Logística reversa dos Correios: o que é e como fazer?
- Logística reversa dos Correios é um serviço que facilita a troca ou devolução de produtos comprados online;
- Para oferecer a logística reversa, é preciso ter um contrato com os Correios e um CNPJ ativo para o seu negócio;
- Se você tem uma loja Nuvemshop, pode fazer a logística reversa dos Correios de forma simples e rápida por meio de aplicativos integrados à sua loja, como o Meus Correios, Mandaê e Melhor Envio.
A logística reversa dos Correios é uma das soluções mais conhecidas do mercado quando o assunto é gestão de entregas no pós-venda. Mas você sabe como ela funciona? Quais são os pré-requisitos para utilizá-la? Quais são as alternativas disponíveis?
De forma resumida, esse é um recurso que permite a devolução e a troca de produtos comprados online sem custos para o cliente final.
Assim, após o cliente pedir o retorno da mercadoria, o responsável pela loja virtual seleciona um tipo de logística reversa dos Correios e, dependendo da modalidade escolhida, é gerada uma autorização de postagem em uma agência ou uma solicitação de coleta em domicílio.
Então, se você se interessou pelo assunto, continue com a leitura do conteúdo e descubra tudo sobre a logística reversa dos Correios. Vamos lá?
O que é logística reversa dos Correios?
Logística reversa dos Correios é um serviço que facilita o retorno de mercadorias ao lojista quando o consumidor solicita devolução ou troca de produtos. No e-commerce, de modo geral, isso acontece quando os artigos não atendem às necessidades do cliente ou são entregues com defeitos, em outros modelos, cores e/ou tamanhos.
Além disso, as devoluções também ocorrem quando o consumidor exerce seu direito de arrependimento. Segundo essa lei, ele pode devolver qualquer produto em até sete dias após o recebimento da mercadoria, caso se arrependa da compra e não tenha utilizado o item.
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💡 Saiba mais: O que é logística reversa e qual a importância?
Por que a logística reversa é importante?
Uma logística reversa eficiente tem o poder de fidelizar o cliente, bem como torná-lo promotor da marca. Afinal, a partir de uma experiência positiva, é provável que ele compre novamente e indique a loja virtual de maneira orgânica para conhecidos e familiares — o famoso marketing boca a boca.
Portanto, investir nessa solução é sinônimo de potencializar a experiência do consumidor e desenvolver um diferencial competitivo.
💡 Saiba mais: O que é e como emitir uma nota fiscal de devolução?
Quais são os tipos de logística reversa dos Correios?
Para comodidade do lojista e do consumidor, existem três tipos de envio para logística reversa dos Correios, que são:
- Logística reversa dos Correios em agência;
- Logística reversa dos Correios domiciliar;
- Logística reversa simultânea dos Correios (domiciliar).
Vale ressaltar que, em todas as alternativas, os gastos (calculados de acordo com a localidade) são por conta da loja virtual. O cliente, por sua vez, tem apenas duas principais obrigações: obedecer aos prazos estipulados pelos Correios e fazer as postagens reversas na agência (caso a troca ou devolução não seja em domicílio).
Entenda a seguir quais são os tipos de logística reversa e como funciona o PAC reverso e o Sedex reverso:
1. Logística reversa em agência
Essa modalidade é realizada pelo cliente e acontece da seguinte maneira: no Web Service, o lojista gera um e-ticket (código de autorização de postagem) e encaminha-o ao comprador via e-mail. Com esse código em mãos, o consumidor se dirige a um posto dos Correios e despacha o produto para troca ou devolução.
Para este tipo de logística reversa, o cliente deve se atentar aos horários e dias de funcionamento da agência e utilizar o mesmo e-ticket como rastreador da nova mercadoria, caso seja um processo de substituição de produto.
💡 Saiba mais: Como a logística reversa funciona no e-commerce?
2. Logística reversa domiciliar
Esse formato, por outro lado, é feita no endereço do consumidor. Após o cliente solicitar a troca ou devolução do produto ao e-commerce, o lojista escolhe esta opção no Web Service e a encomenda é coletada por um dos agentes dos Correios.
Se quiser oferecer mais conforto e comodidade ao seu cliente, este com certeza é o formato mais indicado — ele está disponível em mais de 680 cidades brasileiras.
O agendamento da coleta pode ser realizado em até 30 dias após a efetivação do pedido e o produto, recolhido somente em dias úteis (com no máximo duas tentativas consecutivas). Por isso, é primordial que o consumidor esteja em casa.
💡 Saiba mais: Como fazer o estorno de pagamento no cartão, boleto ou Pix?
3. Logística reversa simultânea
Como visto, esse tipo de formato pode acontecer em domicílio, e diferencia-se da anterior apenas no quesito simultaneidade.
Nesse caso, a entrega do novo produto está condicionada à devolução da mercadoria que havia sido recebida anteriormente pelo consumidor. Ou seja, o cliente só pode receber o novo produto depois de devolver a mercadoria que será trocada.
💡 Saiba mais: Como definir uma boa política de troca e devolução?
Como funciona a logística reversa dos Correios?
A logística reversa dos Correios está disponível para quem tem contrato com os Correios e um CNPJ ativo. É possível realizar o pedido para esse tipo de assistência em qualquer dia e horário via Web Service com seu login e senha.
Se você tem uma loja virtual na Nuvemshop, pode organizar seu processo de logística reversa utilizando um dos aplicativos de logística disponíveis na nossa Loja de Aplicativos. Alguns exemplos de apps são Meus Correios, Mandaê e Melhor Envio.
Além disso, você tem outras alternativas de transportadoras para fazer a logística reversa. Basta escolher o parceiro com quem quer trabalhar fazendo a integração com os apps logísticos.
E lojistas da Nuvemshop ainda contam com o Nuvem Envio, solução logística criada para otimizar as operações de frete do e-commerce. Por meio dele, é possível integrar os serviços dos Correios à loja virtual e contar com fretes mais econômicos e rápidos.
Para se ter uma ideia, despachar uma mercadoria pelo Nuvem Envio fornece descontos exclusivos com os Correios. Ou seja, é uma grande economia para o seu negócio e também para o seu cliente.
📹 Veja também: Como enviar produtos pelos Correios
Como configurar o contrato com os Correios no Nuvem Envio?
Os lojistas que possuem contrato próprio com os Correios e desejam usá-lo na sua loja Nuvemshop podem registrá-lo diretamente no Nuvem Envio. Dessa forma, é possível fazer cotações de frete online e chegar a valores atualizados, de acordo com o plano contratado.
Antes de realizar o cadastro, lembre-se de obter novas credenciais com os Correios, certo? Em seguida, é só acompanhar o passo a passo abaixo:
- Acesse o painel administrador Nuvemshop;
- Vá em “Nuvem Envio > Lista de envios > Mais opções > Configurações”;
- Na tela a seguir, clique em “Editar” da seção Preferências;
- Uma nova tela será exibida. Na seção Nuvem Envio Go, cloque em “Contrato próprio” na seção Tipo de Contrato Correios;
- Em seguida, irá abrir uma janela para você informar os dados do seu contrato com os Correios;
- Após clicar em “Salvar contrato”, o modal será fechado e você precisará clicar em “Salvar” na tela de Preferências;
- No Nuvem Envio, ative as modalidades que você quer que apareçam no carrinho da sua loja. Basta clicar em “Mais opções > Configurações > link editar da seção Modalidades”.
Mas fique atento: esse registro só é possível para planos pagos da Nuvemshop, a partir do Começo. Isso quer dizer que o plano gratuito não suporta contratos próprios com os Correios.
👉 Confira: Como configurar meu contrato com os Correios?
Tudo entendido sobre a logística reversa dos Correios?
Esperamos que este conteúdo tenha te ajuda a entender o que é logística reversa nos Correios e como estruturar o modelo para a sua loja virtual.
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