Uma das indústrias mais tradicionais no Brasil, a Flora atua há 40 anos nos segmentos de cosméticos, higiene pessoal e limpeza, com marcas muito conhecidas pelos brasileiros — entre elas Minuano, Francis, Neutrox, Phytoderm, OX, Kolene e Assim.
Em 2021, a fabricante decidiu apostar em um e-commerce próprio para vender, diretamente ao consumidor, cerca de 300 itens de suas 12 marcas.
A empresa desenvolveu a loja virtual Compra Flora, que reúne produtos de todas as suas marcas, e uma loja virtual exclusiva para a Phyto Beauté, sua linha de skincare.
Ambas foram desenvolvidas com a plataforma Nuvemshop Next e, em menos de 6 meses desde o lançamento, já conquistaram mais de 100 mil visitantes.
A venda pela loja própria faz parte da estratégia da Flora para se adaptar a novos hábitos de compra, já que, com a pandemia de Covid-19, muitos consumidores passaram a comprar itens essenciais pelo e-commerce.
Conversamos com Vinicius Grecco, gerente de operações logísticas, varejo e e-commerce da Flora. Para saber mais, continue a leitura!
Por que a Flora investiu em um e-commerce próprio?
O time da Flora sentiu a necessidade de conectar suas marcas diretamente ao cliente final. Até então, a empresa vendia seus produtos apenas para varejistas físicos e em marketplaces.
Com a quantidade de marcas conhecidas que temos, por que não ter um e-commerce B2C? Nosso foco está em trazer o consumidor para o site, para comprar desde produtos premium até de menor valor agregado.
Desta forma, o objetivo é incentivar os clientes a experimentarem novas marcas e produtos que não necessariamente chamariam a atenção nos supermercados.
O e-commerce também se tornou uma fonte direta de insights sobre hábitos dos consumidores da Flora, como frequência de compra, categorias mais compradas e perfil dos clientes.
Além do site Compra Flora, a Flora criou o site Phyto Beauté para sua linha de skincare, a Phytoderm. Segundo o gerente, esse nicho de mercado exigia maior exclusividade devido à alta concorrência.
Achamos que não fazia sentido vender produtos de skincare junto a produtos de limpeza e inseticidas, por exemplo. Com uma loja dedicada, conseguimos dar foco maior para a marca e trabalhar melhor os lançamentos.
O desafio do consumidor da Flora
Além da oportunidade de mercado, a Flora viu no comércio eletrônico a possibilidade de resolver alguns gargalos de acesso a seus produtos.
Uma das queixas dos consumidores, antes do e-commerce, era a dificuldade em encontrar lançamentos e produtos específicos no varejo físico.
O e-commerce é uma oportunidade de distribuirmos os produtos a nível nacional e levá-los a alguns locais onde não chegavam.
O gerente acrescenta que, com a loja virtual, a empresa consegue inclusive oferecer preços mais acessíveis do que nos pontos de venda físicos.
“Por não termos intermediários no e-commerce, o custo fica mais barato e a entrega mais rápida”, explica.
Como a Nuvemshop facilitou a expansão de canais de venda?
Como nunca havia vendido diretamente ao consumidor, a Flora buscava uma plataforma de e-commerce com bom custo-benefício e infraestrutura para suportar suas integrações de gestão de pedidos, logística e meios de pagamento diversos.
Mais do que isso, precisava de atendimento especializado e rápido para ajudar na gestão da loja virtual.
Foi com estes critérios que o time da Flora escolheu a solução Nuvemshop Next, para marcas em expansão.
“Diferentemente de outras plataformas, onde seríamos apenas mais um cliente, com a Nuvemshop temos um gerente dedicado à nossa conta.”
Com a Nuvemshop Next, o time da Flora tem momentos específicos para falar da performance da loja e discutir melhorias.
A facilidade para atualizar o site, mesmo sem uma equipe técnica dedicada 100% ao e-commerce, também foi um diferencial, assim como a usabilidade para o consumidor.
Logística: um ponto crítico para indústrias no e-commerce
Com duas fábricas e centros de distribuição em quatro estados, a Flora integrou sua loja virtual Nuvemshop a seu ERP próprio. Também a integrou a diferentes soluções de logística e transportadoras para garantir diferentes modalidades de entrega.
A loja virtual é integrada às transportadoras e soluções da Total Express, Frenet, Jadlog e Mandaê.
Desta maneira, o consumidor decide, na hora da compra, qual empresa fará a entrega dos seus produtos.
Outro diferencial é o frete acessível e até gratuito dependendo do valor do pedido. “Com o frete reduzido, conseguimos fazer com que o consumidor compre mais”, diz o gerente.
Atualmente, o ticket médio da Flora na loja virtual está em cerca de R$ 80 reais — consideravelmente acima do ticket médio no varejo físico.
Como a Flora gera tráfego para a loja virtual?
Como uma forma de atrair consumidores para o site, a Flora investe em parcerias.
Uma delas é com o PicPay, para oferecer cashback e descontos exclusivos para usuários do aplicativo. Outra é com o Banco Original, com o qual a Flora está desenvolvendo um clube de compras — uma espécie de programa de fidelidade para usuários do banco.
No Instagram, por sua vez, o investimento é em ações e posts com embaixadoras de cada uma das marcas.
Dicas da Flora para a indústria no e-commerce
No e-commerce, se você tiver qualidade, preço competitivo e um site que roda bem, o consumidor vai acabar indo para sua loja virtual para fazer a compra, diferentemente do varejo físico, que é muito disputado e caro para expor da maneira correta seus produtos no ponto de venda.
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