O que é logística integrada e como implementá-la?
A logística integrada gerencia todas as etapas do processo logístico, da aquisição ao atendimento ao cliente, visando eliminar gargalos, garantir eficiência operacional e aumentar a satisfação do cliente.
Não é novidade para ninguém que as atividades que envolvem transporte, armazenamento, recepção e distribuição dos pedidos também ajudam a conquistar os clientes. Afinal, uma entrega rápida e com todos os cuidados para a mercadoria chegar em perfeito estado até a casa do comprador faz toda a diferença, não é mesmo?
Nesse cenário, existe um conceito no mercado que pode deixar essa experiência ainda melhor e contribuir para a satisfação e fidelização dos clientes: a logística integrada. Basicamente, ela consiste em fazer uma grande integração de toda a cadeia de suprimentos, tornando o processo muito mais eficiente.
Por isso, ao longo deste conteúdo, vamos conhecer tudo sobre esse conceito e entender o que é logística integrada, quais os benefícios e como implementá-la no seu negócio. Então, vamos começar? 🚚
O que é logística integrada?
Logística integrada é uma abordagem que usa a tecnologia para promover a interação de todos os processos de uma empresa, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega do produto ao cliente final, otimizando custos, prazos e qualidade.
A ideia é garantir que todas as atividades relacionadas à cadeia de suprimentos, transporte, armazenamento, produção e distribuição funcionem de forma sinérgica, garantindo o máximo de eficiência e satisfação do cliente.
Um dos pontos críticos que a logística integrada trabalha ativamente para melhorar, por exemplo, são os problemas com os prazos de entrega. Mas seu foco também é solucionar qualquer outra questão que afete os resultados e gere retrabalho ou prejuízo.
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Para que serve a logística integrada e quais as vantagens?
Agora que já entendemos de maneira geral o que é a logística integrada, vamos detalhar para que serve essa nova opção e como ela pode contribuir para o sucesso do negócio.
Antes de mais nada, precisamos saber que os consumidores estão cada dia mais exigentes e não se deixam levar por qualquer informação.
Eles buscam preços baixos e produtos de alta qualidade, mas também estão acompanhando de perto como a empresa está se relacionando durante toda a jornada de compra.
Não é para menos que o feedback dos clientes no site da própria empresa em que a compra foi realizada ou até mesmo em plataformas como Reclame Aqui estão cada vez maiores. Sim! O seu negócio está sendo avaliado a todo momento .
Por isso, é importante entender para que serve a logística integrada e suas vantagens. Confira:
Agilizar os processos
Algo que as empresas estão trabalhando cada vez mais é agilidade. É comum vermos equipes compostas por profissionais de agilistas ou até mesmo áreas que adotam o processo de métodos ágeis no dia a dia do trabalho.
A logística integrada vem para facilitar a comunicação entres todas as etapas de um fluxo logístico. Isso permite que os times se conectem e tenham noção do começo ao fim de tudo que está acontecendo. Só assim será possível evitar erros e proporcionar uma experiência única ao cliente.
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Conquistar clientes e fornecedores
Precisamos pensar que, se a logística está organizada, clientes e fornecedores, com certeza, estarão satisfeitos.
Dessa forma, a logística integrada também serve para conquistar esse público, já que ela vai viabilizar propostas para preços justos e facilitar um melhor atendimento ao cliente. Lembre-se: o consumidor deve estar no centro do negócio sempre!
Reduzir custos e erros
Errar é humano, mas alguns erros podem custar caro, principalmente quando existe um retrabalho que envolve muitas pessoas. Portanto, a logística integrada serve também para evitar erros e reduzir custos da operação.
A partir do momento que você tem um sistema que integra todas as ferramentas e comunica as etapas do pedido, tudo fica mais organizado. Até porque o gestor terá uma visão geral e estratégica, com a possibilidade de encontrar erros e consertá-los a tempo.
Com a ajuda de softwares, equipamentos de ponta e todo o processo de automatização, gerentes e líderes conseguem concentrar suas forças, exclusivamente, em melhorias e visões de modernidade para o futuro.
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Aumentar a lucratividade
A partir do momento que você coloca a logística integrada em prática, estará criando oportunidades para lucrar.
Com clientes, funcionários e fornecedores felizes, processos ocorrendo sem erros, sistemas contribuindo para uma visão geral e um planejamento redondo, o departamento logístico opera com mais acertos e mais lucro.
Como funciona a logística integrada?
Há tempos a logística deixou de ser apenas a gestão de estoque e a entrega das mercadorias. A partir da evolução do mercado, a área passou a abranger diversas atividades — muitas delas extremamente estratégicas para o sucesso de um negócio.
Podemos dizer, portanto, que a logística integrada funciona a partir do gerenciamento eficaz dos materiais, do fluxo de deslocamento dos insumos e da distribuição e entrega dos produtos ao cliente final.
Para isso, um sistema de logística integrada atua de ponta a ponta da operação, passando por etapas como:
- Planejamento estratégico;
- Aquisição de matéria-prima;
- Gestão de estoque;
- Armazenagem em centros de distribuição;
- Gestão de pedidos e clientes;
- Transporte;
- Avaliação e melhorias.
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Quais as principais atividades envolvidas na logística integrada?
Existem algumas atividades que são consideradas básicas e essenciais para que uma logística integrada aconteça de verdade. Vamos conhecê-las:
Controle dos materiais
A logística integrada tem o papel de garantir o controle de qualidade em todo o processo, como a entrada e saída de mercadorias nos estoques e controle do volume de produtos que necessitam ser mantidos nos centros de distribuição.
Afinal, não é possível entregar um produto para o cliente se não há insumos para fabricá-lo, não é mesmo?
Se um item está sendo anunciado na sua loja virtual e um cliente faz um pedido desse produto sem que a empresa tenha insumos para fabricá-lo, já temos um grande erro de comunicação!
E a história fica ainda mais complicada quando é preciso entrar em contato com o cliente para informá-lo que a compra não será entregue.
Além de gerar sensação de frustração no cliente, as chances de ele tornar a fazer negócio com sua empresa são menores. Por isso, é fundamental gerenciar adequadamente o estoque e a produção dos itens.
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Movimentação de materiais
Não dá para ter um estoque parado e cheio de insumos, correto? É preciso ter alguém controlando e analisando todo o fluxo de circulação dos materiais para garantir um abastecimento eficiente da linha de produção.
É possível realizar todas essas demandas com o apoio de softwares de gestão que integram todo esse ecossistema de produção. Esses sistemas atuam como uma central de informações onde todos os dados da empresa são armazenados em tempo real ao alcance de toda a equipe envolvida.
Essa é uma ferramenta que pode ser útil para o sistema de logística integrada, já que permite fazer um inventário para controlar de perto as quantidades de cada item no estoque e calcular o giro de cada item, calculando o momento exato de abastecer as outras etapas da cadeia logística.
Nessa etapa, também é realizado todo o controle dos desperdícios. Assim, é possível evitar que insumos sejam desperdiçados ou que falte material na etapa de produção.
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Transporte e distribuição
Garantir que o cliente receba seu produto em perfeito estado e dentro do tempo estipulado também é um dos pontos da logística integrada.
Além dos cuidados com o momento da importação da matéria-prima e da produção, o transporte até o seu destino é um ponto sempre muito avaliado pelo consumidor.
Essa logística de distribuição é mais próxima do cliente, ou seja, o momento em que ele consegue mensurar e ter acesso aos erros.
Eles podem ser, por exemplo, atraso de pedido, mercadoria enviada errada ou produtos que chegam em péssimas condições ou violados. Quando você coloca o cliente no centro do negócio, sabe que essa etapa não pode falhar de forma alguma.
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Como aplicar a logística integrada na empresa?
O processo para a integração da gestão logística na sua empresa consiste, basicamente, em usar a comunicação como alma do negócio e repensar a cultura do dia a dia.
Nenhuma mudança é fácil, principalmente em áreas que já trabalham há muito tempo. Por isso, separamos algumas dicas de como colocar em prática a logística integrada. Vamos a elas:
1. Invista na comunicação interna
Não existe a possibilidade de você integrar vários times sem a comunicação interna. Portanto, invista na comunicação e em times que sejam responsáveis por garantir a atualização em tempo real de tudo que está acontecendo.
Crie reuniões de planejamento, programas internos, comunicados e mantenha transparência sobre tudo. O time precisa enxergar as metas e o caminho que a empresa está traçando para poder executar seu trabalho.
2. Treine seus colaboradores
Toda e qualquer mudança necessita de treinamento. Por isso, aposte numa cultura inovadora e treine seus colaboradores para que eles entendam a importância de saber o que é a logística integrada, os processos logísticos e a satisfação do cliente.
Não mude de uma hora para a outra, mas, sim, apresente ao seu time os conceitos, cases de sucesso e métodos de transformação. Só assim você terá o apoio total da sua equipe. Em poucas palavras, é preciso encantá-los.
3. Utilize ferramentas para gestão de projetos
Uma outra maneira para garantir a implantação da logística integrada, é apostar em ferramentas de gestão de projetos.
Essas ferramentas garantem resultados positivos no desenvolvimento ou implantação de qualquer plano que envolva mais pessoas ou times.
Isso porque elas permitem saber quais métodos e processos de trabalhos estão sendo utilizados e também ajudam a visualizar informações em tempo real, ao alcance de toda a equipe envolvida.
Alguns exemplos de ferramentas para gestão de projetos são Slack, Trello, Asana e Jira — todos eles com versões iniciais gratuitas.
4. Aposte em times ágeis
Talvez seja necessário investir em pessoas novas no time. Se esse for o seu caso, construa equipes que atuem com agilidade, com profissionais que tenham essa habilidade.
Os times ágeis trabalham com as metodologias que buscam:
- Colaboração;
- Flexibilidade;
- Comunicação;
- Agilidade;
- Eficiência.
Eles trabalham com a missão de resolver problemas associados a prazos, qualidade dos produtos e custos excessivos em jornadas de produção.
5. Desenhe todo o fluxo logístico da sua empresa
Ao apostar em comunicação, novos funcionários, mudança de cultura e até mesmo ferramentas ágeis, você precisará desenhar o seu fluxo logístico.
Isso significa entender qual é o caminho desde a produção de qualquer produto até o pós-entrega. O líder da implantação de uma logística integrada precisa ter noção de todo esse caminho.
6. Mapeie todos os erros
Se você for fazer o item acima, que é desenhar todo o fluxo da sua empresa, com certeza encontrará também os erros — ou, como muitos chamam, os gargalos — que atrapalham uma operação. Essa etapa é valiosa, pois é preciso entender o motivo dos erros para descobrir como evitá-los.
7. Faça planejamento
Ao mapear o fluxo e encontrar os principais erros da sua operação, a próxima etapa é planejar. Faça planejamentos a curto e longo prazo, crie planos de ação para evitar que os erros aconteçam e tente implantar os itens pelos quais passamos ao longo do passo a passo.
Quando os processos de logística integrada seguem o planejamento e são acompanhados de perto pelos gestores, proporcionam uma melhora considerável do serviço. Desse modo, as empresas conseguem observar diminuição dos gargalos e, consequentemente, aumento dos lucros.
Tudo certo sobre logística integrada?
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a compreender o que é logística integrada, qual a sua importância e também perceber que é possível promover mudanças internas para proporcionar ao cliente a melhor experiência de compra.
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