A loja virtual Brincando Juntos começou com um Instagram despretensioso e se tornou a principal fonte de renda de uma mãe empreendedora.
A pedagoga Vera Duarte, de São Paulo, transformou as brincadeiras criativas com os filhos em um negócio lucrativo e inspirador: o Brincando Juntos, uma loja virtual de brinquedos artesanais que estimulam a imaginação e envolvem toda a família.
Ela nem imaginava que seu perfil no Instagram atrairia tantos seguidores e que, mais tarde, eles se tornariam seus clientes. Tudo graças às atividades incríveis e aos brinquedos lúdicos que a Vera produz sozinha e vende pela internet.
Confira os números do Brincando Juntos na Nuvemshop e nas redes sociais:
- 70 mil seguidores no Instagram;
- R$ 470 mil em vendas e mais de mil pedidos em 2023;
- Taxa de conversão média de 3,6% — a taxa média do segmento de artesanato é de 1,14%, conforme dados do NuvemCommerce 2024;
- Salto de 300% no faturamento no último trimestre de 2023.
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O desafio: vender brinquedos artesanais pela internet
Criar brinquedos, fantasias e experiências criativas sempre fez parte da rotina da Vera, que prioriza o tempo de qualidade com seus dois filhos — Helena, 7 anos, e Gabriel, 4 anos. O que ela não imaginava é que o seu talento para o brincar se tornaria um projeto inspirador para milhares de famílias e, mais tarde, um negócio lucrativo.
Tudo começou com o perfil no Instagram @brincando_juntos, que Vera criou no início de 2020 para compartilhar as brincadeiras que inventava em casa. Nessa época, ideias como um calendário de atividades diárias para as crianças já faziam sucesso entre amigos e familiares.
Então, em março de 2020, vieram a pandemia da Covid-19 e as medidas de distanciamento social. Com as famílias em casa, o perfil de Vera começou a crescer rapidamente, já que os pais precisavam de inspiração para entreter os pequenos em uma situação sem precedentes.
Dessa forma, nada melhor do que criar atividades com materiais caseiros — os chamados brinquedos não estruturados, que dependem da ação da criança para se tornarem brincadeiras. Com o Brincando Juntos, as famílias conseguem diminuir o uso das telas e incentivar a imaginação, criando memórias afetivas únicas.
O primeiro passo da mãe empreendedora
Logo, os seguidores do Brincando Juntos começaram a perguntar se a Vera vendia os brinquedos que fazia. Afinal, nem todo mundo tem tempo e habilidade para construir as brincadeiras em casa — ainda mais de forma tão criativa.
Para atender à demanda, ela começou a vender alguns brinquedos caseiros somente para São Paulo. Os preferidos eram os chamados minimundos, que reúnem materiais e personagens que permitem às crianças criarem seus próprios cenários e histórias.
Em poucos meses, os pedidos aumentaram e Vera percebeu que estava diante de uma grande oportunidade de negócio. Então, em julho de 2020, ela abriu sua primeira empresa e começou a estudar marketing digital.
Assim nasceu uma mãe empreendedora de sucesso. Mesmo feliz em sua profissão de professora, a Vera enxergou a possibilidade de conquistar sua independência financeira, passar mais tempo com os filhos e ainda ajudar muitas famílias com o Brincando Juntos.
Com isso, ela abraçou a missão e criou sua primeira loja virtual da marca, escolhendo o plano básico de uma plataforma mais simples do mercado brasileiro. Entre os produtos vendidos, estavam calendários, minimundos e kits de montagem.
Mas logo a plataforma inicial ficou pequena para o Brincando Juntos e, felizmente, a Nuvemshop foi o próximo grande passo do negócio.
A solução: mudar para a Nuvemshop e investir em conteúdo
Com alguns meses à frente da sua primeira loja virtual, a Vera percebeu que precisava de uma plataforma mais completa. Então, em 2021, ela escolheu a Nuvemshop pelos seguintes motivos:
- Facilidade para cadastrar produtos e expandir o catálogo, sem limite de itens, visitas e pedidos;
- Possibilidade de utilizar diversas formas de pagamento e aceitar cartões de crédito, boleto e Pix por meio do Nuvem Pago — o meio de pagamento exclusivo da Nuvemshop que oferece tarifa de venda grátis;
- Necessidade de aumentar a taxa de aprovação das vendas e reduzir o chargeback (cancelamento de compras no cartão);
- Disponibilidade de um suporte mais próximo e eficiente.
Tendo todas essas demandas atendidas pela Nuvemshop, a Vera criou sua loja virtual do Brincando Juntos sozinha, sem precisar de conhecimentos técnicos. Dessa forma, conseguiu centralizar as vendas no e-commerce e seguiu divulgando seus produtos por meio do Instagram.
Hoje, ela é assinante do Plano Impulso, que custa R$ 139 por mês e dá direito a atendimento online e pelo WhatsApp, ações massivas com produtos e acesso ao código-fonte do site.
O resultado: R$ 470 mil em vendas e um negócio promissor
O e-commerce Brincando Juntos deu tão certo que, no final de 2022, a Vera decidiu pedir demissão de seu emprego e se tornar empreendedora em tempo integral. Entre 2022 e 2023, o faturamento cresceu mais de 53% e, em 2023, ela comemorou mais de R$ 470 mil em vendas e mais de mil pedidos somente na loja online.
O grande destaque de 2023 foi um salto de 300% no faturamento no último trimestre, graças ao calendário do advento. Essa tradição alemã consiste em um calendário com 24 janelinhas que se abrem diariamente durante o mês de dezembro, antes do Natal, sendo que cada uma das janelas revela uma surpresa para as crianças.
Hoje, com uma média de 150 pedidos por mês, a Vera segue produzindo seus brinquedos artesanais por conta própria, um a um. Entre os mais vendidos, estão os minimundos, os kits de miçangas, as pinturas faciais, os fantoches, os kits de areia colorida e os tecidos para cabaninhas e balanços.
As estratégias de sucesso do Brincando Juntos
Está se perguntando como a Vera conseguiu esses resultados vendendo brinquedos artesanais pela internet? Confira as principais estratégias do Brincando Juntos:
Marketing de conteúdo
A principal estratégia de sucesso do Brincando Juntos é o marketing de conteúdo, que tem como canal central o perfil do Instagram — hoje, com mais de 70 mil seguidores. Na conta profissional, a Vera compartilha tutoriais para fazer brinquedos em casa, instruções sobre brincadeiras com seus produtos, dicas de passeios para crianças e muito mais.
Vale ressaltar que ela mesma produz seus conteúdos do zero e mantém publicações frequentes para engajar seus seguidores. Além disso, a Vera mantém um canal no YouTube com vídeos inspiradores.
“O Instagram não é só um canal de vendas, mas também um canal de relacionamento com meus clientes. Com a rede social, consigo vender e ao mesmo tempo inspirar pessoas a construírem seus próprios minimundos e outros brinquedos caseiros” — Vera Duarte.
💡 Saiba mais: Como vender pelo Instagram: 16 dicas de ouro para começar
Anúncios no Instagram
Para alcançar mais pessoas, a Vera também investe em posts impulsionados pelo Instagram Ads (a ferramenta de anúncios da rede social). Ela se baseia nos dados do Instagram Insights para descobrir quais publicações têm maior potencial e patrocinar os conteúdos certos.
Frete personalizado
Para oferecer entregas mais ágeis na cidade de São Paulo, a Vera utiliza a função de frete personalizado da Nuvemshop e fecha parcerias com motoboys. Assim, seus clientes locais recebem os brinquedos mais rapidamente.
Parcerias com influenciadores
As parcerias com influenciadores digitais também rendem novos seguidores e clientes para o Brincando Juntos. A principal tática da Vera é oferecer cupons de desconto que são promovidos por criadores de conteúdo que têm uma audiência em comum.
Diversidade de canais de venda
Outros canais de vendas utilizados para o Brincando Juntos são o WhatsApp e eventos presenciais como feiras de produtos infantis e bazares.
Marketing sazonal
Vale ainda mencionar que a Vera sabe aproveitar muito bem a sazonalidade típica do seu negócio. Produtos como o Calendário do Advento e o Kit de Caça aos Ovos de Páscoa são exemplos de itens sazonais que decolam as vendas do Brincando Juntos durante as datas comemorativas.
E-mail marketing
Por fim, o Brincando Juntos também mantém uma estratégia de e-mail marketing por meio do aplicativo MailChimp integrado à Nuvemshop. Dessa forma, os clientes recebem novidades e promoções com frequência.
O futuro: vendas recorrentes e showroom em São Paulo
Para continuar crescendo, a Vera ressalta a importância de se adaptar às novas demandas dos seus clientes. Uma delas é o modelo de assinaturas, ou pagamento recorrente, que já está nos planos para 2024.
Outra grande novidade é um showroom inaugurado na cidade de São Paulo, no bairro de Pinheiros. Com o espaço físico, a Vera pretende tirar o escritório de casa e atender clientes também presencialmente, com hora marcada.
Veja os conselhos que a Vera tem para quem está começando no e-commerce e quer seguir seus passos:
“Não foque apenas no produto, pois as pessoas compram muito mais pelo que está em volta, pelo valor que você agrega à vida delas.”
“Saiba que é impossível fugir das redes sociais: se você quer empreender online, precisa reforçar sua presença digital. Além disso, explique de forma fácil o que são seus produtos, para que servem e como devem ser usados.”
“Valorize seu produto e humanize sua comunicação, principalmente se você atua no segmento de artesanato.”
“Busque capacitação na sua área e converse com outros empreendedores do seu segmento. Se possível, faça mentorias com profissionais experientes.”
Com essa visão empreendedora nata, está claro para nós que o Brincando Juntos tem um longo caminho de sucesso e crescimento pela frente. Desejamos muitas vendas, brincadeiras e conquistas!
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