Conheça o negócio de decoração que escalou no e-commerce ao dar atenção especial ao frete e ao atendimento ao cliente, chegando a R$ 350 mil em faturamento mensal.
Quem vende produtos de decoração no e-commerce sabe que esse nicho pode ser desafiador — principalmente para lojas que trabalham com itens grandes, de alto ticket médio e de fabricação própria.
Como apresentar produtos online? Como lidar com prazos de entrega e fabricação diferentes para cada produto? E como fazer os envios sem perder o tempo valioso da equipe?
A Lustres Gênesis, loja virtual com foco em lustres decorativos, se tornou referência em seu nicho, com produtos promovidos e usados inclusive por personalidades e influenciadores como Joelma e Tata Estaniecki.
A loja utiliza a Nuvemshop Next, solução da Nuvemshop para lojas com alto volume de vendas. A empresa chega a faturar R$ 350 mil por mês na loja virtual, com um ticket médio de mais de R$ 2 mil.
No entanto, como em todos os negócios familiares, o caminho até aqui nem sempre foi só de sucessos.
Quer saber mais sobre a história da Lustres Gênesis, desafios e suas estratégias de crescimento? Continue a leitura!
O primeiro desafio: modernizar um negócio de 30 anos
A Lustres Gênesis surgiu a partir de um negócio familiar. O designer Yuri Manzolli cresceu na loja de vidros de seu pai, a MR Iluminação, com mais de 30 anos de história.
Com 22 anos, vendo que as vendas offline estavam caindo, ele teve a ideia de montar uma loja virtual para ajudar a família a se reestruturar. “Eu via concorrentes vendendo pela internet e queria fazer um site melhor”, lembra Yuri.
Foi então que, em 2015, montou a Lustres Gênesis. Com o passar dos anos, a equipe cresceu e a família passou a se dedicar totalmente ao e-commerce.
Hoje, a empresa conta com cerca de 30 colaboradores e vende pela loja virtual própria, criada com a Nuvemshop, e pelo Mercado Livre. “Quero que o cliente tenha a mesma experiência e satisfação com nosso site que quando entra em uma loja física”, explica Yuri.
O segundo desafio: melhorar o frete e a experiência do cliente
Com a alta procura na loja virtual, veio o desafio de despachar as vendas mais rápido. “Passava horas da semana na fila dos Correios”, relembra Yuri.
Personalizar os prazos e tipos de frete também era uma prioridade. Afinal, a loja trabalha com produtos com prazo de fabricação e envio diferentes, inclusive com pedidos sob medida e fabricados do zero.
Além disso, com itens de alto ticket médio e com muitas especificações técnicas, era muito importante que a equipe estivesse sempre à disposição para responder dúvidas de clientes.
A solução: envios facilitados e ferramentas robustas
Para agilizar a expedição de pedidos, a loja começou a utilizar o Nuvem Envio Collect, o serviço de coleta do Nuvem Envio, solução de logística da Nuvemshop.
Todos os dias, a equipe do Nuvem Envio coleta os pedidos na sede da Lustres Gênesis e faz a entrega por meio de múltiplas transportadoras parceiras.
Além disso, a equipe consegue emitir as etiquetas diretamente no painel da Nuvemshop e gerenciar o status das entregas pelo aplicativo.
“Só precisamos separar os pedidos. Hoje em dia, não preciso mais ir aos Correios e a logística fica transparente para o cliente final” – Yuri Manzolli.
Frete personalizado
Mas e os prazos para cada produto? Por meio da integração com o aplicativo Frete Hero, a loja consegue definir prazos personalizados.
“Os prazos personalizados otimizaram muito a minha venda, porque o tempo de produção varia. Isso passa mais credibilidade para o cliente.”
Integrações de atendimento
A loja também integrou o e-commerce a algumas ferramentas de automação para atendimento e vendas. Uma delas é o Sak, aplicativo que permite mandar notificações de WhatsApp aos clientes, confirmações de compra e mensagens para resgate de carrinhos.
Já o JivoChat, chat online integrado ao site, oferece um chatbot e permite à equipe retornar ao cliente diretamente para esclarecer dúvidas. Isto é ótimo para vendas mais complexas de lustres, que pedem uma conversa mais detalhada, não?
“Quando um cliente fala com a gente e respondemos rápido, não importa se é um sábado ou tarde da noite, vendemos muito mais”, diz Yuri.
Experiência visual
Em um negócio totalmente online, também é preciso investir em recursos para dar o máximo de informação ao cliente. É pensando nisso que a Lustres Gênesis incorporou as seguintes funcionalidades e estratégias:
- Avaliações de clientes para aumentar a prova social, através da integração com o Lily Reviews;
- Descrições detalhadas e vídeos de produtos, que tendem a aumentar a taxa de conversão;
- Filtros de produtos, que permitem ao cliente navegar por produtos de acordo com o preço;
- Oferta relâmpago para despertar o senso de urgência na compra, configurada pelo aplicativo da Funsales.
“A integração com os apps foi absurdamente fácil. A Nuvemshop é uma facilitadora para o empresário. Você não precisa entender de HTML ou código, porque a plataforma tem todas as funcionalidades para que o empresário não dependa de ninguém” – Yuri Manzolli.
Para o futuro, o plano de Yuri é atingir R$ 1 milhão em vendas na Black Friday e então expandir as vendas da Lustres Gênesis para a Amazon marketplaces. “Queremos ser os primeiros em lustres, não importa o canal”, finaliza.
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