Como criar uma linha editorial? 8 dicas infalíveis

mulher escreve em caderno para ilustrar o desenvolvimento de uma linha editorial

Linha editorial é o conjunto de diretrizes que orientam a criação de conteúdo de uma marca, tornando-o coeso, consistente e relevante para a audiência. Trata-se da escolha do público-alvo, alinhada com temas, estilo de escrita e os valores que desejam ser abordados em suas publicações.


Nunca se produziu tanto conteúdo como nos últimos tempos. Em meio a tanto material, a melhor forma de diferenciar-se da concorrência é criar uma linha editorial bem definida, já que ela é decisiva para construir a identidade de uma marca e criar conexão com o seu público de interesse.

Afinal, segundo um estudo conjunto da agência We are social e da empresa Meltwater, o número de usuários nas redes sociais em 2023 foi superior a 5 bilhões, representando cerca de 62,3% da população mundial.

Esse dado pode até ser impactante, mas, por outro lado, mostra todo o potencial que apenas um grupo de canais de comunicação tem de atingir uma grande parcela da população.

Dito isso, vamos entender o que é linha editorial e como criar uma, detalhando estratégias para blog e Instagram. Vem com a gente e boa leitura! 🤓

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O que é linha editorial?

Linha editorial é a escolha do que uma marca ou meio de comunicação irá publicar e de que maneira, com o objetivo de tornar o conteúdo relevante para sua audiência. Portanto, diz respeito ao público-alvo, temas, opinião, estilo de escrita e até os valores que se deseja transmitir.

Inicialmente, era usada no jornalismo para guiar veículos de comunicação tradicionais, como jornal, revistas, televisão ou programas de rádio. No entanto, o marketing digital aproveitou o conceito para estender e aplicar esse conceito em sites, em blogs e até mesmo, nas redes sociais.

Diferença entre linha editorial, tom de voz e calendário editorial

Embora sejam conceitos que se relacionem, há diferenças consideráveis entre linha editorial, tom de voz e calendário editorial. Entenda cada um deles, a seguir:

Linha editorial

A linha editorial se refere ao que será produzido — é o direcionamento e o modo como os assuntos serão tratados, com foco nos temas e posicionamento geral do meio editorial.

Tom de voz

O tom de voz estabelece como a mensagem será transmitida e como ocorrerão as interações com o público, incluindo a linguagem, escolha de palavras e o jeito de escrever. Logo, é o tom de voz que confere personalidade para as marcas nos canais de comunicação.

💡Saiba mais: O que é branding e como fazer a gestão da sua marca?

Calendário editorial

O calendário editorial diz respeito a quando o conteúdo será publicado, ou seja, o planejamento e programação dos temas ao longo do tempo, incluindo datas de publicação, formato de conteúdo e responsáveis pela produção e publicação.

Dessa forma, os três compõem a estratégia editorial, fazendo com que os assuntos sejam pertinentes e divulgados para as pessoas certas, na hora e formatos mais oportunos.

Qual a importância das linhas editoriais?

As linhas editoriais são importantes para direcionar o conteúdo, tornando as publicações da empresa coesas e relevantes.

Se o conteúdo estiver alinhado com os objetivos da empresa e atender às expectativas do público-alvo, fica muito mais fácil criar conexões e atingir uma audiência altamente qualificada.

A partir disso, as publicações podem fazer com que os clientes se identifiquem, interajam e, consequentemente, haja um aumento na taxa de conversão do negócio.

Atualmente, a linha editorial também faz parte das estratégias de marketing de conteúdo e da rotina de quem está presente nas redes sociais.

O planejamento e construção de uma unidade favorece especialmente a presença nestas plataformas, já que ajuda a construir uma marca forte e contribui para a fidelização de clientes.

Afinal, em um mundo dinâmico e com um volume massivo de informações, nada melhor do que se diferenciar por seu posicionamento e particularidades, estabelecendo-se como uma autoridade em assuntos de interesse de seus consumidores.

Como criar uma linha editorial?

Para criar uma linha editorial, é necessário se aprofundar em alguns aspectos, por meio de planejamento estruturado e brainstorming.

Basicamente, cada canal exigirá uma linha editorial específica e ajustada para o seu formato, estilo e objetivos.

Por isso, falaremos de forma mais ampla sobre como criar uma linha editorial, nos aprofundando, mais adiante, em duas das mídias digitais mais populares: os blogs e o Instagram.

Esses dois canais podem render ótimos frutos para a sua empresa, além de encabeçarem as dúvidas mais frequentes de quem está em busca de construir sua própria linha editorial.

Sem mais demora, algumas das boas práticas gerais sobre o tema são:

  1. Estude seus diferenciais;
  2. Defina objetivos;
  3. Entenda o público;
  4. Escolha temas prioritários;
  5. Selecione o tom de voz ideal;
  6. Mapeie formatos de conteúdo;
  7. Trace um calendário editorial;
  8. Mantenha a consistência;
  9. Ajuste conforme necessário.

Siga com a gente para entender os pormenores de cada um desses tópicos 😉:

1. Estude seus diferenciais

Será que você sabe exatamente tudo sobre os seus produtos ou serviços? Para criar uma linha editorial, é imprescindível entender a fundo o próprio nicho de mercado, os concorrentes e quais são as oportunidades do meio.

O planejamento estratégico ajuda as empresas a terem uma visão 360º sobre o mercado, essencial para iniciar a construção editorial.

Como ferramenta, recorra à análise SWOT, técnica que tem como intuito mapear todas as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de um negócio.

💡Saiba mais: O que é análise de mercado de uma empresa e como fazer?

2. Defina objetivos

Uma vez que há clareza sobre o contexto da marca, é chegado o momento de entender qual o propósito da estratégia, a fim de determinar metas e objetivos.

Como exemplo, a sua produção de conteúdo pode ser orientada para educar o público acerca de determinados temas, atuar na construção de marca e brand awareness ou, é claro, aumentar as vendas.

💡Saiba mais: O que é growth marketing e como crescer com o método?

3. Entenda o público

Outro passo fundamental é conhecer o público-alvo e se aprofundar em seus interesses, necessidades e desejos.

Faça pesquisas e estabeleça quem é a sua persona e como ela se comporta nos meios para traçar um perfil claro de direcionamento da mensagem que você deseja transmitir.

💡Saiba mais: 10 melhores dicas sobre como abordar um cliente e vender

4. Escolha temas prioritários

Um aspecto importante da estratégia de conteúdo são as editorias, que são basicamente as categorias de assuntos que sua marca irá abordar.

Vamos dar um exemplo: supondo que o seu segmento seja Moda, alguns possíveis temas para abordagem nos meios de comunicação seriam estilo pessoal, mercado de moda, consumo consciente, entre outras pautas.

Dessa forma, escolha quais serão os temas principais da sua linha editorial, que serão desmembrados em subtópicos relacionados.

Aqui, é importante que eles sejam, ao mesmo tempo, relevantes para a sua marca e o seu público-alvo, além de áreas de conhecimento da marca. Isso será essencial para conferir credibilidade às publicações e fluidez ao processo criativo, bem como garantir consistência nas publicações.

5. Selecione o tom de voz ideal

Voltando para o tom de voz, é preciso escolher como a marca deverá ser reconhecida, no que diz respeito ao estilo da linguagem (se será formal ou informal), humor (uso e limitações) ou qual será o tipo de interação que fará com o público-alvo.

Quem recebe a informação deve perceber a constância do tom de voz, que deve ser sempre o mesmo e suprir a intenção de consumo de conteúdo da audiência.

💡Saiba mais: 8 exemplos de posicionamento de marca para se destacar

6. Mapeie formatos de conteúdo

O formato de conteúdo dependerá muito do canal em que as publicações serão feitas. Em geral, as mídias mais utilizadas no meio digital são os textos, imagens e vídeos.

Pesquise quais são as preferências das pessoas que deseja atingir e varie os modelos e a proporção das postagens de acordo com a capacidade produtiva.

Hipoteticamente, se os formatos prediletos forem imagens e vídeos, sendo que o último formato é mais trabalhoso e custoso de produzir, determine a proporção de três posts de imagem para um de vídeo, por exemplo.

7. Trace um calendário editorial

Conforme explicamos, o calendário editorial nada mais é do que a distribuição do conteúdo ao longo do tempo, certificando-se de que as postagens serão frequentes o bastante para cobrir os assuntos de interesse e conseguir engajamento na plataforma.

A organização pode ser feita semanal, quinzenal ou mensalmente, por exemplo, dividindo os temas de acordo com as prioridades estabelecidas e cobrindo datas comemorativas importantes para a marca e o público.

💡Saiba mais: Calendário comercial: datas comemorativas de 2024

8. Mantenha a consistência

A persistência e a constância devem fazer parte de toda linha editorial, pois sem elas, não há como reconhecer que o conteúdo faz parte de um mesmo racional e da mesma marca.

A frequência e a padronização dos posts ajudará a criar uma identidade facilmente reconhecida e, para isso, as postagens devem ter coesão no visual, na linguagem e na interação com o público.

9. Ajuste conforme necessário

Provavelmente, você quer se tornar referência no meio em que identificou oportunidades, certo?

Para isso, não basta apenas seguir as dicas que demos anteriormente. Você e sua equipe devem analisar o desempenho das publicações, visando encontrar padrões e lacunas a serem preenchidas.

Dessa forma, é possível rever a linha editorial caso seja necessário, fazendo com que a estratégia tenha o máximo de eficiência.

Como criar uma linha editorial para blog?

Ao criar uma linha editorial para o blog, devemos considerar o formato e suas possibilidades. Por ter como base a produção textual, é o espaço ideal para conteúdos informativos, detalhados ou até mesmo, mais complexos.

Ainda que o foco sejam os textos, também há espaço para incluir vídeos, imagens e outros recursos, como formulários para e-books ou infográficos.

Sendo assim, a linha editorial dependerá do segmento e estratégia da empresa, mas a nossa recomendação é direcionar para esse canal assuntos que se conectem à sua atividade principal e que podem atrair um público mais diversificado.

Assim, é possível que uma marca de cosméticos traga informações sobre seus produtos, mas também aborde questões como autoestima e sustentabilidade, por exemplo, a depender da sua estratégia.

Aliás, não esqueça de otimizar o seu blog para SEO, fazendo com que ele se torne relevante para os mecanismos de busca e você consiga captar mais potenciais clientes por meio do tráfego orgânico.

💡Saiba mais: Guia completo de como criar um blog de sucesso

Exemplos de blogs com linhas editoriais bem definidas

Alguns blogs cumprem bem o papel de criar uma narrativa coesa, com identidade editorial bem definida. Alguns exemplos, são:

Jovem Nerd

Especializado em cultura nerd e geek, o Jovem Nerd traz análises, notícias, entrevistas e muito mais sobre esse universo. Suas notícias incluem categorias como Reviews, Ciência e Tecnologia, Séries, TV e Streaming e Curiosidades, por exemplo, sendo o conteúdo altamente especializado, crítico e com alta frequência de publicação.

B9

O B9, antigo Brainstorm9, é um espaço que fala sobre publicidade e mídias digitais. Suas editorias cobrem temas como criatividade, cultura e tecnologia, com posicionamento informativo, crítico e com toques de humor, falando exatamente com o público interessado em seu nicho.

Garotas Estúpidas

Criado por Camila Coutinho, quando a estratégia de blogs ainda era “tudo mato”, o Garotas Estúpidas é popular por falar principalmente com o público feminino, em editoriais que incluem temas de moda, beleza, comportamento e estilo de vida. Além de experiências pessoais de Camila, o que torna esse blog quase que uma extensão de sua própria casa.

Linha editorial para Instagram

Já para criar uma linha editorial para Instagram, é necessário levar em conta que a proposta central dessa plataforma de redes sociais é o visual. Portanto, o conteúdo é formado, majoritariamente, por imagens e vídeos curtos, com muito mais dinamismo que um blog, por exemplo.

Dessa forma, sua linha editorial demanda uma frequência de postagens maior, a fim de garantir engajamento no Instagram e interação por meio de curtidas, comentários e outras interações rápidas, como as dos recursos disponíveis para Stories.

Ou seja, o ideal é postar uma ou várias vezes por dia para competir com as tantas outras milhões de páginas.

Do ponto de vista textual, a preocupação é trazer legendas interessantes, que complementam a informação compartilhada. Sempre tomando cuidado com a limitação de caracteres, pois, a depender da página, menos é mais.

Assim, tenha em mente que o conteúdo no Instagram, normalmente, é mais leve, inspiracional ou voltado ao entretenimento. Obviamente, é preciso adequar ao tipo de conteúdo e público que sua empresa possui, podendo oferecer, por exemplo, publicações educativas sobre determinado assunto.

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Exemplos de conteúdo editorial para Instagram

Para inspirar você a produzir conteúdo para Instagram, trouxemos algumas práticas que podem ser interessantes, a depender do seu nicho e objetivo. Confira!

Dicas e tutoriais

Assim como na “rede vizinha”, o TikTok, no Instagram a produção de vídeos curtos que trazem dicas rápidas ou montagem de elementos fazem muito sucesso. Exemplos:

  • Lojas que mostram suas peças de roupas em diferentes corpos;
  • Preparo de pratos práticos e rápidos, sobretudo os saudáveis;
  • Passo a passo de maquiagens temáticas;
  • Como realizar determinado exercício físico;
  • Hacks (dicas) que resolvem problemas do dia a dia, como pequenos reparos na casa.

Histórias motivacionais

Quem não gosta de uma história inspiradora para começar o dia, né? Se o seu segmento tiver afinidade com a temática, faça storytelling no Instagram e publique histórias de superação da sua própria marca ou de seus clientes, criando conexão emocional e proximidade com o público.

Bastidores

Muitos seguidores têm curiosidade sobre como é o dia a dia em suas empresas preferidas, o que causa desconstrução e ajuda a quebrar o gelo, gerando identificação. Sendo assim, algumas possibilidades que a marca pode mostrar:

  • Processo criativo ou de produção dos produtos;
  • Como funciona a logística para e-commerce;
  • Momentos divertidos do dia;
  • Desafios práticos da empresa e como foram solucionados;
  • Erros de gravação de conteúdo.

Estilo de vida

Se a sua marca tiver uma grande personalidade por trás (como um fundador famoso, por exemplo), é possível intercalar o conteúdo com alguns de seus interesses ou atividades diárias, como:

  • Interesses pessoais;
  • Dicas de conteúdo que gosta de consumir;
  • Viagens;
  • Hobbies.

Conteúdo informativo

Por fim, o bom e velho conteúdo informativo, se tratado de forma interessante, também tem espaço no feed do Instagram. A marca pode usar temas relacionados a seu nicho e incluir:

  • Curiosidades;
  • Dicas;
  • Insights;
  • Fatos;
  • Discussões relevantes.

Inspirou-se para criar uma linha editorial?

A linha editorial é o parâmetro que ditará toda a comunicação da sua marca com o público nos meios escolhidos. Dependendo da forma como é abordada, pode ser um diferencial competitivo importante e uma fonte de atração de novos clientes.

Por isso, é importante planejar bem a forma como será feita, para que sirva como uma das fontes de conexão com aqueles que serão responsáveis pelo crescimento do seu negócio. 🌟

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre linha editorial

Linha editorial é a forma como uma marca se comunica com o público em determinado canal por meio de seus conteúdos, incluindo a escolha do público e dos temas, a linguagem, o tom de voz e seu posicionamento. Desse modo, é o direcionamento que torna as publicações coesas e relevantes para um determinado grupo de pessoas.

Para criar uma linha editorial, é necessário definir qual será o público, os objetivos da comunicação, os temas, o tom de voz a ser abordado e os formatos de conteúdo de interesse da audiência. A partir disso, cria-se um calendário editorial e as publicações são feitas de forma consistente, garantindo o reforço da identidade de marca.

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