“Um bom jeans dura uma vida”, é o que diz Andreza Chagas, cofundadora da marca que leva seu nome. Fundada em 2019 na cidade de Caruaru, interior de Pernambuco, a empresa ganhou destaque no mercado de moda premium brasileiro graças à união de produtos de alta qualidade, propósito e inovação.
A seguir, você vai conhecer a história e as estratégias da Andreza Chagas, que utiliza a solução Nuvemshop Next para vender online. Continue a leitura e descubra como, só neste ano, o e-commerce da marca já alcançou resultados como:
- Ticket médio 250% maior do que a média do setor de Moda;
- Alta de 100% na taxa de conversão;
- Queda de 24% no abandono de carrinhos;
- Faturamento acima de R$ 1 milhão.
Moda com propósito: práticas sustentáveis e contribuição social
O mercado de moda é um dos mais relevantes da economia global, mas também um dos mais poluentes. Estima-se que essa indústria seja responsável por 10% das emissões anuais de gases de efeito estufa, segundo a Stand.earth. E muito disso tem origem no fast fashion, modelo de produção de roupas e calçados focado em ciclos rápidos de venda.
Esse foi um dos motivos que levou Andreza Chagas a ressignificar uma herança de família: a confecção de roupas criada por seu pai 30 anos atrás. Com a morte dele em 2010, a empresária assumiu a gestão da fábrica ao lado do marido, Marcel Barbosa das Neves, e decidiu inovar na forma de fazer negócios. A antiga confecção familiar — chamada Brenny’s — tornou-se, então, a Andreza Chagas.
A nova marca tem a sustentabilidade como pilar principal e investe nisso ao longo da cadeia produtiva. “Somos uma marca com práticas sustentáveis. Eu nem gosto de falar que a Andreza Chagas é uma marca sustentável porque, na minha visão de moda, não existe marca sustentável”, afirma a pernambucana.
Alguns exemplos dessas práticas são:
- Escolha de tecidos e lavanderias com certificações ambientais;
- Utilização de materiais biodegradáveis, inclusive no processo de tingimento;
- Redução e reuso da água utilizada na lavagem das peças;
- Mão de obra 100% formalizada e qualificada.
"A Andreza Chagas já nasceu com esse propósito da sustentabilidade. É um DNA muito forte, que não se perde na marca. Pelo contrário: a cada coleção a gente tenta, de alguma forma, aprimorar esse processo"
E o impacto positivo vai para além do ecológico. A marca também contribui com o Projeto Alicerce, iniciativa educacional feita com a Alicerce Educação. A parceria oferece contraturno escolar para 60 crianças de 7 a 12 anos da comunidade Alto do Moura, em Caruaru. “Queremos desafogar os pais que, muitas vezes, deixam de trabalhar para cuidar dos filhos. E a gente vê o crescimento intelectual dessas crianças, que é o que mais nos orgulha”, comenta Andreza.
Diversificação de canais, personalização e alto ticket médio
A estratégia de vendas da Andreza Chagas é baseada em duas frentes de negócio: atacado e varejo. O comércio por atacado é feito através de uma rede formada por cerca de 200 multimarcas espalhadas pelo Brasil. “As multimarcas são as nossas revendedoras. Elas compram Andreza Chagas e revendem na loja”, explica Marcel, sócio da marca.
Já as vendas no varejo são feitas por meio do e-commerce, duas lojas físicas em São Paulo e WhatsApp. Esses três canais funcionam de forma integrada para garantir uma experiência de compra realmente personalizada aos clientes.
- O e-commerce conta com diversos elementos focados em tornar a compra mais segura e agradável, como detalhes técnicos nas descrições (modelagem, tipo de barra, peso dos produtos etc.) e até sugestões de looks complementares;
- As lojas físicas oferecem uma experiência mais imersiva e complementar à do e-commerce. Lá, por exemplo, as consultoras montam malas com produtos para clientes experimentarem em casa;
- O WhatsApp é utilizado especialmente no pós-venda. As consultoras do canal entram em contato após a compra para entender como foi a experiência dos consumidores e se manterem à disposição em caso de dúvidas.
“Eu sempre falo que o site não tem limite porque ele pode crescer sempre mais e mais. Mas ele é frio, porque ele não tem um contato humano, humanizado. Então, quanto mais a gente humaniza isso, melhor é. Nosso atendimento é mais humanizado mesmo que a venda seja feita pelo site.” – Andreza Chagas, fundadora da marca
O atendimento personalizado unido à alta qualidade dos produtos fabricados permite que a loja alcance um valor médio de compra bastante elevado. O ticket médio da Andreza Chagas é 250% maior do que de outras marcas de Moda, que ficam na faixa de R$ 259, segundo dados internos da Nuvemshop.
A marca atua de forma educativa nos canais de comunicação para demonstrar ao público o valor agregado em cada produto. Graças a isso, a empresa não depende de promoções e descontos para seguir crescendo. “A gente escolhe o melhor tecido, dá esse atendimento diferenciado, tem uma modelagem única… Tem muita coisa envolvida que justifica o preço, e nossas clientes já entendem isso”, explica Andreza.
Migração de plataforma e crescimento do e-commerce
Foi em julho de 2023 que a marca decidiu migrar seu e-commerce para Nuvemshop Next. Ex-cliente das plataformas Shopify, JetCommerce e Magento, a Andreza Chagas buscava por uma plataforma que conversasse melhor com o contexto brasileiro e que trouxesse mais autonomia e proximidade para a rotina.
Todo o processo de migração foi liderado por Bruno Rodrigues, Gerente de Marketing e E-commerce da empresa e o responsável até hoje pela gestão da plataforma. “Eu já consumia conteúdos de vocês, já tinha lido sobre o crescimento da empresa na América Latina e por isso sugeri a Nuvemshop”, Bruno conta.
O processo de migração levou 64 dias para ser finalizado e foi feito com o acompanhamento personalizado da equipe de Onboarding da Nuvemshop Next. A troca de plataforma já trouxe resultados muito positivos para a marca entre 2023 e 2024, como:
- Alta de 36% no faturamento da empresa;
- Queda de 24% no abandono de carrinhos;
- Alta de 76% no volume de sessões.
"Quando nos falaram que a Nuvemshop Next era uma plataforma mais robusta, para empresas que têm alto potencial, eu tomei a decisão de migrar"
Confira a seguir os pilares do sucesso dessa parceria.
Recursos focados em aumento da conversão
A facilidade de uso da plataforma foi elemento decisivo para a escolha de migrar. Na Nuvemshop Next, a gestão do e-commerce é feita com máxima autonomia, garantindo que alterações no site não dependam de desenvolvedores e que equipes e líderes ganhem liberdade para testar e implementar recursos nas páginas.
A taxa de conversão do e-commerce da Andreza Chagas cresceu 100% entre junho e julho de 2024. Entre as funcionalidades usadas no site para alcançar tal resultado estão:
- Vídeos de produtos nos anúncios (via aplicativo Widde);
- Checkout otimizado pela solução de pagamentos Nuvem Pago;
- Frete grátis em compras acima de determinado valor;
- Pop-up de saída com cupom de desconto (via aplicativo RD Station).
Múltiplos centros de distribuição
Outro critério importante para a migração foi a possibilidade de atuar com múltiplos centros de distribuição (multi CDs). Hoje, a marca conta com 4 estoques distintos e, na Nuvemshop Next, consegue gerenciar todos eles de forma unificada, tendo mais de um endereço de saída para os produtos vendidos no site.
O uso de multi CDs gera inúmeras vantagens para a marca, incluindo:
- Redução dos custos de frete e prazo de entrega;
- Aumento da rotatividade do estoque;
- Melhoria da taxa de conversão, já o que o frete tem impacto na decisão de compra
- Maior alcance e visibilidade da marca, que agora oferece fretes competitivos para novas regiões.
“Hoje eu provo que, com o multi CD que vocês desenvolveram, a gente consegue ter uma operação omnichannel” – Marcel Barbosa das Neves, cofundador da Andreza Chagas
Este é um recurso lançado pela Nuvemshop em 2024 para otimizar ainda mais a experiência de venda dos clientes e está disponível para os planos Impulso, Escala e Next.
Atendimento próximo e estratégico
O suporte personalizado é mais um diferencial destacado por Andreza, Marcel e Bruno. A equipe de Customer Success da Nuvemshop Next oferece uma assessoria de negócio focada em crescimento de vendas e aumento de conversão. Além da agilidade, a marca tem acesso a reuniões recorrentes para falar de estratégia, análises aprofundadas do negócio e acesso a eventos exclusivos para empreendedores.
“A gente se sente abraçado por vocês. Recebemos uma atenção que não tínhamos em outras plataformas. Isso faz com a gente se sinta realmente parceiro, e não só em uma relação cliente e plataforma. Nós nos sentimos valorizados pela Nuvemshop Next, nos sentimos importantes.” – Bruno Rodrigues, Gerente de Marketing e E-commerce da Andreza Chagas
Visão de futuro: abrir novas lojas e seguir expandindo
A Andreza Chagas não é apenas uma marca de moda: é uma expressão de propósito, inovação e impacto. Desde sua fundação, a marca tem mostrado que é possível crescer de forma sustentável e ainda transformar a comunidade por meio de suas práticas ambientais e projetos sociais.
Com planos ambiciosos de abrir mais três lojas até 2026, a marca busca consolidar sua presença no varejo físico e expandir sua operação digital. Andreza e Marcel também planejam ampliar o portfólio de peças, dobrando o número de coleções lançadas anualmente.
Se você busca inspiração no universo do empreendedorismo, a história da Andreza Chagas é a prova de que propósito e tecnologia devem andar juntos. Afinal, o futuro da moda é mais do que tendência — é transformação.
Tem uma marca promissora e está buscando uma plataforma à altura do seu negócio? Então conheça Nuvemshop Next, nossa solução para marcas que não param de crescer.