Como funciona a logística para e-commerce?

Mulher cola etiqueta em caixa, como uma etapa da logística do ecommerce

Pontos principais do artigo:

  • Logística para e-commerce é o processo de gerenciar eficientemente o fluxo de produtos, desde a aquisição até a entrega ao cliente, para garantir uma experiência de compra satisfatória;
  • Ela é fundamental para garantir entregas rápidas, precisas e custos competitivos, o que influencia diretamente no sucesso do negócio;
  • Para fazer logística para e-commerce, é essencial planejar estoque, escolher parceiros confiáveis, otimizar processos de armazenamento, embalagem e entrega, além de utilizar tecnologia para rastreamento e gestão de pedidos;
  • Se você vende pela internet e quer potencializar a logística do seu negócio, crie sua loja grátis com a Nuvemshop e aproveite os recursos do Nuvem Envio.

Toda vez que um cliente entra em um site e faz uma compra online, este é apenas o primeiro passo de todo o processo que permite que os produtos escolhidos cheguem até ele. Por esse motivo, a logística para e-commerce é fundamental para qualquer um que trabalhe com vendas pela internet.

Se você quer entender por que esse fluxo é tão importante e como otimizá-lo no seu negócio, está no artigo certo! Ao longo dos próximos tópicos, você ainda confere dicas e uma lista de empresas de logística para e-commerce. Então, vamos começar?

Caso você ainda não tenha uma loja virtual, aproveite para criar uma de graça agora mesmo:

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O que é logística para e-commerce?

Logística para e-commerce é todo o processo de armazenamento, transporte, expedição e envio de mercadorias em uma loja virtual. Basicamente, é o que garante que os produtos vendidos cheguem até os consumidores.

Como você deve imaginar, são muitas as etapas envolvidas na gestão logística de um e-commerce. Pensando em um modelo de negócio tradicional de compra e venda de mercadorias, temos os seguintes processos:

  • Recebimento das mercadorias enviadas pelo fornecedor no local de armazenamento da empresa;
  • Armazenamento dos produtos e controle de estoque;
  • Movimentação interna das mercadorias no galpão;
  • Separação dos produtos para envio após o pedido dos clientes (picking);
  • Embalo dos produtos (packing);
  • Expedição dos produtos para a transportadora responsável;
  • Rastreamento do pedido;
  • Transporte e entrega do produto ao consumidor.

Tudo isso faz parte da logística para e-commerce. Por isso, é fundamental ter um processo organizado e entender como funciona cada etapa.

💡 Saiba mais: O que é logística reversa e qual a sua importância?

Qual a importância da logística no e-commerce?

A logística  para e-commerce é essencial quando falamos sobre a experiência de compra em uma loja virtual. Se caros e demorados, os processos de separação, embalo e envio dos produtos podem espantar o público. Nesse cenário, muitas pessoas abandonariam o carrinho de compras, não voltariam a comprar em sua loja online ou, até mesmo, cancelariam uma compra que já haviam feito.

Nesse sentido, a logística no e-commerce é um fator que tem influência direta sobre a taxa de conversão das lojas virtuais e experiência de compra do cliente.

Para que se tenha sucesso com essa etapa, a organização do processo logístico de uma loja virtual envolve:

  • O recebimento de mercadorias quando você as compra do fornecedor;
  • O controle de estoque;
  • A separação e o embalo das compras dos consumidores;
  • O envio do pacote;
  • E o acompanhamento da entrega até que ela chegue ao consumidor.

💡 Saiba mais: O que é logística e como ela funciona?

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📹 Veja também: Aplicativos de logística para ecommerce

Como fazer logística para e-commerce?

Otimizar a logística no e-commerce exige organização e acompanhamento próximo dos processos. Se você está buscando estruturar essa parte da sua operação, confira 10 dicas para torná-la eficiente!

1. Organize o fluxo logístico

O primeiro passo para otimizar sua operação logística é organizar como serão todos os passos do processo após o momento em que o pagamento é confirmado — é a partir daí que a mágica dos bastidores acontece. Para isso, crie, por escrito, um fluxo logístico que responda:

  • Quais são todas as ações que a equipe precisa realizar para que um produto possa ser entregue ao cliente final?
  • Quem será o responsável por cada uma dessas etapas?
  • Quanto tempo é necessário para que cada passo seja cumprido?

Sobre este último ponto, é importante informar o prazo de entrega completo aos clientes. Isso significa que você deve levar em conta não apenas o tempo de transporte da mercadoria pela empresa escolhida para o frete, mas também o período necessário para separação, embalo e postagem dos pacotes.

Sempre traga a informação completa sobre quanto tempo o cliente demorará para ter o produto em mãos quando comprar em seu e-commerce.

💡 Saiba mais: 

2. Conte com uma boa plataforma de e-commerce

Uma boa plataforma de e-commerce terá impacto sobre diversos aspectos nas vendas online. Os mais óbvios acabam sendo aqueles relacionados ao layout e design da loja virtual, mas questões relacionadas à logística também são influenciadas pela tecnologia escolhida.

Nesse sentido, opte por uma plataforma com a qual você tenha facilidade para gerenciar os pedidos. Você consegue ver com clareza quais pagamentos foram aprovados? Quais pedidos foram enviados? Dessa forma, fica mais simples para se organizar.

Além disso, confira se a plataforma de e-commerce escolhida por você permite integrações com outros tipos de serviços complementares à sua operação, como é o caso dos de logística.

Um exemplo que facilita a vida do lojista é a integração com serviços de frete. Isso porque, o cálculo pode ser feito automaticamente no momento do checkout, melhorando a experiência do cliente.

Se você tem uma loja na plataforma da Nuvemshop, por exemplo, pode conferir todas as integrações disponíveis na Loja de Aplicativos Nuvem.

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3. Faça o controle de estoque

Para dar sequência à organização que uma logística de e-commerce exige, o controle de estoque é um aspecto fundamental. Por meio desse tipo de gerenciamento, você saberá:

  • Quais produtos podem ficar disponíveis na sua loja virtual para que os clientes comprem a pronta entrega;
  • Que tipos de itens estão acabando e precisam ser encomendados;
  • Quais mercadorias estão paradas no estoque e precisam de uma ação especial para serem vendidas.

Além disso, ter um estoque organizado agilizará o processo de separação das mercadorias para envio. Se as peças estiverem organizadas em categorias e etiquetadas para facilitar sua identificação, encontrá-las se torna uma tarefa muito mais simples.

Aproveite para baixar gratuitamente a nossa planilha de controle de estoque:

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4. Escolha as melhores opções de entrega

O frete é um assunto muito sensível quando tratamos do universo do comércio eletrônico. Afinal, conforme aponta um estudo da empresa Moosend, 60% do abandono de carrinhos no e-commerce se dá por causa dos altos custos de envio.

Além disso, 18% das desistências ocorrem quando as pessoas se deparam com longos prazos de entrega, segundo a mesma pesquisa.

Nesse contexto, encontrar opções com bom custo-benefício é fundamental. Outro aspecto importante é oferecer, pelo menos, uma opção mais em conta e outra mais rápida, porém um pouco mais cara.

Em uma situação assim, fazer cotações de frete nos Correios e em algumas transportadoras manualmente é inviável. Por sorte, existem gateways de frete. Essas empresas fazem comparações em tempo real em diferentes opções e, quando integradas ao seu e-commerce, já apresentam as melhores soluções para o consumidor no carrinho de compras.

💡 Saiba mais: Guia com as melhoras empresas de transporte do Brasil

Por fim, outra alternativa é oferecer frete grátis para os clientes quando a compra for acima de determinado valor ou para uma região específica. Esse tipo de benefício tem bastante apelo junto ao público e pode ajudar a aumentar o ticket médio do seu negócio. Lembre-se apenas de avaliar quando e se absorver esse custo é financeiramente viável para a sua empresa.

Quando falamos de envio, a Nuvemshop tem um dos maiores catálogos de parceria com Correios e transportadoras. São mais de 17 opções de frete para enviar seus produtos para qualquer lugar do Brasil.

E, assim como nos meios de pagamento, a plataforma também oferece uma solução de envio própria com custos até 60% mais baratos por meio da entrega dos Correios, que é o Nuvem Envio.

👉 Confira: Como configurar o Nuvem Envio?

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5. Conte com um ERP

ERP (Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos de uma empresa, em tradução livre) é um sistema de gestão por meio do qual é possível centralizar informações financeiras, emitir notas fiscais e registrar dados sobre o estoque de uma loja virtual.

Todas essas funções podem ser feitas sem esse tipo de software. Sua vantagem, no entanto, está na praticidade que administrar tudo isso de forma centralizada pode trazer. Desse modo, organizar o fluxo logístico se torna mais simples porque as informações estarão todas no mesmo lugar.

Existem diversas opções de ERP para e-commerce, sendo que muitas delas podem ser diretamente integradas ao sistema de gestão da plataforma de vendas utilizada pelo lojista.

💡 Saiba mais: O que é e como escolher ERP  e-commerce?

6. Otimize seu processo de separação de mercadorias

Com tudo organizado, é hora de partir para a ação. Nesse sentido, o primeiro passo é saber quanto tempo você demora para separar as mercadorias no estoque, emitir a nota fiscal, embalar tudo e postar em uma agência dos Correios ou da transportadora escolhida (ou até que a empresa venha até você, no caso de coleta no seu endereço).

Quando souber a duração de cada um desses passos em sua empresa, identifique possíveis pontos de melhoria. Será que posso pegar os produtos no estoque mais rápido? Faz mais sentido ir até a agência postar as encomendas todos os dias ou apenas algumas vezes por semana?

Esse tipo de diagnóstico vai te ajudar a entender o que funciona melhor para a realidade da sua operação.

7. Acompanhe as entregas

Até que o cliente receba a mercadoria, ela ainda é sua responsabilidade. Por isso, acompanhar o status da entrega é uma etapa obrigatória para qualquer lojista.

Mesmo depois de informar o código de rastreamento ao consumidor para que ele saiba que a encomenda foi postada e possa acompanhar a entrega também, faça esse monitoramento.

Isso é importante para que você saiba se deu tudo certo ou, então, possa tomar alguma atitude caso algum imprevisto aconteça, como uma mercadoria roubada nos Correios, por exemplo. Desse modo, você não é pego desprevenido com uma reclamação nos seus canais de atendimento ao cliente.

Uma dica de ouro é utilizar aplicativos como o Rastreio.net, assim você consegue enviar mensagens automáticas para os clientes com o status do pedido e localização das entregas.

💡 Saiba mais: Como rastrear encomendas da China?

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8. Defina um processo de logística reversa

No e-commerce, a logística reversa diz respeito ao processo realizado toda vez que um cliente precisa devolver ou trocar um produto. Como o Código de Defesa do Consumidor prevê o direito de arrependimento, toda loja virtual precisa estar preparada para esse tipo de coisa.

Não há uma regra que diga quem precisa arcar com esses custos, porém, para conquistar os clientes, o próprio e-commerce costuma pagar pela logística reversa. Para regulamentar como esse processo se dará em sua loja, uma boa ideia é criar uma política de troca e devolução e deixá-la em local visível e de fácil acesso do seu site.

👉 Ferramenta grátis: Gerador de Política de Troca

9. Acompanhe os indicadores

Acompanhar os KPIs do e-commerce (key performance indicators, ou indicadores-chave de performance) é importante para diversas frentes do negócio. E, no caso da logística, não seria diferente.

Para saber se seu fluxo logístico está funcionando bem, algumas das métricas importantes para acompanhar são:

  • Taxa de abandono de carrinhos: se muitas pessoas estiverem desistindo da compra, pode ser um sinal de que seus custos e prazos estão altos demais;
  • Taxa de conversão do e-commerce: ao saber a porcentagem de pessoas entre os visitantes do e-commerce que compram da sua loja, você consegue identificar se muitas pessoas saem sem comprar e identificar os motivos para isso;
  • OTIF (On-Time, In-Full): indica se as entregas aconteceram dentro do prazo estabelecido e em perfeitas condições.
  • Estoque médio: representa a quantidade média de produtos disponíveis em seu estoque durante um determinado intervalo de tempo.

10. Considere empresas de fulfillment

Se você sente que não está conseguindo lidar com toda a operação logística do seu e-commerce, uma alternativa é contratar uma empresa de fulfillment.

Quando conta com esse tipo de serviço, a loja virtual fica responsável por receber os pedidos e repassá-los aos operadores de fulfillment. A partir daí, os processos de estoque, separação e transporte das encomendas ficam a cargo da empresa contratada para lidar com essa parte logística.

Principais empresas de logística para e-commerce

Assim como os processos logísticos, a escolha das empresas de transporte é fundamental para garantir a melhor operação possível em seu e-commerce. Por isso, confira algumas das principais opções:

Nuvem Envio

Como já mencionamos, o Nuvem Envio é a solução de frete própria da Nuvemshop. É um sistema integrado com os Correios e várias transportadoras que permite que a sua loja virtual tenha diversas vantagens no momento do cálculo de frete, como:

  • Preços competitivos;
  • Seleção das melhores transportadoras por meio de algoritmos inteligentes;
  • Acompanhamento e gestão das vendas no painel;
  • Monitoramento seguro das encomendas;
  • Suporte especializado da Nuvemshop em diferentes canais;
  • Integração total com a Nuvemshop;
  • Opção de coleta em seu local de escolha ou envio pelos Correios sem pegar fila;
  • Custos até 60% menores do que o envio direto pelos Correios.

Correios e transportadoras

Gateways de frete

Esse tipo de empresa funciona como um hub de fretes, que compara diversas opções entre Correios e transportadoras, para levar os melhores custos e prazos aos clientes. Conheça algumas das principais do mercado:

E aí, pronto para estruturar a logística de seu e-commerce?

A logística para e-commerce é um ponto fundamental para qualquer loja virtual que queira conquistar e fidelizar clientes. Como vimos, ela envolve diversas etapas, que estão interligadas.

Portanto, para garantir uma experiência de compra positiva para seus consumidores, é necessário cuidar de cada um dos passos que compõem o fluxo logístico do seu negócio, buscando sempre otimizar sua velocidade e seus custos.

Quer ter um e-commerce com todos os recursos para otimizar a logística do seu negócio? Crie sua loja virtual grátis com a plataforma da Nuvemshop. É rápido, fácil e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre logística para e-commerce

Logística para e-commerce é todo o processo de gerenciamento realizado para fazer com que os produtos cheguem aos clientes. Ela envolve o recebimento de mercadorias, seu estoque, separação, embalo, envio e acompanhamento da entrega.

A logística no e-commerce é fundamental para garantir uma boa experiência de compra do começo ao fim. Quando há problemas logísticos, os custos e prazos de entrega podem prejudicar as vendas de uma loja virtual.

Organize o processo logístico, conte com uma boa plataforma de e-commerce, faça o controle de estoque, escolha as melhores opções de entrega, conte com um ERP, otimize seu processo de separação de mercadorias, acompanhe as entregas, defina um processo de logística reversa, acompanhe os indicadores do processo e donsidere empresas de fulfillment.

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