que eu posso fazer para garantir o sucesso após o lançamento do produto? Ou melhor, como eu faço a sustentação de uma novidade no mercado? Afinal de contas, não é só a data de estreia/lançamento ou abertura que conta, não é mesmo?

Separamos algumas dicas para você:

1. Publique mais conteúdo

Uma ótima estratégia de conteúdo costuma estar no centro de grandes campanhas de marketing, e isso é ainda mais verdadeiro quando você está tentando impulsionar a continuidade após um grande lançamento.

No espírito do marketing, planeje publicar várias peças de conteúdo nas semanas após o seu lançamento. Recomendamos 2-3 peças de conteúdo por semana durante várias semanas após o anúncio inicial, mas isso depende de quantos recursos você tem à sua disposição.

O conteúdo pós-lançamento pode ser qualquer coisa: um post no blog, vídeos, e-books, webinars e até mesmo uma tempestade de tuítes. Qualquer coisa que pode e continuará a envolver seu público e chamar sua atenção para o que você lançou recentemente.

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2. Analise suas atividades de lançamento e duplique

Muitas equipes de marketing de produto, especialmente em seus primeiros lançamentos, esquecem de medir o que está funcionando e o que não está. Antes de qualquer lançamento, certifique-se de ter um painel onde você pode rastrear métricas como:

  • Visualizações do site;
  • Tráfego de postagem do blog;
  • CTRs de anúncios;
  • Engajamento de posts em redes sociais;
  • Conversões;
  • Qualquer outra métrica relevante e rastreável.

Configurar esses painéis antes do lançamento é fundamental para estabelecer uma linha de base para comparação durante e após o lançamento.

3. Revise e responda ao feedback

Nas semanas seguintes a um lançamento, você geralmente recebe uma série de comentários e quase tudo o que vê ou ouve sobre o que acabou de lançar é ouro.

O feedback de monitoramento oferece uma visão fantástica sobre quais funcionalidades os usuários estão mais entusiasmados, o que pode não estar funcionando com sua mensagem e posicionamento atuais e onde seu produto e/ou lançamento pode ter errado o alvo. É a experiência definitiva de aprendizado à medida que você aprimora continuamente o seu trabalho.

4. Valide o seu preço

Recomendamos separar os preços de seu lançamento como uma dependência.

Você pode fazer pesquisas de preços nos meses que antecedem o seu lançamento, conversar com usuários e clientes em potencial na indústria sobre o que eles estão pagando atualmente por ferramentas semelhantes, sua percepção sobre pontos de preços específicos e outros.

Em última análise, você poderá obter qualquer informação que o ajude a encontrar o caminho mais fácil para fechar um negócio.

Dito isso, é importante lembrar que precificar não significa reinventar a roda. É tentador inovar em preços, mas resista a essa tentação. Em vez disso, ele deve passar despercebido e ser amplamente aceito pelos usuários. Por causa disso, pode ser benéfico manter seu preço um pouco alto no lançamento e usar as semanas após o lançamento para validá-lo.

Use nossa planilha de precificação gratuita para formar preços coerentes com seu mercado:

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5. Não deixe de comemorar

Os lançamentos são um grande empreendimento. Comemore!

Depois que seu lançamento estiver sendo um sucesso, não se esqueça de dar um passo para trás, reúna a equipe que trabalhou duro para fazer do lançamento um sucesso e comemorem juntos.

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Anotou o checklist de lançamento de produto?

E aí, você acha que conseguiu compreender a importância de um bom planejamento para o lançamento de um novo produto do seu negócio? Acreditamos que um empreendedor informado é um empreendedor capacitado, por isso é importante seguir nossas dicas.

Então, aproveite o aprendizado e crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop para lançar seus produtos com exclusividade. Garantimos que é a plataforma de e-commerce certa para potencializar seu negócio — e ainda é muito fácil de usar! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre lançamento de produto

Lançamento de produto é um processo que abrange várias etapas, desde a concepção de um produto, passando por pesquisas de mercado, até a divulgação da novidade no mercado.

Faça um estudo de viabilidade e pesquisa de mercado, entenda quem é seu público-alvo, crie uma proposta de valor, entenda a jornada do cliente, identifique os seus concorrentes, defina suas metas, escolha canais de vendas, crie uma programação, publique conteúdo de qualidade, considere criar um plano especial para os primeiros usuários e teste seu produto.

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