Além da loja plataforma de e-commerce que apoia mais de 70 lojistas, Belong Be inaugura loja física e lança o BEIN Instituto de Beleza Independente, em parceria com a Nuvemshop.
Com o objetivo de reunir marcas independentes de beleza em um só lugar, surgiu a Belong Be, modelo de negócio idealizado pela empresária Simone Sancho há três anos.
A empreendedora, que foi diretora de marketing da Sephora no Brasil, rede mundial de cosméticos de luxo, enxergou no e-commerce uma oportunidade de promover pequenos negócios em um segmento em que há muita concorrência com o varejo tradicional.
Dessa forma, desde 2021, a Belong Be evoluiu e hoje conta com mais de 70 marcas nacionais e independentes e inaugurou uma loja física na rua Oscar Freire, em São Paulo. Recentemente, a marca também anunciou o BEIN Instituto de Beleza Independente, projeto em parceria com Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder da América Latina, voltado à educação e mentoria de micro e pequenos empreendedores do setor.
A história começou em dezembro de 2020, quando Simone se juntou com a empreendedora Amanda Coelho, a expert em beleza negra Daniela da Mata, a influenciadora Bruna Tavares e a empresária Cíntia Ferreira para tornar o sonho realidade.
Mas, quem vê tanto sucesso, nem imagina que colocar o site da Belong Be no ar foi o maior desafio da empresa.
Simone decidiu criar um site do zero e, logo no dia do lançamento, com o sucesso imediato da marca e o grande número de acessos, a plataforma que hospedava o site apresentou instabilidade ainda na primeira hora.
Depois desse choque de realidade, foi o momento de pausar o projeto e fazer reajustes para que, hoje, a Belong Be, em parceria com a Nuvemshop, seja considerada uma história de sucesso no mercado das marcas de beleza.
“Desde a nossa fundação, conseguimos causar um impacto enorme neste cenário de beleza. Foi aí que os desafios começaram, a gente chamou mais atenção do que pretendia. Então, para o empreendedor que já tem uma lista infinita de coisas, a plataforma não pode ser um desafio”, Simone Sancho, Co-fundadora e CEO da Belong Be
Conheça alguns marcos da Belong Be:
- Após 10 meses no ar, ao migrar de um marketplace para uma plataforma de e-commerce, a marca alcançou 150 mil vendas em um mês;
- Atualmente, a Belong Be apoia 50 novas marcas independentes e nacionais (quando começou o projeto, haviam 20).
Quer saber mais sobre a história da Belong Be e como a empresa é referência em promover marcas independentes no mercado? Continue a leitura!
Como tudo começou
Simone Sancho sempre teve um espírito empreendedor, mas sua trajetória passou por muitos caminhos antes do empreendedorismo.
Formada em relações internacionais, a carreira da empresária começou no mercado financeiro. No entanto, logo foi chamada para ser diretora de marketing da Sephora no Brasil — ali foi sua conexão com o universo da beleza.
Durante toda a sua atuação na empresa multinacional, Simone percebeu que as marcas nacionais não recebiam o reconhecimento que mereciam, enquanto as internacionais ganhavam cada vez mais visibilidade.
Isso despertou nela o interesse em promover marcas independentes de beleza.
“A inspiração para a Belong Be veio da vontade de valorizar o que é nosso e oferecer produtos que realmente atendam às necessidades dos brasileiros, seja em relação ao tipo de pele, cabelo ou ao clima”, Simone Sancho, Co-fundadora e CEO da Belong Be
💡Saiba mais: Como fazer a revenda de cosméticos?
A evolução da marca
Desde seu lançamento, a Belong Be é fiel ao seu propósito: fortalecer o empreendedorismo e impulsionar marcas independentes para o mercado, ajudando-as a alcançar voos mais altos.
Com isso em mente, foram lançados mais dois projetos para incentivar pequenos negócios: uma loja física e um instituto de beleza independente. Conheça um pouco mais sobre eles:
Loja física
Em junho de 2023, Simone decidiu ir além da internet, abrindo a primeira loja física da Belong Be. Trata-se de um espaço de 180 metros quadrados na rua Oscar Freire, em São Paulo, que revende produtos de pequenos empreendedores de beleza.
O principal destaque da loja é o be.lab, um laboratório que possibilita a personalização do próprio batom em uma experiência imersiva. No papel de protagonista da criação, o consumidor pode criar um produto único definindo características como textura, acabamento, fragrância e cor do cosmético.
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BEIN Instituto de Beleza Independente
Em seguida, com o patrocínio da Nuvemshop, foi a vez de a Belong Be lançar , em abril de 2024, o BEIN Instituto de Beleza Independente.
Simone, ao lado de Amanda Coelho, COO da marca, Saulo Figueiredo, CFO, Julia Pazos, Conselheira Belong Be e Núbia Lentz, CEO da ESG Insights & Solutions, criou o BEIN para apoiar, fomentar e educar o setor de cosméticos das marcas de beleza nacionais e independentes.
“Percebemos que muitas fundadoras de marcas independentes gerenciam tudo sozinhas, sem muito conhecimento digital. E, ao buscar um patrocinador (para o Instituto) que oferecesse suporte, a Nuvemshop se destacou como a plataforma mais mencionada por pequenos empreendedores”, Simone Sancho, Co-fundadora e CEO da Belong Be
Hoje, o instituto atua de duas formas: a primeira, gratuita, abrange todas as marcas que estão à venda na Belong Be e tem como objetivo ser um espaço de troca, networking e conexões entre empreendedores e fornecedores do mercado, desde embalagem até ingredientes.
Já a segunda, a Universidade da Beleza, apoiada 100% pela Nuvemshop, é focada na capacitação de marcas escolhidas a dedo pelo time do Instituto.
O programa tem 12 meses de duração e é inspirado em dois pilares:
- Imersão: quando uma vez por mês os empreendedores aprendem sobre temas fundamentais relacionados ao mercado da beleza;
- Solução rápida: quando durante uma hora este empreendedor recebe uma mentoria para resolver alguma questão individual da sua empresa.
“A Nuvemshop facilitou o progresso das nossas alunas, que aprenderam a gerenciar melhor suas lojas, a comunicar de forma mais eficiente seus e-commerces e a superar dificuldades que enfrentavam antes. A plataforma de e-commerce trouxe o conhecimento prático que as empreendedoras precisavam para evoluir”, Simone Sancho, Co-fundadora e CEO da Belong Be
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Migração de plataforma
Após uma experiência não tão positiva com outra plataforma, a Belong Be migrou o seu e-commerce para a Nuvemshop no começo de 2024.
“Fazer toda essa construção, com a parceria da Nuvemshop foi muito maravilhoso pra gente, esse apoio todo que tivemos. Eu acho que fez a gente enxergar de outra maneira o nosso negócio. Facilitou a nossa migração, facilitou a nossa operação”, Amanda Coelho, Co-fundadora e COO da Belong Be
“A Nuvemshop entendeu o valor daquilo que a gente faz e é disso que qualquer empreendedor precisa”. Simone Sancho, Co-fundadora e CEO da Belong Be
Quer sabe um pouco mais sobre a história da Belong Be? Então, assista ao vídeo com as fundadoras da marca, Simone Sancho e Amanda Coelho:
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Futuro da marca
As novidades da Belong Be não param por aí. Os planos para 2025 envolvem o lançamento de um fundo de investimentos para fomentar o mercado nacional. Isso tudo em parceria com a Nuvemshop.
“A parceria recente com a Nuvemshop está sendo vista como uma oportunidade para crescer no mercado digital e maximizar o impacto do e-commerce.”, Simone Sancho, Co-fundadora e CEO da Belong Be
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