O que é lifetime value e como calcular de maneira fácil?
O Lifetime Value (LTV) é uma métrica que estima o lucro total que um cliente gera durante seu relacionamento com uma empresa. Ele considera o valor das compras repetidas e a duração do relacionamento. Sendo assim, maximizar o LTV é crucial para a sustentabilidade e crescimento do negócio.
Você sabe quanto vale um cliente da sua loja? Essa pode ser uma pergunta difícil e que pode ser solucionado com o cálculo do lifetime value, isso é, uma métrica que define qual o valor que cada consumidor gasta com a sua marca durante o período de compra.
De forma resumida, essa avaliação é importante para evitar prejuízos a longo prazo para a sua empresa, já que está diretamente relacionado com a lucratividade e a saúde da organização.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo e explicamos tudo sobre o lifetime value: o que é, vantagens e como calculá-lo. Então, vamos lá?
O que é lifetime value?
Lifetime value, ou LTV, é uma métrica que define qual o valor do tempo de vida de um cliente dentro de uma empresa. De modo geral, diz respeito a quanto de dinheiro ele gasta desde o início do contato com uma loja até o recebimento do produto.
Portanto, se você quer saber quanto, em média, seus clientes gastam ao adquirir um produto ou serviço e por quantos meses ele permanece fiel ao seu negócio, esse indicador de negócio é fundamental.
💡 Saiba mais: 7 melhores estratégias sobre como fidelizar clientes.
Por que calcular o lifetime value é importante?
Calcular o lifetime value é essencial para melhores tomadas de decisões nas áreas de gestão e marketing de uma empresa, tais como:
- Estabelecer o orçamento marketing para economizar com aquisição e focar na fidelização de consumidores;
- Compreender o quanto de receita pode ser gerado nos próximos meses, baseado no histórico de vendas;
- Encontrar falhas que podem fazer com que seu cliente desista de consumidor em sua loja e compre de um concorrente;
- Entre outros.
Além disso, você pode cruzar os dados do lifetime value com outros dados relevantes para a sua empresa, como o Custo de Aquisição do Cliente (CAC). Dessa forma, fica fácil de saber se o valor gasto para adquirir um novo consumidor compensa e é uma estratégia que gera lucro.
Como calcular o lifetime value?
Para calcular o lifetime value dos seus clientes, existe uma fórmula que pode facilitar o processo. Confira a seguir:
LTV = (ticket médio × média de compras por cliente a cada ano) × média de tempo de relacionamento
Em um exemplo simples, imagine uma plataforma de e-commerce que cobre, em média, R$ 50 de mensalidade de seus clientes. Estes, por sua vez, utilizam os serviços por 7 anos, em média. Quanto cada cliente investe, em média, ao longo de sua relação com a empresa? Vamos a fórmula:
LFV = R$ 50 x 12 mensalidades/ano x 7 anos = R$ 3,000
Ou seja, cada contrato rende, em média, R$ 3 mil à empresa.
Quais métricas são importantes para o lifetime value?
O LTV é um indicador que precisa ser analisado com cuidado para ser efetivo, ou seja, compare todos os dados que forem coletados com outras métricas.
Dessa forma, você entende a real situação da sua empresa e consegue identificar o que precisa ser melhorado. Confira abaixo algumas das métricas mais importantes:
Taxa de abandono
A taxa de abandono, ou churn rate, é um indicador que mede quantas pessoas cancelaram um produto ou serviço da sua empresa no período de um mês.
Sendo assim, quanto maior é esse valor, menos será o seu lifetime value. Se você observar que essa taxa está muito alta, é preciso encontrar jeitos de aumentar a retenção de clientes.
CAC
O custo de aquisição, ou CAC, é uma das métricas mais importantes para comparar junto com o lifetime value, uma vez que se trata de um indicador que mostra quanto é gasto pela empresa para cada fechamento de venda.
Ou seja, é um custo anterior à venda e deve ser sempre menor que o LTV.
Ticket médio
Esse também é um dado importante para o LTV, já que você consegue identificar táticas de como aumentar o valor gasto pelos seus clientes dentro da sua empresa.
E o melhor é que nesse caso quando o lifetime aumenta, o ticket médio também.
💡 Saiba mais: O que é ticket médio e com aumentá-lo em seu negócio?
Como aumentar o LTV do seu negócio?
É importante saber que o foco é fazer com que seus compradores sejam fiéis ao seu e-commerce e fiquem o maior tempo possível adquirindo seus produtos.
Por isso, existem algumas ações que podem te ajudar nisso. Confira:
Invista em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo pode atrair vários clientes para a sua empresa. Afinal, quem não gosta de ter acesso a boas informações, não é mesmo?
Por isso, invista em SEO para blog, que é uma prática de otimização de sites que vai te ajudar a manter a sua marca sempre em primeiro lugar.
💡 Saiba mais: Como criar um blog de sucesso?
Fidelize seus clientes
Esse é um tópico que precisa de esforço e deve estar alinhado com os propósitos e a cultura da empresa.
Ou seja, além de ter um atendimento ao cliente de qualidade, para ter a fidelização dos clientes vale investir no pós-venda, seja com e-mail marketing, promoções ou descontos.
Implemente o Customer Success
Customer Success significa sucesso do cliente. Essa métrica é definida como todas as estratégias focadas em fazer com que seu cliente saia satisfeito e não tenha problemas nem durante a compra, nem após o uso do produto.
Foque na qualidade do atendimento ao cliente
Um bom atendimento deve ser feito para todas as pessoas, porém, é importante identificar sempre quais são os seus clientes mais lucrativos e qual o perfil deles. Assim, você consegue colocar mais esforços neles e aumentar a taxa de compra, construindo um relacionamento duradouro e fiel.
Tudo certo sobre o lifetime value?
Essas são as principais dicas e informações sobre lifetime value, por isso, recomendamos que você siga todos os tópicos para ter sucesso e crescer a sua empresa cada vez mais.
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