A marca, que começou com um investimento de R$ 500 para ser uma fonte de renda extra, encontrou no marketing de comunidade a chave para se tornar um e-commerce de sucesso.
Assim como muitas ideias de negócio, a Bloom Brand começou nas redes sociais como uma oportunidade para a então bancária Aline Junqueira garantir uma fonte de renda extra durante a pandemia da Covid-19.
No entanto, o que começou com um investimento inicial de R$ 500 em tricôs do Mercado Livre para revender, se tornou uma empresa familiar com faturamento milionário na internet. Confira alguns números da marca em 2024:
- R$ 3 milhões em faturamento;
- Crescimento de 217% em relação ao ano anterior;
- Mais de 8 mil pedidos enviados para todo o Brasil;
- Mais de 90 mil seguidores no Instagram;
- Mais de 130 mil curtidas no TikTok.
Para chegar a esses números, Aline teve o apoio da mãe, Nanci Adriana, da avó, Carmen Esteves, e do noivo, Emílio Gonçalves. Mas, para se tornar um e-commerce realmente milionário, foi preciso contar com uma boa estratégia de crescimento.
Quer conhecer o segredo da Bloom Brand para faturar R$ 3 milhões no ano e entender como você pode replicar esse resultado na sua marca com o apoio da Nuvemshop? Então, continue a leitura!
Profissionalizar para crescer
Como muitos empreendedores, Aline usou o Instagram para começar a se aventurar no universo do empreendedorismo em 2020, apostando em uma estratégia de criação de conteúdo e tráfego pago para alcançar os consumidores.
Mas, com o crescimento do negócio, surgiu a necessidade de contar com um site para trazer confiabilidade e profissionalismo na hora de atingir novos públicos.
No início, a plataforma escolhida foi um criador de sites que não oferecia todo o suporte para as vendas online. Por isso, a loja virtual funcionava apenas como um catálogo de produtos para facilitar a consulta e adicionar credibilidade à marca.
Com o desejo de fazer o negócio crescer e se consolidar, veio a necessidade de contar com uma plataforma de e-commerce robusta, que oferecesse todos os recursos necessários para vender de forma automatizada — foi quando começou a parceria entre Bloom Brand e Nuvemshop.
"Na minha cabeça, o site era como um catálogo. Mas, vendo todos os recursos que a Nuvemshop tinha, eu percebi que o poder de venda que um site tem é muito grande. Eu não precisava mais fazer todo o trabalho sozinha no Instagram."
Com um site completo e pronto para trabalhar a favor da marca, era hora de dar o próximo passo e fortalecer a estratégia para atrair clientes e direcioná-los ao e-commerce.
Estratégia: conteúdo, constância e propósito
Além da criação de uma loja virtual completa e do investimento em anúncios no Instagram e no Google, uma das grandes estratégias que levou ao crescimento da Bloom foi o marketing de conteúdo para atrair novos consumidores.
Isso porque, nas redes sociais, Aline atua como influenciadora da própria marca, assumindo o rosto da Bloom Brand ao posar com fotos dos looks, compartilhar o dia a dia do negócio, dar dicas de combinações e se relacionar de perto com as consumidoras por meio dos comentários e das caixinhas de pergunta nos Stories.
Como nenhum sucesso vem do dia para a noite, o faturamento de milhões também não foi imediato. Mesmo crescendo, Aline sentia que a Bloom Brand podia alcançar horizontes ainda maiores e mudar não só a sua vida, mas a de toda a família.
Assim, a empreendedora abandonou a jornada CLT e decidiu focar totalmente em sua própria marca, trazendo mais constância para a produção de conteúdo nas redes sociais, que se tornou uma das principais ferramentas para atrair mais público para o site de vendas.
"Não é uma receita de bolo, é uma construção. O crescimento leva tempo e o segredo é a constância."
Com o crescimento da empresa, a equipe também precisou crescer para acompanhar o volume de novas demandas. Foi quando a mãe de Aline, Nanci Adriana, decidiu abandonar o medo de empreender e também se dedicar 100% ao negócio.
“Se a gente não encara o medo, não arrisca, nunca vamos saber. A Bloom não ia conseguir crescer se não tivéssemos saído da CLT para realmente conseguir nos dedicar à marca.” — Nanci Adriana, sócia da Bloom Brand.
O propósito: florescer, inspirar, incluir
Todo esse trabalho levou ao momento da grande virada de chave da Bloom Brand: o começo de uma confecção própria para atender ao público que não encontrava roupas no tamanho adequado no mercado.
A ideia veio do noivo e, hoje, sócio da Bloom Brand, Emílio Gonçalves, com base em uma dor da própria Aline. Isso porque, vestindo 32, a empreendedora tinha dificuldade de encontrar peças que se adequassem ao seu biotipo. A partir daí veio não só o slogan, mas também o propósito da marca:
“Vestir do real PP ao GG”
A mudança começou no estoque, que passou a ser composto por peças autorais e de revenda, mas logo alcançou também a definição do público-alvo, as estratégias de marketing e a forma de se relacionar com as consumidoras.
Essa identificação gerou não só a fidelização de clientes que também tinham uma demanda não atendida, mas criou um grupo de pessoas engajadas em compartilhar experiências em torno de uma dor real — o que seria o próximo degrau para chegar ao faturamento milionário.
O poder da comunidade para fidelizar clientes
Com um grupo já fiel de consumidoras criado a partir da identificação com o propósito da marca, veio a ideia de transformar esse público em uma comunidade por meio da ferramenta de grupos de WhatsApp.
A proposta era que não fosse apenas mais um grupo de loja para divulgar promoções, mas um espaço onde as clientes pudessem trocar experiências e compartilhar depoimentos reais sobre o caimento, a qualidade e o tamanho das peças.
A própria Aline também é ativa no grupo e acompanha todas as conversas de perto, tirando dúvidas e colhendo feedbacks do que pode ser melhorado na experiência de compra das clientes, desde a produção das peças até o processo de entrega.
Nas palavras da empreendedora, o canal, que já conta com mais de mil membros, virou um “grupo de amigas”, que não só trocam indicações, mas também trazem ideias de novos modelos que gostariam de ver no catálogo da marca.
O resultado não poderia ser diferente: um impacto direto nas vendas. Não à toa, hoje, quase 50% das vendas mensais da Bloom Brand vêm de clientes recorrentes que foram conquistados a partir dessa comunidade.
"Eu falo que no grupo eu tenho muitas vendedoras, porque uma compra, manda foto usando a peça, tira dúvidas sobre as medidas e acaba influenciando as outras a também comprarem."
💡 Saiba mais: Dicas de especialistas para ter sucesso no marketing de comunidade
Nuvemshop e Bloom Brand: parceria que impulsionou o sucesso
A marca, que soube conquistar o coração e a fidelidade das consumidoras, encontrou na Nuvemshop todos os recursos que precisava para impulsionar os resultados e alcançar um faturamento milionário em 2024.
De acordo com Aline, isso foi possível graças à variedade de aplicativos e integrações disponíveis na plataforma, o que ajudou a escalar as vendas.
“O legal da Nuvemshop é que eles pensam em tudo, na experiência completa do cliente, são muitos aplicativos disponíveis.” — Aline Junqueira, fundadora da Bloom Brand.
Dentre as soluções preferidas, a empreendedora destaca algumas que tiveram um impacto direto nos resultados do negócio:
Nuvem Pago
Solução exclusiva da plataforma, o Nuvem Pago é o meio de pagamento mais utilizado pelos lojistas e o único que garante isenção da tarifa por venda, reduzindo os custos das transações e aumentando a margem de lucro a cada pedido.
Nuvem Envio
Solução de envios da Nuvemshop integrada aos Correios e a diversas transportadoras. O Nuvem Envio concilia fretes econômicos e prazos de entrega competitivos para todas as regiões do Brasil.
"Algumas clientes deixavam de comprar porque demorava muito tempo para entregar ou o frete dos Correios era muito caro. Nesses casos, o Nuvem Envio é uma grande vantagem."
Alerta de Vendas Funsales
Aplicativo que mostra as vendas recentes na home do site, usando o gatilho de urgência e escassez para incentivar a ação de compra e aumentar a taxa de conversão de visitantes em clientes.
Widde – Video Commerce
App que permite adicionar vídeos às páginas de produto, criando um provador virtual para mostrar o caimento da roupa no corpo e ideias de combinações que ajudam a incentivar a compra e aumentar as vendas.
Compre Junto Funsales
Integração que permite adicionar itens relacionados ou complementares nas páginas de cada produto, aumentando o ticket médio ao mostrar outras peças que talvez a pessoa não buscaria no site.
O segredo do sucesso: empreender com propósito
O resultado da parceria entre uma boa ideia de negócio, estratégias de marketing eficientes e uma plataforma completa não poderia ser outro: um e-commerce milionário que já alcançou a marca de R$ 3 milhões em faturamento só em 2024.
Com um crescimento de mais de 200% no comparativo ano a ano, a expectativa é que a Bloom Brand continue crescendo e expandindo os horizontes, já que existe a previsão de atender também ao público masculino a partir de 2025.
De acordo com Aline e Emílio, o segredo para chegar até aqui é o propósito, que deve ser a base para quem também sonha em começar a empreender na internet.
"Se você não tiver um propósito bem definido do que quer atingir, vai ser só mais uma marca no meio de milhões e não vai conseguir ter a virada de chave para fazer o negócio crescer."
Com essa visão empreendedora, não restam dúvidas de que a Bloom Brand tem um longo caminho de sucesso e crescimento pela frente — e, para a Nuvemshop, é uma honra poder ajudar a construir essa história!
Assim como a Aline, você também tem o sonho de empreender na internet? Então, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e aproveite todos os recursos para montar seu site de vendas na maior plataforma de e-commerce da América Latina.
Conte com a Nuvemshop e mostre ao mundo do que você é capaz! 💙