Como ter uma loja no TikTok e vender pela plataforma?

Na imagem, vemos duas pessoas mexendo em um smartphone apoiado em uma mesa de madeira
Pontos principais do artigo:
  • O TikTok já tem quase 100 milhões de usuários no Brasil e é uma excelente vitrine para empresas;
  • A melhor forma de divulgar um negócio no TikTok é criando uma loja virtual em uma plataforma com integração com a rede social, como é o caso da Nuvemshop;
  • Com a plataforma de e-commerce da Nuvem, você pode criar uma loja grátis e integrá-la com diferentes canais de vendas, meios de pagamento e envio, além de ferramentas de marketing.

Se você tem um negócio digital, certamente quer que a sua empresa cresça e seja conhecida pelo maior número de pessoas online. Nesse sentido, divulgar sua loja no TikTok pode ser uma excelente estratégia para expandir o reconhecimento de marca e, de quebra, aumentar o faturamento do seu e-commerce.

Sabia, por exemplo, que 4 em cada 10 usuários do Brasil já compraram um produto indicado no TikTok? É o que diz uma pesquisa da Opinion Box sobre o tema. Além disso, vale ressaltar que o país já tem quase 100 milhões de pessoas cadastradas nessa rede social.

Então, se você quer entender como o TikTok pode ser um grande aliado às suas estratégias de marketing por meio de algumas dicas fáceis de aplicar, continue a leitura deste artigo e aprenda tudo sobre o assunto! 😉

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Como criar uma loja no TikTok?

O TikTok já lançou um recurso que permite criar lojas na plataforma, o TikTok Shop. Mas, por enquanto, ele está disponível apenas nos EUA, sem previsão para chegada ao Brasil.

No entanto, você pode aproveitar a tendência da rede social de vídeos para promover seu negócio online. Além disso, existem vários recursos que permitem integrar seu e-commerce próprio com o TikTok, facilitando a divulgação dos seus produtos e da sua marca.

Como divulgar uma loja no TikTok?

Embora ainda não seja possível criar uma loja dentro do TikTok, você pode utilizar o potencial dessa plataforma para divulgar sua loja virtual própria. Confira o passo a passo:

  1. Crie uma loja virtual com integração com o TikTok;
  2. Conheça a plataforma;
  3. Crie conteúdo divertido e interativo;
  4. Use as hashtags certas;
  5. Use as músicas que estão bombando;
  6. Faça duetos com vídeos famosos;
  7. Utilize referências de conteúdos de sucesso;
  8. Explore as opções de anúncios na plataforma.

Veja os detalhes de cada etapa:

1. Crie uma loja virtual com integração com o TikTok

A melhor opção para quem deseja aumentar as vendas de uma loja com o TikTok é criar um e-commerce com integração com a plataforma. Dessa forma, criar anúncios e divulgar produtos na rede é muito mais rápido e prático.

Com a Nuvemshop, parceira de marketing certificada pelo TikTok, é possível sincronizar todo o seu catálogo e criar campanhas de anúncios de forma mais rápida com o TikTok Ads Manager. Além disso, a ferramenta permite que você monitore os resultados e segmente o público atingido para corresponder à sua audiência, potencializando as chances de conversão.

A seguir, confira um passo a passo de como sincronizar os produtos da sua loja virtual Nuvemshop com o TikTok em poucos minutos:

  1. Primeiro, é preciso criar uma conta TikTok for Business, ferramenta que centraliza ações de marketing da plataforma. Se já tiver, pode pular esse passo.
  2. Agora, você precisará conectar o TikTok Ads com a sua loja Nuvemshop. Em primeiro lugar, acesse o painel da sua loja;
  3. Em seguida,  acesse o caminho “Canais de venda > TikTok” e clique em “Conectar conta”;
  4. Depois de aceitar as permissões, clique em “Confirm”;
  5. Antes de continuar, como medida de segurança, o TikTok irá solicitar outra verificação do seu endereço de e-mail. Basta clicar em “Send Code”, localizar e copiar o código na sua caixa de e-mail do cadastro, colar no campo “Verification Code” e clicar em “Verify”;
  6. Após concluir a verificação, o TikTok irá direcionar para a página de Configurar TikTok For Business;
  7. Dentro da configuração do TikTok For Business, você deve criar uma conta, para isso, definir um nome da central de negócios, clicar em “Criar nova” para criar uma Central de Negócios;
  8. Em Conta de anúncios do TikTok , clicar em “Conectar” na conta de anúncios do TikTok que irá usar para criar seus anúncios;
  9. Na seção Compartilhamento de dados, é preciso criar uma conta dos Pixels do TikTok, para isso, definir um nome da central de negócios e clicar em “Criar nova”;
  10. Ao conectar uma conta do Pixel do TikTok, automaticamente irá “Habilitar correspondência avançada”. Isso indica que você concorda em compartilhar dados do cliente (e-mail, número de telefone, nome e localização);
  11. Para sincronizar o catálogo com o TikTok, definir um nome para o catálogo e clicar em “Criar nova”;
  12. Ao concluir todas as etapas, clicar em “Finalizar Configuração” no final da página. Caso a página não atualize depois de clicar em “Finalizar Configuração”, basta fechar a janela, voltar ao painel da sua Nuvemshop e atualizar a página.
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2. Conheça a plataforma

É muito provável que você já tenha ouvido falar no TikTok pelo menos uma vez na vida, afinal, trata-se de uma das plataformas mais utilizadas pelos jovens nos últimos anos. A premissa da rede social é simples e intuitiva: você pode postar vídeos de 15 segundos a três minutos e editá-los como preferir.

Nesse sentido, para que você consiga se aproximar do público-alvo, produzindo conteúdo de qualidade e que converse com a ideia da ferramenta, é fundamental que você estude o TikTok e conheça suas principais funcionalidades.

💡 Saiba mais: Como funciona o TikTok?

3. Crie conteúdo divertido e interativo

O TikTok é uma plataforma de vídeos. Sendo assim, quanto mais criativos e diferentes forem os vídeos que você publicar, maior a chance de você viralizar na rede social — e de conseguir seguidores que podem ser convertidos em consumidores.

💡 Saiba mais: Como ganhar seguidores no TikTok?

Por isso, este tópico está diretamente relacionado ao anterior. A partir do momento que você conhecer mais sobre a ferramenta e suas características, vai perceber padrões e identificar a sua “fórmula mágica” no que diz respeito aos vídeos que viralizam.

Então, agarre-se nisso e crie conteúdo que converse com as necessidades e preferências do público que utiliza essa rede social. Da mesma forma, é importante que o conteúdo criado tenha relação com o seu nicho de mercado.

💡 Saiba mais: Como escrever uma boa bio para TikTok?

Nesse sentido, imagine que você tem uma loja de moda e quer divulgar os seus produtos. O ideal é que você não apenas os exponha, mas crie algo que faça as pessoas terem curiosidades sobre as roupas.

Nesse caso, uma dica pode ser fazer um desafio de looks temáticos de alguma série ou filme que esteja bombando, porque isso atrai a atenção do público.

💡 Saiba mais:

4. Use as hashtags certas

O TikTok funciona de maneira parecida com as redes sociais clássicas, como Instagram e Twitter, que fazem uso das hashtags. Sendo assim, sabe-se que essas plataformas têm a premissa de promover as hashtags que estão sendo mais utilizadas para que contas em comum se encontrem e criem uma rede de apoio.

Como resultado, isso faz com que os perfis que utilizam as mesmas hashtags, por exemplo, ganhem seguidores.

Da mesma maneira, o TikTok possui uma aba de hashtags. Elas são listadas de acordo com a preferência do público naquela semana. Por isso, o ideal é que você crie uma estratégia de conteúdo semanal que englobe essas hashtags que estão fazendo sucesso.

Assim, você tem mais chances de conseguir que o seu vídeo apareça para mais pessoas na “For You”, a principal página do TikTok.

💡 Saiba mais:

5. Use as músicas que estão bombando

Não há como negar: o TikTok é uma plataforma de conteúdo viral. Ou seja, a ideia é que o máximo possível de vídeos viralize — e com eles, os sons, hashtags e termos utilizados.

Essa é uma das coisas mais interessantes da rede social. Por exemplo, quando um vídeo viraliza, outras contas podem referenciá-lo por meio de memes e até mesmo utilizando o mesmo áudio usado no vídeo original.

De modo geral, os sons são grande parte do sucesso do TikTok, afinal, são eles que definem as tendências, ditando como os usuários devem se comportar para fazer sucesso no site.

Dessa forma, é fundamental que você utilize os sons do TikTok de maneira estratégica para divulgar a sua loja. Com um conteúdo divertido, compartilhável e com uma trilha sonora que todo mundo conhece, é provável que o seu vídeo seja visto por mais pessoas.

💡 Saiba mais: Passo a passo completo para criar o plano de mídia do seu negócio

6. Faça duetos com vídeos famosos

Este tópico tem relação direta com o anterior. Isso porque, da mesma forma que sons famosos são fundamentais para criar um vídeo com potencial viral no TikTok, os próprios conteúdos que popularizaram essas trilhas também devem ser trabalhados.

Para isso, uma alternativa pode ser “duetar” esse vídeo por meio da sua conta na plataforma. Para isso, você pode complementar o que está no vídeo original, por exemplo, ou simplesmente reagir ao que a outra pessoa está falando.

7. Utilize referências de conteúdos de sucesso

Referenciar memes e conteúdos que já fizeram sucesso na plataforma há algum tempo pode ser uma boa estratégia para atrair os olhares do público para a sua conta. Mas o ideal é que você faça isso com conteúdos que conversem com a linguagem e o interesse da sua persona, porque, assim, você tem mais chances de sucesso com esse tipo de estratégia.

💡 Saiba mais: Como identificar a buyer persona do meu negócio?

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8. Explore as opções de anúncios na plataforma

Para que você consiga fazer anúncios no TikTok, você precisa mudar sua conta para “Business” ou “Creator”. Para fazer isso, vá em “Editar Perfil” > “Gerenciar Conta” > “Mudar para conta profissional”.

Após fazer isso, você conseguirá anunciar na plataforma de maneira fácil, atraindo, assim, mais seguidores e potenciais clientes. É importante lembrar, no entanto, que você precisa ter mais de 18 anos para promover um conteúdo no TikTok.

Para fazer isso, você deverá seguir estes passos:

  • No seu perfil do TikTok, toque no ícone de três linhas para configurações e selecione “Ferramentas do criador”;
  • Clique em “Promover”;
  • Toque no vídeo que você deseja promover;
  • Escolha sua meta de publicidade: mais visualizações de vídeo, mais visitas ao site ou mais seguidores;
  • Escolha seu público, orçamento e duração e toque em “Avançar”;
  • Insira suas informações de pagamento e toque em “Iniciar promoção”.

📹 Veja também: Como integrar o TikTok com a minha Nuvemshop e explodir as vendas? 🤯

💡Saiba mais: O que TikTok Business e como funciona?

Como integrar o TikTok Ads com a sua loja da Nuvemshop?

O TikTok Ads Manager é a ferramenta essencial para impulsionar seu negócio na plataforma de mídia social mais comentada do momento. Com ele, você pode conectar facilmente o catálogo de produtos da sua loja Nuvemshop à sua conta TikTok, permitindo campanhas de marketing eficazes para promover sua marca, atrair clientes e impulsionar as conversões.

Se você deseja integrar sua conta e configurar seu catálogo no TikTok for Business, siga os passos abaixo:

  • Criar uma conta no TikTok for Business: acesse a página TikTok for Business e siga as instruções para criar uma conta empresarial. Caso já tenha uma, basta fazer login;
  • Conectar o TikTok Ads com sua loja da Nuvemshop: acesse o painel da sua Nuvemshop, vá para “Canais de venda > TikTok” e clique em “Conectar conta”. Siga as etapas para autorizar as permissões necessárias e concluir a integração.

Após seguir esses passos simples, sua conta do TikTok Ads estará pronta para uso, conectada à sua loja Nuvemshop.

Além disso, ao usar o Nuvem Pago, solução de pagamento própria da Nuvemshop, você pode integrar sua loja virtual com sua loja no TikTok, facilitando a gestão de vendas e pagamentos em ambas as plataformas. Com o Nuvem Pago, é possível compartilhar links de pagamento, sem cobrança de tarifa por venda. Outras vantagens incluem um sistema antifraude integrado e taxas supercompetitivas.

Em seguida, é hora de configurar seu catálogo de produtos e começar a aproveitar ao máximo o potencial do TikTok para impulsionar seu negócio.

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Tudo entendido sobre como divulgar sua loja no TikTok?

Esperamos que este artigo tenha respondido as suas dúvidas sobre como divulgar sua loja no TikTok. Como vimos ao longo do conteúdo, essa é uma boa oportunidade para você se aproximar do público e fazer o seu negócio crescer.

Antes de ir, te convidamos a criar uma loja virtual gratuita com a Nuvemshop! Descubra como a nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a decolar. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre loja no TikTok

TikTok é um aplicativo de compartilhamento de vídeos, no qual os usuários podem criar e postar vídeos curtos — em média de 15 segundos a três minutos — com conteúdos de música, dança, dublagem e muito mais.

A melhor forma de promover um negócio no TikTok é criando uma loja virtual em uma plataforma com integração com a rede social, como é o caso da Nuvemshop. Assim, será muito mais fácil criar campanhas e divulgar o seu catálogo de produtos. Além disso, é importante criar conteúdos divertidos, interativos e alinhados às tendências e virais da rede. 

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