A Macchi foi de uma loja física tradicional a uma joalheria online que revolucionou o mercado celebrando todas as formas de amor.
Já imaginou transformar uma joalheria com mais de 80 anos de tradição em um e-commerce lucrativo, moderno e inclusivo? A empreendedora Aline Djanikian aceitou essa missão e criou a Macchi que conhecemos hoje: uma loja virtual focada em alianças que abraça o público LGBTQIAPN+ e é um fenômeno nas redes sociais.
Como em todo negócio bem-sucedido, o começo não foi fácil. A Aline se frustrou com a primeira plataforma de e-commerce escolhida e teve que se dedicar muito para estruturar toda a operação do e-commerce por conta própria. Felizmente, ela chegou até a Nuvemshop e construiu sua história de sucesso!
Confira as estatísticas da Macchi na Nuvemshop e nas redes sociais:
- 740% de crescimento nas vendas entre 2021 e 2022;
- Faturamento acima de R$ 100 mil ao mês;
- Mais de R$ 1,4 milhão em vendas em 2022;
- Mais de 600 mil seguidores no TikTok;
- Mais de 50 mil seguidores no Instagram.
O desafio: digitalizar uma joalheria de 1939
A Macchi foi fundada em 1939 e funcionou exclusivamente em loja física até 2020. No entanto, com a chegada da pandemia e a queda nas vendas, surgiu a urgência de digitalizar a empresa e explorar o universo do e-commerce.
Foi então que Edison Machiaverni chamou sua enteada, a publicitária Aline Djanikian, para ser sócia do negócio e levar a marca para a internet. Na época, ela trabalhava em empresas do mercado financeiro e, por já ter experiência com empreendedorismo e o sonho de ter seu próprio negócio, aceitou o desafio.
A Aline mergulhou fundo no mercado de joias e alianças e percebeu que as marcas vendiam de forma muito tradicional, sempre com foco na audiência heterossexual e sem considerar o público LGBTQIAPN+. Com isso, ela decidiu reinventar a marca do padrasto e relançar a Macchi com um viés de diversidade, trazendo o argumento de que todas as formas de amor são igualmente válidas.
Para atingir seus objetivos, a nova Macchi tinha que ser digital e totalmente independente da antiga loja física. Logo, a Aline optou por abrir uma loja virtual em uma plataforma de e-commerce estrangeira e, ao mesmo tempo, marcar presença em redes sociais como Instagram, TikTok, YouTube e Twitter.
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O início foi desafiador, pois operar uma loja online do zero requer a gestão de várias frentes, como comercial, financeiro, marketing e logística.
“Ter um e-commerce é muito mais do que tirar um produto da prateleira, embalar e mandar para a casa da pessoa, é uma operação complexa.”
Além disso, a Aline enfrentou problemas com a plataforma anterior devido à dificuldade em conseguir suporte e ao pagamento em dólar, que encarecia as operações. Por isso, o próximo passo foi buscar uma solução brasileira, acessível e prática — e foi assim que a Macchi chegou à Nuvemshop.
A solução: renovar a marca com uma loja virtual Nuvemshop
Depois da experiência frustrada com uma plataforma de e-commerce estrangeira, a Aline decidiu migrar para a Nuvemshop para ter preços mais acessíveis, praticidade na gestão e acesso a suporte no Brasil.
"Buscamos uma plataforma brasileira justamente para ter um contato próximo como temos com a Nuvem hoje. O retorno é rápido quando precisamos e a central de ajuda da Nuvemshop é muito boa. Muitas vezes, as respostas que procuramos já estão lá e não é necessário abrir um chamado."
Assim, em 2021, a Macchi chegou à Nuvemshop, onde começou sua trajetória de rápido crescimento, multiplicando sete vezes suas vendas em apenas um ano. A Aline escolheu o plano Escala (R$ 389 ao mês), voltado para negócios já consolidados que querem escalar suas vendas e contar com atendimento rápido por e-mail, WhatsApp e telefone.
Além disso, ela instalou diversos aplicativos para potencializar seus resultados. Um deles é o Nuvem Pago, o meio de pagamento da Nuvemshop que oferece taxas competitivas e isenção de tarifa por venda.
“Destacaria principalmente integrações que ajudam a gente com a análise de dados. Então integrações com o Google Analytics 4, para entendermos o que acontece e tomarmos as melhores decisões possíveis.”
Além disso, a Macchi fez a integração da loja virtual com o TikTok, onde a marca tem mais de 600 mil seguidores e aposta em conteúdos de unboxing, além de histórias de amor por trás das alianças que vende.
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Aliás, um dos grandes segredos do sucesso da loja é justamente a participação ativa em redes sociais. Com uma comunicação inclusiva e divertida, a Macchi criou uma verdadeira comunidade ao redor da sua marca.
A empresa faz questão de mostrar seus clientes, que vão desde casais até pessoas solteiras que compram unidades de alianças como um compromisso consigo mesmas — uma nova tendência nesse mercado. Nas divulgações dos casais, tanto os LGBTQIAPN+ quanto os heterossexuais têm seu espaço.
Para aumentar o ticket médio, a loja utiliza estratégias de cross selling (venda de produtos complementares) e order bump (recomendação de produtos relacionados no checkout).
“Conseguimos crescer de forma consistente mês a mês. Como as alianças são produtos de baixíssima recorrência, uma das formas que encontramos para acelerar o crescimento foi aumentando o ticket médio. Oferecemos produtos agregados, então o cliente compra alianças e compra mais alguma coisa para complementar.”
Para o futuro, a Macchi está investindo em alianças confeccionadas em ouro, que podem aumentar ainda mais o ticket médio do negócio — antes, a loja era focada em joias de prata.
Com a visão empreendedora e revolucionária da Aline, essa joalheria da diversidade tem tudo para conquistar ainda mais clientes e espalhar ao mundo que amor é amor, como diz a marca. Desejamos ainda mais sucesso para a Macchi e esperamos contribuir sempre para o crescimento dessa empresa inspiradora — mais um orgulho da Nuvemshop! 🌈💙
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