O que é link de pagamento e como gerar um para as vendas?

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Pontos principais do artigo:
  • Link de pagamento é uma solução para vendas que leva clientes direto para a página de checkout;
  • A função do link de pagamento é encurtar o processo de compra, pulando etapas e economizando o tempo dos seus consumidores;
  • Use a nossa ferramenta gratuita Calculadora de taxas para escolher o melhor meio de pagamento para o seu negócio.

Com expansão acelerada nos últimos anos, o e-commerce tornou-se um meio bastante competitivo. Para se destacar da concorrência, é preciso oferecer a melhor experiência de compra possível para seus clientes. Por conta disso, uma ferramenta de vendas que tem se popularizado é o link de pagamento.

Quando falamos do checkout, isto é, a fase final da compra, você sabia que a taxa média global de abandono de carrinhos chega a até 78.65%? Isso é o que diz um estudo feito pela Barilliance.

Com números tão altos, buscar soluções que ajudem a reverter esse quadro é essencial — e é exatamente isso que você encontrará neste artigo.

A seguir, te mostraremos as vantagens de usar essa alternativa no seu e-commerce e também como gerar links de pagamento. Então, vamos lá? 🔍

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O que é link de pagamento e como funciona?

Link de pagamento é uma solução para vendas que leva clientes direto para a página de checkout. Isto é, ele encurta o processo de compra, pulando etapas e economizando o tempo dos seus consumidores.

Afinal, de acordo com estudo encomendado pela VR ao Instituto Locomotiva, o WhatsApp foi responsável por 87% das vendas em 2022 entre comerciantes online. Aí a importância de ter um link de pagamento: direcionar o seu cliente para finalizar a compra de uma forma rápida e simplificada.

Isso porque, ao usar um link de pagamento, o seu consumidor não precisa acessar seu e-commerce e selecionar os itens desejados para efetuar o pagamento. Ele só precisa deixar claro os produtos em que tem interesse, e o próprio lojista cria um link personalizado que o direciona para a fase final da transação.

É importante frisar que ele não se trata de um meio de pagamento — esse recurso é apenas um facilitador. Acessando a página do link, seu cliente poderá escolher entre os meios de pagamento eletrônicos tradicionais, como o cartão de crédito, débito, Pix etc.

A principal vantagem do uso dessa opção é a possibilidade de vender pelas redes sociais e aplicativos de mensagem com maior rapidez, aumentando a taxa de conversão de um negócio.

4 vantagens do link de pagamento

Ainda não se convenceu? Separamos alguns dos benefícios de usar essa solução de pagamento na sua empresa. Confira:

💡 Saiba mais: Qual é o gateway de pagamento mais barato?

1. Praticidade para o cliente

A principal vantagem de usar links de pagamento é, sem dúvidas, a rapidez no processo de compra. Ao encurtar o caminho até o checkout, o seu cliente tem menores chances de ter segundos pensamentos sobre a transação.

Além disso, todo mundo gosta de se sentir acompanhado durante processos dessa natureza, de forma que sua empresa ganhará pontos de confiança com sua clientela.

💡Saiba mais: Experiência do cliente: o que é e como melhorar?

2. Maior facilidade no remarketing

Remarketing é uma estratégia que consiste em apresentar novamente produtos pelos quais potenciais clientes demonstraram interesse, mas não finalizaram a compra.

Nesse caso, o link pode ser personalizado para incluir esses itens específicos. Ao apresentá-los de novo com um link de pagamento, você faz com que o tempo de decisão seja mais curto e aumenta as chances de finalizar a venda.

3. Sincronia entre canais de venda

O link de pagamento cria um elo entre todos os seus canais de venda e atendimento. Isto é, ele torna-se uma opção viável conhecida pelos seus consumidores, gerando maior confiança e familiaridade com a sua empresa.

4. Mais segurança

Muitos consumidores ainda sentem-se inseguros ao fazer compras online. Isso porque, apesar da facilidade, existem sites maliciosos e indivíduos mal intencionados tentando aplicar golpes e roubar os dados pessoais das pessoas.

Nesse sentido, ao receber um link de pagamento direto dos canais oficiais da sua loja, é natural que seus clientes se sintam mais seguros e, como consequência, tenham uma imagem mais positiva da sua marca.

💡Saiba mais: Como receber pagamento online de forma segura?

5. Possibilidade de vender pelas redes sociais

Nem precisamos falar que as redes sociais tornaram-se um excelente canal de aquisição de clientes, certo? Usando o link de pagamento, suas iniciativas nessas plataformas poderão ser mais rápidas e assertivas.

Isso porque, ao interagir com potenciais consumidores e constatar a intenção de compra, tudo que você precisa fazer é enviar o link com o produto desejado pelo chat em questão. No caso do Instagram, por exemplo, com o uso do direct.

Se você costuma anunciar nas redes, esse tipo de ação tem o potencial de aumentar consideravelmente o seu faturamento.

💡Saiba mais: Redes sociais para empresas: as 7 melhores

Como gerar um link de pagamento?

Existem várias plataformas que permitem a geração de um link de pagamento para seus clientes. Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar um link personalizado utilizando nosso gateway de pagamento Nuvem Pago. Assim, você poderá vender por qualquer canal, como WhatsApp e redes sociais, oferecendo muita praticidade e conveniência aos seus clientes.

Essa função está sendo liberada gradualmente e logo estará disponível para todos os lojistas Nuvemshop.  Para usar a ferramenta, é só ter o cartão de crédito da sua loja ativo no Nuvem Pago e criar seu Link de Pagamento seguindo o tutorial abaixo:

  • Acesse o menu lateral esquerdo do seu painel administrativo, clique em Nuvem Pago e, depois, em Links de Pagamento;
  • Inclua o nome do seu cliente e o valor da venda;
  • Escolha o tempo de expiração do Link;
  • Se desejar, inclua uma descrição da compra;
  • Envie para seu cliente pelo WhatsApp ou outras redes sociais.

📹 Veja também: Link de Pagamento Nuvemshop: como usar a funcionalidade para vender mais?

Confira também as vantagens de usar o Link de Pagamento Nuvem Pago:

  • Visibilidade de todos os pagamentos no seu painel Nuvem Pago;
  • Suas vendas via redes sociais ainda mais rápidas;
  • As taxas do cartão são as mesmas que você já conhece;
  • Você não paga a tarifa por venda da Nuvemshop;
  • Proteção do antifraude inclusa também nas vendas via Link.
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Além disso, existem várias outras plataformas que oferecem esse tipo de serviço. A seguir, listamos as principais:

De forma geral, a opção de link de pagamento já vem incluída no pacote de serviços dessas empresas. Você só precisa contratá-las e, entre os recursos oferecidos, selecionar a opção de gerar link de pagamento.

Entendeu tudo sobre link de pagamento?

Em um cenário cada vez mais competitivo, o diferencial do seu negócio pode estar nos detalhes. Então, oferecer soluções de pagamento que ajudem seus clientes a economizar tempo pode ser uma excelente escolha para a sua empresa.

E, já que está aqui, que tal criar uma loja virtual gratuita com a Nuvemshop? Nossa plataforma é a número um da América Latina, e, como você viu, é muito simples integrá-la com outras formas de vender, como é o caso do link de pagamento. Comece hoje mesmo de forma fácil, rápida e sem precisar de nenhum conhecimento técnico. Estamos esperando por você. 💙

Referências 

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre link de pagamento

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